quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Jornalistas são apresentados a projeto vencedor do Prêmio Santander Universidade Solidária

Propor alternativas de renda através do aproveitamento de frutas na comunidade do Córrego, zona rural de Apodi. Foi com esse objetivo que surgiu o projeto “O uso da tecnologia de extração a vapor para produção de sucos das frutas produzidas no sítio Córrego em Apodi/RN”. A partir daí, as cajaranas, goiabas e os pseudofrutos do caju produzidos nos quintais das famílias da comunidade passassem a não mais serem desperdiçados, mas a produzirem produtos de qualidade, gerando renda para aquelas famílias.

Na metodologia são utilizadas capacitações e aplicação de uma tecnologia de extração de sucos de frutas. O coordenador do projeto, professor Vinícius de Sá explica que esse processo garante a qualidade do produto e reduz os custos da produção. “Professores e alunos dos cursos de administração, economia, gestão ambiental, biologia e química da UERN atuam nesse projeto na capacitação da comunidade, ao mesmo tempo que nossos parceiros, a Embrapa e Sebrae realizam a qualificação no processamento dos frutos. Nesta etapa do projeto estamos realizando testes dos produtos que serão comercializados e testes de qualidade nos produtos”, afirmou o professor, lembrando que as sobras do processo são utilizadas para a produção de bolos, doces, geleias e biscoitos, além de ração animal.

O projeto foi o vencedor do Prêmio Santander Universidade Solidária, edição 2013. A partir daí, novas tecnologias foram implantadas para a consolidação dos sucos e doces. O prédio que acolhe o projeto será reformado e a expectativa é de que o produto consiga o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a comercialização dos produtos. Na última terça-feira (16), o reitor da UERN, professor Pedro Fernandes, conduziu, junto com sua equipe de auxiliares, a imprensa de Mossoró para conhecer o projeto e seus produtos no Sítio Córrego. O reitor destacou a importância de apresentar os projetos desenvolvidos pela UERN para que o público em geral possa ter conhecimento da produção científica da Universidade, e seu papel social, de modificar a realidade das comunidades onde está inserida. 

Durante a visita, o reitor entregou os certificado às 41 pessoas da comunidade que participaram da capacitação para atuar no projeto. O reitor ressaltou a importância do projeto. “Estamos celebrando a entrega de certificados a pessoas dessa comunidade de um projeto que gera riquezas a partir do que era desperdiçado. É a aproximação da universidade nas comunidades, sem dúvidas um momento marcante para a instituição, para a nossa gestão, que tem buscado aumentar os laços entre a Universidade e as comunidades”, afirmou o reitor.

Nenhum comentário: