sábado, 3 de agosto de 2013

Já são mais de 700 famílias acampadas na Chapada do Apodi


Desde o dia 24 de julho centenas de agricultores e agricultoras do município de Apodi ocuparam as terras que estão em processo de desapropriação para execução do perímetro irrigado proposto pelo DNOCS, os campesinos contestam o projeto e defendem que as terras da Chapada do Apodi sirvam para a agricultura familiar. O DNOCS propõe a desapropriação de mais de 13 mil hectares de terra para serem entregues a empresas do agronegócio.

A região é destaque por ter um grande potencial de produção e de organização través da agricultura familiar, segundo dados do IBGE o município de Apodi é segundo maior produtor de mel brasileiro e tem o terceiro maior PIB agropecuário do Estado do Rio Grande do Norte. Portanto o projeto de irrigação proposto pelo DNOCS compromete todos esses arranjos produtivos e organizacionais que a região possui.

O Acampamento que está encravado na Chapada do Apodi denominado acampamento Edivan Pinto já conta com mais de 700 famílias acampadas que resiste e dizem não ao “Projeto da Morte”, pois é assim que os agricultores/as familiares da região denominam o projeto proposto pelo DNOCS.

II Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial em Apodi foi considerada sucesso

A II Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial aconteceu ontem (02) no Centro Treinamento Profissionalizante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. O Tema da Conferência é “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil Afirmativo” e contou com a participação de representantes de Quilombolas, Ciganos, descendentes de indígenas entre outras raças.

A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria de Assistência Social deu todo o apoio à realização da Conferência, disponibilizando o local, a comida e os equipamentos necessários. Ao participar da cerimônia de abertura, o Prefeito Flaviano Monteiro declarou que “Precisamos respeitar as diferenças culturais e raciais. Não se constrói um país, um estado e um município sem preservar os traços e origens culturais”.

Aproveitando a oportunidade, Flaviano elogiou o trabalho que está sendo feito pela apodiense Lúcia Tavares no Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi, realizando um importante trabalho de resgate da história e cultura de Apodi.

A II Conferência aconteceu durante todo o dia, tratando de temáticas como: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios; Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial e Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão entre outros.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura: Sandra, representante das comunidades Quilombolas, Francisco Ferreira da Comunidade Cigana, Lúcia Tavares do Centro Histórico Tapuias Paiacus, Dr. Eduardo Gomes, coordenador estadual de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e coordenador da II Conferência, Secretários municipais: Aloma Cavalcante da Assistência Social, Isaac Paiva do Turismo, Mara Duarte da Educação e os vereadores Laete Oliveira, Chico de Marinete e Genivan Varela.

Fotos: Jânio Duarte

Cidade de Felipe Guerra está com prefeito sub judice

O prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, enfrenta problemas com a Justiça Eleitoral desde a eleição de 2008, quando foi processado e responde pelos crimes de compra de votos e formação de quadrilha na realização do projeto Cheque Reforma. O processo se arrasta há mais de cinco anos.

A situação do prefeito sub judice depois da eleição de 2012 não é diferente. Ele juntamente com seus correligionários e assessores respondem a várias acusações de crimes eleitorais.

O TRE já reformou duas sentenças em relação ao caso do Cheque Reforma, determinando que a Polícia Federal apurasse supostos atos ilícitos. A Corte Eleitoral também deverá julgar o recurso contra expedição de diploma que corre em segredo de Justiça.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social realizará mutirão para atualização de cadastros únicos

A Equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social estará fazendo atualizações cadastrais no Cadastro Único para identificar pertencentes aos grupos de agricultores familiares e pescadores artesanais.

A atualização cadastral será realizada na segunda (05/08) e terça (06/08) no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, das 8h às 16h. A atualização será feita pelo responsável familiar, portando todos os documentos pessoais e de todos os componentes da família.

A identificação dos grupos familiares é de grande importância, pois a partir das identificações familiares serão criadas políticas públicas para esses públicos, de acordo com a realidade de cada região.

A equipe da Assistência Social visitará as regiões do nosso município e nesta segunda (05/08) serão atendidos os Agricultores e Pescadores das Regiões Chapada e Areia, na terça (06/08) será a vez dos Agricultores e Pescadores das Regiões Vale e Pedra.

É importante ressaltar que outros grupos como ciganos, ribeirinhas, assentados de reforma agrária e catadores de material reciclável, também serão identificados e a equipe da assistência social realizará nos próximos meses mais um mutirão.

Fonte: Prefeitura de Apodi

Gestor do Cadastro Único dos Programas Sociais de Apodi é destaque em Brasília

O gestor do Bolsa Família e coordenador do cadastro Único de Apodi, João Francisco,  foi um dos representantes do Rio Grande do Norte na formação de instrutores de preenchimento dos formulários do Cadastro Único em Brasília, onde foi destaque devido o excelente trabalho que vem sendo feito no município.

Com aproveitamento de 100% da formação, João Francisco irá repassar para coordenadores do Cadastro Único de outras cidades seu aprendizado e prática como instrutor.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo assim conhecer a realidade socioeconômica das famílias e assim poder criar políticas públicas para cada realidade social.

O Cadastro Único não corresponde apenas ao Bolsa Família, mas aos programas sociais, já que a atualização do mesmo conta informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

“Estamos trabalhando com o agendamento das pessoas, pois a demanda de Apodi é muito grande e a atualização do cadastro é importante, pois detectamos as necessidades sociais e assim contribuiremos para a redução das vulnerabilidades sociais a que as famílias estão exposta”,  afirma João Francisco.

Fonte: Prefeitura de Apodi

Rosalba: O Estado não está quebrado

“Quem afirma que o Rio Grande do Norte está quebrado torce contra o estado”.

Autora da frase: Governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ontem em Mossoró.

RN: 17 cidades contempladas no Programa Mais Médicos

Da Tribuna do Norte – Menos de 17% dos municípios potiguares que se inscreveram no Programa Mais Médicos, do Governo Federal, foram selecionados para receber profissionais brasileiros inscritos no programa. De 101 municípios inscritos, apenas 17 vão receber o total de 37 profissionais. A maior quantidade de médicos, 16, ficará na capital do Estado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), os municípios escolhidos são de maior vulnerabilidade social do interior.

A lista preliminar foi divulgada ontem pelo MS. Uma nova listagem será divulgada na próxima segunda-feira, dia 5. Isso por que, os médicos com registro válido no Brasil selecionados nesta fase têm até às 16h de hoje para homologar a participação no programa e assinar o termo de compromisso, confirmando o interesse no município indicado. A próxima chamada de médicos e municípios começa a ser divulgada no dia 15 desse mês.

Governo pretende reduzir expediente nas secretarias

A Tribuna do Norte também destacou que o contribuinte deverá se programar com antecedência ao procurar os órgãos públicos estaduais. Isso porque as repartições deverão operar, em breve, com horário de expediente reduzido. A medida faz parte do plano do Governo do Estado para reduzir as despesas públicas frente às restrições financeiras e o elevado déficit orçamentário do exercício corrente.

A decisão de adotar o “expediente corrido” poderá ser confirmada na reunião da próxima segunda-feira da governadora Rosalba Ciarlini com o secretariado. Há outras medidas para diminuir os curtos, algumas das quais foram publicadas na edição de hoje do Diário Oficial do Estado.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Bandidos ameaçam policiais com pichação em muro de cemitério

Muro de cemitério pichado com frase
desafiadora. - www.umarizalnews.com.br
Moradores das imediações do Cemitério Público de Umarizal, região do Médio Oeste, se depararam ontem com uma pichação na parede do cemitério com a seguinte frase: "Lugar de PM é aqui". A escrita foi entendida pela polícia como ameaça de morte a alguns militares.

A delegada Liana Aragão Carneiro, titular da DP em Umarizal, disse que o que está escrito no muro do cemitério já está sendo investigado e a polícia já dispõe de alguns suspeitos. "Vamos investigar a autoria das ameaças, porém prefiro não adiantar nada agora. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos", destacou a delegada.

Para a polícia, a insatisfação dos bandidos deve estar ligada aos últimos acontecimentos, onde policiais militares frustraram um furto a uma loja no bairro São José, com troca de tiros, inclusive com suspeita de um elemento ferido.

A possibilidade de uma facção criminosa agir na região também está sendo investigada, devido a grande quantidade de roubos, furtos e homicídios ocorridos nos últimos meses, no entanto, a delegada não confirmou se existe ameaça de morte contra policiais locais. "Se existe ameaça de morte não chegou ao nosso conhecimento, mas se existir vamos investigar e prender os acusados", concluiu.

Fonte: OMossoroense

Tudo como antes

Passada a temporada das manifestações, com o mau humor desaparecendo das ruas, a classe política aos poucos vai voltando ao seu ritmo normal. Como antes.

Veja o desrespeito a Constituição no retorno do recesso de julho no Congresso: a maioria dos deputados e senadores decidiu estiar as férias. Dos 513 deputados, apenas 37 registraram ontem (01) presença na Casa; dos 81 senadores, 33 compareceram. As duas Casas só realizaram sessões de debates, sem votar nenhuma proposta.

Pela Constituição, o Congresso só poderia ter entrado em recesso se tivesse aprovado a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), o que não ocorreu. Mesmo descumprindo a norma, os congressistas instituíram um “recesso branco” e paralisaram as atividades nos últimos 15 dias.

Rio Grande do Norte tem o maior aumento no número de expectativa de vida no país

O Rio Grande do Norte foi o estado do país que registrou o maior índice de aumento no número de expectativa no país, segundo dados da Tábua de Mortalidade por sexo e idade - Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação - 2010, divulgados nesta sexta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a pesquisa, nos últimos 30 anos, a expectativa de vida no estado cresceu em média, 15,85 anos, saltando de 58 anos, em 1980, para 74 em 2010. O estudo mostrou também que as mulheres potiguares vivem mais que os homens. A média dos homens ficou saltou de 55 para 70 anos e das mulheres de 60 para 78.

Ainda de acordo com o estudo, o Rio Grande do Norte tem uma expectativa de vida acima da média nacional, que é de 73,7 anos. E, também, acima da média do Nordeste, que é de 71,2 anos. “Em 1980, o Rio Grande do Norte também era um dos estados em que a mortalidade era mais elevada, consequentemente com uma expectativa de vida mais baixa. Então de certa forma com ajuda de programas sociais houve aumento na qualidade de atendimento de pré-natal, transferência de renda propiciada pelo Bolsa Família e melhor instrução  aceleraram a diminuição da mortalidade e ganhos na expectativa de vida”, explicou Fernando Albuquerque, gerente de Componentes de Dinâmica Demográfica do IBGE.

Papa Francisco define critérios para escolha dos novos bispos: “Que amem a pobreza e não sigam psicologia de princípios”

Quando esteve no Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco se reuniu com padres e bispos e expôs sua preocupação com a nomeação dos futuros bispos da Igreja Católica. Francisco também destacou a importância que os padres devem ter na colaboração durante as nomeações dos bispos.
Vós conheceis a célebre expressão que indica um critério fundamental na escolha daquele que deve governar: si sanctus est oret pro nobis, si doctus est doceat nos, si prudens est regat nos, ou seja, se é santo, que reze por nós; se é doutor, que nos ensine; se é prudente, que nos governe”, disse.
Francisco insistiu ao pedir zelo dos padres na delicada tarefa de realizar a investigação em vista das nomeações episcopais, e disse os critérios ideais na opinião do Papa para os novos bispos.
Prestai atenção a fim de que os candidatos sejam Pastores próximos do povo: este é primeiro critério. Pastores próximos do povo! Aquele é um grande teólogo, tem uma mente grandiosa: que vá para a Universidade, onde fará muito bem! Pastores! Temos tantas necessidades de Pastores! Que sejam pais e irmãos, que sejam mansos, pacientes e misericordiosos; que amem a pobreza, interior como liberdade para o Senhor e também exterior, como simplicidade e austeridade de vida, que não sigam uma psicologia de Princípios”.
Segue a conclusão do discurso do Papa:
Prestai atenção a fim de que não sejam ambiciosos, que não procurem o episcopado; afirma-se que o Beato João Paulo II, numa primeira audiência que teve com o Cardeal Prefeito da Congregação para os Bispos, ao responder-lhe a uma pergunta sobre o critério a seguir na escolha dos candidatos ao Episcopado, o Papa disse-lhes com a sua voz particular: “O primeiro critério é: volentes nolumus”. Aqueles que aspiram ao Episcopado... não, não são adequados. E que sejam esposos de uma Igreja, sem estar em busca constante de outra. Que sejam capazes de “velar” sobre a igreja que lhes for confiada, ou seja, de cuidar de tudo aquilo que a mantém unida; de “vigiar” sobre ela, de prestar atenção aos perigos que a podem ameaçar; mas, principalmente, que sejam capazes de “velar” sobre o rebanho, de vigiar, de cuidar da esperança a fim de que haja sol e luz nos corações, de sustentar com amor e paciência os desígnios que Deus realiza no seu povo.
Pensemos na figura de São José que vela sobre Maria e Jesus, no seu cuidado pela sagrada família que Deus lhe confiou, e no olhar atento com que a orientou para evitar os perigos. Por isso, os Pastores saibam permanecer à frente do rebanho para lhe indicar o caminho, no meio da igreja para manter unida, atrás do rebanho para evitar que alguém se atrase  e a fim de que a própria igreja tenha, por assim dizer, o sentido de orientação para encontrar o caminho. O Pastor deve caminhar assim!
Amados Representantes Pontifícios, estes são apenas alguns pensamentos, que brotam do meu coração e que pensei antes de os escrever: desta vez fui eu que escrevi! Pensei muito e rezei. Estes pensamentos vêm do meu coração, e com eles não tenciono dizer coisas novas – não – nada daquilo que vos disse é novo – mas sobre as quais vos convido a meditar, para o desempenho do serviço importante e precioso que prestais à Igreja inteira. A vossa vida é muitas vezes difícil, por vezes em lugares onde há conflitos – sei bem: falei duas vezes nestes dias com um de vós sobre isto. Quanta dor, quanto sofrimento!
Uma peregrinação contínua, sem a possibilidade de lançar raízes num lugar, numa cultura, numa realidade eclesial específica! Mas é uma vida que caminha rumo às promessas e que as saúda de longe. Uma vida a caminho, mas sempre com Jesus Cristo, que nos dá a mão. É uma certeza: Ele segura-vos pela mão. Mais uma vez, obrigado por tudo isto! Nós sabemos que a nossa estabilidade não depende das coisas, mas do fato de sermos Pastores autênticos que mantêm o olhar fixo em Cristo. Mais uma vez, obrigado! Por favor, peço-vos que rezeis por mim, porque preciso muito disto. Que o Senhor vos abençoe e Nossa Senhora vos conserve. Obrigado!

Convite: Diácono Francisco Cornélio Freire da Rodrigues convida você para assistir sua ordenação no dia 4 de agosto

Clique para ampliar!

Nota do blog: agradeço ao amigo e irmão Cornélio Freire pelo convite e confirmo presença. Estou pronto pra ajudar no quer for preciso.

Detran realizará testes de direção veicular em Apodi, dia 20

A Subcoordenadoria de Trânsito do Detran inicia hoje (01) pela cidade de Currais Novos o cronograma do mês agosto voltado para a aplicação de provas de direção veicular no interior do estado. A meta é alcançar a marca de 2.880 testes distribuídos nos 16 municípios que serão visitados pela força tarefa do Órgão.

Cronograma – Exame Direção Veicular Agosto-2013

01/08 – Currais Novos;
02/08 – Caicó;
05/08 – Goianinha;
06/08 – Ceará Mirim;
07/08 – Nísia Floresta;
08/08 – Goianinha;
09/08 – Currais Novos;
12/08 – Canguaretama;
13/08 – Jucurutu;
14/08 – Caicó;
15/08 – Nova Cruz;
16/08 – Canguaretama;
19/08 – Tangará/Santa Cruz;
20/08 – Apodi;
21/08 – Pau dos Ferros/São Miguel;
22/08 – São Paulo do Potengi;
23/08 – Ceará Mirim;
26/08 – João Câmara/Macau;
27/08 – Jardim do Seridó;
28/08 – Parelhas;
29/08 – Pau dos Ferros/Caraúbas;
30/08 – Passa e Fica

Mais Médicos vai levar profissionais para 626 municípios

Em sua primeira seleção, o Programa Mais Médicos vai levar 1.753 médicos para 626 municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, 51,3% das vagas ocupadas estão em municípios de maior vulnerabilidade social do interior e 48,6% nas periferias de capitais e regiões metropolitanas, todas elas nas áreas prioritárias do programa.Os médicos com registro brasileiro selecionados têm até o dia 3 às 16h para homologar a inscrição.

Ao todo, 2.379 médicos com diploma brasileiro fizeram a escolha dos municípios de preferência para atuar pelo programa. Desses, 507 não foram alocados em suas escolhas por indisponibilidade de vagas e poderão ajustar suas opções até segunda-feira (5). Os demais 119 que, descumprindo as regras do edital, não apontaram as possibilidades de municípios para trabalhar, poderão voltar a participar do segundo mês de inscrições, que começa no próximo dia 15.

Matrícula para estudantes em lista de espera no ProUni começa hoje e vai até o dia 7, próxima quarta-feira

Começa nesta sexta-feira (2) e vai até o dia 7 de agosto o prazo para que os estudantes selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) façam a matrícula na instituição de ensino superior. Além disso, os estudantes deverão comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. No dia 12, será feita a segunda convocação pelas instituições de ensino. Caberá ao estudante acompanhar o processo. O prazo para ratificação dos documentos e matrícula vai até o dia 15.

O ProUni oferece bolsas em instituições particulares de ensino superior. Nesta edição, são oferecidas 90.045 bolsas – dessas, 55.693 são integrais e 34.352, parciais, no valor de 50% da mensalidade. As bolsas integrais do ProUni são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. Nesta edição do programa, 436.941 candidatos fizeram a inscrição.

IPTU só pode ser aumentado por lei, decide Supremo

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (1º) que as prefeituras não podem reajustar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) por decreto quando existe lei tratando do assunto. A decisão unânime deve ser aplicada a casos semelhantes porque o processo foi reconhecido como de repercussão geral.

Os ministros analisaram recurso da prefeitura de Belo Horizonte que pretendia derrubar decisão do Tribunal de Justiça local, contrária ao reajuste por decreto. Eles entenderam que o procedimento violou a Constituição Federal e o Código Tributário Nacional (CTN) ao fixar uma correção monetária para 2006 maior que a inflação do ano anterior.

De acordo com o relator, ministro Gilmar Mendes, o reajuste do valor venal dos imóveis para fim de cálculo do IPTU só dispensa a edição de lei no caso de correção monetária. Nos outros casos, o Executivo é impedido de interferir no reajuste.

[humor] A gata da sexta em dose dupla. Divirtam-se tarados do blog


Hoje é sexta-feira, dia da gata da semana. Dia de biritar, curtir, beijar e amar. Olha só leitores tarados deste blog, a super promoção de cerveja no Depósito de Bebidas São João!!!!

Policiais civis definem sobre greve na segunda

Assembleia avaliará reunião que acontecerá com o Governo pela manhã

Os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram na noite desta quinta-feira (01), em assembleia na sede do SINPOL, adiar a votação de indicativo de greve para segunda-feira (05), às 18h, quando poderão avaliar resultado de nova reunião com o Governo (que acontecerá naquele dia, a partir das 10h).

Tal adiamento ocorre a pedido do presidente da comissão que negocia com servidores, o secretário de Administração Alber da Nóbrega, que garantiu que Na segunda apresentará respostas para os itens da pauta.

A categoria observa, contudo, que essa é mais uma prova de que está disposta a avançar no diálogo, mas poderá deflagrar a greve na próxima semana, se não houver sinalizações concretas para atendimento das reivindicações.

Projeto Apodi Terra Saudável continua promovendo a limpeza de bairros e comunidades



A secretaria de urbanismo e transportes, vem dando continuidade ao projeto Apodi Saudável, que visa através de uma verdadeira ação de limpeza proporcionar mais saúde e dignidade para os apodienses.

Na semana passada foi a vez do distrito de Soledade receber o projeto, que realizou pela segunda vez essa ação de limpeza mais completa, beneficiando os moradores e visitantes do museu e do sítio arqueológico.

"O projeto não está restrito à zona urbana, ele também se estende para as comunidades da zona rural do nosso município, beneficiando dessa forma a todos os apodienses", completou Júnior Costa, secretário de Urbanismo e Transportes.

O projeto terá continuidade em outras comunidades como a de Melancias, entre outros bairros que ainda não foram contemplados da nossa cidade. "Esse projeto não faz apenas a limpeza, mas também outras ações, como a reposição de lâmpadas entre outros concertos", lembra o secretário. 

Ações como esta não soluciona por si só os problemas relacionados à limpeza dos ambientes públicos, para se conseguir os objetivos desejados tem que haver uma parceria com a população, através da conscientização individual da importância da limpeza para a saúde da coletividade.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Dívidas herdadas de gestões anteriores ultrapassam 7 milhões

Essa semana, o prefeito Flaviano Monteiro esteve mais uma vez no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Natal, para tratar da negociação de dívidas trabalhistas deixadas pelas gestões passadas, que juntas somam R$ 4.288.922,28.

A herança de dívidas de gestões anteriores dificultam a vida dos novos gestores que enfrentam ainda perdas nas receitas e obrigações referentes a reajustes salariais dos servidores municipais. “Somente na folha deste mês, tivemos um acréscimo de mais de 300 mil reais”, contabiliza Flaviano.

“Além das dívidas citadas, temos o precatório de 35 mil reais que já pagamos mensalmente, até Abril de 2016 e esta semana tivemos que negociar mais um de 30 mil reais mensais, o que compromete o investimento em obras e outras necessidades do município”, lamenta.

O prefeito enumera ainda uma série de dívidas herdadas que emperram o desenvolvimento do município, tais como: INSS, COSERN, CAERN. “O não pagamento do repasse do INSS nos meses de outubro, novembro, dezembro e o décimo terceiro de 2012, acumularam uma dívida que chega perto de 2 milhões”, informa.

Com tantas dívidas a serem pagas, mesmo através de negociações, o prefeito prevê cortes em vários setores e para isso está convocando os secretários para reunião onde deverão ser anunciadas medidas rigorosas de controle das despesas.

Servidores do município recebem salários com reajuste

A Prefeitura Municipal de Apodi iniciou ontem (31) o pagamento dos salários dos servidores referentes ao mês de julho, com reajuste de 5% concedido pelo prefeito Flaviano Monteiro a todos as categorias, com exceção dos agentes de saúde e agentes de endemias, que tiveram seus vencimentos pagos no primeiro dia.

Os pagamentos são feitos através das agências da Caixa Econômica e o Banco do Brasil, a todos os servidores efetivos, comissionados, prestadores de serviço e estagiários e efetuados sempre dentro do prazo legal que é até o dia 5 do mês subsequente.

“Para conseguirmos pagar a folha até amanhã, quando recebem os servidores da Educação, fizermos um esforço muito grande, porque além de implementarmos o aumento concedido, também estamos pagando dois meses de décimo terceiro salários, referentes aos aniversariantes dos meses de julho e março”, explica o tesoureiro Josivan Alves.

Com o reajuste concedido e o pagamento do décimo terceiro dos aniversariantes de julho e maio, o impacto do aumento na folha foi de mais de 300 mil reais, o que compromete as receitas do município e deixa o município no limite prudencial, o que preocupa Flaviano, que já acendeu o sinal de alerta e está promovendo redução e ajustes nas despesas do município.

Central do cidadão volta a oferecer exame de psicoteste para quem vai tirar primeira habilitação

Há mais de nove meses que a central do cidadão do Apodi não estava realizando exames para a primeira habitação, o chamado psicoteste, isso devido à falta de profissional habitado para a realização dos exames.

Agora, para quem vai tirar a primeira habilitação uma excelente noticia, a central do cidadão do Apodi voltou a realizar os exames. 

A instituição agora conta com dois psicólogos. Você já pode se dirigir a central do cidadão, procurar o boxe do DETRAN e agendar seu exame, isso já partir de hoje, primeiro de Agosto.

Obery diz que a crise atinge a todos os Estados e municípios

Em função da gravidade do quadro econômico nacional com expectativas de quedas nas projeções de Produto Interno Bruto (PIBs) para o exercício de 2013, o Rio Grande do Norte, assim como  os demais estados e municípios brasileiros, enfrenta crise financeira. Para detalhar os motivos que obrigaram o Governo do Estado a adotar um conjunto de medidas de redução de gastos, o secretário estadual de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, concedeu entrevista coletiva à imprensa na tarde desta quarta-feira (31), no auditório da Governadoria. Obery estava acompanhado do Consultor- geral do Estado, José Marcelo,  do Controlador geral do Estado, Anselmo Carvalho e do Secretário de Comunicação, jornalista Edílson Braga.

Inicialmente, o Secretário fez uma breve exposição sobre a  crise porque passam o País, os Estados e os Municípios e analisou os cortes que atingiram o orçamento dos três Poderes, TCE  Ministério Público. Segundo Obery, os cortes promovidos não foram surpresa para nenhum dos Poderes, “até porque a governadora Rosalba Ciarlini se reuniu, individualmente, com o deputado Ricardo Motta, com o desembargador Aderson Silvino, com o Procurador-Geral de Justiça Rinaldo Reis, com o presidente do TCE, Paulo Roberto. Também várias reuniões com equipes técnicos de todos os órgãos e poderes analisando a situação financeira do Estado”.

Seminário O Empreendedorismo e a Sustentabilidade "Oportunidades e Desafios"

A Coordenação de Extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus Caraúbas está promovendo um Evento que acontecerá no dia: 15/08/2013, denominado: Seminário o Empreendedorismo e a Sustentabilidade "Oportunidades e Desafios" vagas limitadas (200 vagas), evento este que tem por objetivo incentivar aos discentes e comunidade Empresarial a informar nas Palestras dos Doutores e Especialistas da área tem a demonstrar sobre o assunto, enriquecendo e abordando novos conhecimentos para a área.

Inscrições na CDL em Caraúbas e na UFERSA (Sala 29, Bloco dos Professores)
Inscrições a partir do dia 5 de agosto (próxima Segunda-feira - vagas limitadas)

Organização: Coordenação de Extensão 
Maiores Informações: extensao.caraubas@ufersa.edu.br
FONE: (84)3337-2958

Produtores de arroz irrigado no Vale do Apodi

Francisco Edilvan Mota Soares, Francisco Nascimento Mota Soares e Francisco Welson Mota Soares

Enquanto a grande maioria dos produtores de Apodi contabiliza o prejuízo referente à estiagem de 2012, seguindo com a seca verde de 2013, pois o inverno em algumas regiões começou em abril passando o período de plantio, por ou lado os produtores de arroz irrigado do Vale do Apodi está colhendo a primeira safra do ano, com uma boa produtividade e qualidade.

Um exemplo são os irmãos Francisco Edilvan Mota Soares, Francisco Nascimento Mota Soares e Francisco Welson Mota Soares. De janeiro a julho cultivaram vinte e três tarefas com expectativa de colher 700 alqueires (medida de arqueiro/ cento e quinze kg de arroz em casca), segundo o Francisco Edivan, planeja aumentar 12 tarefas de terra, para o segundo plantio que começará em agosto e vai até dezembro de 2013.

Esse bom desempenho resulta da parceria produtor e FUNDEVAP, que segundo o presidente: Francisco Ivan a fundação está trabalhando visando o desenvolvimento do vale do Apodi.

por Eron Costa assessoria FUNDEVAP

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Moradores da Pedra agradecem parceria da prefeitura para construção de ponte

As comunidades de Santa Cruz I e II, Cápua e Traíras, se reuniram no último domingo, dia 28, e convidaram o prefeito e o vice, para celebrarem e se confraternizarem pela construção da ponte que foi feita através de uma parceria entre a prefeitura e os moradores das comunidades.

A ponte era um desejo antigo dos moradores daquela região, pois possibilita a ligação entre essas comunidades e beneficia a todos que dela precisar. Na ocasião também foi comemorado a reforma das estradas da região, feita pela prefeitura municipal.

Através de ações como essa, a prefeitura busca oferecer e tratar os moradores da zona rural com o respeito e o valor merecido. “O intuito não é transparecer que é um favor que está sendo feito, mais sim um dever do poder público para com os cidadãos apodienses, sejam eles da zona rural ou urbana”, acrescenta o prefeito Flaviano Monteiro.

Secretaria de Urbanismo apoia o Projeto: Escola, Comunidade e Meio Ambiente

Aconteceu ontem (30) o lançamento do Projeto: Escola, Comunidade e Meio Ambiente da Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama Tôrres – EEPMZGT, a Secretária de Urbanismo e Transportes é parceira do projeto. Os responsáveis pelo projeto são os professores Welitton Souza, Cledson Lima, Gidélia Costa, Gilkarleide Morais, além da diretora Eleuza Gurgel, da vice Rosa Chaves e demais professores.

O envolvimento da família e da comunidade é considerado de fundamental importância pela Escola Zenilda Gama, no município de Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte. Localizada em bairro distante do centro da cidade, numa comunidade com poucas oportunidades sociais, culturais e econômicas, a escola atende crianças e jovens inclusive da zona rural.

Com este projeto esperamos mostrar a importância da parceria entre comunidade e escola, assim como o apoio total da prefeitura municipal. “O trabalho vai ser realizado não só na escola, mas em todo Bairro São José (IPE). Procuraremos trabalhar os danos ambientais, questões como: lixo; esgoto a céu aberto; queima indevida do lixo ou mato, etc. Outro exemplo, o açude de Isauro que recebia os dejetos da antiga fábrica de refrigerantes forró, entre outras questões que serão abordadas”, disse o pastor e professor coordenador do projeto Welitton Souza.

“Queremos sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar e comunidade externa sobre os problemas ambientais presentes na nossa comunidade executando na prática, medidas que minimizem os problemas de erosão, presentes na área da escola, buscando recuperar e recompor a vegetação da área erodida visando, sobretudo, a formação de pessoas competentes e conscientes da importância do exercício da cidadania, também foi destacado a importância da coleta seletiva do lixo no município”, destaca o secretário de urbanismo Júnior Costa.

“Atualmente são inúmeras são as pressões exercidas pela sociedade, poder público, mídias a fim de incentivar medidas de proteção ao meio ambiente. A vocação agrícola desta Unidade de Ensino, nos 40 anos de sua existência, atuando nos setores de produção animal e vegetal, principalmente em épocas onde não havia conhecimento técnico preciso sobre os efeitos destas atividades, trouxe consequências negativas para o meio ambiente, independentemente da adoção de medidas preventivas ou mitigadoras, para que esses efeitos indesejáveis fossem os menores possíveis”, acrescentou o secretário adjunto Genildo Souza.

No final a secretaria de urbanismo entregou diversas coletoras para que alunos, professores e comunidade possam iniciar a coleta seletiva do lixo.

por Janio Duarte

terça-feira, 30 de julho de 2013

Educação em tempo integral

Pelas contas do Ministério da Educação, até 2014 o Brasil deve ter 60 mil escolas públicas com aulas em período integral.

Já são 49,3 mil. Além de acompanhamento pedagógico obrigatório com aulas de reforço escolar em matemática, português, ciências e uma língua estrangeira, no turno complementar os alunos podem praticar esportes e atividades culturais.

Terminado o recesso

Logo no início do segundo semestre, a Assembleia Legislativa será bastante movimentada.

Os deputados Kelps Lima e Walter Alves querem convocar os secretários de Planejamento e da Administração, respectivamente Albery Rodrigues Júnior e Álber Nóbrega, para explicações sobre a situação financeira do Estado. É só o começo.

Secretaria de Turismo apoiou a realização de 15 arraiás de bairros

Anna Paula, secretária adjunta de turismo, fazendo entrega do prêmio à princesa junina do bairro Bacurau I.

Terminou no último sábado os Arraiás de Bairros que contou com o apoio da prefeitura de Apodi, através da Secretaria de Turismo, destaca o blog ApodiBaixo doPano.

O primeiro arraiá aconteceu no bairro Malvinas com o já tradicional Arraiá da Nena, no dia 09 de Junho.

Foram ao todo 15 arraiás:
Arraiá da Nena - no bairro Malvinas - animação do Forró do Villa;
Bairro Betel com Forró Abafe o caso;
Bairro Bico Torto com Forró de 2;
Arraiá da PBA - Rua Pe. Benedito Alves com Forró da Vez;
Arraiá do Vaval - bairro Cruz de Almas com Forró da Vez;
Bairro Betel com Forró do Villa;
Arraiá da Brecha da Gata com Bonde do Stilo;
Bairro Lagoa Seca com Forró da Vez;
Bairro IPE com Abafe o caso;
Rua Tiradentes com Forró da Vez;
Arraiá da Marechal com Abafe o caso;
Bairro Bacurau I com Forró de 2;
Arraiá da Rita Gama - Marechal - com Forró do Villa;
Arraiá da Garilândia com Forró do Villa e Magno Adiel;
Arraiá do Balakubaco com Bonde do Stilo, e participação dos irmãos Lacerda e Nilson Viana.

Os bairros ficaram encarregados de organizar o evento, enquanto que a prefeitura patrocinava as bandas, o som e dava suporte na iluminação e ornamentação das ruas.

Pelo Twitter, Wilma atribui bom resultado do IDH do RN a sua gestão

A ex-governadora Wilma de Faria, que administrou o Rio Grande do Norte de 2003 a abril de 2010, recebeu com muita comemoração a divulgação ontem do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do RN pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que aponta o estado em posição de destaque com relação aos demais da região Nordeste e federação.

Através das redes sociais, se pronunciou: “Amigos, compartilho a alegria com a divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano do RN pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento”, iniciou, informando a seguir: “Com base nos dados de agosto de 2010, ficamos em 1º do NE e 15º no País provando os reais avanços sociais e econômicos do nosso governo”.

Wilma destacou ainda que o RN superou estados mais ricos, como Bahia, Pernambuco e Ceará, comprovando que sua gestão eficiente promoveu melhoria incontestável na vida dos potiguares. “Essa avaliação técnica e isenta, de um órgão internacional, da ONU, o PNUD, é nossa melhor resposta contra os ataques da atual gestão!”, concluiu.

Aluno ‘escorrega’ e cai de veículo escolar em Apodi

Uma criança de sete anos caiu na manhã desta terça-feira (30) na zona rural de Apodi, no interior do Rio Grande do Norte, ao cair de um veículo pau-de-arara que faz o serviço de transporte escolar na cidade.

O aluno é morador do Sítio Lagoa do Mato, região da Areia. Segundo o vereador Genivan Varela, o acidente ocorreu por volta das 6h30min desta terça-feira, quando as crianças eram levadas para a escola.

“As secretárias de Educação e Saúde estão dando total apoio ao estudante que foi socorrido até Mossoró, o aluno ficou com apenas escoriações pelo corpo e dor nas costas devido a queda, ainda em Mossoró foi batido um raio x”, disse Leandro ao blog.

O serviço de transporte escolar em veículos pau-de-arara ocorre em várias cidades do Rio Grande do Norte.

Nota do blog: o garoto passa bem, ao contrário de como noticiou alguns blogs de forma errônea. 

Reunião do Programa Balde Cheio em Apodi


O Programa Balde Cheio é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. Seu objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas. 

“Promover a viabilidade da pequena propriedade leiteira, através do aumento de produtividade e rentabilidade da atividade, o município de Apodi estará apoiando os produtodes que compõem o Programa Balde Cheio”, destaca o coordenador do programa Clebson Lima.

Governadora determina contenção de despesas

Contenção de despesas com pessoal, suspensão da concessão de gratificações, proibição da contratação de cargos comissionados e suspensão de viagens são algumas das medidas adotadas na noite de hoje (29) pela governadora Rosalba Ciarlini, durante reunião com o secretariado para avaliação de metas.

Durante três horas de reunião, a governadora ouviu de cada um dos secretários relato das metas que se propõem a executar para ajudar na redução do custeio da máquina. Semanalmente essas reuniões serão realizadas quando o cumprimento das metas serão cobradas pessoalmente pela governadora, que ficará na linha de frente no controle dos gastos.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Até 2014, Brasil deve ter 60 mil escolas públicas com aulas em período integral

Mais de 49,3 mil escolas públicas em todo o país têm atividades em período integral. A expectativa é que até o ano que vem sejam 60 mil. No turno complementar, além de acompanhamento pedagógico obrigatório com aulas de reforço escolar em matemática, português, ciências e uma língua estrangeira, os alunos podem praticar esportes e participar de atividades culturais, que ajudam a melhorar a disciplina e a concentração.

“Nossa prioridade tem sido as escolas onde estão as crianças mais pobres, que são aquelas que recebem o Bolsa Família”, disse hoje (29) Dilma Rousseff, durante o programa Café com a Presidenta. Segundo ela, a educação em dois turnos é importante para o aluno, para a família do aluno e para todo o país, pois o modelo ajuda no aprendizado de crianças e adolescentes. “Nenhum país do mundo chegou a se transformar em uma nação desenvolvida sem que as crianças tenham dois turnos na escola, nos colégios”, ressaltou.

Cursos de qualificação para os associados da Aquapo


Hoje (29) terminou os cursos para pescadores(as) e filhos(as) onde participaram mais de vinte associados.

No final da segunda semana de cursos realizados em parceria entre Colônia dos Pescadores de Apodi e Sebrae, trazendo dois cursos de qualificação para os associados. Sendo os cursos de “praticando o associativismo” e o segundo “planejando nosso empreendimento coletivo”.

A Colônia dos Pescadores também se preocupa em qualificar seus associados. Os mesmos receberam dois certificados dos cursos ministrados.

Em parceria com Sebrae, prefeitura vai oferecer capacitações visando a reinserção do filé de tilápia na merenda escolar

O vice-prefeito de Apodi, José Maria, participou de reunião com os Agentes de Desenvolvimentos (ADS) do município, Caubi Torres e Jesana Caetano, com o presidente da colônia de pescadores, Geraldo Neto e Renato Gouveia, gestor dos projetos, Sertão do Apodi e Piscicultura SEBRAE RN.

O objetivo da reunião foi discutir ações que fortaleçam a reinserção do filé de tilápia na merenda escolar, o que já foi aprovado pelas secretarias de Educação e de Assistência Social, com a adesão de 11 escolas da rede municipal de ensino, beneficiando mais de 3 mil alunos.

Os agentes de desenvolvimento foram nomeados através de portaria e foram capacitados pelo SEBRAE e têm como função fazer a ligação entre o município, o SEBRAE e a classe empresarial, visando auxiliar no desenvolvimento e no empreendedorismo local, oferecendo cursos capacitadores, visitas técnicas com aconselhamentos e incentivos a melhorias nos negócios.

Secretaria de Saúde realizará palestra sobre Mucopolissacaridoses

Convidamos os Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, Médicos e demais profissionais da Atenção Básica para participarem da palestra sobre a Síndrome Mucopolissacaridose, a qual será realizada no dia 02 de agosto, às 9 hs, na Casa da Cultura.

Trata-se de uma doença genética rara, mas foram identificados alguns casos em Apodi. Espera-se que com o conhecimento sobre a doença, sua forma clínica, fenótipo, possamos identificar mais casos e encaminhar para tratamento clínico.

Roberto Hellinks - Secretaria Municipal de Saúde em Apodi.

Mais de 300 agricultores/as ocupam as terras do perímetro irrigado da Chapada

Assembleia na manhã deste domingo (28)

Assembleia na manhã deste domingo (28).

Desde o último dia (24) de Julho centenas de agricultores/as sem terra estão acampados nas terras desapropriadas pelo DNOCS que fazem parte dos lotes desapropriados para o Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi. O número de acampados já passa de 300 famílias que ocupam aquelas terras.

Na manhã de ontem (28) aconteceu à primeira assembléia no acampamento onde os agricultores e apoiadores do acampamento planejaram aspectos organizacionais da área, também se discutiu na assembléia o nome de identificação do acampamento onde ficou aprovado pro todos que o acampamento será chamado de Edivan Pinto, em homenagem ao saudoso companheiro de luta dos agricultores familiares de Apodi. Edivan Pinto foi natural do município de Apodi filho de agricultores sempre militou no movimento camponês do Estado do Rio Grande do Norte, por último prestou acessória as áreas de assentamentos e comunidade rurais de Apodi através da Comissão Pastoral da Terra, Edivan faleceu no ano de 2009 na cidade de Mossoró.

Outro fator marcante no acampamento é a garra dos trabalhadores/as rurais que estão acampados reafirmando que as terras da chapada do Apodi devem servir a agricultura familiar camponesa.

A medida de ocupação pelo MST tem o apoio das diversas organizações que atuam no campo, dentre elas: STTR de Apodi, Marcha Mundial de Mulheres, ASA Potiguar, Terra Viva, COOPERVIDA, CPT e vários outros segmento do país que a todo momento enviam mensagem de apoio aos camponeses.


Confira abaixo mais imagens do acampamento Edivan Pinto:


Por: Agnaldo Fernandes Notícias do Campo

Aloma Tereza participa do 1º Seminário de Serviço Social em Parelhas

A secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Aloma Tereza participou no município de Parelhas na última sexta-feira (26) o 1º Seminário de Serviço Social que tem por tema: Serviço Social. Instrumentalidade e Interdisciplinaridade. A ideia do Seminário surgiu pela necessidade de se discutir acerca da profissão. Com isso criou-se uma comissão para organização e realização do Seminário, que é formada por Assistentes Sociais que atuam no município. O objetivo é repensar a prática e trazer reflexões para discussão, uma vez que é de fundamental importância para efetivação da prática profissional e do projeto ético político.

O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Arnaldo Bezerra e conta com a presença dos palestrantes: Alysson Zenildo Costa Alves (CRP/RN);  Elizângela Cardoso de Araújo Silva – (Casa Renascer-RN); Liliane de Macêdo Azevedo (Assistente Social do CAPS/Parelhas); Tássia Regina Monte dos Santos (CRESS/RN); Janaiky Pereira de Almeida (UERN) e Carlos Magno de Souza Cordeiro (Assistente Social e Diretor do Hospital Dr. José Augusto Dantas), que debateram sobre os temas: “Serviço Social e Interdisciplinaridade – com ênfase no trabalho psicossocial” e “Instrumentalidade em Serviço Social”, além de Alexandre Carlo (Secretario Municipal de Assistência Social e da Habitação).

Estado oferta 220 vagas de professor distribuídas em 29 municípios paraibanos

A Secretaria de Educação do Estado inscreve até a próxima quarta-feira para o processo seletivo simplificado para contratação de pessoal em caráter excepcional.

São 210 vagas para profissionais de educação do ensino fundamental. As inscrições podem ser feitas pelo site www.paraiba.pb.gov.br/educacao. A jornada é de 30 horas semanais.

O processo seletivo será realizado em três etapas, através da inscrição online, prova de títulos e entrevista escrita. A contratação será pelo período de 18 meses. Cada candidato só pode se inscrever uma única vez.

As vagas serão distribuídas em 29 municípios paraibanos: Bayeux, Cabedelo, Sapé, Caaporã, Pitimbu, Borborema, Pirpirituba, Serraria, Pilões, Alagoinha, Boqueirão, Soledade, Juazeirinho, Queimadas, Fagundes, Barra de Santana, Pilar, Juripiranga, Caldas Brandão, Salgado de São Félix, Riachão do Bacamarte, Mogeiro, Itaporanga, Piancó, Santana dos Garrotes, Coremas, Conceição, Igaracy e Diamante.

Última parcela do FPM de julho que será transferido nesta terça-feira vem maior que o esperado por prefeitos

O terceiro, e último, repasse do Fundo de Participação de Municípios de (FPM) de julho entra nas contas dos Municípios no dia 30. Ao considerar o porcentual destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb), o valor a ser partilhado será de R$ 1.313.848.278,41. Com a retenção do Fundeb, valor bruto, o montante chega a R$ 1.642.310.348,01.

De acordo com cálculo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o repasse será 0,08% maior do que estimativa divulgada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). No entanto, a soma dos três decêndios do mês não alcança o valor do montante distribuído em julho do ano passado. Em termos reais, o valor de R$ 4.308.370.043,68 é 3,3% menor do que o transferido no mesmo mês de 2012.

Estrada beneficiará diretamente Soledade ao Lajedo


A estrada que liga o distrito de Soledade até o lajedo foi recuperada pela prefeitura, antiga reivindicação dos moradores de Soledade.

“A estrada beneficiará diretamente o distrito Lajedo de Soledade, servindo como obra facilitadora para o fluxo de turistas que procuram conhecer as riquezas culturais do Lajedo, onde são encontradas atrações culturais, por meio da história das figuras rupestres existentes naquele local”, justifica o secretário de Obras Samuel Nogueira.

O Lajedo de Soledade, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, está localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, no município de Apodi, a 12 km do centro da cidade. O município tem cerca de 33 mil habitantes e fica a 420 km de Natal e a 76 km de Mossoró, a segunda maior cidade do Estado.