sábado, 21 de dezembro de 2013

Termina domingo período de matrículas para as escolas estaduais

Termina neste domingo (22), o período de solicitação de matrículas para os estudantes que pretendem ingressar na rede estadual de ensino. Os interessados devem acessar o www.sigeduc.rn.gov.br, selecionar duas opções de escolas e solicitar a matrícula. A seleção dos estudantes por escola se dá através de critérios definidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, como proximidade com a escola, se já possui irmão estudando na unidade e se o aluno está na faixa etária escolar adequada. O resultado do processamento será divulgado no dia 30 de dezembro.

Até o momento, 130 mil estudantes solicitaram suas matrículas por meio do SIGEduc. Do total, 33 mil é o número de novos alunos, que irão ingressar na rede. Os demais correspondem a renovações. A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, destaca que as renovações devem ser feitas de forma automática, pela equipe das secretarias das escolas. “Isso significa dizer que todos os alunos que já estão na rede tem suas vagas garantidas nas unidades em que estudam hoje. Eles apenas precisam manifestar esse desejo na secretaria da escola”.

Final da Copa Municipal de Futebol 2013





Prefeito Flaviano realiza prestação de contas itinerante

O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, realiza neste domingo, 22, uma prestação de contas itinerante pelo município. A iniciativa inédita está sendo chamada de “Caravana da Cidadania” e tem como objetivo prestar contas do seu primeiro ano de mandato. Qualquer pessoa poderá seguir o trajeto que parte do conjunto IPE, na entrada da cidade, a partir das 7h, e só vai terminar à tarde na zona rural.

A prestação de contas por parte de gestores municipais é uma exigência da lei, cumprida por alguns e ignoradas pela maioria. Em temos de inovação, o prefeito Flaviano larga na frente ao promover esta atividade, com um percurso que passa pelas principais obras e investimentos feitos por sua gestão. O momento é para mostrar ainda que as inúmeras dificuldades enfrentadas neste primeiro ano não o impediram de seguir em frente e garantir o desenvolvimento do município.

Flaviano se destaca como um prefeito inovador. Como único gestor do PC do B no RN, ele tem se mostrado muito zeloso com os recursos do município, demonstrando transparência e compromisso com a coletividade, sendo um dos poucos que construíram o Plano Plurianual (PPA), com a participação de todos os setores da sociedade apodiense.

Fonte: DeFato

Papa Francisco faz confiança na Igreja Católica aumentar em média 37%

Revista Época - Dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, visitava uma favela no bairro do Jaguaré, na capital. Vestido a caráter, atraiu a atenção de um homem embriagado, que disse: “Aí, hein? Obedecendo ao papa! Veio cheirar as ovelhas!”. Akamine não se fez de rogado e respondeu: “O papa não pediu para cheirar as ovelhas. Mais que isso, pediu para eu ter cheiro de ovelha, de tanto andar no meio do rebanho”. O bêbado abraçou o pároco e lhe deu os parabéns por “já estar obedecendo à carta”. Só à noite Akamine entendeu a que carta o bêbado se referia. Foi quando leu Evangelii Gaudium (A alegria do Evangelho), a primeira exortação apostólica do papa Francisco, divulgada naquele dia 26 de novembro.

No texto, o papa diz preferir uma Igreja rota, esfarrapada e suja, por atuar nas ruas, a uma Igreja enferma, por estar confinada e se agarrar a uma ilusória sensação de segurança. “Antes mesmo de bispos e padres terem tempo de digerir o documento, o cara da rua já sabia”, diz Fernando Altemeyer Junior, professor de teologia da PUC de São Paulo. “O papa entrou na casa das pessoas.”

Não é preciso distanciamento para afirmar que 2013 ficará gravado com destaque na história da Igreja Católica. Uma história de 2 mil anos, iniciada por Jesus Cristo. Em fevereiro, o papa Bento XVI renunciou – um gesto inédito em mais de cinco séculos. Em março, Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, foi eleito papa – o primeiro de fora da Europa, em mais de 1.000 anos, e o primeiro do Hemisfério Sul. “Aceito a eleição, mesmo sendo um pecador”, foram as primeiras palavras de Bergoglio, ao conhecer o resultado do conclave.

Assumir-se pecador seria uma ousadia mesmo para um jovem coroinha. Vindas do papa Francisco, as palavras sugerem um novo rumo para o catolicismo. Em dez meses, Francisco mudou o discurso e a percepção sobre a Igreja. As notícias sobre escândalos de corrupção e pedofilia deram lugar a exemplos de humildade, mensagens de tolerância e discussões sobre como a Igreja pode se adaptar às mudanças da sociedade.

Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT)/Ibope, encomendada por ÉPOCA, avaliou os dez meses do papa Francisco e a receptividade do brasileiro às mudanças em discussão nas religiões. O Ibope entrevistou 2.002 pessoas, em 141 municípios. Chama a atenção o acolhimento ao novo papa. “Para 37% das pessoas, a confiança na Igreja Católica aumentou. Para uma instituição que se move gradualmente, é um número expressivo”, diz Altemeyer. “O mais impressionante é ver que apenas 4% não gostaram de Francisco. É quase ninguém.” O professor de teologia Edward Neves Guimarães, da PUC de Minas Gerais, diz que esperava mais críticas dos brasileiros à corrupção e ao distanciamento da Igreja Católica em relação aos fiéis. “Nos últimos anos, irregularidades no Banco do Vaticano foram fartamente noticiadas, assim como exemplos de ostentação na cúpula da Igreja”, diz. “O público está simpático.”

Propaganda eleitoral só a partir de 11 de janeiro

A propaganda eleitoral dos municípios de Mossoró, Carnaubais, Marcelino Vieira e Pedra Grande, onde acontecerão as eleições suplementares será permitida a partir do dia 11 de janeiro e poderá ser feita até a véspera do pleito. As contas de campanha dos candidatos, diretórios municipais dos partidos e comitês financeiros deverão ser prestadas ao Juízo Eleitoral até o dia 12 de fevereiro de 2014. A diplomação dos eleitos acontecerá no dia 28 de fevereiro.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Fábio Faria confirma presença na Caravana da Cidadania

Quem confirmou presença no próximo domingo (22) em Apodi foi o deputado federal Fábio Faria (PSD/RN).

Fábio chegará pela manhã em Apodi para participar da Caravana da Cidadania.

A Caravana da Cidadania tem como objetivo prestar contas da aplicação dos recursos do município.

O prefeito Flaviano Monteiro e sua equipe realizará a Caravana da Cidadania que irá percorrer alguns bairros da cidade e comunidades rurais que foram beneficiadas com obras nesta gestão.

Apodi é citado como referência em evento do PAC 2 em Currais Novos

O município de Apodi foi citado como referência pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) durante entrega das últimas máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) aos municípios do Rio Grande do Norte. A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira, 20, no auditório da IFRN, na cidade de Currais Novos, no Seridó.

O evento bastante concorrido contou com a presença do prefeito anfitrião Vilton Cunha, do ministro da previdência Garibaldi Filho, do secretário Nacional de Reordenamento Agrário Ademar de Almeida, do delegado do MDA no RN, Raimundo Costa, da deputada federal Fátima Bezerra e de outras autoridades.

Com a entrega de hoje, o MDA terá doado 698 maquinas para 163 municípios do Estado. O destaque para Apodi foi direcionado ao prefeito Flaviano Monteiro (PC do B) por ter conseguido recuperar mais de 350 km de estradas vicinais no município.

Veja: Fábio Faria aparece entre os melhores parlamentares de 2013

A edição da revista Veja que chega às bancas nesta sexta-feira (20) lista os senadores e deputados federais que mais trabalharam por um país mais moderno e competitivo em 2013. O deputado federal Fábio Faria (PSD) aparece na 11ª posição e é o parlamentar de maior destaque do Rio Grande do Norte. O ranking é feito anualmente pela publicação, com a colaboração do Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

“Fico feliz em ver nossa atuação no Congresso reconhecida nacionalmente, o que só nos motiva a trabalhar cada vez mais por um país mais justo, mais moderno, mais competitivo”, disse o deputado que é segundo vice-presidente na Câmara dos Deputados. O chamado “ranking do progresso”, da revista Veja, considera o posicionamento dos congressistas em relação a propostas de ajuste na legislação brasileira capazes de contribuir para a consolidação do desenvolvimento do Brasil.

Drª Lourdes reconhece trabalho desenvolvido na Maternidade Claudina Pinto

Ontem à noite (19), durante o jantar natalino e confraternização do Hospital e Maternidade Claudina Pinto, Drª Lourdes reconheceu o belíssimo trabalho realizado pela atual diretora, Saúde Paiva.

“Quero aproveitar o momento e também parabenizar o trabalho da atual direção, pelos excelentes serviços oferecidos, grandes avanços aconteceram na Maternidade Claudina Pinto hoje”, destacou a médica Lourdes Bezerra.

Máquinas da prefeitura recuperam estradas no Sítio do Góis

Estrada que dá acesso ao Sítio do Góis. Foto: Jânio Duarte
Máquinas da prefeitura recuperam estrada principal no Sítio do Góis; serviços fazem parte do plano lançado pelo prefeito Flaviano. Foto: Jânio Duarte
A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria de Obras está realizando a recuperação de estradas vicinais. Atualmente os trabalhos estão concentrados na comunidade rural do Sítio do Góis, na Chapada do Apodi.

Os serviços fazem parte do Plano de Recuperação de Estradas Rurais, lançado no início do ano pelo Prefeito Flaviano e o Vice-prefeito José Maria para atender os moradores da zona rural que enfrentavam dificuldade para escoar a safra e para o transporte dos filhos até a escola.

"A extensão territorial, do município, exigiu muito esforço do governo municipal nesse primeiro ano de mandato, para recuperar e manter as estradas vicinais em boas condições de trafegabilidade, principalmente nesta época chuvosa, o que dificulta ainda mais o trabalho de manutenção", disse o secretário Samuel Nogueira.

Os trabalhos que serão executados em todas as comunidades rurais do Município. Com recursos próprios já recuperamos 350km de estradas vicinais nas quatro regiões.

Idosos do Centro do Idoso Flor da Idade recebem diplomas do curso de informática

A entrega de certificados aos 44 concluintes do curso de informática, realizado através de uma parceria entre a prefeitura municipal e o IFRN- Campus Apodi, foi realizada pela secretaria de Assistência Social, no último dia 18.

O curso foi realizado através do Projeto de Inclusão Digital na Terceira Idade que ocorreu no período de 08 de Outubro a 12 de Dezembro de 2013. O IFRN disponibilizou o curso com seus instrutores e o espaço físico e a prefeitura entrou com o transporte dos alunos do curso e a inscrição.

O projeto foi visto com muito entusiasmo pelos participantes e proporcionou aos mesmos uma oportunidade de aprenderem e se socializarem, participando de forma cada vez mais ativa na sociedade, mostrando que as pessoas da terceira idade merecem mais do que respeito e sim oportunidades de desenvolvimento pessoal e social.

Situação dos principais reservatórios de água do RN

Clique para ampliar

Governadora anuncia ponto facultativo nos dias 23, 24 e 31 de dezembro

A Governadora Rosalba Ciarlini anunciou, na manhã desta sexta-feira (20), que será decretado ponto facultativo nos dias 23, 24 e 31 de dezembro. O anúncio aconteceu durante a confraternização dos servidores estaduais, na Escola do Governo Cardeal Dom Eugênio Sales. O decreto será publicado na edição de sábado (21) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Comunicado de Recesso do STTR de Apodi de Natal e Fim de Ano

SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE APODI
Fundado em 30/11/1963  - CNPJ.: 08.041.931/0001-40 - Carta Sindical 139.50468
Rua Nonato Mota, 106, Centro CEP.: 59700 – 000
Telefax (084) 3333- 2269 E-mail: strapodi@hotmail.com


Apodi/RN, 20 de dezembro de 2013

Para: Sócios/as, Instituições Parceiras, Sindicatos e demais interessados.

Assunto: Recesso de Final de ano

Prezados companheiros e companheiras,

Informamos que o expediente do STTR de Apodi/RN em 2013 se encerrará no dia 21 de dezembro, às 12 horas. O recesso de Natal e Ano Novo ocorrerá entre os dias 22/12/2013 ao dia 05/01/2014. Retornaremos às nossas atividades normais no dia 06 de janeiro de 2014.

Desejamos a todos e todas um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Saudações Sindicais,
Atenciosamente a Direção do STTR de Apodi/RN.

A gata da sexta feira é de matar qualquer! Aproveitem, tarados!!!


Caraúbas: Justiça determina anulação de Processo Seletivo Simplificado

A Juíza de Direito Daniela Rosado do Amaral Duarte, da Vara Única da Comarca de Caraúbas, deferiu pedido de liminar em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual e determinou a anulação, dentro do prazo de cinco dias, do Processo Seletivo Simplificado promovido pelo Município, através do Edital nº 001/2013.

O processo seletivo, segundo apurado pelo MP, apresentou várias irregularidades, tais como um prazo de apenas dois dias úteis posteriores à publicação do Edital para realização das inscrições.  Além disso, o modelo adotado foi utilizado para a contratação temporária de cargos que devem ser providos por meio de concurso público.

Realizado por meio de duas etapas, a seleção contou com uma primeira fase, de caráter eliminatório e classificatório, constituída da análise de Curriculum Vitae e a segunda, de caráter eliminatório e classificatório, de entrevista.

No transcorrer do processo, também se verificou irregularidade quanto as atribuições de pontuação, onde os candidatos que declararam sua atuação no Programa Saúde da Família (PSF) detiveram mais que o dobro da pontuação prevista para quem possuísse doutorado na área.

A Juíza de Direito Daniela Rosado do Amaral Duarte fixou também, em sua decisão, multa no valor de R$ 5 mil por dia de descumprimento, na pessoa do Prefeito.

Prefeito de Apodi realiza caravana de prestação de contas

Depois de um ano de dificuldades, o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, conseguiu colocar as coisas nos eixos, arrumou a casa e agora está chamando a população para ver, com seus próprios olhos, o quanto a cidade avançou. Para responder as críticas, ele vai realizar uma “caravana da cidadania” neste domingo, 22, com objetivo de levar o povo para visitar algumas das obras iniciadas e realizadas em sua gestão e mostrar que desde que assumiu a Prefeitura começou a fazer grandes mudanças na cidade.

A caravana que tem como objetivo prestar contas à população de seu mandato sai neste domingo, 22, às 7h do bairro IPE, cruzando a zona urbana e passando pelas comunidades rurais, algumas delas onde estão obras importantes da gestão, como as 3 Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como uma parte dos 350km de estradas vicinais que foram recuperadas somente neste ano, entre outras ações. Segundo o prefeito, qualquer pessoa interessada poderá participar dessa iniciativa.

A prestação de contas por parte de gestores municipais é uma exigência da lei, cumprida por alguns e ignoradas pela maioria, que não chega a ser uma novidade. Em temos de inovação, o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, larga na frente ao promover essa caravana. Aliás, ele foi um dos poucos prefeitos que construíram o Plano Plurianual (PPA) com a participação de todos os setores da sociedade apodiense.

Confraternização e jantar natalino dos funcionários da Maternidade Claudina Pinto

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Comunidade do Córrego Apodi/RN vence prêmio Santander Universidade Solidária



Aconteceu na manhã de hoje (19), na comunidade do Córrego no município de Apodi – RN, a solenidade de entrega do prêmio a comunidade vencedora do Prêmio Santander Universidade Solidária 2013.

A equipe fez o uso da tecnologia da extração a vapor para produção de sucos.

Fotos: Antônio Geracino

O melhor do Forró Pé de Serra: Chico de Elvira e Modelos do Forró de Apodi para o Brasil

13ª DIRED de Apodi - Jornada Pedagógica para o ano letivo 2014


Hoje dia, 19 de dezembro está sendo realizada a Jornada Pedagógica para o ano letivo 2014, no Auditório do Hotel e Churrascaria Apodi.

Tendo como tema principal: avanços e Desafios na Consolidação da educação Pública de qualidade: O direito do Aluno aprender.

Todos estão convidados a participarem desse evento.

O melhor do Forró Pé de Serra: Chico de Elvira e Modelos do Forró de Apodi para o Brasil



CAPS I realiza festa de confraternização natalina em Apodi


O trabalho desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) é um reflexo da gestão de Flaviano e Zé Maria. A Equipe do CAPS I está sempre comprometida com o serviço humanizado e as atividades desenvolvidas lá são sempre coletivas e acolhedoras.

Na manhã do dia (17/12), o CAPS I realizou uma festa de confraternização natalina e o evento também serviu para marcar o encerramento das atividades do ano de 2013. Os usuários e usuárias do Centro recitaram poesias, encenaram o nascimento de Jesus, tocaram e cantaram músicas, fizeram apresentações culturais e receberam brindes e cestas básicas através de sorteios.

No CAPS I, toda festa é feita com a participação de todos. A equipe aproveita a oportunidade para motivar as apresentações artísticas pelos usuários. Ontem, quem também revelou seus dons artísticos foram a psiquiatra Dr Micheline Abrantes cantando na companhia dos tocadores de violão e a enfermeira Luzia Maia fazendo o papel de mamãe Noel.

Numa oportunidade aberta para declarações, uma usuária chorou ao desabafar dizendo que um simples abraço dado pela equipe CAPS impediu que ela cometesse suicídio. “Aqui nós temos bom atendimento, recebemos compreensão e segurança”, declarou outra a usuária. Já Dra. Micheline Abrantes falou sobre o preconceito existente contra os usuários do CAPS. “Mas aqui eu não estou vendo pessoas loucas, como costumam estereotipar; aqui eu estou vendo pessoas talentosas se confraternizando”, finalizou.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Auto de Natal neste final de semana no adro da matriz



AUTO DE NATAL
Esse final de semana, a nossa cidade irá encher os olhos de tanta emoção e alegria com uma das histórias mais lindas que conta o nascimento do menino Jesus. Falo do Auto de Natal que contará com a participação de aproximadamente 40 atores em cena. O espetáculo trará a comicidade e a simplicidade de uma trupe mambembe, atuando e contando toda a trajetória de Maria e José, até o nascimento de Jesus.

SOBRE O AUTO
O evento é mais uma realização da Associação Raimunda Dantas que, já está em atuação na cidade de Apodi por dois anos, ajudando no trabalho social em comunidades em vulnerabilidade social. A entidade é conhecida como grande atuante no ramo cultural e social, trazendo diversos benefícios a jovens e adolescentes de nossa cidade. Com certeza será mais um grande feito considerável dentro do nosso patamar cultural que está sendo muito bem quisto dentro de nossa querida Apodi.

O ESPETÁCULO
O espetáculo acontece neste sábado e domingo respectivamente no Adro da nossa Matriz e têm início às 20h. Atendendo ao pedido do Presidente da Associação, Alex Cassiano, a atriz e diretora Lígia Kiss da cidade de Mossoró, veio somar seu conteúdo cultural ao elenco e assumiu a direção geral do espetáculo. Além de contar com uma grande e espetacular equipe de figurinistas, cenógrafos, maquiadores, apoio que, irá desenvolver um brilhante trabalho para que o evento saia perfeito. Com certeza será um dia memorável dentro da nossa cultura apodiense que a cada dia vem crescendo consideravelmente junto com os membros da Associação Raimunda Dantas. Vamos lá!

Grata pela atenção e desde já convido a assistirem este belo e emocionante espetáculo!
Disponibilizo-me para qualquer eventualidade.
Atenciosamente Josy Maia – Colunista Social do Jornal O Mossoroense

Secretário da Semarh anuncia edital para obra de barragem que beneficiará Umarizal

O Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, participou na tarde de ontem (17), de uma reunião com o Prefeito de Umarizal, Mano Onofre, vereadores, presidentes de associações de comunidades rurais e outros segmentos da sociedade civil de Umarizal, para anunciar e esclarecer detalhes da publicação de dois editais que a Semarh lançou recentemente e que dizem respeito à construção da Barragem de Umarizeira. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do município de Umarizal.

São dois os certames licitatórios em questão: um para contratação de empresa que fará a elaboração do projeto básico, executivo e execução das obras da barragem Umarizeira e o outro para contratação de uma consultoria técnica especializada para a elaboração do levantamento cadastral e plano de reassentamento, supervisão e acompanhamento das obras da barragem.

De acordo com Leonardo Rêgo, os envelopes com as propostas para elaboração do projeto, serão abertos dia 22 de janeiro. “Depois de contratada, a empresa tem 3 meses para elaborar o projeto. Nossa expectativa é que a ordem de serviço seja emitida no final do primeiro semestre de 2014”, disse o secretário.

A construção desse reservatório permitirá a perenização do rio Umari, ajudando também a regularização do fluxo das águas do rio Apodi. Além da cidade de Umarizal, serão beneficiados indiretamente os municípios de Lucrécia, Martins, Almino Afonso, Olho d’água dos Borges, Rafael Godeiro, Viçosa, Riacho da Cruz e Apodi.

Governadora comemora descoberta de petróleo em águas profundas do RN

A Governadora Rosalba Ciarlini, que cumpriu agenda administrativa nesta quarta-feira (18) em Brasília, comemorou o anúncio feito pela Petrobras na noite desta terça (17) da descoberta da primeira ocorrência de petróleo em águas profundas da Bacia Potiguar, no poço conhecido informalmente como Pitu, a 1.731 metros de profundidade num ponto a 55 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte.

“O anúncio confirma uma expectativa muito positiva que havia sido compartilhada pela presidente Graça Foster há alguns meses, mas mantida em segredo por questões estratégicas da Petrobrás”, disse a Governadora. “Trata-se de um campo de grande produção que certamente marcará a retomada do crescimento da nossa atividade petrolífera”, comemorou Rosalba Ciarlini.

Confraternização dos Amigos da APAMI amanhã na ACDA

Convite!

Que o espírito natalino traga aos corações, a fé inabalável dos que acreditam em um novo tempo de paz e amor!

Venha conosco comemorar mais um ano de trabalho em um jantar de confraternização.

Feliz Natal! Feliz 2014!

Local: ACDA
Data: 19/12/2013
Hora: 20:00h

AMIGOS DA APAMI

Nota do blog: Desde já agradeço o convite e confirmo presença no evento.

Comissão de Educação lança manifesto em Defesa do Piso dos Professores

A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) participou nesta quinta-feira, 18, na Comissão de Educação, do lançamento do “Manifesto em Defesa do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério da Educação Básica Pública”.
        
O manifesto aprovado por unanimidade informa que “a instituição do piso salarial foi um passo fundamental no processo de valorização do magistério da educação básica, previsto na Constituição Federal, e que é inaceitável que o Congresso Nacional acolha qualquer proposta que represente um retrocesso, restringindo os avanços promovidos pela lei aprovada em 2008”.

O texto também apela aos gestores da federação para que busquem alternativas que não gerem prejuízos aos professores brasileiros.

Prefeito de Apodi cumpre agenda em Brasília nesta quarta-feira


O prefeito de Apodi, Flaviano Moreira Monteiro está participando da reunião na comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Na pauta, o aumento de 1% de Fundo de Participação dos Município (FPM) para as prefeituras. Flaviano ao lado do amigo Dr. Dagoberto Prefeito de Severiano Melo..

Neuma Jales canta para os jovens

Prefeitura de Apodi confirma pagamento do 13˚ para esta quarta-feira

O Tesoureiro da Prefeitura de Apodi, Francisco Josivan Alves informa que o 13º salário de todos os servidores municipais, incluindo comissionados será creditada em suas contas nesta quarta-feira, dia 18 de dezembro.

Os servidores aniversariantes do mês de dezembro também receberão a partir de hoje.

Equipe de Saúde da Família da Várzea realiza o projeto Viva Mais


Desenvolver práticas e atividades físicas aliadas a reorientações nutricionais é o objetivo do projeto VIVA +, desenvolvido pela equipe de saúde da família da Várzea, aos constatar casos de adultos obesos, hipertensos e diabéticos, além da dificuldade de se praticar atividade física.

São atividades de alongamentos físicos, caminhada e reeducação alimentar, que surgiram a partir da necessidade da própria comunidade, que demonstraram o interesse pela caminhada como auxilio do (auto)cuidado em saúde. O projeto também entra em consonância com o SUS ao estimular a participação de equipes multiprofissionais e interdisciplinares para o trabalho coletivo em saúde.

“Estamos realizando as atividades nos fins de tarde. São ações voltadas para a melhoria na qualidade de vida dos indivíduos e da comunidade, ações com orientações importantes para a prática de atividades físicas e assim promover a saúde e o controle de doenças”, destacou Rodrigo Jacob, enfermeiro do PSF Várzea, organizador do evento.

Aprovado salário mínimo de R$ 724 em 2014

O Plenário do Congresso aprovou na madrugada desta quarta-feira (18) o salário mínimo previsto para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro do ano que vem é de R$ 724. O texto aprovado prevê um crescimento do produto interno bruto (PIB) de 4% no ano que vem. A inflação prevista é de 5,30%, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A taxa de juros (Selic) média prevista é de 9,29%.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Urbanização da entrada de Apodi - RN com carnaúba planta típica da região



A primeira ação da Secretaria de Urbanismo, visando melhorar a paisagem urbanística de Apodi foi um trabalho de limpeza dos canteiros e agora esta realizando o trabalho paisagístico, plantando a Carnaúba, palmeira símbolo do Nordeste e principalmente da nossa região que já usufruiu no passado e continua usufruindo de seus benefícios.

Conceituada por muitos como a arvore da vida, devido ao aproveitamento completo da palmeira desde a sua madeira, a sua palha de onde é tirado o pó para ser processado e utilizado pela indústria e com a sua palha também é feito o artesanato ainda muito presente em algumas comunidades da zona rural do nosso município.

A maior negociação foi feita com o município de Apodi, no valor de R$ 5 milhões, 555 mil



O prefeito Flaviano Moreira Monteiro negociou a dívida de precatórios dos anos de 2002, 2011, 2012, 2013 e 2014 em 54 parcelas mensais e sucessivas, entre janeiro de 2014 e junho de 2018, sendo nove iniciais de R$ 60 mil, mais 21 de R$ 90 mil e 24 pagamentos de R$ 125 mil.

Nota do blog: O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro já regularizou todos precatórios deste ano. Tudo em dia...

TRT-RN negocia mais de R$ 7,3 milhões em precatórios só em dezembro

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) negociou com vários municípios do Estado, neste mês de dezembro, o pagamento total de R$ 7.321.400,00 em precatórios.

Firmaram termo de compromisso com a juíza Lisandra Cristina Lopes, designada pela presidência do tribunal para atuar nas negociações dos precatórios, as prefeituras de Caicó, Canguaretama, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Macaíba, Monte Alegre, Parnamirim, São José de Campestre, Upanema, São José de Mipibu, Apodi e Bom Jesus.

Polícia Federal divulga fotos sobre operação em Mossoró

Além do Rio Grande do Norte, a operação aconteceu nos estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco


Por Redação
Mercedez Benz foi um dos carros apreendidos na operação da PF (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Mercedez Benz foi um dos carros apreendidos na operação da PF (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
A assessoria de comunicação da Polícia Federal no Rio Grande do Norte divulgou mais fotos sobre a Operação Salt, deflagrada na manhã desta terça-feira (17) para desmanchar uma suposta organização criminosa que praticava crimes tributários e lavagem de dinheiro. A ação aconteceu em conjunto com a Receita Federal do Brasil e Ministério Público Federal.
Durante seis meses, os órgãos apuraram que a quadrilha criava empresas dos segmentos de carcinicultura, tecelagem, salineiro, venda de veículos e combustível, com o fim de sonegar tributos e promover a lavagem do dinheiro. Foram investigadas 37 empresas.
Documentos de 37 empresas (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
37 empresas foram investigadas pela PF, Ministério Público e Receita Federal (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
A fraude do grupo gira em torno de R$ 400 milhões, mas poderá ser ultrapassado após a análise dos documentos apreendidos nas sedes das empresas e das pessoas físicas envolvidas.
Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Mossoró/RN, nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco.
Uma quantia de dinheiro foi apreendida durante a ação desta terça-feira (17) (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Uma quantia de dinheiro foi apreendida durante a ação desta terça-feira (17) (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Programa AABB Comunidade encerra atividades de 2013

Joana D'arc Oliveira e a equipe da AABB Comunidade de Apodi 

120 crianças do programa AABB Comunidade participaram na manhã desta terça-feira, 17, da finalização das ações do programa neste ano. A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Aloma Tereza participou ativamente do encerramento das atividades anuais.

Durante o evento foram realizadas apresentações pelas crianças participantes do programa, como peça teatral, apresentação de músicas natalinas, dança e recital de poesia.

O Programa Integração AABB Comunidade consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura e da comunidade. Essa complementação é feita através de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como esporte, saúde, higiene, artes, e possibilitando a construção de conhecimentos e acesso à cidadania.

De acordo com alguns especialistas, a educação em tempo integral é o caminho para solucionar vários dos nossos problemas. Quanto mais crianças em período integral menos elas estarão em situação de vulnerabilidade (drogas, abusos, trabalho infantil, entre outras violências).

Encerramento e confraternização natalina da AABB Comunidade de Apodi

Mulheres sem sorte na política do Estado. Ou o Estado sem sorte?

O Rio Grande do Norte não teve sorte com as mulheres na política. Nos dois maiores colégios eleitorais do Estado: Natal e Mossoró, respectivamente, cidades administradas por Micarla de Sousa e Cláudia Regina ambas foram afastadas dos cargos pela Justiça Eleitoral. E agora a atual governadora do RN Rosalba Ciarlini.

Encerramento e confraternização natalina do CAPS em Apodi

Juizado Cível e Criminal de Apodi alcança pauta zero

No Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Apodi não há nenhum processo concluso no gabinete da juíza titular pendente de deliberação. Isto é o que é conhecido como pauta zero. E o resultado foi conseguido nessa segunda-feira (16). A unidade conseguiu reduzir um volume de 2.158 processos, presentes no acervo daquela circunscrição em 9 de janeiro, data em que a magistrada Kátia Cristina Guedes Dias começou a atuar naquele juizado.

O acervo processual caiu para 937 feitos, ou seja, a diminuição foi de 56,58% no estoque de processos. Foram distribuídos do começo de 2013 para cá, 1385 processos e arquivados 2931 feitos.

A juíza lembra que de 9 de janeiro até 16 de dezembro proferiu 3.378 despachos, 385 decisões e 3.093 sentenças, sendo 676 acordos homologados, totalizando a quantia de R$ 882 mil em acordos, tendo sido realizadas 1.553 audiências de conciliação/preliminar, bem como 260 audiências de instrução.

Nesses pouco mais de onze meses, informa a magistrada, foi levantada a quantia de R$ 1,912 milhão por meio de alvarás judiciais, provenientes de cumprimento de acordos homologados ou em razão do cumprimento de sentença/execução. Importante ainda ressaltar que não existia na segunda-feira, nenhum documento pendente de expedição no sistema Projudi.

Operação da PF combate lavagem de dinheiro no RN, PB, CE e PE

A Polícia Federal do Rio Grande do Norte deflagrou na manhã desta terça-feira (17), em Mossoró, município da região Oeste do estado, uma operação de combate a crimes tributários e lavagem de dinheiro nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco. Segundo a assessoria de comunicação da PF, mais de R$ 400 milhões podem ter sido desviados por uma suposta organização. A ação foi chamada de Operação Salt (sal em inglês) em alusão ao principal investigado – que é empresário do ramo salineiro na região Oeste potiguar.

A investigação, ainda de acordo com a PF, durou cerca de seis meses e revelou que o grupo criava empresas nos ramos salineiro, de carcinicultura, tecelagem, venda de veículos e combustível que eram abertas por meio de laranjas. “A fraude chega a mais de R$ 400 milhões”, diz nota enviada pela assessoria.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Apodi presente na 12ª Oficina para Inclusão Digital

O geógrafo Caubí Torres, e a pedagoga Rosineide Torres, representaram o município de Apodi RN na 12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social que se realizou de 11 a 13 de dezembro na capital federal Brasília. 

O evento reuniu 1500 participantes, entre representantes de governos, especialistas da área, militantes da cultura digital e monitores de telecentros. Realizada desde 2001 em diferentes cidades do país, a oficina tem como eixo fundamental a inclusão social e é um espaço de discussão de estratégias que promovam a apropriação das tecnologias digitais pela população.

A Oficina foi realizada por organizações da sociedade civil, em parceria com a Associação Software Livre.Org, para debater e nortear as principais políticas públicas relativas ao acesso da população à banda larga, ao uso da tecnologia na educação e à garantia da prática da democracia na rede.

Sabemos que apesar de nossas ações, estamos vivendo um momento crítico. Chegamos ao final do ano sem um Marco Civil da Internet aprovado, sem o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil para facilitar e inovar na gestão de parcerias, e, ainda, sem vislumbrar a concretização de uma regulação democrática dos meios de comunicação. Esses espaços de discussão ajudam a indicar ações de políticas de inclusão digital no país.

MP recomenda anulação de nomeação de servidores em Felipe Guerra

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, que anule todas as nomeações dos servidores públicos realizados nos últimos cinco anos. As anulações, que deverão ocorrer em 90 dias, são referentes ao concurso do edital nº 001/2006 para os cargos que nunca foram criados por lei ou que já estavam ocupados por ocasião das nomeações.

Municípios têm até o dia 18 para aderir ao Programa Nacional do Livro Didático

Termina na quarta-feira (18) o prazo para a adesão das secretarias municipais de Educação ao Programa Nacional do Livro Didático para Jovens e Adultos (PNLD-EJA) 2013-2014, que é requisito para o município escolher os livros didáticos no próximo ano. Serão contempladas todas as séries da educação de jovens e adultos – das classes de alfabetização ao ensino médio. A adesão é feita pela internet.

Segundo a diretoria de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), todos os municípios do Ceará já haviam aderido ao programa até a última sexta-feira (13). Já as secretarias de educação de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo não atingiram nem 50% de suas redes. A adesão é ainda menor em municípios de Goiás, de Mato Grosso, da Bahia e do Maranhão.

Palco da Copa, Arena das Dunas dá novo ânimo a América e ABC-RN

Arena das Dunas será palco do Copa do Mundo, e de jogos de ABC e América-RN
(Foto: Divulgação)
Bandeiras de América-RN e ABC já enfeitam estádio; partida inaugural deve ser no dia 12 de janeiro (Foto: Klênyo Galvão)

Palco de quatro partidas da Copa do Mundo em Natal, a Arena das Dunas será a nova casa dos dois maiores clubes do Rio Grande do Norte a partir de 2014. Com capacidade fixa para 32 mil lugares, além da instalação de 10 mil assentos móveis no Mundial, o estádio receberá os jogos de ABC e América-RN, e deve alavancar "novos torcedores". Pelo menos esta é a expectativa dos dirigentes alvinegros e alvirrubros.

Para aumentar a captação de recursos para o próximo ano, os clubes estão promovendo ações relacionadas ao programa de sócios torcedores. Quem se associar tem direito ao acesso a todos os jogos da próxima temporada, incluindo os da Arena das Dunas. No caso do América-RN, quem renovar o plano terá direito ao ingresso do jogo inaugural do estádio, que será o clássico contra o ABC, previsto para o dia 12 de janeiro. A construtora responsável pela obra e o Governo do Estado reservaram esta data, mas ainda não confirmaram o evento.

Fonte: globoesporte.com

Nota do blog: Dois maiores clubes do RN sediarão seus jogos no novo estádio a partir de janeiro de 2014. Expectativa dos clubes é atrair número maior de sócio torcedores.

Federações das Câmaras e dos Municípios criam Diário Oficial das Câmaras Municipais

O presidente em exercício da FECAM/RN – Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte, vereador Albert Dickson, e o presidente da FEMURN – Federação dos Municípios do RN, Benes Leocádio, assinam, na nesta segunda-feira (16), na Câmara Municipal de Natal, convênio que, na prática, oficializa a criação do Diário Oficial das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte.

A partir da assinatura do convênio, as Câmaras Municipais poderão utilizar, gratuitamente, todos os dias, o sistema do Diário Oficial que é administrado pela FEMURN e foi cedido, sem ônus, para a FECAM/RN. A utilização do Diário é obrigatória para dar transparência e oficializar atos das Câmaras Municipais. O projeto somente foi possível graças ao gesto do presidente da FEMURN, Benes Leocádio.

PROCON/RN analisa abuso do preço da gasolina

O coordenador geral do PROCON/RN, Ney Lopes Jr. designou na manhã de hoje uma comissão para analisar os processos referentes as fiscalizações aos postos de combustível. O PROCON/RN autuou vários postos e determinou a apresentação detalhada de como é composto (impostos, encargos, 25% etanol, etc) o preço da gasolina e do diesel até o consumidor final para identificar abusos e ilegalidades.

Esta fiscalização ocorreu em virtude de um aumento dado pelo Governo Federal de 4% para gasolina e 8% para o diesel. Acontece que este aumento foi dado apenas para os transporte de cargas e não para o consumidor final, explica Ney Lopes Jr. De acordo com a média nacional o aumento na bomba deveria ser de no máximo 2,5%. Em quase todos os postos do Rio Grande do Norte a média foi mais de 10%.

Bombeiro é suspeito de incendiar 4 veículos da própria unidade no RN

G1/RN – Um incêndio destruiu quatro veículos do Corpo de Bombeiros no município de Pau dos Ferros, na região Oeste do Rio Grande do Norte, na madrugada desta segunda-feira (16). De acordo com o tenente Christiano Couceiro, da assessoria de comunicação da corporação, o suspeito é um soldado do próprio batalhão, com pouco mais de um ano de serviço e que fugiu logo em seguida.

Ainda segundo o tenente Couceiro, o incêndio começou por volta das 2h. Um caminhão alto bomba tanque com capacidade para 5 mil litros de água, uma ambulância de resgate e duas motocicletas foram destruídas pelas chamas. Ainda não há confirmação se o prédio também foi atingido pela fogo. Couceiro afirma ainda que o soldado nunca havia apresentado problemas. “Ele estava na corporação há pouco mais de um ano. É uma pessoa calma, sem histórico de problemas psicológicos”, disse.

O comando do Corpo de Bombeiros ainda não tem informações sobre o que motivou o crime. O soldado fugiu do local logo após o início do incêndio. Ninguém ficou ferido. A unidade de Pau dos Ferros foi inaugurada em 2010, atende com 10 militares por dia e, desde que entrou em funcionamento, tem uma média anual de 600 atendimentos. O atendimento na região ficará sob a responsabilidade da unidade dos Bombeiros de Mossoró.

BR - 405 é interdida por agricultores em Apodi


Na manhã desta segunda – feira (16/12/2013), por volta das 08h00min, trabalhadores sem terra, acampados no Assentamento Edivan Pinto, localizado as margens da BR 405, nas proximidades da Fazenda Primazia, interditaram a BR 405, na altura onde esta sendo construído o canal de irrigação do projeto Santa Cruz do Apodi, que ira irrigar a Chapada do Apodi.

Segundo informações os trabalhadores rurais reivindicam mais celeridade no processo de desapropriação da terra, e divisão da mesma, entre os acampados.

Neste momento a policia militares do GTO de Apodi, estão observando a manifestação, a espera da Policia Rodoviária Federal, que já foi acionada para vim ate o local, e tentar negociar com os lideres da manifestação, a desobstrução da rodovia.

O acampamento se iniciou com a ocupação da propriedade rural no ultimo dia 25 de julho, quando os trabalhadores sem terra, também interditaram a rodovia, na tentativa de chamar a atenção das autoridades para a questão da reforma agrária na região.

Foto: Soldado Anystonio

Governo do Estado paga segunda parcela do 13º nesta quarta-feira

A Secretaria de Planejamento e Finanças informa que a segunda parcela do 13º salário de todos os servidores estaduais será creditada em suas contas na próxima quarta-feira, dia 18 de dezembro.

Rosalba Ciarlini e o foco na candidatura a reeleição

domingo, 15 de dezembro de 2013

Pôr do Sol - Sítio Bamburral zona rural de Apodi - RN


Foto: Agnaldo Fernandes

Câmara aprova Título de Cidadã Apodiense para Juíza Kátia Guedes

O Plenário da Câmara Municipal de Apodi, aprovou por unanimidade, em sua última sessão do ano de 2013, na quarta-feira (11), Projeto de Resolução de autoria do vereador, Bráulio Ribeiro da Rocha (PROS), que concede o Título de Cidadã Apodiense para juíza de Direito da Comarca de Apodi, Kátia Cristina Guedes Dias.

O Título de Cidadã Apodiense deverá ser entregue a juíza Kátia Cristina Guedes, no primeiro semestre de 2014, juntamente com outras autoridades agraciadas com a honraria.

A juíza, Kátia Cristina Guedes Dias, nasceu em São Paulo, atua juíza Titular da Vara do juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Apodi, onde tem realizado excelente trabalho não só na sede da comarca, mas em todas as cidades de sua área de atuação como Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo.

A magistrada, Kátia Guedes, formou-se em Direito pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), entre os anos de 1994/1998, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), como Técnica Judiciária, Diretoria de Secretaria na 5ª Vara cível da Comarca de Mossoró/RN. Em 2004 passou a atuar como Juíza de Direito passando por Comarcas de Natal, Mossoró (Vara do juizado Civil e Criminal e 3ª Vara Criminal), Almino Afonso (Vara Única), Areia Branca (Juíza Titular da Vara do juizado Especial e Criminal) e atualmente em Apodi.

Governadora Rosalba poderá fazer convocação extraordinária da Assembleia para aprovar empréstimo de R$ 850 milhões

A governadora Rosalba Ciarlini estuda a possibilidade de fazer convocação extraordinária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte Em pauta: o pedido de empréstimo no valor de R$ 850 milhões que o Governo contrairá junto ao Banco do Brasil.

O dinheiro terá como destinação o programa RN Sustentável, voltado para ações de recursos hídricos, segurança e saúde.

O projeto já foi lido na Assembleia, mas precisa da convocação extraordinária e da dispensa de tramitação para poder ser colocado na pauta.