sábado, 9 de novembro de 2013

Deputado George Soares cumpre agenda em Apodi

O Deputado Estadual George Soares participou na noite da última sexta-feira (08/11) de uma audiência pública no município de Apodi com o objetivo de iniciar a luta pelas obras de contorno do município, um projeto é de suma importância para toda a região oeste. O dinheiro necessário para a obra será solicitado pelo Deputado Federal João Maia (PR) junto ao DNIT, em Brasília/DF. O parlamentar federal também esteve presente no evento e garantiu o empenho na luta pela liberação dos recursos.

Em seu discurso, o Deputado George Soares se comprometeu em lutar pela obra também na Assembleia Legislativa, mostrando a todos os deputados estaduais e ao governo o impacto que o contorno de Apodi pode trazer para o oeste potiguar. O parlamentar reforçou também a necessidade de envolvimento da população do município em todo o esforço. “Apodi precisa trazer as suas atenções para essa obra, que será a maior em todo seu tempo. O Contorno de Caicó hoje é uma realidade trazida pelas mãos de João Maia. A obra mudou a realidade de Caicó, o embelezamento, o direcionamento da região. O povo de Apodi precisa acreditar nessa obra, e reforçar o empenho do deputado João Maia nessa luta”, disse o Deputado George Soares.

Prefeito de Felipe Guerra perde 3 secretários por causa de interferências da esposa na gestão

O prefeito de Felipe Guerra vive inferno astral na sua gestão que ainda não completou um ano. Os secretários Leodete Pascoal, de Assistência Social; Aizine Leite, de Turismo e Eventos; e Céliton de Brito, de Infraestrutura e Obras, entregaram os cargos alegando o mesmo motivo: interferência da primeira-dama da cidade, Josefa Girlene.

A interferência da primeira-dama é tanta que, segundo o blog de Salomão Medeiros, durante a festa de 50 anos de emancipação política do município, no dia 17 de setembro, o cantor André Luvi, durante um show no bairro Cidade Baixa, teria dado o seguinte recado: “A primeira-dama doutora Girlene Ferreira mandou avisar aqui que o prefeito é Haroldo Ferreira, mas quem manda aqui é ela”.

Segundo o blog, o recado causou constrangimentos… e dessa vez o prefeito não teria achado a menor graça.

Diretor do DNIT acredita que Contorno Viário de Apodi terá de nove a dez quilômetros de extensão

A Câmara Municipal de Apodi realizou na noite desta sexta-feira (08) audiência pública para discutir a importância do Contorno Viário para a cidade e região. Autoridades e populares de várias cidades do Vale do Apodi também prestigiaram a audiência, coordenada pelo diretor-superintendente do DNIT/RN, engenheiro Walter Fernandes. Além da presença do coordenador da Bancada Potiguar, deputado federal João Maia (PR), também prestigiaram os deputados estaduais George Soares e Gilson Moura, os prefeitos Flaviano Monteiro (Apodi) e Haroldo Ferreira (Felipe Guerra), vereadores, empresários, estudantes e representantes de vários segmentos da região.

O diretor do DNIT começou sua apresentação citando um dos artigos do Plano Diretor da cidade, aprovado em 10 de outubro de 2007, que já tratava da preocupação com a mobilidade da cidade, passando pela construção de um anel viário. Walter também explicou que o Contorno do Apodi será feito com base na BR-405, e seu seguimento será registrado entre os quilômetros 64,8 e 83,3. Na audiência, o engenheiro explicou as primeiras providências a serem adotadas para a concretização do sonho. “Precisamos que o prefeito dê uma declaração que o Contorno pronto, o Município assumirá as responsabilidades do trecho que deixa de ser BR”.

Além da constatação feita pelo próprio DNIT do segmento crítico que é o trânsito da cidade, depoimentos de moradores dos bairros IPE e Bico Torto sobre a insegurança enfrentada diariamente por eles, ao atravessarem a BR que corta a cidade foram decisivos para a construção do Contorno. Walter Fernandes ainda falou da importância que a obra do Contorno Viário terá para Apodi. “Não temos nenhuma dúvida que esse contorno pronto melhorará a circulação de veículos de cargas e passageiros, principalmente as carretas, dentro de um trecho urbano de elevado densamento, e será uma obra de fundamental importância para desafogar a travessia urbana, que se encontra totalmente comprometida”. Duas sugestões foram dadas pelo diretor do DNIT, mas a mais viável, de acordo com os estudos do órgão é pelo lado do Oeste, com uma extensão de nove a dez quilômetros, estando mais próximo do movimento da cidade.

Atenção! Cadastro das famílias beneficiadas do Programa do Leite no ano 2014

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e a EMATER, informa que no período de 11 de novembro a 06 de dezembro de 2013, será realizado o Cadastro das famílias que serão beneficiárias do Programa do Leite no ano de 2014.

Informamos ainda que, o cadastro seguirá o cronograma abaixo e obedecerá aos critérios do Programa, que já estão disponíveis no local do cadastramento.

CRONOGRAMA

11 a 14/Novembro – Gestantes
18 a 22/Novembro – Nutriz
25 a 29/Novembro – Idoso
02 a 06/Dezembro – Criança 

LOCAL: Centro de Treinamento Profissionalizante. Rua: Luiz Jacinto, Bairro: Lagoa Seca
HORÁRIO: 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00

Atenciosamente
Aloma Tereza Cavalcante Nogueira
Secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

PCdoB de Tibau RN realizará Curso do Programa Socialista – CPS

Será realizado, neste sábado (09), em Tibau, o novo curso de formação do PCdoB, com base no Programa Socialista para o Brasil.

Elaborado pela Secretaria Nacional de Formação e Propaganda e pela Escola Nacional do PCdoB, o novo curso – que tem como materiais didáticos uma apostila e um vídeo – tem o objetivo de difundir e popularizar o mais importante documento partidário.

Para Gerônimo de Paiva, Presidente da comissão provisória PCdoB de Tibau, “a formação é necessária, principalmente, nas regiões onde o Partido se expande e recebe muitas filiações”. “Temos o objetivo de assegurar a formação continuada, a fim de que a compreensão Partidária e política sejam pilares de sustentação da cidadania”. “O Brasil vive um momento único de reivindicações e conscientização, devemos aproveitar e mostrar uma ideologia partidária coerente”. Conclui Gerônimo de Paiva.

Após a formação serão entregues certificados de realização do CPS (Curso do Programa Socialista), onde os formados terão a tarefa de iniciar outros cursos posteriores de níveis II e III, em particular para o Curso de Iniciação ao Marxismo Leninismo (CIM).

Local: E.E.SENADOR DINARTE DE MEDEIROS MARIZ, S/N, Centro, TIBAU/RN.
Data: 09/11/2013 – 8h às 13h.

Enviado por Nildo Cabral

Recuperação das estradas continuam sendo prioridade na gestão de Flaviano Monteiro


Os esforços do prefeito Flaviano Monteiro para dar continuidade à recuperação das estradas vicinais do município de Apodi estão sendo reconhecidos pelos moradores da zona rural, especialmente nas regiões onde as ações do governo municipal não chegavam há muitos anos.

Os trabalhos de recuperação de trechos que dificultam o tráfego na zona rural continuarão em ritmo acelerado, até que todas as estradas vicinais estejam acessíveis. “O município é muito grande e o reduzido número de máquinas e equipamentos dificulta um pouco o nosso trabalho; mesmo assim, mais de 320 km de estradas já foram recuperadas, tudo com recursos próprios”, assegura o prefeito.


Esta semana, os trabalhos foram focados na estrada que liga Laje do Meio à Baixa do Tubarão. “Estamos trabalhando para concluirmos acessos importantes para os moradores da Chapada, nos assentamentos Paraíso e Laje do Meio, nas comunidades de Baixa do Tubarão e Laje do Meio, além da ligação com o estado do Ceara”, enumera Flaviano.

A primeira etapa da estrada ligando as comunidades de Aurora, João Pedro e Quixabeirinha também já foi concluída. “Essas estradas há muito tempo não eram recuperas, com a falta de manutenção penaliza muito os moradores que utilizam essas estradas”, conclui.

Fotos: Jânio Duarte

Mudanças de equipe e de lado político

Governo Rosalba Ciarlini (DEM) terá pelo menos duas baixas certas em equipe de primeiro escalão nas próximas semanas. Mudanças de olho em 2014.

Renato Fernandes (PR), fiel escudeiro do deputado federal João Maia (PR), entregará a pasta do Turismo.

Rogério Marinho (PSDB) fará o mesmo em relação à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Os dois e seus respectivos partidos vão para a oposição.

por Carlos Santos

Projeto de cotas raciais em concursos públicos chega à Câmara dos Deputados

O projeto que destina um quinto das vagas oferecidas em concursos públicos no âmbito do governo federal para a população negra prevê a vigência da política afirmativa por 10 anos, prazo que passará a contar a partir da publicação da lei. Pelo texto da proposta, que chegou ontem à Câmara dos Deputados, 20% dos postos disputados em concursos públicos da administração federal, de autarquias, fundações públicas e de empresas sob o controle da União deverão ser reservadas ao candidato que se autodeclarar preto ou pardo no ato da inscrição, conforme quesitos utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). A reserva das vagas deverá constar nos editais dos concursos.

O projeto de lei, de autoria do Executivo, chegou ao Congresso com urgência constitucional e terá 45 dias para ser votado pela Câmara, antes de trancar a pauta, o que só ocorrerá em fevereiro do ano que vem. Depois, a matéria ainda precisa passar pelo Senado. Pela redação, o candidato será eliminado se houver comprovação de declaração falsa. A matéria estabelece ainda que a admissão seja anulada no caso de uma falsa declaração ser contatada após a nomeação.

Ações de enfrentamento dos efeitos da estiagem pela gestão Apodi Terra Querida

Corte de terra:
Modalidade: Terra Pronta (parceria com a PETROBRAS)

Na gestão Apodi Terra Querida, o Programa Corte de Terra, em Parceria com a Petrobras, já beneficiou 457 agricultores de 12 comunidades, oferecendo mil quinhentos e oitenta e quatro horas de preparo da terra, nas quatro regiões do município

Modalidade convencional
Cortamos 689 horas beneficiando 459 agricultores das associações comunitárias, destaque para sensibilidade da gestão que mesmo com um inverno atípico ainda implementou ações dessa natureza.

Modalidade irrigado (Parceria com Agricultor)
Cortamos 2.450 horas nas 04 regiões beneficiando agricultores que trabalham com irrigação de diversas culturas, destaque para o plantio de feijão e Arroz no vale do Apodi.

Parceria com agricultor na ensilagem de ração animal
Em Parceria com agricultores do município, 45 toneladas de ração animal foram ensiladas para alimentação do rebanho, beneficiando diretamente 170 agricultores.

Garantia Safra
Com o programa Garantia Safra, 882 agricultores do município de Apodi já foram beneficiados. Em parceria com o agricultor, Governo do Estado e Governo Federal a prefeitura já investiu, com recursos próprios, 24.111,00 para que o homem do campo possa ter acesso a esse beneficio. Para 2014 solicitamos 1.500 quotas e estamos cadastrando agricultores interessados.

Destinação de recurso para convivência com os efeitos da estiagem
Preocupado com a Convivência dos agricultores com a seca, o prefeito Flaviano destinou R$: 100.000,00 (cem mil reais) para atender as prioridades do homem do campo, com destino a ser discutido pelo Fórum das Associações, dando autonomia ao Associativismo.

Aquisição de dessalinizadores
A aquisição de dessalinizadores tem beneficiado comunidades que tinham dificuldades para ter acesso à água potável. Na gestão de Flaviano e Zé Maria, já foram instalados 04 dessalinizadores novos e outros 02 foram recuperados.

Aquisição de milho junto a CONAB
Atendendo solicitação das comunidades, a prefeitura disponibilizou automóvel para transporte de milho da CONAB, de Mossoró a Apodi, num total de 16 toneladas transportadas, para apoio aos criadores.

Abastecimento d’água
O abastecimento d’água nas comunidades rurais continua sendo feito na gestão de Flaviano e Zé Maria. Mais de mil trezentas pipas já foram distribuídas nas comunidades, obedecendo calendário e evitando o deslocamento dos agricultores até a  secretaria de Agricultura. Um investimento que custou 88.841,00 aos cofres do município. (esses dados devem ser complementados com informações da defesa civil, pois a gestão do programa hoje é feita por lá).

Escavação de buracos de cisternas
Nos oito meses de gestão de Flaviano e Zé Maria, já foram escavados 216 buracos de cisternas nas 04 regiões do município, conforme demanda levantada no cadastramento feito pelas comunidades.

Construção de barragens subterrâneas
Em parceria com EMATER, a prefeitura fez o cadastramento da construção de 100 barragens subterrâneas nas regiões da Pedra e da Areia.

Balde Cheio
No Programa Balde Cheio, que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira, em parceria com o SEBRAE, o BNB e a EMPARN, a prefeitura investiu 16.000,00, beneficiando diretamente 12 criadores.

Perfuração de Poços nas comunidades
Na gestão de Flaviano e Zé Maria, já foram perfurados 13 poços de caráter comunitário, em parceria com a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMARH. Já está em andamento a perfuração de mais 12 poços novos e a instalação de outros 17.

Nota do blog: Ações da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Papa Francisco diz que corruptos não têm dignidade

O papa Francisco fez nesta sexta-feira (8) uma forte crítica à corrupção, dizendo que os adeptos do suborno são pessoas sem dignidade. Em uma missa na residência de Santa Marta, no Vaticano, cujo tema eram os valores da mundanidade, o Pontífice afirmou que “quem pratica a corrupção perdeu a dignidade e dá aos filhos um pão sujo”. “Alguns de vocês irão dizer: ‘Mas os corruptos fazem o que todos fazem’.

E vos respondo: ‘Não, todos, não’. Alguns gestores de empresas e administradores públicos, do governo, talvez sim. Mas não são muitos. Isso está ligado ao comportamento de pegar o caminho mais rápido, mais cômodo, para vencer na vida”, criticou Francisco.

Potiguar Kristal encanta o Brasil no The Voice

A apresentação de Lucy Alves e Khrystal no primeiro dia de Batalhas mexe com a emoção dos técnicos e assistentes. A paraibana, com sua inseparável sanfona, e a potiguar interpretam “Gostoso Demais” e “Isso Aqui tá Bom Demais”, sucessos do saudoso Dominguinhos.

Com os olhos marejados, Claudia Leitteparabeniza as participantes. “Me emocionei muito mesmo. Mexeram com o meu coração. Foi muito real e tenho certeza que conquistaram todos aqui. É muito talento e muita beleza”. “Esqueci que era uma batalha. Parabéns. Gostei da simplicidade de vocês”, completa Maria Gadú, assistente de Claudinha.

A brasilidade apresentada pelas participantes é um ponto que também agrada os técnicos. “Essa apresentação se resume em duas palavras: originalidade e verdade. Elas transparecem ter simplicidade. Realmente esquecemos que é um duelo”, diz Daniel. “Vocês vieram trazer brasilidade pra gente”, opina Luiza Possi, assistente do sertanejo. “Me senti muito brasileira. É muito difícil tocar sanfona e fazer segunda voz para a Khrystal cantar. Sinto muito orgulho de ser brasileira ao ouvir vocês cantando”, concorda Gaby Amarantos, assistente de Lulu Santos. O técnico, também emocionado, elogia as nordestinas. “Fico muito dividido. Você com a sanfona arrasa. Obrigado por trazer a luz e a doçura do Nordeste”.

Chega a hora de Carlinhos Brown escolher qual participante continua no programa. “O Brasil surpreende o próprio Brasil. Este é o exemplo mais verdadeiro do Brasil. Não abro mão do meu país. Estou muito comovido. Nesta noite, vou ficar com a Lucy”. Khrystal fica à disposição dos demais técnicos e Claudia Leitte aperta o botão. A potiguar é salva e vai para o time da técnica.

Confira o duelo:

IBGE prevê que safra agrícola de 2014 será menor que a deste ano

O Brasil deve produzir no próximo ano 184,2 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. O montante é 1,4% menor do que o obtido na safra de 2013 até o mês de outubro. Já a área a ser colhida em 2014 deverá alcançar 53,6 milhões de hectares, 1,8% maior do que a colhida neste ano. Os dados fazem parte do primeiro prognóstico de área e produção para a safra agrícola de 2014, divulgado hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A décima estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas – referente aos dez primeiros meses do ano e também divulgada nesta sexta – aponta uma produção de 186,8 milhões de toneladas, 15,4% maior do que a obtida em 2012 no mesmo período, quando foram produzidas 161,9 milhões de toneladas. A estimativa da área colhida até outubro teve aumento em relação ao ano passado. O IBGE prevê que o acumulado do ano feche em 52,7 milhões de hectares, 8% maior do que os 48,8 milhões de hectares dos dez primeiros meses de 2012.

Caravana da Assistência Social chega aos bairros de Apodi

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social chega com sua caravana à cidade e o trabalho de atualização de cadastro terá continuidade, agora atendendo aos bairros de Apodi e tem o atendimento na sede da Secretaria. Ontem (07), foi a vez dos moradores do Bacurau I e do Bacurau II.

O trabalho inédito realizado pela equipe da Assistência Social com a caravana, percorrendo todas as regiões do município e os bairros da cidade, é uma ação de cidadania e está sendo realizado pela primeira vez na história da assistência no município.

O trabalho da caravana vem obtendo ótimos resultados, já que atende a todos, em especial, aquele que não têm como chegar à sede da secretaria para o preenchimento do Cadastro Único. “Os nossos objetivos estão sendo atingidos e a nossa meta é atualizar todos os cadastros que estavam pendentes”, acrescenta a secretária Aloma Cavalcante.

A gata da sexta dá ajeitadinha no biquíni tarados! Rsrs...

A gata da sexta de biquíni rosa de babadinho, ela chama atenção ao colocar o bronzeado em dia e ao dar uma ajeitadinha indiscreta no biquíni.

Apodi iluminada

Parada de ônibus em frente ao bar leão 
 Em frente ao Centro do Idoso
Em frente a base SAMU

Comissão Geral "SOS Municípios" será realizada terça-feira na Câmara dos Deputados

A proposta é do deputado federal Fábio Faria (PSD/RN), acatada por todos os líderes partidários e pela Presidência da Casa. Na próxima terça-feira (13), a partir das 11h, o Plenário Ulysses Guimarães será transformado numa Comissão Geral para debater a crise financeira dos municípios brasileiros.

"Os prefeitos do Rio Grande do Norte começaram esse debate em Natal, reuniram toda a bancada federal e estadual, presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Foi uma demonstração de grande união e mobilização na busca de soluções para essa grave crise que enfrentam nossos municípios. E agora o tema virou nacional. O momento é crítico e tenho que certeza que sairemos dessa Comissão Geral com encaminhamentos relevantes", disse Fábio Faira, segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Estão sendo convidados para a ocasião representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Federação de Municípios da região Nordeste, Frente Nacional dos Prefeitos, Associação Brasileira das Câmaras Municipais e o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Diversos prefeitos do RN já confirmaram presença.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Juiz Carlo Virgílio pede vista e julgamento de Claudia Regina é suspenso

O juiz Carlo Virgílio pediu vista do processo de julgamento da prefeita de Mossoró Claudia Regina. Com isso, a análise do recurso foi suspensa.

O jurista afirmou que na próxima sessão apresentará o voto.

No dia do Radialista, Dilma assina decreto que permite mudança de rádios AM para FM

A presidente Dilma Rousseff assinou nesta quinta-feira (7) decreto que permitirá que as rádios AM migrem para a banda FM. A permissão foi anunciada durante evento no Palácio do Planalto pela presidente e pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. De acordo com o ministro, o decreto pavimenta um "caminho próspero para o setor", que via sua audiência cair ao longo dos anos.

O processo de migração não será obrigatório. Para mudar de faixa, as rádios interessadas terão de comunicar interesse ao ministério a partir de 1º de janeiro do ano que vem. Todo o trâmite deve durar de quatro a cinco meses. A partir daí, o governo, por meio da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), vai verificar se há espaço para encaixá-las na faixa FM.

Se em alguma região do país não houver possibilidade de migrar todas as interessadas --o que pode ocorrer nas grandes cidades, como São Paulo e Campinas-- as empresas de rádio terão de aguardar o processo de digitalização das TVs, que, segundo ministro, deve demorar cerca de um ano e meio. Quando isso ocorrer, os canais 5 e 6, que hoje são de TV, poderão ser usados para transmissão das rádios remanescentes desse processo de migração.

O ministro diz que essa medida será capaz de atender a todos os interessados, uma vez que cada canal de TV pode abrigar cerca de 20 estações de rádio. "Estimamos que 1.700 rádios devem pedir a migração. Então vamos ter aí uma correria boa. Estamos marcando a migração para janeiro para dar tempo de fazer o planejamento todo", disse.

Hoje, 1.772 emissoras operam na frequência AM, segundo o governo. Elas estão divididas de acordo com o alcance: local, regional ou nacional. O problema é que, por enquanto, os rádios disponíveis no mercado não conseguem sintonizar essas novas estações. Como essa faixa não era prevista para esse uso, os modelos oferecidos atualmente no mercado ainda não a reconhecem. O Governo informou que já iniciou diálogo com a indústria para que rádios adaptados sejam lançados, com mesma variedade e valores semelhantes aos vendidos hoje.

Wilma e Robinson conversam sobre aliança para 2014

Neste momento, a vice-prefeita natalense e ex-governadora Wilma de Faria (PSB) participam de reunião em Natal, com o vice-governador dissidente Robinson Faria (PSD).

Com ambos, a deputada estadual Márcia Maia (PSB).

O encontro político ocorre no restaurante Santa Maria, no bairro Candelária. Desdobramentos podem resultar numa aliança com vistas à campanha estadual de 2014.

Fonte: Carlos Santos

Wilma de Faria: PSB, PMDB ou PSD?

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) está indecisa já que o partido, quer que a “guerreira” dispute o Governo no pleito de 2014. Afinal as pesquisas atestam que o eleitor sente saudades da ex-governadora, já que ela aparece no topo de todas. No entanto, a guerreira permanece calada.

Wilma é atualmente o principal sonho de consumo do PSD do vice-governador Robinson Faria e do PMDB do deputado e presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo.

Resta saber se Wilma ouvirá o PSB ou se cederá aos flertes: do PSD ou PMDB.

João Maia cumpre agenda em Natal e Apodi

O deputado João Maia estará retornando de Brasília nesta quinta-feira (07) para cumprir agenda no Estado. Entre os compromissos ainda desta quinta, João Maia irá participar da solenidade de inauguração das novas instalações do Sebrae/RN, a partir das 19h30, em Natal.

Nesta sexta-feira, o deputado segue para Apodi, onde irá participar de dois eventos. O primeiro será uma reunião para criação da Nova Comissão Provisória do PR em Apodi, a partir das 17h30. Logo após, às 19h, na Câmara Municipal de Apodi, o deputado participa da Audiência Pública do Contorno Viário de Apodi. A audiência servirá para ouvir o que a população de Apodi e municípios vizinhos pensam sobre o Contorno, que deverá tirar de circulação o tráfego de veículos pesados das ruas estreitas de Apodi, além de servir de ligação das cidades da região com municípios polos, como Pau dos Ferros e Mossoró.

É fácil criticar


Duvida? Clique AQUI.

Policiais civis e servidores do ITEP podem retomar greve em dezembro

Decisão será tomada em assembleia no dia 28 de novembro. Trabalhadores aguardam avanço até esta data

Os servidores do ITEP e policiais civis, que suspenderam uma greve de mais de dois meses no dia 9 de outubro passado, poderão retomar a paralisação. Foi o que as categorias decidiram agora em assembleia na sede do SINPOL, após o segundo cancelamento de audiência pelos representantes do Governo.

Os trabalhadores aprovaram indicativo de greve para iniciar no próximo dia 2 de dezembro. A análise, no entanto, será feita em assembleia extraordinária no dia 28 de novembro, às 8h. Até lá, eles esperam que o Governo cumpra o que prometeu: avançar no diálogo, visto que ressaltam que só suspenderam a greve diante do compromisso da governadora Rosalba de que após isso retomaria a negociação com eles.

EM TEMPO
No caso do ITEP, apesar de já ter acontecido a conclusão do Grupo de Trabalho, que fazia levantamentos no órgão, a minuta do projeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto, não foi encaminhada à Assembleia Legislativa para votação, como prometido. Já no caso dos policiais civis, não está havendo continuidade das nomeações dos concursados (os 20 que deveriam ser convocados em outubro, não foram) e o Governo não apresentou impacto para a implantação de reajuste da tabela salarial, entre outros descumprimentos. O Governo desmarcou a audiência de hoje sem apresentar nova data para o diálogo.

Túnel do Tempo (parte 143). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

O ano é de 1982. Quem aparece no ‘retrato’?

Participe do Quadro Túnel do Tempo e envie seu retrato para opirataapodi@gmail.com ou se preferir jdapodiario@hotmail.com

Resposta: Antônio Reis Magos da Costa (Antonio do Cazado) e Francisca Albina da Conceição (Santoza) In memoriam. A jovem entre eles é Mírian Costa.

Convite: Audiência Pública sobre a implantação do Contorno Viário da BR-405 de Apodi



Confirmado para as 19h30 desta sexta-feira (08) a audiência pública na Câmara Municipal de Apodi para discutir a implantação do Contorno Rodoviário da BR-405, sonho antigo da região. O diretor do DNIT, engenheiro Walter Fernandes conduzirá os trabalhos da audiência. Em Brasília, o coordenador da Bancada Federal, deputado João Maia já vem lutando junto ao Ministério dos Transportes para garantir os recursos da obra.

João Maia estará presente na audiência e quer ouvir o que a população de Apodi e municípios vizinhos pensam sobre o Contorno. Foi da mesma forma, ouvindo a população na Câmara, que o deputado iniciou a luta pelo Contorno Rodoviário de Caicó, cuja obra está praticamente concluída. Para José Evangelista, presidente da Câmara Municipal, o Contorno, além de tirar de circulação o tráfego de veículos pesados das ruas estreitas de Apodi, vai servir de ligação das cidades da região com municípios polos como Pau dos Ferros e Mossoró.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Prefeito de Apodi presta contas do governo nas comunidades rurais

Numa atitude inédita no município, o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, percorrerá a zona rural e os bairros da cidade na Caravana da Cidadania, para prestar contas do seu governo, apresentando as ações que já foram feitas nos dez meses de gestão e ouvindo os moradores sobre as necessidades de cada comunidade.

A Caravana teve início ontem à noite, no Assentamento Portal da Chapada, onde os moradores compareceram à associação da comunidade, para ouvir o prefeito e falar sobre as necessidades dos cidadãos daquela localidade. “Ouvimos atentos quais são as prioridades dos apodienses que moram na Chapada e são pedidos simples, que faremos todo empenho para atender”, disse Flaviano.

Durante a reunião, Flaviano fez um resumo de tudo que já foi feito na sua gestão. “Já chegamos nas quatro regiões com obras coletivas em todos os setores: saúde, infraestrutura, educação, estradas, assistência social, obras, esportes e cultura, entre outros”, relata o prefeito, que ficou satisfeito com a boa participação dos moradores do Portal da Chapada.

De forma transparente e participativa, o prefeito prestou contas dos recursos aplicados no município, um gesto nunca visto em gestões anteriores. A próxima comunidade a receber a visita de Flaviano Monteiro, é a Aurora da Serra, também localizado na Chapada.

Preso de Justiça é morto com tiro de doze em Apodi

O mossoroense Francisco Fabiano de Sousa, de 29 anos, preso de justiça do Centro de Detenção Provisória de Apodi por roubo, foi executado na noite desta terça-feira, 5, com um tiro de doze nas imediações da localidade de Solenidade, em Apodi.

O caso será investigado pelo delegado Renato Oliveira. O corpo de Francisco Fabiano, que tinha problemas gerados pelo vício em drogas, foi removido para exames na sede do Instituto Técnico-científico de Policia (ITEP), em Mossoró.

Apesar do crime ter ocorrido por volta das 22h desta terça-feira, o corpo só foi encontrado e removido na manhã desta quarta-feira. A princípio, a Policia não tem suspeitos de quem teria praticado o crime.

O inquérito policial, por lei, terá que ser concluído em 30 dias e remetido a Justiça.

Jornal de Fato

Consult já nas ruas do Estado sondando sobre a preferência popular para o Governo e Senado

O blogueiro Marcos Dantas destaca em seu blog que pesquisadores do Instituto Consult, empresa potiguar que há anos realiza pesquisas, estão nas ruas da capital potiguar e em alguns municípios do interior.

Nos questionários que estão sendo aplicados, preferência espontânea para o Governo do Estado e Senado... Também cenários estimulados para medir a preferência do eleitor potiguar. Ainda na pesquisa da Consult, avaliação do Governo Rosalba e os primeiros índices da terceira gestão de Carlos Eduardo, essa em Natal.

Ruas que estavam sem identificação começam a receber placas de nomeação

A secretaria de Urbanismo e Transportes deu início hoje, 30 de outubro, a ação de identificação de ruas da cidade de Apodi que já receberam nomeações através de projetos votados na Câmara Municipal, mas que não têm placas que as identifiquem.

São aproximadamente 95 ruas que receberão placas de identificação, sendo duas placas por rua. O objetivo é identificar essas ruas com urgência para facilitar a entrega de correspondência pelos correios, já que estas não estão nomeadas.


“Esta ação visa além de facilitar o trabalho dos correios, melhorar a identificação dos endereços de ruas da nossa cidade, melhorando também a circulação dos cidadãos”, destaca o secretário Júnior Costa.

Outras formas de sinalização, como placas de trânsito, estão sendo estudadas para auxiliar na locomoção das pessoas no município, buscando sempre melhorias para a nossa população. Em breve será disponibilizada a lista com as ruas que receberão as identificações.

Fotos: Jânio Duarte

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Secretaria de Esportes realiza a I Copa Municipal de FutSal‏


A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer está realizando a I Copa Municipal de Futebol de Salão (FutSal) que teve início dia 28 de outubro e será encerrada dia 15 de novembro.

A Copa está dividido em três grupos: Chave do Vale que aconteceu na semana passada; Chave da Cidade que está sendo realizado esta semana e a Chave da Chapada que teve um atraso, devido a desistência de quatro equipes: Aurora, Aurora II, Rives Boys e Moacir Lucena.


“O futsal é uma modalidade popular e de referência nacional, por isso devemos sempre incentivar as competições. Além deste campeonato outros serão realizados, buscando sempre o fortalecimento das categorias de base e dando oportunidade para todos os cidadãos participarem”, disse o secretário Veríssimo Gama.


Os jogos de ontem à noite aconteceram no Ginásio Poliesportivo Wilson Custódio Diógenes. Confira os resultados da primeira rodada (sede): Os Boys 01 X 05 PBA; IPE W X O Univap Sub 20 (desistiu) e Castelinho Perfumado 4 X 2 São Vicente.

A segunda rodada acontece hoje (05), com os seguintes jogos: Original Car X Ki-massa; Olé X Revelação e por último Daquele Jeito X Germin.

Fotos: Francisco Nogueira

Municípios em crise e ainda querem criar mais. Fala sério!

Há menos de um mês o Senado aprovou projeto que abre caminho para a criação de mais de 180 novos municípios e cerca de 30 mil cargos públicos no país.

O projeto altera regras para a criação, fusão e desmembramento de municípios – que hoje somam 5.570 no país. Segundo dados da Frente Parlamentar de Apoio à Criação de Novos Municípios, a proposta deve permitir em curto prazo a formação de até 188 novos municípios que cumprem as novas regras impostas pelo Congresso, entre os que serão emancipados, desmembrados ou mesmo criados.

Estima-se que os novos municípios vão trazer impactos da ordem de R$ 9 bilhões mensais aos cofres públicos - tendo como base o número de prefeitos, vice-prefeitos, servidores das prefeituras, vereadores e funcionários das Câmaras Municipais com o cálculo de salário médio de R$ 3 mil.

Hoje e amanhã no Rio Grande do Norte, especificamente, prefeitos e prefeitas fecham literalmente as portas de suas prefeituras. Reclamam da falta de dinheiro para pagamento até da folha de pessoal. A crise financeira é grande, sobretudo pela diminuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), maior fonte de receita de inúmeras prefeituras.

O caos financeiro nas prefeituras e até nos governos estaduais vem se arrastando ao longo dos últimos anos. Não se concebe uma crise dessa assolando o pais o Congresso Nacional querer criar mais prefeituras ao gosto simplesmente de uma Frente Parlamentar. Isso é no mínimo o que se pode chamar de insensatez. Pra que criar novos municípios se eles não têm como se auto-sustentar? Me parece aí que a intenção é se criar currais eleitorais. Não tem outra explicação.

Seria bom que o manifesto dos prefeitos do Rio Grande do Norte produzindo o fechamento de suas prefeituras em face da crise financeira, também levasse a cabo um protesto pela criação de quase 200 novos municípios no país. Se a crise está feia, que dirá com um aumento da ordem de R$ 9 bilhões/mês nos cofres públicos, com uma boa parte proveniente da União com repasses, por exemplo, do FPM. A conferir!

Secretário de Agricultura e diretor Geral da Emater são empossados

Com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini, foram empossados, no final da manhã desta terça-feira (05), o novo secretário de Estado da Agriculta, da Pecuária e da Pesca, Tarcísio Bezerra Dantas, e o novo diretor geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Flávio Azevedo. O documento de posse foi assinado na Governadoria, no Centro Administrativo do Estado.

Tarcísio Dantas Bezerra é advogado, com especialização em direito tributário, também é engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM).

Está na SAPE desde 2003 e atuou em vários cargos, como assessor técnico, membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e, mais recentemente, como secretário-adjunto.

Formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Flávio Azevedo Rodrigues de Aquino, foi prefeito do município de Nova Cruz entre 2009 a 2012. A nomeação para a direção da Emater foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE).

“Eu tenho a certeza que tanto Flávio Azevedo como Tarcísio Bezerra têm uma dedicação muito grande pelo Rio Grande do Norte. Eles vão dar tudo para potencializar as ações que já estão no caminho certo”, disse a Governadora Rosalba Ciarlini durante a cerimônia.

Ingenuidade: Rosalba mantém adversários no governo

Para um importante líder político apodiense e simpatizante do governo do Estado, é muita ingenuidade da governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini (DEM) continuar mantendo em cargos comissionados na região aliados dos seus adversários mais ferrenhos que chegam até a pedir seu impeachement.

Faz sentido!

EMPARN divulga boletim de chuvas

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) acaba de divulgar o registro das últimas chuvas caídas na região do Rio Grande do Norte. De acordo com os dados coletados, choveu em pelo menos 25 municípios da região, trazendo a esperança de um bom inverno para o homem do campo:

Lucrécia (Emater) 90,0 mm
Janduís (Emater) 81,0 mm
Tenente Ananias (Emater-st Mororó) 78,0 mm
Patu (Particular) 75,0 mm
Jose da Penha (Emater) 74,0 mm
Água Nova (Prefeitura) 51,0 mm
Martins (Particular) 43,0 mm
Coronel João Pessoa (Emater) 36,0 mm
Olho D’agua do Borges (Particular) 32,0 mm
Umarizal (Fazenda Camponesa (partic)) 32,0 mm
Luís Gomes (Delegacia) 30,0 mm
Riacho da Cruz (Emater) 18,0 mm
Upanema (Prefeitura) 6,3 mm

Mesorregião Central
Ipueira (Emater) 88,0 mm
Caicó (Açude Mundo Novo-emparn) 30,0 mm
Ouro Branco (Sindicato Trab. Rurais) 27,0 mm
Santana do Seridó (Emater) 26,8 mm
Pedro Avelino (Particular) 9,0 mm
Cruzeta (Base Física da Emparn) 5,6 mm
Parelhas (Pcd-boqueirão) 5,0 mm
Bodó (Emater/trf p/ delegacia) 3,3 mm
Parelhas (Emater) 2,2 mm

Mesorregião Agreste
Riachuelo (Emater) 18,0 mm

Mesorregião Leste
Taipu (Particular) 18,0 mm
Parnamirim (Base Física da Emparn) 12,0 mm

Kelps concederá entrevista próxima sexta na Rádio Vale do Apodi

Na próxima sexta-feira, 8 de novembro, na Rádio Vale do Apodi, o deputado Kelps Lima será entrevistado pelo competente comunicador Fernando Magalhães.

Na semana passada numa rádio em Nova Cruz o deputado convocou a população do Agreste a ocupar as redes sociais para fiscalizar e cobrar a responsabilidade da classe política pela crise pela qual atravessam o Estado do Rio Grande do Norte e os Municípios. 

Para o deputado, as redes sociais são uma grande ferramenta a favor do povo e contra os políticos sem preocupação real de fazer a máquina pública andar na direção do que interessa à opinião pública.

Kelps foi entrevistado pelos radialistas Adenison Amorim, Júnior Campos e Josenildo Monteiro, e não se furtou em afirmar: “Há um amadorismo na gestão pública do Rio Grande do Norte” e esta é a principal causa da grave crise pela qual passa o Estado.

Nota do blog: quem poderá também visitar Apodi e conceder entrevista na Rádio Vale é o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho (PSDB).

Para a área de Segurança, Rosalba promete usar 16 milhões do empréstimo do Banco Mundial

O titular da Sesed ainda acrescentou que os termos de referência para a aquisição de equipamentos e digitalização do banco de dados civil e criminal já estão prontos, e a partir de 2014 o novo modelo do registro geral será adotado.

Para isso, citou o acordo com o Banco Mundial que permitiu a realização do RN Sustentável, maior projeto que será executado no Estado. Apenas para área de segurança, serão destinados US$ 16 milhões que, entre outras ações, possibilitarão a informatização de todo o acervo da Polícia Civil e Militar.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Para investigar sua administração, Assembleia pode afastar Rosalba por 180 dias

Do Jornal de Hoje - Está nas mãos dos deputados estaduais a decisão sobre o afastamento da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) por um período de 180 dias para apuração de crime de responsabilidade da governadora. A informação é da Procuradoria da Casa, que concluirá ainda hoje a análise sobre o pedido de impeachment de Rosalba, protocolado na semana passada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde). Caso o pedido seja aceito pelos deputados, Rosalba será afastada por 180 dias durante os quais um Tribunal Especial será formado. Uma comissão de cinco deputados e cinco desembargadores, presidida pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Aderson Silvino, apurará crime de responsabilidade de Rosalba Ciarlini.

Na terça-feira passada, representantes do Sindsaúde protocolaram na Assembleia Legislativa um pedido de instalação de processo de impeachment contra Rosalba. O documento, que também leva as assinaturas dos vereadores Amanda Gurgel (PSTU) e Sandro Pimentel (PSOL) – dentre outros políticos de esquerda – foi recebido pelo presidente da Casa, deputado estadual Ricardo Motta (PROS), que encaminhou para análise da Procuradoria. A Assessoria Jurídica da AL deverá concluir ainda hoje o exame da matéria, opinando pela fundamentação ou não do pedido. Amanhã, o pedido será lido em plenário e a Mesa Diretora dará encaminhamento, que poderá ser pela votação em plenário ou envio à Comissão de Constituição e Justiça.

“Estamos analisando a fundamentação legal, se existe consistência, e vamos dar o parecer e encaminhar para o presidente”, explica a chefe da Procuradoria da Assembleia Legislativa, Rita das Mercês. Ela acrescenta que, havendo acolhimento do parecer da Procuradoria, o plenário – formado por 24 deputados – decidirá se acata ou não. “Em o plenário acatando, de imediato, a governadora é afastada. Mas, o parecer da Procuradoria vai depender da análise dos documentos, ponto a ponto. Estamos verificando a consistência”, explicou. Segundo Mercês, há ainda a possibilidade de o presidente encaminhar o pedido para a Comissão de Constituição e Justiça, que é o órgão que analisa esse tipo de processo.

Documento enviado à Assembléia também pede afastamentos de Robinson Faria e Carlos Augusto

Ainda de acordo com o Jornal de Hoje, além de atacar a governadora Rosalba Ciarlini, o documento pede o afastamento do vice-governador, Robinson Faria (PSD), e do secretário-chefe do Gabinete Civil do governo do Estado, Carlos Augusto Rosado (DEM). Para o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), apenas após o parecer da Procuradoria será possível haver um posicionamento sobre a matéria.

“Amanhã, o presidente deverá ler o pedido oficialmente em plenário. Depois de lido, encaminhará cópia para os deputados. Eu vou sentar para ler com muito cuidado, sabendo da responsabilidade que isso requer. Depois vou dar uma opinião mais embasada”, afirma o deputado.

Municípios têm até o dia 7 para registrar resultados das conferências

Os gestores municipais têm até esta quinta-feira (7/10) para entregar ao Comitê Executivo da 3ª Conferência Nacional de Cultura os relatórios das conferências locais ou intermunicipais de cultura. Nos eventos preparatórios, foram aprovadas as propostas e escolhidos os delegados que representaram a localidade nas convenções estaduais, que antecedem o fórum nacional.

A documentação deve ser enviada por meio do site. É necessário que o gestor esteja devidamente cadastrado ao sistema do Ministério da Cultura para conseguir enviar os dados básicos da conferência local, as propostas aprovadas e a lista dos representantes eleitos. É possível também obter informações pelos telefones (61) 2024-2189 ou 2024-2340.

Cabe ao Comitê Executivo Nacional validar as conferências municipais, intermunicipais; regionais ou territoriais; estaduais e do Distrito Federal e, a partir disso, definir a metodologia, elaborar a proposta de programação, o calendário e a pauta de reuniões da conferência nacional.

CPF será obrigatório na hora de solicitar matricula na Rede Estadual

Uma novidade para esse ano é a obrigatoriedade do CPF na hora da solicitação. Com o objetivo de facilitar o acesso do estudante ao documento, a Secretaria de Estado da Educação montou uma força tarefa com a Secretaria de Justiça e Cidadania, para oferecer aos interessados pontos de cadastramento em todo o Estado, além das Centrais do Cidadão.

“No interior, técnicos do Governo estão percorrendo as escolas cadastrando os estudantes que ainda não possuem CPF. Em Natal, esse trabalho foi iniciado na última sexta-feira, 1º”, informou a coordenadora do SIGEduc, Jaqueline Cordeiro. Segundo Jaqueline, o trabalho de cadastramento na capital está sendo feito por polos. Na última sexta (1º), os alunos das escolas Walter Duarte, Rômulo Wanderley, Potyguassu, Josino Macêdo e Ana Júlia puderam retirar seu CPF no polo instalado na Escola Estadual Peregrino Júnior.

Prefeitura de Apodi participa de Movimento SOS Municípios e fechará sede por dois dias

O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, aderiu à mobilização do movimento SOS – Municípios, realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e associações municipalistas estaduais e fechará a sede da Prefeitura nos dias 05 e 06 de novembro num gesto simbólico em sinal de protesto contra a crise financeira.

A adesão atinge apenas a sede da prefeitura. Nas demais repartições municipais os serviços funcionarão normalmente. “A intenção do protesto é chamar a atenção do Governo Federal e do Congresso Nacional para a crise financeira em que se encontram as gestões municipais”, avalia o prefeito Flaviano Monteiro.

A decisão de paralisar os serviços administrativos das prefeituras surgiu a partir de reuniões que culminaram em encontros entre representantes de entidades municipalistas e consórcios públicos intermunicipais e os presidentes do Senado Federal, Renan Calheiros e da Câmara dos Deputados, Henrique Alves.

Os prefeitos que estiveram em Brasília pedem a aprovação das PEC 39, que amplia em 2% o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a regulamentação dos valores mínimos aplicados na saúde pela União. Os gestores municipais também brigam para que seja atualizado o rol de atividades do Imposto Sobre Serviços (ISS), e assim a retenção do tributo seja feita no local da prestação do serviço.

O Movimento SOS Municípios vai continuar e ser ampliado. Nos dias 11 e 12 de novembro, a Confederação Nacional dos Municípios promoverá, conjuntamente com as Federações Estaduais, uma grande mobilização junto ao Congresso Nacional dos Municípios.