quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A guerra dos novos municípios

Da Agência Senado

Diante da decisão do Congresso Nacional de adiar a votação do veto total ao projeto que estipula novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, o líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE) informou que o momento agora é de busca de consenso.

Eunício disse que está aberta a negociação entre o Congresso Nacional e o governo federal quanto a uma proposta alternativa encaminhada nesta terça-feira (18) pelo Palácio do Planalto e que também trata da criação de municípios. O governo propõe manter regras mais flexíveis para o Norte e Centro-Oeste, mas dificultar o desmembramento de municípios nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste.

Seriam exigidas, por exemplo, mais assinaturas de eleitores nas petições de plebiscitos para consulta sobre a conveniência de criar ou incorporar novas cidades nessas três regiões. Além disso, os municípios precisariam ter mais habitantes para serem criados ou desmembrados de outros.


Nota do blog: Pelo menos cinco comunidades rurais do Rio Grande do Norte estão na fila de espera, com projetos prontos de emancipação. Na região Oeste, destaca-se o Distrito de Soledade, no município de Apodi e Vila Maisa, em Mossoró.

Nenhum comentário: