sexta-feira, 5 de setembro de 2014

A política é movida a dinheiro e poder. Óbvio ululante, diria Nelson Rodrigues

No início da campanha eleitoral o Fantástico levou ao ar uma reportagem sobre o livro “Nobre Deputado”, do juiz federal Marlon Reis. Na matéria, que teve grande repercussão, o magistrado contava como resolveu escrever um livro sobre os bastidores do poder, ou melhor, de como um parlamentar se elege, o que rendeu uma representação do presidente da Câmara Henrique Alves (PMDB) contra Reis no CNJ (Conselho Nacional de Justiça), provocado que foi por colegas da Casa.

Para quem ainda não leu o livro, reproduzo a sinopse que diz que “a política é movida a dinheiro e poder. Dinheiro compra poder, e poder é uma ferramenta poderosa para se obter dinheiro. É disso que se trata as eleições: o poder arrecada o dinheiro que vai alçar os candidatos ao poder. Saiba que você não faz diferença alguma quando aperta o botão verde da urna eletrônica para apoiar aquele candidato oposicionista que, quem sabe, possa virar o jogo. No Brasil, não importa o estado, a única coisa que vira o jogo é uma avalanche de dinheiro. O jogo é comprado, vence quem paga mais. Sempre foi assim e sempre será, pois os novatos que ingressam com ilusões de mudança são cooptados ou cuspidos pelo sistema”.

Por coincidência o site Pragmatismo Político publicou uma reportagem recente sobre as empresas que mais doaram dinheiro nestas eleições e os candidatos que mais receberam recursos. Entres os candidatos figura Henrique Alves, candidato a governador do Rio Grande do Norte. No ranking Alves está entre os dez que mais arrecadaram recursos, se colocando na 9ª posição. Alves está na frente de Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, em termos de arrecadação.Confira clicando aqui.

Pois é, está explicado o porquê do livro “Nobre Deputado” incomodar tanto os políticos, sobretudo aqueles que têm a sorte de arrecadar muito dinheiro para as suas campanhas eleitorais. O dinheiro pode até não levar um candidato a ganhar uma eleição, mas que ajuda bastante, ah, isso ajuda, embora o livro “Nobre Deputado” seja categórico em dizer que “no Brasil, não importa o estado, a única coisa que vira o jogo é uma avalanche de dinheiro. O jogo é comprado, vence quem paga mais”.

A conferir!

Acesse o blogdobarbosa http://blogdobarbosa.jor.br/novo

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário: