quarta-feira, 5 de março de 2014

Carnaval de Apodi é o maior da história e supera expectativas em termos de público, segurança e alegria


O carnaval de Apodi superou todas as expectativas e fez jus ao lema “Todo Mundo Ama”, atraindo foliões de todo o Rio Grande do Norte e de estados vizinhos, como Ceará e Paraíba. Não há estimativas oficiais, mas calcula-se que mais de 50 mil foliões de outros municípios  vieram curtir o reinado de Momo em solo apodiense, o que poderia ser conferido na movimentação de veículos e de pessoas  em cada recanto da cidade.

Com um investimento de cerca de 600 mil reais, o prefeito Flaviano Monteiro seguiu orientações do Ministério Público para reduzir os custos com a festa e inovou ao licitar, pela primeira vez, os camarotes que abrigam os foliões nos cinco dias de folia. “A renda foi revertida em favor da própria festa, custeando despesas com seguranças, banheiros químicos, entre outras”, revela o prefeito.

Durante cinco dias, 19 bandas se revezaram no palco montado no Calçadão da Lagoa e no trio, que arrastava uma multidão todos os dias, no final da tarde, num percurso de 2km, da avenida Moésio Holanda, até o corredor da folia,  no complexo turístico do calçadão, onde uma mega estrutura de camarotes, palco, bares, restaurantes,  praça de alimentação, postos policiais e de saúde  garantiam a festa e a segurança dos foliões.

Fazer um carnaval seguro e com grandes atrações musicais, com um custo menor que os anos anteriores foi o grande desafio do secretário de Turismo, Isaac Newton, que já tinha na bagagem a experiência de sucesso na realização da festa em 2013. “Superar o sucesso do carnaval do ano passado foi desafiador e ao mesmo tempo, o que nos motivou a buscar saídas para melhorar ainda mais um evento que é o maior e o mais tradicional do município”, diz o secretário.

A utilização da avenida Moésio Holanda como novo percurso do Arrastão, foi aprovado pelos foliões, apesar da pouca iluminação em alguns trechos de acesso dos foliões ao local. “Precisamos melhorar a iluminação da avenida, colocar banheiros químicos na concentração onde o trio sai, além de outros ajustes para oferecer mais conforto e segurança aos foliões”, reconhece Flaviano que já tem planos para melhorar o trajeto.

“O novo percurso do arrastão é maior e melhor do que os anteriores, porque grande parte não tem residências e é livre para o folião, que não precisa se preocupar com tráfego de veículos”, aprova Francisco Diassis, cearense que brinca o carnaval em Apodi há mais de dez anos e durante esse período participou de arrastões na BR 405 e o ano passado, o pequeno percurso pela avenida Marechal Floriano.

A velha fórmula: segurança, alegria e receptividade do povo apodiense, continua sendo o grande diferencial do carnaval de Apodi que mais uma vez não decepcionou quem escolheu a cidade para curtir o Reinado de Momo com muita alegria e irreverência. “Foram quatro dias inesquecíveis, pois era um dia melhor que o outro”, relembra a mossoroense Keila Soares que brincou o carnaval em Apodi pela primeira vez e assegura que voltará no próximo ano.

Nenhum comentário: