quarta-feira, 12 de março de 2014

Pesquisa identifica áreas com maior potencial eólico em Apodi

O uso do anemômetro (instrumento para medir a velocidade do vento), disposto em locais estratégicos, durante vários dias, contribuiu para que estudantes da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana, do município de Apodi (RN), pudessem avaliar o potencial eólico da cidade. Os resultados das pesquisas serão apresentados durante a 12ª. Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, de 18 a 20 de março próximos, na POLI – Escola Politécnica, da USP, em São Paulo. As estudantes Érika Cibely Pinheiro da Costa, Jamilly Liliane Jales Varela e Karollayne Karen Gama de Menezes são as responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.

O orientador da pesquisa Avaliação do potencial eólico do município de Apodi, professor Maxwell da Silva ressalta que, “o objetivo foi analisar a viabilidade de aproveitamento da energia eólica no município, identificando as regiões mais e menos propícias”. Como resultado, as estudantes registraram que as regiões Chapada e Areia apresentam, respectivamente, maior e menor potencial eólico. O projeto buscou contribuir para alertar a população sobre a possibilidade do uso da energia eólica em residências.

Observações – A pesquisa é parte integrante do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-árido e da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das DIREDs – Diretorias Regionais de Educação.

Nenhum comentário: