sábado, 31 de maio de 2014

Apodi atinge 85% do público alvo na vacinação contra a gripe


Encerrada a Campanha de Vacinação da gripe e Apodi avança a nível regional na cobertura. A Campanha de Vacinação contra a Gripe, mais conhecida como a Vacina do Idoso, terminou em todos os municípios do país nesta sexta feira, 30 de maio. A meta nacional era 80%, sendo que vários estados não conseguiram atingir essa meta. O RN chegou a vacinar 63% do público alvo da campanha, número abaixo da Campanha de 2013.

Apodi terminou esta sexta-feira (dia 30 de maio) atingindo a marca de 85% do público alvo (idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, púerperas, gestantes e crianças de 6 meses a 4 anos), tornando-se o município que mais avançou nesta campanha comparado a outros municípios da região como: Mossoró, Severiano Melo, Caraúbas e outros. Ao todo foram vacinados 5.829 pessoas neste ano, ultrapassando a cobertura realizada no ano passado que foi de 5.327 pessoas.

No ano de 2012 a cobertura foi de 3.592 pessoas. O que podemos observar é que há uma maior aceitação por parte dos idosos. Em 2013 conseguimos vacinar 3.592 idosos e neste ano de 2014 conseguimos avançar na campanha imunizando 3.747 idosos. Resultado da ampla campanha de mobilização e conscientização realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiros. Esse crescimento é de grande importância para a saúde pública do nosso município.

O reflexo dar-se na diminuição das internações no Hospital Regional Hélio Morais Marinho por pneumonias e mortalidade por complicações da influenza. A redução no número de hospitalizações é um fato constatado pelos médicos plantonistas do referido hospital, e que também pode ser explicado pela boa resolutividade dos médicos do município na Atenção Básica, das 9 equipes que estão atuando no município. Mesmo depois do final oficial da campanha, a vacina deve continuar disponível nas unidades de saúde.

A validade do produto vai até o mês de setembro. Os dados podem ser visualizados no site http://pni.datasus.gov.br/index.asp Para constar: Apodi na Gestão de Flaviano e Zé Maria recebeu certificação da SESAP por destaque nas campanhas de vacinas do ano 2013.
pni.datasus.gov.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Saúde de Apodi está muito bem! É DESTAQUE ESTADUAL, recebeu certificação da SESAP por ótimo desempenho nas campanhas de vacinas