quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Governo do Estado entrega títulos de terra em Apodi nesta sexta, 7

Governo entrega o título em nome do titular da propriedade
com toda a parte burocrática resolvida
(Foto: http://angicosnoticias.blogspot.com.br/)
A governadora Rosalba Ciarlini e o titular da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), Rodrigo Fernandes, farão a entrega de 384 títulos de propriedade de terra para agricultores familiares que residem na zona rural do município de Apodi, localizado no oeste potiguar. A solenidade de entrega será realizada nesta sexta- feira (7), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Campus Apodi, às 10h.

Do total que serão entregues, 94 títulos são de Domínio Mediante Doação (Posse) e 290 são títulos de Reconhecimento de Domínio. Estes são concedidos aos agricultores que já possuem a escritura pública da sua terra. Já os títulos de Posse, são concedidos aos agricultores que residem em uma terra devoluta do Estado, ou seja, sem documentação. Neste caso, o Governo entrega o título em nome do titular da propriedade com toda a parte burocrática resolvida.

A entrega de título de terra é uma ação importante que abre portas para que o agricultor e sua família tenham condições de acessar o crédito rural, além de oportunizar segurança jurídica, que é a escritura pública do seu imóvel. Com ele, os agricultores saem da ilegalidade e tem a oportunidade de acessar políticas públicas importantes para o desenvolvimento rural, como por exemplo, o Programa Minha Casa, Minha Vida Rural; o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ter o escoamento das produções por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Para Rodrigo Fernandes, esse será um momento de grande alegria para o agricultor Apodiense. “A entrega de títulos é momento muito esperado por todos. Estamos muito contentes em saber que, com o título em mãos, o trabalhador rural poderá acessar várias políticas públicas”, ressaltou o secretário.

Apodi é um dos 21 municípios atendidos pelo convênio 21000/2007, firmado entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Estado do RN, através da Seara.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Seara

Nenhum comentário: