quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Conhecendo novas experiências: A preservação das sementes e a soberania alimentar


Agricultores (as) dos municípios de Apodi e Severiano Melo participaram de um Intercâmbio Interestadual realizado pelo Centro Terra Viva nos dias 2 e 3 de setembro. Na ocasião, as famílias beneficiárias do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) conheceram algumas experiências com sementes crioulas apoiadas pelo PATAC (entidade da Paraíba) e pelo Coletivo Regional do Cariri, Seridó e Curimataú que é uma articulação de agricultores/as e de organizações sociais formais e informais.

No primeiro dia as famílias visitaram o Sítio Capoeira, no município de Cubati, onde conheceram um pouco da história e as experiências de um grupo formado por sete mulheres que foram beneficiadas com as tecnologias da Articulação do Semiárido Brasileiro no final dos anos 90. Atualmente, as “Mulheres Camponesas do Semiárido” articulam o trabalho agroecológico no município onde moram e incentivam outras famílias a garantirem sua soberania alimentar através de um banco de sementes comunitário e do beneficiamento de poupa de frutas. “Nós consideramos as cisternas como a porta de entrada que deu origem a outros trabalhos na nossa comunidade, porque foi a partir daí que nós nos engajamos nesse coletivo e retomamos as discussões sobre banco de sementes que estavam esquecidas”, revelou Solange, agricultora do Coletivo.

Feira
As Mulheres Camponesas do Semiárido também são idealizadoras de uma Feira Agroecológica realizada uma vez por mês no município de Soledade. A “Bodega” que também fica localizada na cidade de Soledade/PB é o ambiente onde cerca de doze agricultores (as) cadastrados tem espaço para comercializar e divulgar os seus produtos.  De acordo com as Mulheres Camponesas a feira conta com o apoio da EMATER e da Secretaria de Agricultura do município.

Sementes da paixão
Ainda dentro das atividades do Intercâmbio os agricultores (as) visitaram o Banco Regional de Sementes, composto por onze municípios do Cariri paraibano. Localizado no Sítio Caiana, em Soledade, o banco é uma espécie de “santuário” reservado para guardar as sementes crioulas trazidas pelos agricultores. Conforme representantes do Coletivo Regional e do PATAC, “esse trabalho garante a soberania do agricultor (a), que deixa de depender das sementes doadas pelos governos, não servindo mais como troca de votos”.

Ainda de acordo com o Coletivo Regional, a lógica de funcionamento de um banco de sementes acontece de forma solidária, ou seja, se as famílias agricultoras que fazem o repasse das sementes não precisarem delas no momento do plantio, essas sementes são repassadas a outras famílias que precisam e que ainda não são sócias do banco, garantindo a soberania de todos (as).

Preservação
Alguns cuidados devem ser tomados na hora de preservar as sementes para que elas estejam aptas para plantio no próximo. Secar as sementes antes de armazená-las, guarda-las em garrafas pet e enchê-las até o topo, vedar bem o recipiente, não guardar em recipiente molhado, não conservar com veneno e evitar o contato do recipiente com o chão são alguns cuidados que dão maior vida útil às sementes.  Por outro lado, a pimenta do reino, a casca de laranja, a cinza e a castanha ajudam no tempo de vida das sementes conservadas.

Avaliação
Ao final do Intercâmbio os agricultores (as) perceberam a importância da conservação das sementes para garantia do plantio em anos posteriores, assegurando também o alimento na mesa das famílias. “Somente vendo como é a maneira de viver do outro é que a gente se dá conta da riqueza que há em nossas terras. Lá nós temos capacidade de produzir alimentos livres de agrotóxicos, garantindo saúde e renda, mas o que nós faltava era esse incentivo”, revelou o agricultor Praxiteles Michelson Alves, do Sítio Floresta, em Severiano Melo.

O Intercâmbio é uma atividade bastante interessante, que faz parte dos Projetos da ASA que possibilita ao agricultor (a) de ver na prática experiências exitosas, despertando a curiosidade e o interesse para fazer também seus próprios experimentos nos locais em que vivem.

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário: