sábado, 27 de abril de 2013

Educação: Prestação de contas de programas federais termina dia 30

O prazo para apresentação das prestações de contas de três programas federais na área de educação termina nesta terça-feira, dia 30 de abril e muitas prefeituras e governos estaduais ainda não enviaram os dados referentes às competências de 2011 e 2012.

Os entes federativos devem encaminhar as informações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para não correr o risco de ter os recursos desses três programas bloqueados.

Convocados todos os secretários de Educação do RN para seminário sobre o PAR

O mandato da deputada federal Fátima Bezerra (PT), em parceria com a UNDIME, FEMURN, FNDE e MEC realizam um seminário cujo objetivo é contribuir com os gestores municipais de educação do RN na elaboração de seus Planos de Ações Articuladas – PAR. Seminário será realizado nesta segunda-feira (29), a partir das 8h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - CEMURE, em Natal.

Programação:
8h – Abertura oficial
9h – Exposição dialogada sobre a importância do PAR e orientações quanto a sua elaboração com consultores do MEC e FNDE.
12 – Almoço
14h – Esclarecimentos de dúvidas sobre o PAR
16h – Encaminhamentos
17 – Encerramento

Saiba mais

O Plano de Ações Articuladas é um instrumento de planejamento da educação por um período de quatro anos. É um plano estratégico de caráter plurianual e multidimensional que possibilita a conversão dos esforços e das ações do Ministério da Educação, das Secretarias de Estado e Municípios, num SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

Abertura da Conferência das Cidades é prestigiada por representantes estaduais

A abertura da  5ª Conferência das Cidades do Município de Apodi, aconteceu ontem (26) à noite, na Casa de Cultura, com a presença do prefeito, Flaviano Monteiro, do vice-prefeito, José Maria, do presidente estadual do PC do B, Antenor Roberto e do vereador de Natal, George Câmara (PC do B) e do representante do Conselho das Cidades, Ivan Pinheiro.

O tema da Conferência “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!” foi apresentado pelo vereador George Câmara, que falou sobre dos desafios de transformar os municípios em espaços mais justos e assegurar o direito à cidadania.

“A mudança só é possível se nos engajarmos na discussão de problemas que nos afetam diretamente, como a falta de saneamento básico”, disse Genildo Souza, secretário adjunto, que abriu a conferência como representante da Secretaria de Urbanismo, responsável pela organização do evento.

A Comissão Preparatória da Conferência foi anunciada pelo vice-prefeito, José Maria que parabenizou e encorajou os membros para o debate. “Nos só conseguiremos desenvolver o município de debatermos os nossos problemas, dessa forma”, frisou.

O presidente do PC do B, Antenor Roberto lembrou que a conferência “é a cara do governo de Apodi, que é popular”, mas alertou que é preciso manter o povo organizado, porque se o povo se dispersar, não haverá possibilidade de avanços que proporcionarão uma nova organização social para que se possa compreender os objetivos desse governo que se instalou no município.

O prefeito Flaviano Monteiro reconheceu que Apodi vive momentos difíceis e que um dos grandes desafios deste século, é crescer com equilíbrio. “A falta de planejamento gera problemas muito sérios e impede que haja crescimento de forma sustentável. Precisamos discutir de forma coletiva porque não podemos mais cometer os erros do passado”.

A conferência terá continuidade hoje, quando serão discutidos os eixos temáticos que são: saneamento básico, mobilidade urbana, habitação, planejamento urbano e ordenamento territorial e trânsito.

A gata da semana com olhar fatal tarados! rsrsrs…



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Agenda de Shows do Forró do Stilo


Programa Transformação é referência no Estado e vira inspiração para a classe estudantil


O programa Transformação, implantado pela gestão de Flaviano Monteiro e José Maria, que assegura transporte gratuito para os estudantes universitários de Apodi já é referência no Estado, inspirando movimentos da classe estudantil em outros municípios.

Atendendo convite do vereador Thiago Cavalcanti, de Carnaubais, Flaviano participou ontem (25) à noite, em Assu, de uma Audiência Pública sobre a Lei Municipal que instituiu o "Bolsa Educação", programa voltado para alunos que precisam se deslocar para outras cidade para cursar o nível superior ou técnico e que se enquadrem nos critérios de  baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.

O prefeito de Apodi foi bastante aplaudido ao falar sobre o programa Transformação que beneficia cerca de 600 estudantes universitários que se deslocam diariamente para os municípios de Mossoró e Caraúbas a um custo 40 mil reais mensais para os cofres do município.

Durante a audiência, a administração de Flaviano foi exaltada pelo deputado George Soares, ao afirmar em seu discurso que o Prefeito de Apodi, representa um novo modelo de gestão que é referência em todo Estado do RN.

A audiência contou com participação expressiva de estudantes de Assu que ovacionaram o prefeito de Apodi durante a exposição do programa Transformação. Eles pagam, em média, R$ 100,00 pelo transporte para deslocamento até as cidades de Mossoró, Angicos e Macau.

Em Assu, o prefeito de Apodi também foi entrevistado por rádios locais e muito solicitado pelos estudantes que estavam participando da assembleia, numa demonstração da importância que o programa representa para os que não dispõem de recursos para pagar o transporte universitário.

Abertura da 5ª Conferência das Cidades do Município de Apodi acontecerá hoje

A abertura da  5ª Conferência das Cidades do Município de Apodi, acontecerá hoje (26), às 19h, na Casa de Cultura e vai tratar do tema “quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”.

O objetivo da conferência é ampliar o debate acerca dos desafios de transformar os municípios em espaços mais justos e assegurar o direito à cidade.

É essencial a sociedade avaliar em que medida as políticas públicas, de habitação, saneamento, transporte e mobilidade, entre outras estão sendo concretizadas para o desenvolvimento do município.

Para debater a reforma urbana, a conferência conta com representantes de diversos seguimentos da sociedade apodiense.

EMPARN faz previsão de mais chuvas no fim de semana

Para o final de semana, as instabilidades associadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical continuarão presentes sobre todas as regiões do Estado, trazendo pancadas de chuvas com predominância de céu parcialmente nublado. A análise é do setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).
Já no início da semana, entre a madrugada de domingo até terça-feira, poderão ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte ao longo da faixa litorânea leste, devido às instabilidades de origem oceânicas associadas à Zona de Convergência Intertropical.
O comportamento de boas chuvas vem ocorrendo nos últimos sete dias em algumas regiões do Estado, principalmente no Oeste e no Seridó. Nas últimas 24 horas, por exemplo, de quinta-feira para a manhã de hoje (26) foram registradas boas chuvas em 27 postos pluviométricos monitorados pela EMPARN. No Oeste choveu mais forte em Venha Ver (92 mm), Coronel João Pessoa (56) e Major Sales (53,4).

Taça Apodi de Futebol



Francisco Gama da Silva
Secretário de Esporte

Governadora cumpre agenda no interior do RN

A governadora Rosalba Ciarlini participa na tarde desta sexta-feira (26), em Almino Afonso, da solenidade de entrega da reforma e ampliação da Escola Estadual Ronald Neo Júnior. O evento será realizado às 15h, na Rua Maria Ione Carlos, 197, no centro da cidade.

A partir das 18h, a Governadora irá prestigiar a Missa em Ação de Graças pela conquista de 1308 cisternas para a Região do Alto Oeste do Estado, em São Miguel, no pátio da Capela São Pedro, na Comunidade Cidade. A Celebração será presidida pelo Administrador da Diocese de Caicó, Pe. Ivanoff da Costa Pereira e concelebrada pelos Padres Valdeci Donato da Silva e José Mário de Medeiros.

No sábado (27), a agenda de Rosalba Ciarlini será em Pau dos Ferros. Às 10h será realizada a entrega de tablets educacionais aos professores do Ensino Médio da rede estadual e de ambulância para o Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade, e a assinatura do termo de cooperação entre o Governo do Estado através da Secretaria de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos e a Associação dos Municípios do Oeste do RN (AMORN) para perfuração e instalação de poços tubulares. A solenidade será realizada no auditório do IFRN do município.

Flaviano quer mostrar trabalho

São muito precipitadas as críticas que estão sendo feitas ao prefeito Flaviano Monteiro, de Apodi. Com pouco mais de quatro meses de gestão, já lhe cobram resultados que o bom senso indicaria prazo de pelo menos um ano para tais realizações.

A precocidade das críticas sinaliza para existência de um plano arquitetado para impedir que Flaviano tenha a tranquilidade e o ambiente necessário para desenvolver sua gestão.

Há uma guerra de mídia desfavorável. Sua gestão está apenas no início, há bons projetos e boa disposição de trabalho sendo tocados e que deverão oferecer bons resultados.

O jovem prefeito apodiense é alvo de um marketing negativo, que não tardou para mostrar suas garras. Ainda há tempo para reverter e ganhar visibilidade para a gestão.

por Neto Queiroz – Gazeta do Oeste

Comunicado

Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social Comunica que a aula inaugural dos cursos ofertados pelo SENAC,  prevista para o dia 26 de abril de 2013, às 15h, na Casa de Cultura  não acontecerá, em virtude de problemas técnicos.

Com essa mudança, a data prevista para o início dos cursos (29 de abril) será prorrogada. Em breve estaremos divulgando no site da prefeitura as novas datas para a realização das datas atividades previstas.

Atenciosamente,
Aloma Tereza  Cavalcante Nogueira
Secretária  de Desenvolvimento e Assistência Social

Prefeito visitou projeto de pesquisa para a produção de palma forrageira




O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, visitou a base da EMPARN, ontem pela manhã (25) e acompanhou de perto o projeto de pesquisa de produção de palma forrageira que é uma alternativa de alimentação para o rebanho no semiárido nordestino.

O projeto de pesquisa é desenvolvido pelo engenheiro agrícola em irrigação, Florisvaldo Guedes, na sede da base da Emparn em Apodi. “Com as poucas chuvas na região, a palma acaba sendo uma alternativa para a sobrevivência dos animas no campo”, destacou o Florisvaldo.

O cultivo do vegetal é uma forma de garantir a alimentação dos animais principalmente durante o período de estiagem, tendo em vista que a palma não necessita de grandes quantidades de água para se desenvolver. Temos que utilizar melhor as novas tecnologias para produzir mais alimentos, frisou o prefeito.

O secretário Charton Rêgo acompanhou o prefeito na visita e marcou uma reunião para o próximo dia 8 de maio, para viabilizar uma parceria da prefeitura com a Emater.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Robinson Faria confirma candidatura e descarta que pretenda “abrir” para o PMDB

O vice-governador Robinson Faria confirmou que é candidato ao pleito de 2014 e negou que pretenda abrir a vaga na chapa do Executivo para um postulante do PMDB. Em Brasília, onde está neste momento, o vice-governador mantém conversas políticas com o presidente da Câmara, deputado federal Henrique Eduardo Alves, e o ministro da Previdência Garibaldi Filho.

Mas, segundo o próprio Robinson, as conversas são buscando o apoio dos grupos políticos para a sua candidatura e não negociando abertura do espaço na disputa pelo Executivo.
Além da ala peemeebista, o vice-governador e o filho, deputado federal Fábio Faria, também fazem contatos políticos com vistas a 2014 com a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria e a deputada federal Sandra Rosado, ambas do PSB.

Como acionar o SAMU - 192

Clique nas imagens para ampliar

COMO ACIONAR O SAMU - 19
EM PAU DOS FERROS E APODI/RN

Quando o solicitante liga através do número gratuito 192, tanto de telefone fixo quanto de celular, a ligação é direcionada a uma Central de Regulação em Natal onde primeiramente é atendido por um telefonista que anota o endereço da ocorrência e depois passa a ligação ao Médico para que o mesmo realize a triagem da ocorrência e libere uma viatura básica ou a avançada que estão de prontidão nas cidades de Pau dos Ferros e Apodi.

O Médico que atende ao solicitante pelo telefone, fornece orientações a quem ligou até que a equipe do SAMU-192 chegue ao local.

É bom lembrar que o médico fará várias perguntas a quem ligou para poder analisar o estado da vítima e encaminhar a viatura que atenda exatamente às necessidades da ocorrência.

Ciclista de 67 anos morre atropelado por caminhão na BR-405, no RN

Acidente aconteceu nesta quarta (24), na saída do município de Apodi.
Segundo a PRF, motorista do veículo fugiu do local da colisão.

Segundo a PRF, bicicleta foi atingida pelo caminhão. Vítima morreu na hora e motorista fugiu
(Foto: Geangelles Pinheiro)
Um ciclista de 67 anos morreu atropelado por um caminhão Volvo em acidente registrado na tarde desta quarta-feira (24) pela Polícia Rodoviária Federal na BR-405, trecho próximo ao Forno Velho, saída para a cidade de Apodi, na região Oeste do  Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como Pedro Anselmo da Silva.

Ainda de acordo com informações da PRF, o motorista do caminhão fugiu do local do acidente e ainda não foi localizado. Os agentes que atenderam a ocorrência disseram que a vítima pedalava na marginal da pista quando foi atropelada pelo veículo.

O Instituto Técnico-Científico de Polícia realizou os procedimentos de perícia no local do acidente e recolheu o corpo para necropsia. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Apodi.

Do G1 RN

Túnel do Tempo (parte 126). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

A fotografia cedida para o quadro "Túnel do Tempo" de hoje é datada do ano de 1991. O ‘retrato’ de hoje trata-se de uma turma de amigos visitando o Lajedo de Soledade. Quem aparece no retrato?


Resposta: Sentados - Professora Suzana Noronha, Alvanira, Vilma, Selma Gomes, Lolôa de Chico Lúcio e Professor Pedro Filho. Em pé - Professora Janete Morais e Cleide Raposo.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Apodiense Elequicina dos Santos é eleita vice-presidente do Fórum Nacional de Transporte

Secretária de Mobilidade Urbana vai focar a questão do trânsito nas grandes cidades.

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina Maria dos Santos, foi eleita a nova vice-presidente do Fórum Nacional de Transporte para gestão 2013/2014 na tarde desta terça-feira (23), durante Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília (DF), que reuniu mais de 45 secretários de transporte do Brasil.

Além de Elequicina Maria dos Santos que focará a questão do trânsito nas grandes cidades, o Fórum Nacional de Transporte contará com o presidente Renato Gianolla, servidor de carreira da Urbes – Trânsito e Transporte desde 1989 e Secretário de Transporte de Sorocaba (SP) desde 2006; Vanderlei Luis Cappellari (secretário municipal de Mobilidade Urbana de Porto Alegre (RS) para assuntos relacionados ao transporte público; e Paulo Moretti, diretor de Transporte de Campo Limpo Paulista (SP), que tratará de assuntos sobre mobilidade urbana para pequenas cidades.

O Fórum reúne secretários e dirigentes de trânsito e transporte das cidades brasileiras. Anualmente, são realizadas de três a quatro reuniões com o objetivo de permitir que os secretários e dirigentes partilhem informações e experiências, conheçam novos conceitos e ideias sobre mobilidade urbana, transporte e trânsito e discutam e opinam sobre projetos de lei, normas e outros dispositivos legais com vistas a buscar esclarecimentos junto a autoridades ou mesmo sugerir alterações.


por Gerlane Lima

Ministros vêm ao Rio Grande do Norte para mutirão de audiências com prefeitos no dia 3 de maio

O Governo Federal fará um mutirão, na próxima semana, com os prefeitos do Rio Grande do Norte. O evento está sendo chamado de Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas. A reunião com os gestores será no dia 3 de maio, com início às 9h e encerramento às 18h. O local do encontro ainda está indefinido, mas poderá ser na Escola de Governo.

A previsão do Palácio do Planalto é reunir 900 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários. O Governo planeja trazer a Natal entre 10 e 12 ministros, inclusive de atividades fins como Saúde, com o ministro Alexandre Padilha, Educação, com Aloysio Mercadante, Turismo, onde está Gastão Vieira, e Desenvolvimento Social, Tereza Campello. O Rio Grande do Norte será o sétimo Estado a receber esse modelo de evento. Esta semana será realizado no Rio de Janeiro e no dia 30 de abril no Piauí.

Obras de saneamento básico serão retomadas com apoio da CAERN


Durante a realização da 5 Conferência das Cidades, que acontecerá nos dias 26 e 27, na Casa de Cultura Popular, representantes da sociedade apodiense irão discutir temas importantes como o acesso a serviços de saneamento básico de qualidade, direito de todo cidadão.

Uma das prioridades da gestão de Flaviano Monteiro é a criação e execução do Plano Municipal de Saneamento Básico. Para isso, o prefeito vem se articulando visando garantir os recursos necessários e já cadastrou o município na Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental para ser contemplado com 19 milhões de reais.

Na semana passada, Flaviano esteve reunido com o diretor da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), Yuri Pinto, em Natal, para pedir apoio para a retomada das obras de saneamento de Apodi, iniciadas no governo de Vilma de Farias e que está paralisada há alguns anos.

O diretor garantiu o apoio para a retomada das obras, promovendo a ampliação do acesso aos serviços de esgotamento sanitário e abastecimento de água potável, duas modalidade exigidas no Plano Municipal de Saneamento Básico, com vistas à universalização desses serviços com qualidade, eficiência e regularidade.

As outras duas modalidades do saneamento básico que deverão ser ofertados à população e deverão constar no Plano Municipal, são a drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos. “Buscaremos parcerias para oferecermos esses serviços aos apodienses, junto à FUNASA”, adiantou o prefeito.

Presidente Dilma Rousseff virá dia 3 de maio a Natal para reunião com prefeitos

A deputada federal Sandra Rosado confirmou que a presidente Dilma Rousseff virá no dia 3 de maio para a reunião com todos os prefeitos do Rio Grande do Norte.

Através do seu Twitter, a parlamentar do PSB disse que recebeu a informação da ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti, que está coordenando o Encontro Estadual com os Novos Prefeitos e Prefeitas, evento que começará às 9h, do dia 3 de maio, mas ainda não tem local definido.

5ª Conferência na Cidade de Apodi discutirá questões como Saneamento Básico e Plano Diretor

A 5ª Conferência Municipal da Cidade de Apodi – RN discutirá questões como saneamento básico e plano diretor do nosso município.

A conferência desenvolverá seus trabalhos a partir do tema nacional "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!", com a finalidade de subsidiar as discussões da 5ª Conferência das Cidades do Rio Grande do Norte.

Caberá à 5ª Conferência Municipal da Cidade de Apodi, de acordo com os critérios definidos pela Comissão Preparatória Estadual, a eleição dos delegados municipais à 5ª Conferência Estadual das Cidades.

Participe você também nesta sexta e sábado, às 19h na Casa de Cultura Popular.

Pau dos Ferros será sede da reunião da Associação dos Municípios do Oeste

Neste sábado, 27, a cidade de Pau dos Ferros vai receber uma edição da Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte – AMORN.

O evento ocorre no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, a partir das 10h e vai contar com a presença de dezenas de Prefeito de toda a região, além do anfitrião, o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato.

A presidente da AMORN e prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, estará à frente do evento que vai contar, também, com a presença da governadora do estado, Rosalba Ciarlini, secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rego.

Nesta oportunidade, será assinado um termo de cooperação da AMORN junto a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), para perfurações de poços nos municípios da Região Oeste.

Apodi no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa



O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

A Prefeitura Municipal de Apodi está dando total apoio com material, camisetas e almoço aos professores. A Secretaria de Educação e Cultura na pessoa da Secretária Mara Marlizete, Coordenadora Cecy Fernandes e os Orientadores de Estudos Aleane Moraes e Nilson Freitas estão trabalhando pra realizarem uma grande formação com as duas turmas.

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Toda criança alfabetizada até os 8 anos. Formação de Professores de 22 a 25 de abril 2013.

Inscrições abertas para Aulas de Música

A Prefeitura Municipal de Apodi (PMA), por meio do maestro José Marcone Tôrres Medeiros (Dedezinho) da Banda de Música Antônio de Pádua Leite abriu as inscrições para “Aulas de Música” e terá início no próximo dia 30 de abril.

As inscrições estão abertas até a próxima terça-feira (30). O local das aulas será na sede da Banda de Música Antônio de Pádua Leite.

Nota do blog: entre no mundo da música.

O Pessoal do Tarará em Felipe Guerra e Janduís

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará chega em Felipe Guerra e Janduís, com o espetáculo Sem Palavras. Nesta quinta-feira, 25, o grupo mossoroense apresenta espetáculo em Felipe Guerra, no Teatro de Arena, em praça pública, às 19h, numa parceria com o projeto Abelhar. Na sexta-feira, ainda em Felipe Guerra, O Pessoal do Tarará apresenta o espetáculo em uma comunidade. No sábado, 27, será a vez da população de Janduís assistir Sem Palavras, dentro da programação de aniversário da Companhia Ciranduís, de Janduís.

Sem Palavras é um espetáculo onde O Pessoal do Tarará dá prosseguimento ao seu projeto de pesquisa, em cima de uma dramaturgia do corpo, onde abre mão da linguagem verbal, sendo, para o grupo, a conclusão de uma pesquisa anterior, iniciada no espetáculo O Pulo do Gato (2009).

A montagem é feita para apresentação nos mais variados espaços, desde circos, rua, sala e até palco italiano. São vários quadros, onde O Pessoal do Tarará investe, desta vez, numa comédia com tom de desenho animado, sendo influenciado pelos desenhos do Pateta, do Tom e Jerry, e da revista em quadrinho, que pode ser percebida nos corpos dos atores.

O Pessoal do Tarará neste espetáculo abusa de seu dedicado e delicado trabalho de ator, já que tudo o que chega ao público, é produzido pelo próprio ator. Sem Palavras é um espetáculo onde O Pessoal do Tarará dispensou o uso da linguagem verbal, de elementos cênicos, mas que não perdeu uma de suas marcas, que é a verdade de seus atores. Portanto, o espetáculo não dispõe de um texto escrito, mas de um texto apropriado pelo ator, que se dá pela via corporal.

É deste desta pobreza de elementos cênicos, que nasce um espetáculo rico, a partir do corpo do ator. Durante o espetáculo, o roteiro que os atores cumprem levam o público a criar sua própria dramaturgia, à medida que as cenas acontecem.

Ficha Técnica:
Espetáculo Sem Palavras (ou Uzkra D’ku Nupal Kunu)
Direção: Dionízio do Apodi
Elenco: Igor Moreira e Maxson Ariton

Escolinha de FutSal de Neném de Detinho

Inicia-se amanhã quinta-feira (25), a escolinha de futebol de salão de Neném de Detinho.

A partir das 18hs na Associação Cultural Desportiva Apodiense (ACDA). Você que tem idade entre 7 e 13 anos de idade.

Inscrições abertas com Leylla Carla e o próprio Neném de Detinho.

Faça uma criança feliz!

Escoteiros comemora o dia mundial do escoteiro fazendo um mutirão em prol da Lagoa do Apodi


O Dia Mundial do Escoteiro é comemorando em todo o mundo no dia 23 de abril. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objetivo de tornar meninos cidadãos exemplares. O escoteiros tem diversos lemas, como "estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação".

Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo.

O grupo de Escoteiros de Apodi 39/RN realizou neste dia 23 de Abril em comemoração ao DIA DO ESCOTEIRO um grande mutirão de limpeza da lagoa de nossa cidade, onde cada jovem membro fez sua parte para a preservação meio ambiente. Nossa mensagem para todos é "Vamos todos juntos para um mundo melhor".

terça-feira, 23 de abril de 2013

Frota de veículos no RN dobra em menos de 10 anos, diz Detran

Entre 2005 e 2012, 480 mil novos veículos passaram circular no estado. Segundo o Departamento de Trânsito, frota atual é de 909.932 veículos.

A frota veicular do Rio Grande do Norte cresceu mais que o dobro em menos de uma década. Os dados levantados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) foram divulgados nesta terça-feira (23). Entre 2005 e 2012, cerca de 480 mil novos veículos passaram circular no estado. Em 2013 o número da frota potiguar já chegou a quase 910 mil carros.

Os números do Detran apontam um crescimento de quase 118% desde 2005 até o ano passado. O número de veículos passou de 407.356 para 887.024, em todo o estado, no final de 2012.

Do G1

Recuperação de Dessalinizadores vai beneficiar 5300 famílias no Estado

“A nossa prioridade é investir em obras efetivas e estruturantes de convivência com a seca”. Com essas palavras o Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, assinou ontem a ordem de serviço para a recuperação de 66 sistemas de dessalinização que beneficiará ao todo 5300 famílias de 42 municípios do Estado.

Serão investidos 1,8 milhões de reais, vindos da Secretaria Nacional da Defesa civil através de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e a Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (SEJUC).

Este termo prevê a contratação de empresas especializadas em recuperação de sistemas de dessalinizadores utilizados para abastecimento dessas comunidades que necessitam do aumento da oferta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal.

Apodi zera segunda parcela do FPM de abril

Na segunda parcela do FPM do mês de abril, 29 prefeituras ficaram com o depósito zerado, fato que já havia ocorrido também no dia 10 de abril, quando foi depositada a primeira parcela.

Os municípios que amargaram zerarem o FPM na primeira e segunda parcela deste mês foram: Apodi, Areia Branca, Arez, Assu, Baraúna, Caicó, Carnaubais, Currais novos, Goianinha, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Ielmo Marinho, João Câmara, Luís Gomes, Monte Alegre, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pedro Avelino, Pedro Velho, Pendências, São José de Mipibu, São Miguel do Gostoso, Serra Caiada, Serra do Mel, Tibau do Sul e Upanema.

A proximidade de uma conquista histórica


O Prefeito Flaviano Monteiro anunciou através da sua página no Facebook, que dentro de 10 dias o processo de licitação da construção do campus da UERN em Apodi será iniciado.

Na foto podemos ver em reunião o Professor Fábio Lúcio - atual Pró-Reitor de Planejamento -, Flaviano Monteiro e Paulo Viana Secretário de Saúde. 

Essa notícia revela a proximidade com a concretização de um sonho antigo, o que antes parecia distante agora tem data. As informações vão inclusive de encontro com a atual situação da instituição que possui três obras paradas, entende-se então, pela velocidade com que as coisas estão acontecendo, que o campus de Apodi deverá ser prioridade.

Uma excelente notícia em um momento extremamente oportuno, dadas os últimos acontecimentos. Uma conquista histórica está para acontecer.