sábado, 12 de outubro de 2013

Prefeitura prepara grande festa em comemoração ao Dia da Criança

Em Apodi, o Dia da Criança será comemorado em grande estilo, amanhã (13/10), no Complexo Turístico do Calçadão da Lagoa, com uma festa organizada pela Secretaria de Assistência Social do município que terá como tema “Criança é Festa”, com parque de diversão, shows musicais e peça teatral.

“Estamos preparando um dia muito especial para as nossas crianças, oferecendo diversas atividades de lazer e cultura, uma área ainda muito carente de opções para esse público no nosso município”, diz a secretaria de Assistência Social de Apodi, Aloma Cavalcante.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mais de 2 mil políticos com mandato receberam o Bolsa Família

Deu no UOL

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) flagrou, por meio de um levantamento, 2.168 políticos eleitos que teriam recebido dinheiro do Bolsa Família, do governo federal.

De acordo com a pasta, o motivo do cruzamento de dados foi “garantir a qualidade das informações cadastrais e, consequentemente, a focalização do Bolsa Família”. Para isso, foi feito o cruzamento da folha de pagamento do programa de transferência de renda com a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Um decreto de 2004, proíbe qualquer político eleito e empossado de receber os benefícios do Bolsa Família.

Quem foi flagrado neste ato, teve o benefício bloqueado em fevereiro de 2013. Após o bloqueio, o ministério enviou às prefeituras um questionário com perguntas relativas à situação dos políticos identificados.

A lei que versa sobre o tema diz que “será obrigado a efetuar o ressarcimento da importância recebida o beneficiário que dolosamente tenha prestado informações falsas ou utilizado qualquer outro meio ilícito, a fim de indevidamente ingressar ou se manter como beneficiário do Programa Bolsa Família”.

Como o bloqueio do pagamento do Bolsa Família dos 2.168 beneficiários que foram confirmados como políticos eleitos ocorreu no mês de fevereiro de 2013, o único pagamento recebido foi em janeiro deste ano.

RN não receberá recurso extra para melhorar Saúde até a Copa

Tribuna do Norte desta sexta-feira destaca... O Rio Grande do Norte contratualiza com o Ministério da Saúde, anualmente, cerca de R$ 96 milhões para investimentos no Serviço Único de Saúde (SUS), mas o governo federal não está direcionando, exclusivamente, recursos financeiros por causa da Copa do Mundo de 2014, que tem Natal como uma das 12 cidades-sedes do país. “Os investimentos são nas mais variadas frentes. O que a gente está fazendo é identificar demandas. Não tem dinheiro para tudo e não temos a expectativa de que uma Copa do Mundo vai te permitir sanar as distorções históricas de insuficiência de investimento em saúde”, afirma o secretário estadual de Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca.

As áreas consideradas nevrálgicas e críticas e que precisam de mais atenção, segundo o secretário, são as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Unidades de Pronto-atendimento (UPAs) e o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMUs). São elas, que hoje, concentram os investimentos. “Os recursos estão sendo mais direcionados para essas áreas para que não se tenha transtornos na Copa e se garanta assistência à população de forma continuada, mesmo depois da Copa do Mundo”, explica o secretário.

Universitários do curso de Direito interessados em estagiar na Promotoria de Justiça de Apodi

Clique para ampliar

Nota do blog: As inscrições vão até o dia 16 de outubro de 2013.

PGR defende perda de mandato para parlamentares que mudam de partidos

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) posicionando-se a favor da perda de mandato de parlamentar que muda de partido. Segundo Janot, a fidelidade partidária respeita a vontade do eleitor e preserva a legitimidade do processo eleitoral. O parecer será incluído na Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pelo Partido Popular Socialista (PPS), em abril de 2011, contra a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que definiu as causas de desfiliação. Em 2007, a Resolução 22.610 do TSE definiu quatro hipóteses em que parlamentares podem mudar de partido sem perda do mandato. De acordo com o tribunal, é justa causa para desfiliação partidária a criação de partido, incorporação ou fusão de partido, mudança ou desvio do programa partidário e discriminação pessoal.

De acordo com o procurador-geral, autorizar mudança de parlamentares para novas legendas enfraquece o sistema político brasileiro. "Não se pode ignorar que a criação de partido não raro significa apenas reflexo da conveniência eleitoral momentânea de um grupo de mandatários do povo e até serve como moeda de troca no mercado de interesses pouco nobres, para propiciar arranjos de cargos na administração pública ou negociação visando à partilha de recursos do Fundo Partidário e do tempo de presença na propaganda partidária gratuita no rádio e na televisão", argumentou Janot. Na semana passada, conforme levantamento feito pela Agência Brasil, 52 deputados trocaram de partido antes do prazo permitido por lei.

Os 360 milhões de dólares do RN Sustentável e os efeitos para a reeleição de Rosalba

Eduardo Campos defende que PSB e PT não devem se afastar no RN

Durante o encontro estadual do PSB  na Câmara Municipal de Mossoró, o governador de Pernambuco Eduardo Campos defendeu que o afastamento nacional do partido com o PT não  deve ser aplicado  no estado.  “Devem ser observadas as peculiaridades de cada estado”, disse  Campos.

Vale lembrar que no Rio Grande do Norte os cargos ocupados pelo PSB, como a presidência da Codern, ainda não foram entregues. “O projeto do PSB é bem maior do que ocupação dos cargos”, ressaltou o governador pernambucano”.

Ele declarou ainda que houve avanços durante o governo exercido pelo Partido dos Trabalhadores, “mas que é possível fazer mais”. Campos evitou ainda polemizar sobre as declarações do ex-presidente Lula  de que “o PSB deveria ser isolado nos estados”.

Gata da sexta tarados!


A gata da sexta. Dia de tomar um cervejão, se preferir a que desce redondo, ou ainda a number one. 

Juiz determina que promotoria investigue Rosalba Ciarlini

A quinta cassação da prefeita e vice de Mossoró, Cláudia Regina (DEM) e Wellington Filho (PMDB), sentença assinada no dia passado pelo juiz da 33ª Zona Eleitoral, José Herval Sampaio Júnior (veja AQUI), atendeu à emanda provocada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Outra vez, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) aparece como figura proeminente nos autos, conforme narrativa e argumentos apresentados pelo MPE, que levaram o magistrado ao pleno convencimento à sentença condenatória.

16 prefeituras do RN ficam com saldo zero nas contas do FPM

Dezesseis prefeituras do Rio Grande do Norte ficaram com saldo zero nas suas respectivas contas de FPM após o depósito da primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios do mês de outubro, efetuada nesta quarta-feira, 9, pela Secretaria do Tesouro Nacional.

A conta FPM, específica para recebimento dos recursos do Fundo de Participação, fica com saldo zero geralmente depois do recolhimento da contribuição previdenciária. Muitas vezes, ocorre de o saldo do FPM – depois de recolhidas as contribuições para o Fundeb, Saúde e Pasep – ser insuficiente para o pagamento à Previdência.

Neste dia 10 de outubro, amanheceram com saldo zero nas contas de FPM as seguintes prefeituras: Alto do Rodrigues, Antônio Martins, Areia Branca, Baraúna, Carnaubais, Governador Dix-sept Rosado, Grossos, Guamaré, Ielmo Marinho, Jandaíra, Luís Gomes, Parazinho, Pedro Avelino, Serra  do Mel, Tibau e Umarizal.

Bancários e Fenaban chegam a acordo para fim de greve

Os bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) chegaram na madrugada desta nesta sexta-feira (11) a um acordo para o fim da greve, que já dura 23 dias, de acordo com o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).

O Comando aceitou proposta de reajuste de 8% e vai sugerir às assembleias Estaduais que aprovem o fim da greve.

“A proposta tem avanços nas principais reivindicações dos bancários e vamos indicar a aprovação em assembleias”, disse Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, de acordo com nota.

Representantes do PSB de mais de 50 cidades participarão de evento com Eduardo Campos em Mossoró

Na sua visita a Mossoró hoje o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, falará sobre administração pública para representantes de mais de 50 municípios do Rio Grande do Norte, no 2º Encontro Estadual do PSB/RN, nesta sexta-feira (11), às 9h, na Câmara de Mossoró, com tema “Gestão de Resultados com Transparência”.

Pré-candidato a presidente da República em 2014, Eduardo Campos concederá entrevista coletiva às 10h, na sala da Presidência da Câmara Municipal. Em seguida, no plenário, participará do Encontro ao lado de outras lideranças nacionais do PSB, como o líder do partido na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (RS).

Participarão, além de líderes do PSB do Rio Grande do Norte e de outros Estados, representantes locais de outros partidos. Também confirmam presença membros de entidades de classe, clubes de serviços e outros segmentos sociais de Mossoró e região, que contribuirão com propostas de prioridades para gestão pública.

Agentes Penitenciários de Apodi apreendem 4 litros de cachaça durante revista

Agentes Penitenciários do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP) conseguiram apreender na tarde dessa quinta-feira, quatro litros de cachaça que seria consumida pelos presos que cumprem pena no regime fechado no estabelecimento penitenciário de Apodi.

De acordo com os agentes penitenciários, um mototaxista da cidade, levou duas garrafas de dois litros, dizendo que seria água gelada para os apenados, mas quando os agentes foram fazer a revista, fora constado que em vez de água era cachaça pura.

A cachaça foi entregue ao Agente Penitenciário em uma sacola que também continha produtos de limpeza pessoal.

Fonte e foto: O Guardião da Chapada

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Audiência Pública sobre “Avaliação e Cumprimento das Metas Fiscais”, do Município de Apodi

CONVITE

O Prefeito Municipal de Apodi/RN, Flaviano Moreira Monteiro, no uso de suas atribuições legai, TORNA PÚBLICO e convida toda à população a participar da Audiência Pública sobre “Avaliação e Cumprimento das Metas Fiscais”, do Município de Apodi, referente aos 1º e 2º Quadrimestre de 2013, em cumprimento ao estabelecido no § 4º do Art. 9º da Lei Complementar nº 101/2000 (lei de Responsabilidade Fiscal – LRF), a ser realizada no dia 11 de Outubro de 2013, às 09h00min horas na sede do Poder Legislativo Municipal.

Apodi – RN, 30 de Setembro de 2013.

Flaviano Moreira Monteiro
- Prefeito Municipal -

Para o PMDB não há problemas na aliança com o PSB

Para o Ministro Garibaldi Filho e também para o deputado Henrique Alves, não há nenhum problema que impeça uma aliança com o PSB no Rio Grande do Norte, visando a eleição do ano que vem. Esse fato já foi explicitado por ambos.

Se haveria constrangimento na união dessas duas legendas, ele seria o embate do passado, mas isso tanto o Garibaldi, quanto a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, já externaram ter superado.

Uma candidatura presidencial do partido de Wilma, não vai impedir a composição de um palanque único no estado. Em 2010 Garibaldi apoiou Rosalba e José Agripino, eles apoiavam José Serra, enquanto Garibaldi votou em Dilma.

Penso que Campos deve dirimir dúvidas de Wilma

O governador Eduardo Campos (PE), presidente nacional do PSB e candidato à Presidência da República – o PSB já afirmou que o nome na urna em 2014 será “Eduardo Henrique Accioly Campos” – terá uma grande oportunidade nesta sexta-feira (11), em Mossoró (RN), de dirimir as dúvidas sobre se a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), será ou não candidata do partido ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições do próximo ano. As pesquisas de intenção de voto apontam que ela deve ser candidata.

Wilma, que é também presidenta estadual do PSB, tem dito que “o posicionamento da legenda de dar liberdade aos diretórios estaduais permanece”. Ou seja: Wilma quer ser candidata ao Senado com o apoio do PMDB, que é governo e apoia a reeleição da presidenta Dilma Ruosseff (PT). Campos precisa se posicionar sobre isso, já que pelo o que prega a dirigente do PSB no RN o partido, neste caso, poderia subir em dois palanques. O dele e o de Dilma.

por Carlos Alberto

Operação Carro Pipa Estadual convoca prefeitos e pipeiros para recadastramento

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC), órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania - Sejuc, está convocando pipeiros e prefeitos de 28 municípios selecionados para uma nova adesão ao Programa Operação Carro Pipa do Governo do Estado. A renovação dos contratos dos carros pipa e do protocolo de intenções com a prefeitura teve início no dia primeiro e acontece até esta sexta-feira (11) na sede da Sejuc, localizada no Centro Administrativo.

Os pipeiros irão atender municípios potiguares em situação de emergência, reconhecidos pelo Governo Estadual e que não foram contemplados com a Operação Pipa do Exército. Nove municípios já se apresentaram e estão aptos a iniciarem o abastecimento com os pripeiros, são eles: João Dias, Pilões, São Rafael, São Francisco do Oeste, Martins, Ouro Branco, Lagoa Nova, Sítio Novo e São Miguel do Gostoso.

Novo Decreto

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte decretou novamente, no último dia 18 de setembro, Estado de Emergência nos Municípios do RN, afetados por desastre natural climatológico por estiagem prolongada - Decreto número 23.801. Hoje são 160 municípios do RN sofrendo com a seca.

Prefeita Claudia Regina reassume o comando de Mossoró e reúne secretariado

No primeiro dia de trabalho após ficar afastada do Executivo por uma semana, fato provocado por cassação do mandato, a prefeita Claudia Regina reassumiu hoje as funções. A primeira medida foi reunir todo secretariado. A prefeita cobrou agilidade nas obras e nos serviços de atendimento a população.

Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral decidiu favoravelmente ao pleito apresentado pelos advogados da gestora, pedindo que ela volte ao exercício do cargo até o julgamento do recurso em que eles tentam anular a sentença do juiz Herval Sampaio Júnior, da 33ª Zona Eleitoral. Essa foi a segunda decisão, esta semana, favorável do TRE para a prefeita Claudia Regina.

Na última terça-feira, o pleno da Corte determinou o retorno à prefeitura, suspendendo a determinação da juíza Ana Clarice Arruda, da 34ª Zona Eleitoral. No entanto, a gestora não voltou de imediato porque ainda estava válida a cassação do juiz Herval Sampaio.

Com a decisão de ontem, proferida pelo desembargador Virgílio Macedo, a prefeita Claudia Regina volta a ocupar o Executivo mossoroense, até que os recursos contra cassação sejam julgados.

Popular que se sentir lesado pela greve bancária deve procurar o Procon

Os potiguares devem ficar atentos a qualquer prejuízo causados pela greve bancária. O Procon orienta que o consumidor não efetue pagamentos e procure o órgão para entrar com um processo para evitar mais transtornos.

“O Código de Defesa do Consumidor prevê que a população não pode ser penalizada por uma situação que não foi provocada por ela. Nós orientamos que as pessoas não efetuem os pagamentos de juros e deem entrada no processo no Procon”, disse o coordenador geral do Procon, o advogado Ney Lopes Junior.

Mais de 1 milhão de famílias devem atualizar seus dados no Rio Grande do Norte

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), cerca de 1,3 milhão de famílias devem atualizar os dados até o dia 13 de dezembro. No Rio Grande do Norte, mais de 29.600 famílias precisam fazer a revisão cadastral. A não atualização dos dados implica na perda do benefício.

Os dados que precisam ser atualizados são: documentação, endereço, telefone, renda e composição familiar e informações escolares das crianças e adolescentes. Para que o processo seja realizado com sucesso é importante a apresentação de um comprovante de residência, uma conta de energia elétrica e pelo menos um documento de cada membro pertencente a família cadastrada. Todas as informações acima estão dispostas na Portaria nº 177/2011 do MDS, responsável pela definição das regras e procedimentos de gestão do Cadastro Único.

Revisão cadastral do Bolsa Família encerra no dia 13 de dezembro

O Programa Bolsa Família, coordenado no Rio Grande do Norte pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), convida as famílias que ainda não fizeram a revisão cadastral, a comparecerem em qualquer unidade de Cadastro Único (através desse cadastro, as famílias são, automaticamente, vinculadas nos Programas Sociais do Governo Federal), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a secretaria de assistência social do município, até o dia 13 de dezembro.

A revisão cadastral acontece a cada dois anos. As famílias têm um pouco mais de dois meses para regularizar os dados no programa. O processo de atualização é simples e rápido. É necessário que a pessoa responsável pela família dirija-se a qualquer um dos locais citados acima, apresente o CPF e leve um documento de identificação (carteira de identidade ou certidão de nascimento) de cada membro da família.

Prefeitura realiza limpeza e reparos nos cemitérios para o Dia de Finados

Cemitério São João Batista
Cemitério Parque da Saudade
Além da recuperação de praças e canteiros, a Prefeitura de Apodi, através da secretaria de Urbanismos e transportes, esta iniciando uma ação de recuperação e limpeza dos cemitérios da cidade, tendo em vista a proximidade do Dia de Finados.

No cemitério São João Batista será realizada uma limpeza para facilitar o acesso no dia 02 de novembro, quando é celebrado o Dia de Finados. Já no cemitério Parque da Saudade, foi iniciada uma ação de recuperação dos canteiros localizados na frente do cemitério e está previsto limpeza e reparos na parte de jardinagem interna para proporcionar melhorias no acesso e na parte visual do ambiente.

"No dia em que os familiares reverenciam os seus mortos, é preciso facilitar o acesso aos jazigos e oferecer um ambiente mais acolhedor, quando tradicionalmente a cidade recebe visitantes de várias regiões para um ritual de reencontro das famílias para homenagens a pessoas queridas que já faleceram", lembra Genildo Souza, secretário adjunto de Urbanismo.

A secretaria pede a compreensão e a colaboração de todos para que as pessoas que desejam realizar algum tipo de reparo ou construção de túmulos, que faça esta ação até o dia 15 deste mês para que a partir deste período a secretaria tenha tempo hábil para fazer a limpeza e as demais atividades visando a melhoria destes ambientes. Em casos especiais, basta procurar a secretaria de Urbanismo para um acordo que atenda a ambos.

Governo paga resto da folha nesta quinta

Os Servidores do Rio Grande do Norte com salários acima de 3 mil reais, serão pagos hoje, como prometido pelo governo.

O Banco do Brasil, em greve, garantiu ao governo que a partir das 10 horas os salários estarão depositados nas contas dos servidores.

[public] Loja Presente de Luxo

Compre seu presente aqui!!!

A loja Presente de Luxo trás para Apodi uma nova opção, com lindas embalagens para presentes, kits montados ao gosto do cliente, perfumaria, cama, mesa, banho, cestas decoradas e café da manhã.

Na loja Presente de Luxo embalamos seu presente. Embalagens lindíssimas!!! Venha aproveitar você pode trazer suas serenatas, cartões e presentes. E ainda você pode pagar em até 6X no cartão de crédito Visa ou Máster.

Acesse a página no Facebook/Presente.DeLuxo ou visite nosso blog Presente de Luxo e confira mais opções de embalagens.

Loja Presente de Luxo
Rua Margarida de Freitas, em frente a Lotérica
Organização: Werlaine Gomes

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Campanha Outubro Rosa busca estimular detecção precoce do câncer de mama



Aconteceu hoje (09) caminhada de abertura do ‘Outubro Rosa’ na cidade de Apodi. O evento é organizado pelo Grupo de Assistência às Pessoas com Câncer (GASPEC). Diversos grupos de pessoas saíram pelas ruas da cidade, que se unem em rol do combate e a prevenção do câncer de mama.

Outubro Rosa é um campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as muleheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Campanha estimula a detecção precoce do câncer de mama nas mulheres.

Nota do blog: No Brasil, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres.

O cumprimento cordial de José Agripino com Wilma

Ex-governadora com o senador: ex-adversários?
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves homenageou potiguares em sessão solene na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (09). Eles receberam a Medalha Assembleia Nacional Constituinte a parlamentares e colaboradores que participaram da elaboração da nova Carta.

Homenageados com a honraria, o senador José Agripino Maia acabou dando de cara com a ex-governadora Wilma de Faria. Ex-adversários (?), os dois tiveram cumprimento cordial... Inclusive a assessoria do senador e líder do DEM no Rio Grande do Norte, incluiu nas imagens enviadas a imprensa, a foto de Agripino e Wilma, no momento do encontro registrado.

Recuperação de praças e canteiros de Apodi buscam resgate histórico e cultural


A recuperação de praças e canteiros de Apodi já foi iniciada pela Prefeitura, através da secretaria de Urbanismo e Transportes, que trabalha para melhorar o aspecto paisagístico da cidade.

O intuito é recuperar as praças e os canteiros da cidade, realizando um trabalho paisagístico que respeite a história e a cultura do local, de cada bairro onde os mesmos estão inseridos, resgatando a identidade dos moradores.

A primeira praça que está sendo recuperada é a Francisco Pinto, que irá receber uma paisagem mais rústica e cultural, remetendo-se aos casarões antigos, à sede da prefeitura, à casa de cultura e ao casarão da Associação Raimunda Dantas que cercam o local, buscando esse elo de ligação com a história do local e assim preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade.

"A ideia é valorizar os artista da terra, como Marcos Leite, que está realizando o trabalho na Praça Francisco Pinto, e dessa forma, também valorizar a arte local", justifica o secretário de Urbanismo e Transportes, Júnior Costa.

O trabalho não é apenas visual, pois estão sendo recuperados objetos como os postes da praça que são feitos de ferro e estão apresentando ferrugens em sua base, comprometendo a vida útil; estão sendo adquiridos novos motores para cada praça, pois os que deveriam existir não foram encontrados; entre outras ações que serão implementadas.

O custo desta recuperação é considerado muito baixo, pois a maioria do material utilizado é reciclado, o que barateia a ação e ajuda na preservação do meio ambiente que é uma das preocupações da secretaria.

"A ideia é que todos os canteiros e praças da cidade sejam recuperados e urbanizados o mais rápido possível, respeitando a história e a cultura de cada local, para que dessa forma seja preservado a cultura e a identidade da população", finalizou o secretário.

Fotos: Jânio Duarte

América e Potiguar conhecem times da Copa do Nordeste


Aconteceu ontem à noite o sorteio dos grupos com times que vão participar da Copa do Nordeste 2014. América e Potiguar são os representantes do Rio Grande do Norte.

O sorteio aconteceu em Salvador-BA, com presença de dirigentes do alvirrubro mossoroense. A competição será coberta pelo canal televisivo Esporte Interativo, que transmitiu ao vivo o sorteio hoje.

O América, atual vice-campeão do Rio Grande do Norte, terá no grupo A o Vitória da Bahia, River Plate e Sergipe.

Já o Potiguar, campeão norte-riograndense de 2013, em sua estreia na competição enfrentará o Ceará, Treze e CRB no grupo C.

O campeão do ano passado foi o surpreendente Campinense de Campina Grande-PB.

Um menino traquinas do Apodi

Para  que  inventei  de   mexer  e  remexer  o  baú  de  minhas  saudades ?.  Não  mais que de repente  me  ví  menino   traquino, que  é  o  referencial  nordestinês  para  se definir  menino danado, impulsivo, assassino  libidinoso  de  galinhas  cevadas.  Me  ví  menino  bocó  diante a beleza  da  primeira  professorinha, de  face  rosada  por acentuada  camada  de  "Rouge", espalhando  o  seu  cheiro  característico.

A  pequenina  cidade  acordava  sob  o  auspicioso  som  da  banda  de  música  municipal, irradiando  emoções  em  seus  dobrados  executados  no  patamar  da  Igreja-Matriz  de  São João  Batista  e  Nossa  Sra. da  Conceição, lugar  preferido  para  onde  me  dirigia  aos primeiros  albores  de  radiantes  manhãs.  Deitava-me  na  calçada  e  ficava  olhando  para o alto, em  êxtases  oníricos. O menino  fixava  em  perene  olhar    o  vôo  das  andorinhas, que enfeitava  os  meus  sonhos  em  seus  vôos  rasantes, rabiscando no  azul   do  céu  uma perfeita  e  exímia  sincronia  entre  nuvens  superpostas, enviando-me  recados  fantásticos dos  mistérios  circundantes.  Impregnavam-se em  minha  alma  infantil  um  colorido perfeito de  projetos  inebriantes.

Na  estação  invernosa  o  menino  sonhador  assenhoreava-se  das  biqueiras  da  venerada Igreja-Matriz, que eram as  melhores  goteiras  da  cidade, por onde escoavam  abundantes jorros  d'água,  que  no princípio da  chuva   doíam no  cocoruto, mas  que   à  medida  que aumentava  seu  volume  diminuía  o  impacto  na  pequena  cabeleira, cortada no  estilo militar.

Como  encantavam-me  os  claros  matinais, em seus  primeiros  albores !.  Na  mente do menino  existia  um  mundo  que terminava  logo  após  a  lagoa, entre  os  verdes  carnaubais dos sítios  "Garapa"  e  "Vertentes".  Minha  alma  translúcida   deslizava  mansamente  sobre o  límpido  espelho  d'água  da  Mãe-Lagoa, ornada  pelo  verde  exuberante  de  suas margens.  E  os  sonhos  do  menino  pegavam  carona  nas  canoas  dos  pescadores, acompanhando  o  risco  n'água  deixado  pelo  trajeto  das  humildes  embarcações sertanejas.

As  famosas  conversas  noturnas  alinhavadas  na  calçada  da  casa  de  Sêo  Lulu  Curinga abordavam  histórias  malassombradas,  que  causavam  frio  na  coluna  e  arrepios  no curioso  infante.  O  silente menino  absorvia  os  lances  interessantes  das  histórias  de Trancoso  e  de  Camões, que  em  meu  dialeto-matuto  pronunciava  "Camonge".  Ví, muitas vezes  a  PROCISSÃO DAS  ALMAS, nas  madrugadas  em que o meu  saudoso  pai  me despertava  e me  levava  para  o  antigo prédio onde  funcionava  a  Agência  de  Rendas Fiscais  do  Estado, alí  na  esquina onde  hoje  está  construído  o "Castelinho", do primo Castelo  Torres. Eu via,  ao  longe, alí  pela  rua  Margarida  de  Freitas, imediações da  casa de  Celeste  Marinho, as  supostas  almas  passarem  com  algo aceso  nas  mãos, que  meu pai  me  fazia  acreditar  serem  ossos  das  pernas  acesos  e  carregados  em  procissão pelas almas.  Depois  que  crescí  e  me  fiz  de  gente  descobrí  que  se  tratavam  dos  machantes (Magarefes)  Ussí de  Sêo  João  Tito, seu  irmão  Damião   e  mais  uns  dois  outros, que  se dirigiam  à  matança (Matadouro  público) para  abaterem  seus  caprinos  e  suínos, para posterior venda  no açougue  público.

Ouço, nos  confins  da  esquina  do  tempo  que  lá se  vai, os  dobres  soturnos  dos venerandos  e  vetustos  sinos  da  nossa  amada  Igreja-Matriz, quebrando  o  imenso silêncio da  cidadezinha  ainda  adormecida, na  cadência  monótona  daquelas  escalas, onde  o tempo era  um  denominador-comum, distribuído  aos  pedaços, marcando  a  marcha  do  tempo e do  ciclo  vicioso  da  vida.  Aquele  menino  tinha  a  mente  pautada  pelos  mistérios   dos sonhos, vivendo o  cotidiano das  mesmas  imagens e dos mesmos  sons, sem fazer  nada, num  viver  apático,preguiçoso  e  inútil.  Eu, um  menino  sambudo, magro  feito  sibito baleado, afeito  às  repetitivas  brincadeiras  e  banhos  fortuitos  e  rápidos  de  menino fugitivo do  olhar  fiscalizador do   pai.  Era um  viver  nostálgico  sem fim, de  brincadeiras  de pião, gaiatices, travessuras  e  fuxicos.  Viver  ao  meu  modo  era  e  sempre  será  a  minha filosofia.  E  assim  vou  remexendo os  meus arquivos  memoriais  sempre  bolorentos pelo mofo  das  horas  do  quase  esquecimento. SAUDADES...

Apodi  de  São  João  Batista  e  Nossa  Sra. da  Conceição, aos  09 dias  do  mês  de  Outubro do  ano  de  Jesus  Cristo  de  Dois  mil  e  treze.

Marcos  Pinto  -  Comboieiro  da  saudade.

Dois meses, 300 atendimentos e 700 mil: zerada fila para cirurgias ortopédicas na rede estadual

A Secretaria de Saúde do Estado faz as contas e contabiliza mais de 300 atendimentos durante os dois meses que durou o mutirão de cirurgias ortopédicas.

Ação que, segundo dados da Secretaria, superou expectativas e zerou a fila de espera antes do prazo previsto de três meses.

A campanha começou no dia 1º de agosto e teve o objetivo de desafogar a urgência dos hospitais Walfredo Gurgel, em Natal, Deoclécio Marques, em Parnamirim e Tarcísio Maia, em Mossoró.

O mutirão custou ao Estado R$ 400 mil, com aporte de mais R$ 300 mil de recursos federais do SUS.

PT do RN poderá lançar chapa “puro sangue” para disputar o pleito de 2014

O Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte trabalha com o cenário político-eleitoral de lançamento da candidatura de “chapa puro sangue” no pleito de 2014. O grupo do deputado estadual Fernando Mineiro deseja lançá-lo candidato a governador.

Já a deputada federal Fátima Bezerra irá para disputa do Senado. A ala pró-FB estava colocando resistência ao nome de Mineiro para o Governo, mas nas últimas reuniões já demonstra mais “afeição” com o projeto do deputado estadual disputar o Executivo potiguar.

Recuperação das estradas vicinais melhora a qualidade de vida e facilita escoamento da produção agrícola


O trabalho de recuperação das estradas vicinais do município de Apodi continua sendo prioridade na gestão de Flaviano Monteiro, até que todos os acessos à zona rural estejam em boas condições para que os moradores de comunidades das quatro regiões possam trafegar com segurança e mais facilidade.

Comunidades das quatro regiões do município já foram beneficiadas, num total de 280 km de estradas recuperadas, com recursos próprios. “Ainda não conseguimos chegar a todas as comunidades que precisam ter melhores condições de acesso, tanto para o tráfego dos moradores, quanto do escoamento da produção das nossas riquezas, mas continuamos trabalhando incessantemente para atender a todos”, afirma Flaviano.


Esta semana, as máquinas estiveram na Região da Areia, recuperando as estradas vicinais das comunidades de Córrego, Lagoa Amarela, Retiro, Lagoa do Mato e Cuvico. “O nosso foco foi melhorar as condições de tráfego para o escoamento da produção do caju, que está proporcionando a melhoria de vida de muitos apodienses, com o aumento da renda dos produtores”, frisou o vice-prefeito José Maria.

“Estamos gastando em média dois mil reais/dia, com recursos próprios, para o abastecimento das máquinas e utilização de material de boa qualidade. A piçarra utilizada é uma mistura feita com pedra, areia e terra e o cascalho é produzido a partir da junção dos fragmentos de rocha e outros elementos”, explica o secretário de Obras, Samuel Nogueira.


O prefeito reconhece que a extensão territorial, do município, está exigindo muito esforço do governo municipal para recuperar e manter as estradas vicinais em boas condições de trafegabilidade, mas que o trabalho em benefício da coletividade vai continuar porque é compromisso com o povo de Apodi.

Entenda o caso da prefeita de Mossoró, que ganhou no TRE, mas continua afastada do cargo

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) julgou pelo retorno de Cláudia Regina (DEM) e de Wellington Filho (PMDB) aos cargos de prefeita e vice de Mossoró. Os dois foram cassados por decisão da juíza Ana Clarice Arruda, da 34ª Zona Eleitoral. No entanto, mesmo com essa decisão, a prefeita e o vice não retornarão aos cargos porque há uma nova sentença, do juiz Herval Sampaio Júnior, da 33ª Zona Eleitoral, que também cassou os dois gestores.

O advogado Sanderson Mafra, que defende a prefeita, confirmou que entrará com um recurso no TRE, com uma peça processual chamada ação cautelar, para ganhar os efeitos da mesma decisão proferida ontem. Ou seja, a defesa da gestora tentará conseguir na Corte Regional Eleitoral o efeito suspensivo para ela se manter no cargo até o julgamento do recurso contra a sentença de primeiro grau.

por Anna Ruth Dantas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Diretor de pesquisa agropecuária de Goiás visita Emparn Apodi


O diretor de pesquisa agropecuária da Emater do Góias, o pesquisador Wagner Alves da Silva, esteve visitando as instalações da Emparn Apodi junto com o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN, José Geraldo Medeiros da Silva.

Como a Emparn é referência nacional na área de produção e pesquisa, a gerente local, Najara Melo, mostrou as diversas produções nos canteiros como Cultivo experimental de oleaginosas tolerantes à seca, o amendoim e o gergelim e a palma forrageira, entre outras desenvolvidas na base.

Um suplente do PMDB para a 'senadora' Wilma

Decidir uma candidatura ao Governo, para o PMDB, ainda é complicado. Todavia, a legenda parece querer garantir a não-candidatura de muita gente, a ex-governadora Wilma é uma dessas. Para o partido, o quão antes segurar as pretensões da vice-prefeita de Natal, melhor poderá colher lá na frente.

Para tanto, o partido do Ministro Garibaldi e do deputado Henrique, quer carimbar a candidatura de Wilma de Faria para o Senado, deixando o caminho do governo livre. Como? Ora, pois, garantindo a composição da chapa, indicando, inclusive, o primeiro suplente - um filiado do PMDB.

O nome em questão seria do ex-prefeito de Currais Novos, Zé Lins, recém filiado na legenda. Zé e Wilma se conhecem de outros carnavais, ele já se elegeu prefeito pelo PSB dela. Além disso, Zé Lins é ex-deputado estadual, com uma base eleitoral forte em todo Seridó, região onde a Deputada Fátima Bezerra – provável postulante a cadeira de senadora, também já comprovou sua força eleitoral.

por Leornado Souza

Prefeita Claudia Regina vence no TRE, ela e o vice de Mossoró retornarão ao cargo

O presidente Amilcar Maia votou em favor de Cláudia Regina e Wellington Filho, assegurando retorno provisório.

O placar no TRE 4 pró Claudia e 3 contrários. Prefeita de Mossoró vence no pleno da Corte Regional Eleitoral.

Juiz relator nega pedido de Claudia Regina e vota pela manutenção do afastamento

O juiz Eduardo Guimarães, relator do recurso impetrado pela prefeita cassada de Mossoró, Claudia Regina, votou contra a gestora da capital do Oeste. Ele manteve a sustentação de que a gestora deve se manter afastada do cargo.

“Deve-se agir com extrema cautela de modo a cumprir o que diz a legislação eleitoral. A decisão recorrida se baseou em farta prova documental, a saber a agenda oficial da governadora e o plano de voo das aeronaves oficiais”, destacou o juiz relator.

Justiça Eleitoral nega pedido de cassação para prefeito de Felipe Guerra

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte negou, a unanimidade, o pedido para cassação do prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira. Ele era acusado de efetuar gastos de campanha não declarados na prestação de contas.

O processo teve como relator o juiz Carlo Virgílio.

'Arrasados', diz primo no enterro de aluna assassinada em escola no RN


"Estamos arrasados". Essa foi a única declaração de Elisvelton Leite, primo da estudante Andressa Caroline Fontes, de 16 anos, morta a tiros em uma escola na cidade de José da Penha, na região Oeste do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (7). O crime aconteceu dentro do banheiro da Escola Municipal 4 de Outubro e o suspeito de atirar na garota se matou em seguida. O velório da adolescente, que aconteceu na Paróquia de São Francisco de Assis, atraiu caravanas de cidades vizinhas. O corpo de Andressa foi enterrado por volta das 10h.

Andressa era aluna do 9º ano
(Foto: Reprodução/Marcelino Neto)
A família da jovem está consternada e o primo Elisvelton Leite foi o único familiar que se pronunciou. O crime chocou a cidade que, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, tem 5.868 habitantes. Centenas de pessoas compareceram ao velório, inclusive moradores de cidades vizinhas como Major Sales, Luís Gomes, Rafael Fernandes e Rodolfo Fernandes, que se deslocaram de ônibus e vans.

Segundo a polícia, o corpo de José Marcos Alves, de 33 anos, que se matou após assassinar a estudante, será enterrado na tarde desta terça, no mesmo cemitério onde foi sepultado o corpo de Andressa.

Nota do blog: A adolescente era aluna do 9º ano do ensino fundamental.

Fonte: G1

Quem disse que Mossoró “empresta” hospital as outras cidades?

O Plano Diretor de Regionalização (PDR) é um instrumento de planejamento que objetiva dividir o estado em áreas de assistência a saúde (módulos assistenciais).

Cada módulo é composto de um hospital regional de referência, que atuam prestando serviços de saúde não só para o município sede, mas para todos aqueles que compõe a área sobre sua responsabilidade. O Hospital Regional Hélio Morais Marinho serve de referência para todos os municípios da microrregião Médio Oeste, em serviços de média complexidade.

Já o Hospital Regional Tarcísio Maia é referência para a microrregião Oeste potiguar em serviços de média complexidade e referência para toda as três microrregiões para serviços de alta complexidade. É através desse plano, que é imposto ao Hospital Tarcísio Maia atender os pacientes de todos os municípios da macrorregião, e não apenas só de Mossoró, quebrando a ideia que Mossoró "empresta" o hospital a outras cidades!

Feira livre desta semana em Apodi é antecipada para a sexta-feira

O prefeito Flaviano Monteiro assinou decreto nesta segunda-feira (07) antecipando a realização da feira livre de Apodi, do sábado (12) para a sexta-feira (11).

Em seu decreto, Flaviano justifica que o sábado, além de ser o dia das Crianças e a data em que se comemora a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, portanto um feriado nacional.

RN tem 97 dos 167 municípios com alta incidência de dengue, diz Sesap

O Rio Grande do Norte teve 97 de seus 167 municípios com alta incidência de dengue. Os dados referentes à doença foram divulgados nesta segunda-feira (7) pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e são referentes ao período entre janeiro e 21 de setembro. A Sesap acrescenta que 25 cidades estão com média, 40 com baixa e 5 com incidência silenciosa. Os cinco municípios com mais notificações de casos suspeitos são Natal (3.225), Parnamirim (1.605), Santa Cruz (1.374), Pau dos Ferros (1.284) e Caicó (1.118).

A Sesap confirmou 7.495 casos em 2013. O número é 41,16% menor do que os 12.737 registrados no ano passado. Em relação às notificações, a secretaria recebeu o registro de 20.518 casos suspeitos de dengue. A queda neste quesito foi de 38,72%, em comparação a 2012, quando foram registradas 33.482 notificações da doença.

Dia da Criança será comemorado com muitas atrações no Calçadão da Lagoa

Com o tema “Criança é Festa”, a Prefeitura de Apodi prepara grande comemoração em homenagem ao Dia da Criança, que é 12 de outubro, mas a festa acontecerá no dia 13, no Complexo Turístico do Calçadão da Lagoa, com parque de diversões, peça teatral e muitas atrações musicais.

A festa está sendo organizada pela secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social que montará uma logística para atender 5 mil crianças, de 3 a 12 anos, das zonas rural e urbana. “A ideia inicial era atender as crianças nas suas comunidades, mas com a redução dos recursos, optamos por um único dia, mas faremos o melhor que pudermos para não decepcionarmos nossas crianças”, pondera a secretária Aloma Nogueira.

As crianças terão atrações musicais como a Galinha Pintadinha e os palhaços Patati e Patatá, além do espetáculo musical “Os Saltimbancos” que está sendo montado pelo grupo teatral da Associação Raimunda Dantas, de Apodi. Tudo com o intuito de que o Dia da Criança seja um dia de festa e de alegria para a criançada apodiense.

“Entendemos que as nossas crianças precisam ter acesso a diversão e também à arte e à cultura e por isso montamos uma festa que ofereça diversas opções e que os pais possam levar seus filhos para um dia diferente, num local agradável, que é o calçadão da Lagoa”, diz o prefeito Flaviano Monteiro.

Partidos vão tirar mais dinheiro do seu bolso

A criação do Pros, do Solidariedade e o troca-troca partidário dos últimos dias vão custar caro aos brasileiros. Pelo Orçamento que tramita no Congresso, em 2014 serão destinados R$ 264,3 milhões aos cofres dos 32 partidos existentes no país. Mas deputados e senadores acham pouco e já se articulam para elevar o valor. Se forem bem-sucedidos — e quase sempre são quando legislam em causa própria —, o volume de recursos será o maior de todos os tempos: R$ 364 milhões.

É dinheiro que sai do bolso dos trabalhadores, na forma de impostos, e poderia ser usado para melhorar escolas, hospitais, estradas. Em vez disso, vai bancar campanhas eleitorais no ano que vem. Além do dinheiro público, as siglas têm direito a tempo de rádio e tevê e a doações feitas por pessoas físicas e empresas.

Rosalba não acredita que DEM irá lhe negar legenda para ser candidata a reeleição

Embora evitando dar declarações detalhadas sobre as eleições do próximo ano, na entrevista coletiva que concedeu ontem, ela disse não acreditar que o seu partido possa negar legenda, caso decida concorrer à reeleição. Rosalba Ciarlini é reticente ao falar sobre as articulações e credita a “especulação” a informação, de assessores próximos aos principais líderes do Democratas no Estado, de que o partido não está interessado em um possível projeto favorável à reeleição.

“Com relação à política eleitoral eu só falo no próximo ano. E você sabe muito bem que especulação teve, mas o presidente [do DEM, senador José Agripino] disse que só vai decidir em 2014”, ressaltou Rosalba.

Apodi vai ajudar

Clique para ampliar

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Prefeitos participarão de mobilização "SOS Municípios" em Natal

As dificuldades financeiras dos municípios do Rio Grande do Norte e os resultados negativos para as administrações municipais serão discutidas no próximo dia 21 de outubro, em Natal no encontro intitulado SOS Municípios. Os prefeitos esperam encaminhar até Brasília dois pedidos principais: o aumento do Fundo de Participação dos Municípios de 1% para 2% e o pacto federativo (para que os municípios tenham autonomia financeira).

O encontro está sendo mobilizado pelos prefeitos e deverá reunir os 167 prefeitos do Estado, os vereadores dos municípios, além dos deputados estaduais, a bancada federal e senadores. A notícia foi confirmada pelo deputado estadual Tomba Farias (PSB) em entrevista ao RN Acontece na tarde desta segunda-feira (7). 

De acordo com o deputado, o encontro formatará um "pedido de socorro dos prefeitos do RN" que será encaminhado aos ministérios em Brasília. O documento deve ser feito com contribuição da Federação dos Municípios (Femurn), Federação das Câmaras Municipais (Fecam) e associações municipais. 

A realidade dos municípios do Brasil é de dificuldade, segundo o deputado estadual e dos 4.500 municípios do país, 550 estão em situação de atraso de folha pessoal e 2.550 não conseguiram pagar em dia os fornecedores.

As dificuldades financeiras também estão refletindo no limite prudencial e hoje, 92% dos municípios brasileiros estão acima do limite prudencial. Tomba contou que a exemplo de Sergipe, onde no último dia 4 de outubro, as prefeituras foram "fechadas", a ideia é reunir todos os prefeitos independente do partido. O encontro dos prefeitos será feito no espaço América, em Natal a partir das 9 horas. 

Pacto federativo
O pacto federativo tem como proposta a autonomia financeira dos municípios e define que união, estados e municípios se integrem, com competências tributárias dos entes da Federação, e os encargos ou serviços públicos pelos quais são responsáveis. Hoje a União tem direito a 60% do bolo tributário, o Estado tem 23% e o município 15%.

por Marília Rocha

Alianças nacionais não atrapalharão romance do PMDB com Wilma

Para quem acha que a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) não pode ser candidata ao Senado com apoio do PMDB, vez que seu partido tem Eduardo Campos como candidato a presidente, e o PMDB tem a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição… é bom dar uma analisada nesta foto da campanha de 2010:


Pois bem…

A então governadora Rosalba Ciarlini era candidata pelo DEM. O senador José Agripino tentava reeleição pelo DEM.

Ambos tinham como candidato a presidente, o tucano José Serra (PSDB). O ministro Garibaldi Filho, do PMDB, também postulante a uma vaga no Senado, apoiava Rosalba.

Com direito a fotos oficiais de campanha.

Nessa eleição, o PMDB, partido de Garibaldi, se aliou ao PSB, que tinha o ex-governador Iberê Ferreira como candidato ao governo e Dilma Rousseff (PT) como candidata à presidência.

Portanto…

Se engana quem acha que as arrumações de cima darão freio de arrumação nas arrumações de baixo…

Por aqui, PMDB poderá apoiar Dilma e Wilma apoiar Campos… e serem felizes para sempre. Ou para quase sempre, como foram Garibaldi e Rosalba.

Fonte: Thaisa Galvão

PCdoB-RN elege nova direção e é alternativa para 2014

Mesa Diretora dos trabalhos
Concorrendo com a comemoração dos 25 anos da promulgação da Constituição Federal, o conjunto da militância do PCdoB vivenciou neste sábado (5) o ápice da democracia partidária, debatendo as grandes questões nacionais e internacionais, as teses do 13º Congresso e o fortalecimento da sigla no Estado do Rio Grande do Norte. 

Como acontece a cada dois anos, os comunistas avaliaram o balanço das conferências municipais, o trabalho desenvolvido pela direção atual e os desafios a serem enfrentados pela próxima gestão.

Durante dois dias, cerca de 100 delegados eleitos durante as 42 conferências municipais puderam participar dos debates sobre as teses e o programa do Partido, fazer um balanço da gestão anterior, discutir o projeto eleitoral para 2014, além de eleger o Comitê Estadual e os delegados que irão participar do 13º Congresso Nacional do PCdoB, que acontece no próximo mês em São Paulo.

Clique AQUI e saiba mais.