quinta-feira, 20 de março de 2014

Apodi: ajustamento busca garantir sanidade de animais de vaquejada

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir o cumprimento de normas sanitárias e de bem-estar animal na realização de eventos no Parque de Vaquejada Francisco Ferreira da Silva. O termo foi firmado com o administrador do Sítio Ponta D'água, onde está localizado o parque.

A primeira cláusula do TAC diz respeito ao atestado de sanidade dos cavalos, que deve ser exigido no ato de inscrição dos participantes na vaquejada. O compromissário assumiu a obrigação de contratar um profissional habilitado em medicina veterinária para a garantia da boa condição física e sanitária dos animais – e também para que sejam cumpridas as normas sanitárias para a prevenção de transmissão de doenças, bem como para prestar pronta assistência nas situações de lesões ocorridas durante as competições.

Para firmar o TAC, o promotor de Justiça Antônio Cláudio Linhares de Araújo levou em consideração a nota técnica conjunta nº 01/2011 de alerta epidemiológico a respeito da ocorrência da patologia conhecida como mormo infeccioso, emitida pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte. A proximidade de Apodi com o Estado do Ceará, que também está sob o mesmo alerta epidemiológico, também causou preocupação ao Ministério Público Potiguar. O mormo infeccioso é uma doença que afeta equídeos (cavalos, burros, jumentos) e que pode ser transmissível ao ser humano.

O termo de ajustamento de conduta foi firmado após audiência realizada na última quinta-feira (13), na Promotoria de Justiça da Comarca. Pelo descumprimento das obrigações assumidas, foi estipulada uma multa pecuniária de R$ 500 para cada animal participante que estiver em desconformidade com o estabelecido na cláusula primeira. E para o caso de não ser contratado um veterinário (cláusula segunda), o pagamento da multa deverá ser de R$ 5 mil. Os valores provenientes destas multas serão revertidos para o Fundo Estadual de Preservação do Meio Ambiente (Fepema).

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

3 comentários:

Anônimo disse...

NÃO FEZ MAIS DO QUE SUA OBRIGAÇÃO, O GOVERNO FEDERAL MANDOU O CARRO PIPA PARA ISSO MESMO NÃO É NEM UM FAVOR

Anônimo disse...

Ei janio quer aprender a traalhar vão ter que engolir quem trabalhou pra Pinheiro e Goreti kkkkkk vc são uns analfabetor. engole mais essa kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Esse tipo de evento (vaquejada) deveria ser proibido em Apodi-RN, alias em tdo Brasil, pq existe a Lei de Proteção ao Animal ele proíbe esse tipo de diversão c o animal, ande as pessoas se divertem c o massacre dos animais, isso é pura CRUELDADE!!!!