domingo, 27 de julho de 2014

Famílias de Apodi conhecem novas estratégias de convivência com o semiárido em intercâmbio


Terminou nesta quinta-feira, dia 24/07, o Intercâmbio de dois dias realizado pelo Centro Terra Viva com as famílias beneficiárias do Projeto Uma Terra e Duas Águas (P1+2) do município de Apodi, localizado na região do médio oeste potiguar.  As vistas aconteceram nos municípios de Campo Grande e Caraúbas, respectivamente, onde as famílias tiveram oportunidade de observar tecnologias que ajudam na convivência com o semiárido e viabilizam condições de produção para os agricultores (as) do semiárido brasileiro.

O primeiro dia do Intercâmbio aconteceu nas comunidades de Bom Jesus e Campo de Aviação, em Campo Grande e as famílias agricultoras conheceram experiências bem sucedidas que vão desde a criação de peixes até hortas e fruteiras. No quintal de seu Francisco Damião, conhecido como “Ibo”, os agricultores (as) entenderam como funciona o processo de dessalinização da água salobra, extraída dos poços e observaram seu manejo nas plantações regadas com essa água. Ainda no quintal dele as famílias observaram como funciona um criadouro de peixe que o agricultor mantém há quatro anos em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

A tarde os agricultores (as) participaram das festividades em comemoração aos 15 anos do Núcleo Sertão Verde que tem sede em Campo Grande, com o lançamento de uma Revista e visitação a Feira de Artesanato e Produtos da Terra, sendo esse um importante momento de reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido por essa instituição.


Já no segundo dia de atividades a visitação foi no município de Caraúbas onde as famílias beneficiárias viram mais três tecnologias no Assentamento Santa Agostinha: uma barragem subterrânea, um Entreposto de Mel e o processo de bioágua. O agricultor experimentador do manejo da caatinga no assentamento, o agricultor Carlos Alberto mostrou para as famílias beneficiarias do P1+2 a eficiência da barragem subterrânea em uma plantação de capim, segundo Carlos as chuvas do inverno este ano só alcançaram a marca de trezentos milímetros e mesmo assim os animais estão sobrevivendo devido essa tecnologia implantada na área. A falta de chuvas também prejudicou a produção de mel, apenas 400 kg foram vendidos, o que o agricultor considera como um número baixo devido a produções anteriores.

Os agricultores e agricultoras de Apodi ficaram impressionados com o sucesso das experiências das famílias visitadas, de acordo com a agricultora Lúcia, ver a realidade de outros agricultores (as) é inspirador. “A gente vai vendo essas experiências e volta pra casa com vontade de ter todas essas tecnologias para produzir”, comentou.

O Intercâmbio é uma espécie de capacitação da ASA que possibilita o agricultor (a) de ver na prática experiências de sucesso, despertando a curiosidade e o interesse para fazer também seus próprios experimentos nos quintais.  Este foi o terceiro Intercâmbio executado pelo Centro Terra Viva dentro do atual termo, que visa construir 303 tecnologias entre cisternas calçadão, enxurrada, barreiro trincheira e barragem subterrânea nos município de Apodi, Severiano Melo e Rafael Fernandes.

Nenhum comentário: