quarta-feira, 30 de abril de 2014

Gustavo Carvalho requer centro de pesquisa para Chapada do Apodi

Requerimento protocolado pelo deputado Gustavo Carvalho (PROS) na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa solicita da governadora Rosalba Ciarlini e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller um Centro de Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), para a Chapada do Apodi, na região Oeste.

O deputado justificou a sua solicitação afirmando que milhares de agricultores familiares do Rio Grande do Norte padecem com a falta de assistência técnica. Segundo ele, a implantação de um centro de pesquisa exercerá um papel fundamental na disseminação de conhecimento e técnicas adaptadas ao sistema da agricultura familiar.

“A proposta visa buscar uma política de extensão do conhecimento e disponibilizar produtos pesquisados pela Embrapa mais resistentes às diversas situações climáticas, pragas e doenças, com menos insumos nas lavouras, ao pequeno agricultor do interior do Estado”, afirmou.

Gustavo Carvalho disse ainda que a implantação do Centro na Chapada do Apodi é uma antiga reivindicação das lideranças políticas e dos setores produtivos de Apodi. A unidade, ainda segundo o parlamentar, “vai manter e recuperar o emprego no campo, redistribuindo renda e garantido a soberania alimentar, contribuindo para a construção do desenvolvimento sustentável tão discutido nos dias atuais”.

Ainda em sua justificativa, o deputado lembrou que cerca de 70% dos alimentos básicos que chegam à mesa dos brasileiros são produzidos pela Agricultura Familiar.

Nenhum comentário: