sábado, 20 de abril de 2013

Lagoa do Apodi recebe água das últimas chuvas

Chuvas de até 220 milímetros são registradas na região Oeste


A chuva registrada na madrugada deste sábado, (20), na região Oeste, foi de grande intensidade. As notícias chegam de diversas cidades.

Veja a relação oficial de chuvas de sete municípios do estado:

Itaú: 220mm
Riacho da Cruz: 157mm
Mossoró: 150mm
Caraúbas: 140mm
Apodi (centro): 110mm
Severiano Melo: 120mm

Previsão do tempo para o RN


Final de semana com predominância de céu parcialmente nublado e ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado devido às instabilidades associadas a resto de uma Frente Fria e a atuação da Zona de Convergência Intertropical. Pancadas de chuvas mais fortes poderão ocorrer sobre a faixa litorânea.

Volta do Forró dos Idosos é marcada por muita alegria e participação



O tradicional forró dos idosos voltou a ser realizado pela secretaria de Assistência Social. Ao som de Chico de Elvira e os Modelos do Forró, o evento aconteceu ontem (19) à tarde, na AABB. Como de costume o clima foi de muita alegria e irreverência e com uma enorme participação recorde de idosos.

O prefeito em exercício, José Maria prestigiou os idosos e falou da satisfação do momento: "é com muita alegria que estou aqui vivenciando este momento ao lado desses jovens da terceira idade e enquanto o Centro do Idoso não é entregue reformado, do jeito que vocês merecem, a festa vai ser feita aqui na AABB”.

Outra reivindicação dos idosos será atendida pela gestão. “Em breve, o médico geriatra vai estar acompanhando a saúde de vocês,  porque foi para cuidar do povo que os apodienses elegeram Flaviano e Zé Maria”, disse o prefeito em exercício.

O forró voltará a acontecer todas as sextas-feiras, na AABB. Outras atividades como o carteado também serão oferecidas pela equipe da secretaria da assistência social que está estava dando suporte para que o evento se desenvolva com sucesso.

Reajuste de salários recupera perdas salariais acumuladas

Aos poucos, os servidores da prefeitura de Apodi vão recuperando perdas salariais acumuladas ao longo dos anos. A partir deste mês, o prefeito reajustou o salário base que era de R$ 545,00 para R$ 678,00 e a tabela de rendimentos de uma média de 250 servidores da GNO, onde estão enquadrados os garis e ASGs, categoria que estava abandonada e  não tinha seus salários atualizados há anos.

O ganho real para essa categoria é de aproximadamente 25%, ganho este, que será recebido já neste mês de abril. Neste mês também será acrescentado mais uma letra para os servidores que ainda não haviam recebido, das áreas da saúde, educação e do regime geral, como os garis e ASG.

Apodi e região registram muita chuva desta sexta para sábado




Muita chuva e alguns transtornos das 20:00hs desta sexta-feira (19), até às 9:00 deste sábado (20), em Apodi e região. Fotos Emanuel Silva.

A equipe de reportagem da Rádio Vale percorreu os principais bairros da cidade e constatou tanto a satisfação dos moradores com a chuva intensa, como também uma certa preocupação com alguns transtornos como, por exemplo, as sucessivas quedas de energia elétrica danificando alguns eletrodomésticos. Algumas ruas ficaram totalmente alagadas nos bairros periféricos.

No entanto a chuva forte e intensa conseguiu amenizar muito a situação da população rural. Confira o registro das principais chuvas de sexta para sábado:

Apodi    110mm (Pluviômetros da Rádio Vale no Conjunto Cohab)
Severiano Melo   120mm
Sítio Floresta   200mm  (Divisa Apodi-Severiano Melo)
Sítio Melancias  148mm
Sítio Ponta II   165mm
Assentamento Baixa Verde  100mm
Sítio Queimadas  90mm
Sítio Boágua        90mm
Sítio Baixa Fechada II    90mm
Sítio São Lourenço         80mm

A gata da semana tarados! Hoje é dia de balada…

No dia de hoje a gata da semana vai deixar os 'marmanjos tarados' esquecer um pouco da política local. Né Evangelista!!!!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Governo do RN convocará 1.200 professores para cinco polos

Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (19), a governadora Rosalba Ciarlini anunciou a convocação de 1.200 professores para a rede pública de ensino do Rio Grande do Norte. A princípio, 600 profissionais terão os nomes publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) até o próximo dia 27 de abril deste ano. Os demais serão convocados em até 60 dias, o que garante mais agilidade ao processo de admissão e direciona os professores para suprir a necessidade das escolas em todas as regiões do estado.

A primeira metade dos educadores será distribuída para todos os cinco polos do RN, entretanto os aprovados para o Polo 1 serão encaminhados prioritariamente para as escolas da Zona Norte da capital potiguar e os convocados para o Polo 4 serão direcionados para a região de Angicos, da 8ª Diretoria Regional de Educação (DIRED).

De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, a convocação dos professores “atende uma demanda urgente porque todos os 1.200 educadores estão substituindo os profissionais que se aposentaram ou que não se apresentaram na última convocação feita”, falou a governadora lembrando o aumento de 76,7% concedido ao setor que já tem 3.500 professores convocados por concurso público desde 2011.

Sistema carcerário do RN receberá melhorias

Na manhã desta sexta-feira (19), a governadora Rosalba Ciarlini recebeu em seu gabinete, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Joaquim Barbosa. Durante a reunião, o ministro se mostrou solidário em apoiar ações para a melhoria do sistema penitenciário. A situação precária dos presídios chamou a atenção do presidente do Supremo, que se comprometeu em marcar uma reunião, em Brasília, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A nova reunião terá o objetivo de sensibilizar Cardozo a acelerar a liberação de recursos para o sistema carcerário do Rio Grande do Norte.

A visita do ministro faz parte de um trabalho que está sendo desenvolvido pelos integrantes do CNJ para melhorar o sistema penitenciário em todo Brasil. Na conversa com o ministro, a governadora expôs os antigos problemas das penitenciárias do estado, superlotação e infraestrutura precária.

Segundo Rosalba, as melhorias na estrutura carcerária devem começar em no máximo 120 dias, algumas delas até mesmo antes desse prazo. “Fizemos um importante diagnóstico e sabemos como agir. O ministro garantiu nos apoiar no planejamento e ações estruturantes nos nossos presídios”.

Senador José Agripino recebe vereadores de Apodi


O senador José Agripino garantiu que fará o possível para que o Interlegis – programa desenvolvido pelo Senado de modernização e integração do Poder Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal – estabeleça convênios com a Câmara Municipal de Apodi (RN).

O Interlegis faz a interação das casas legislativas por meio de tecnologias de informação, usando internet, videoconferência e transmissão de dados. Atualmente, todas as assembleias estaduais do Brasil e mais de três mil Câmaras Municipais estão informatizadas pelo sistema. Nesta quarta-feira (17), o senador José Agripino recebeu, em seu gabinete, em Brasília, vereadores do município e ratificou seu compromisso com os apodienses.

“O que eu puder fazer para contribuir com essa parceria eu farei. Esse é um importante caminho não só para promover a reciclagem dos assessores em suas funções como também de aproximar a população ao trabalho do Legislativo, que é um dos objetivos do Interlegis”, frisou Agripino. Durante a visita dos vereadores, a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, também compareceu ao gabinete. Ela está em Brasília para cumprir agenda de compromisso nos ministérios.

Trabalho sério


Clique na imagens para ampliar!

Banheiro público é “perigoso”... Rsrs

Os novos partidos políticos no RN e o risco de nascerem “nanicos”

Veja como se mata um urubu do Flamengo!

Aguarde só um pouquinho…

Grande culto de Louvor e Adoração


Aconteceu ontem (18), culto de Louvor e Adoração em gratidão pelas bênçãos de Deus na vida do Pastor e prefeito em exercício José Maria da Silva. O culto foi realizado em frente à Droga Center 24hs na Praça Robson Lopes.

O culto teve as participações especiais do Pastor Aurivan Marinho, Chagas Sobrinho, Gilvaneto e Léa Costa. Também prestigiaram os pastores que compõem a (COEVAP) Comunidade Evangélica Apodiense. A Coevap é representada pelas igrejas evangélicas de nossa cidade, dentre as quais se fizeram presentes neste grande culto a Pastora Rosalba da Igreja do Evangelho Quadrangular, o Pastor Wellington da Igreja Batista, entre outros.

O culto que agrada a Deus é aquele que vem de um coração puro (Sl 15.1-5; I Tm 2.8). Está claro que aquele que habitará no Teu tabernáculo e no Seu santo monte é aquele que anda com as mãos santas no temor de Deus, e não com uma liturgia de atitude criativa que usa a cultura de um povo como padrão.  As mãos santas que devem ser levantadas são as de um coração puro e não destes membros da anatomia em quais o pecado habita (Rm 7.18, 23). As mãos que devem ser levantadas em oração são as que são santas. De outra forma Deus não nos ouvirá (Sl 66.18, “Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá”).  É melhor orar, e adorar, com um coração puro.

Graça Foster reafirma investimentos da Petrobras no RN e anuncia abertura de mais 600 empregos


"A classe política do Rio Grande do Norte unida veio a Petrobras e volta com excelentes notícias para o nosso Estado: Recuperação dos empregos perdidos, criação de mais 600 empregos e a certeza da permanência da Petrobras no nosso RN". A declaração do deputado federal João Maia, através do seu Twitter, foi feita logo após deixar a audiência com a presidente da Petrobras, Graça Foster, juntamente com a bancada federal, a governadora Rosalba Ciarlini, deputados estaduais e vereadores de Natal e Mossoró, na manhã desta quinta-feira (18), na sede da empresa, no Rio de Janeiro.

Graça Foster afastou qualquer boato sobre a intenção da Petrobras em diminuir investimentos no RN. Ao contrário, a presidente da Petrobras explicou que a meta da empresa no RN é expandir os investimentos, inclusive com a retomada dos postos de trabalho, recentemente fechados, e a contratação de mais 600 trabalhadores.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

A segurança pode ficar ainda pior

O que está ruim pode ficar pior? Na segurança pública do Rio Grande do Norte, sim. Veja a decisão da Polícia Civil: a categoria não vai mais, sob hipótese alguma, custodiar presos nas delegacias.

Dessa forma, os presos enviados pela Polícia Militar serão encaminhados para os presídios estaduais. Aí, a situação se agrava ainda mais, diante do caos no sistema carcerário.

Cultura do Apodi

A Associação Raimunda Dantas estreia este sábado, 20, no bairro Caic, mais um de seus projetos, que é de levar cultura cinematográfica aos bairros periféricos da nossa cidade. Falo do projeto "Cine Casarão Itinerante", em total parceria das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde.

A primeira exibição mostrará ao público o espetáculo "Auto de São João Batista", que será pontapé inicial para os demais bairros apreciarem mais um de muitos projetos que a ARD trará à sociedade apodiense.

Aguardem!

por Josy Maia

I Copa Escolar de Futebol Garoto Bom de Bola 2013

A Copa de Futebol Garoto Bom de Bola começou neste sábado (13), às 15h30, com partidas em 46 municípios em todas as regiões do RN.

Garoto Bom de Bola tem a participação de 92 municípios com suas seleções de futebol na faixa etária de 12 a 14 anos. O torneio é promovido pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer em parceria com o Fórum de Secretários e Gestores do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte.

O time de Apodi estreou vencendo. Apodi 7 X  0 Severiano Melo (Apodi).

Ainda jogaram Felipe Guerra X Baraúna (Felipe Guerra), Almino Afonso X Riacho da Cruz (Almino Afonso) e Lucrécia X Janduís (Lucrécia).

O exemplo que Apodi precisa conhecer

Os gestores do município de Apodi e dos outros perímetros irrigados do nosso RN precisam conhecer o exemplo mostrado pelo ex-funcionário da Frunorte (empresa da agricultura irrigada do Vale do Açu que funcionou até 1998) e hoje consultor do Estado do Ceará, o engenheiro agrônomo Francisco Zuza de Oliveira. Ele sugere aos que duvidam da eficiência da agricultura irrigada para tudo – até para salvar a pecuária leiteira cearense, cujo rebanho segue sendo aniquilado à medida que a seca avança: “saia do seu conforto na capital e viaje até o Perímetro Irrigado Jaguaribe – Apodi, em Limoeiro do Norte. Lá, você verá o que pode a água e a melhor expertise a serviço da produção de alimentos para o gado leiteiro. Precisamos, nesse 2013, produzir 2,5 milhões de toneladas de forragem de milho, sorgo e capim irrigados para salvar 50% das fêmeas bovinas do Ceará – 800 mil cabeças – para garantir o nascimento dos bezerros, a produção de leite e a renda dos criadores. Em 2012, produziram-se dois milhões de toneladas”.

Nos últimos meses, passamos na região, pelo menos uma vez a cada semana, e percebemos que são inúmeras as áreas do DIJA (Distrito Irrigado Jaguaribe – Apodi) que estão sendo usadas para o plantio de milho. Além do DIJA, há outras áreas em cima da Chapada do Apodi, nos municípios de Baraúna, Quixeré, Limoeiro do Norte, Russas e Jaguaruana que estão sendo utilizadas para a produção de forragem. As principais microrregiões onde o cultivo do milho é mais intenso são Lagoinha em Quixeré e Tomé em Limoeiro do Norte. Em ambas, usa-se a água do manancial calcário jandaíra. Outra área em que o cultivo de milho para forragem está sendo feito com intensidade é no DISTAB (Distrito Irrigado Tabuleiro de Russas) em Russas – CE.



por Josivan Barbosa

João Maia recebe pedido da bancada da Câmara Municipal de Apodi para intermediar a construção do anel viário junto a BR 405

Em audiência realizada nessa quarta-feira (17), no gabinete do deputado federal João Maia, a bancada da Câmara Municipal de Apodi, através de seu presidente João Evangelista de Menezes Filho, entregou o Ofício nº 142/2013-GB/CMA, onde pede providências no sentido de determinar o Departamento de Infraestrutura Terrestre - DNIT, a realizar estudos de viabilidade de desvio da BR-405.

Sensibilizado com o pleito dos representantes de Apodi, o deputado João Maia informou que vai entrar em contato com o Superintendente do DNIT no Rio Grande do Norte, Ézio Gonçalves, visando marcar uma audiência pública a ser realizada na Câmara Municipal de Apodi, objetivando discutir o pedido. “Trata-se de um pleito justo e de fundamental importância para a mobilidade urbana do município e para o desenvolvimento da economia de Apodi. Tratarei deste assunto assim como tratei da situação do contorno de Caicó, que hoje já é uma realidade”, garantiu João Maia.

III Exposição de Peças Líticas dos indígenas apodienses

Lúcia Tavares
A Pesquisadora Lucia Maria Tavares, presidente do "CENTRO HISTÓRICO-CULTURAL TAPUIAS PAIACUS DA LAGOA DO APODI, tem a honra de convidar todos os segmentos sociais de Apodi, para comparecerem à III Exposição de Peças Líticas dos indígenas apodienses, nossos primeiros habitantes- os Tapuias Paiacus, em comemoração ao DIA DO ÍNDIO, cujo evento acontecerá no âmbito da CASA DE CULTURA POPULAR HISTORIADOR VALTER DE BRITO GUERRA, nesta Sexta-feira, 19 de Abril- Dia do índio, das 8 ás 17 horas. Lúcia Tavares solicita o apoio da população no sentido de serem feitas doações de livros que abordem a História, a Cultura e Arte indígena Brasileira, principalmente dos índios do RN. Os livros irão compor o Acervo Bibliográfico do CHCTPLA. Informa ainda que as doações poderão ser feitas no local da exposição.

Veja abaixo a PROGRAMAÇÃO:

MANHÃ- das 8:00 às 11:00 horas.

- Abertura.
- Composição da Mesa.
- Hino de Apodi.
- Apresentação de uma dança indígena por um grupo de alunos do 6º Ano -B, da ESCOLA FERREIRA PINTO.
- Ministração de uma palestras pelo Sr. Marcos Pinto, abordando o Tema: “O RESGATE DA HISTÓRIA E CULTURA DOS TAPUIAS PAIACUS DO APODI E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ATUAL E FUTURA GERAÇÃO DO NOSSO POVO”.
- Exibição de um filme infantil- A PEQUENA ÁRVORE.
- Encerramento.

TARDE - das 14:00 às 17:00 horas.

- Apresentação de Dança Indígena por outro grupo de alunos do 6º Ano- B, da ESCOLA FERREIRA PINTO.
- Ministração de uma palestras pelo Sr. Marcos Pinto, abordando o Tema: “ A GUERRA DOS BÁRBAROS NOS SERTÕES DA RIBEIRA DO APODI.”
- ABORDAGENS HISTÓRICAS pelos Professores Osório e Gildevan Holanda, sobre A IMPORTÂNCIA DA ARQUEOLOGIA INDÍGENA.
- Exibição de um filme infantil- A PEQUENA ÁRVORE.
- Encerramento.

Observações:
- As pessoas serão recepcionadas por um grupo de alunos Flautistas da ESCOLA FERREIRA PINTO.
- Ainda serão exibidos pequenos documentários sobre algumas pesquisas realizadas pelo CHCTPLA.

Agradece, a Pesquisadora Lúcia Tavares- Presidente do CHCTP.

Flaviano Monteiro passa comando da prefeitura para seu vice José Maria

Vice Zé Maria assinando o termo de posse com o prefeito Flaviano Monteiro
Na noite desta quarta-feira (17) o prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB) passou o comando do Município para seu vice-prefeito, José Maria da Silva (PSD). Esta é a primeira vez que Zé Maria assume a prefeitura, durante viagens administrativas de Flaviano. Zé Maria fica no comando da prefeitura até segunda-feira (22), quando do retorno do prefeito à Apodi.

Flaviano Monteiro viajou ontem (17) junto com uma pequena delegação até Olinda (Pernambuco). Na cidade, conhecerá um pouco da gestão do atual prefeito Renildo Calheiros que também é do PCdoB.

Prefeito de Apodi pede que BNB “perdoe as dívidas” dos agricultores

O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PC do B), pediu ao superintendente do Banco do Nordeste, José Nilton de Castro, que seja feito o perdão das dívidas dos pequenos agricultores. Segundo ele, essa é a única alternativa para o produtor rural.

“Se for preciso, sairemos em peregrinação até a presidente Dilma, visitaremos Brasília, enfim, o que for preciso, porque estamos vivenciando a pior seca da história”, alerta Flaviano.

Durante o evento, em Apodi, o superintendente do BNB não respondeu ao pleito do prefeito. José Nilton fez um breve esboço da atuação do banco na região Nordeste e em Apodi e destacou que veio para ouvir os parceiros como Emater, sindicatos e associações, assim como empresários e comerciantes.

por Anna Rutth - Tribuna do Norte

Túnel do Tempo (parte 125). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

A fotografia cedida para o quadro "Túnel do Tempo" de hoje é datada do ano de 2001. O ‘retrato’ de hoje trata-se do time da Univap – naquele ano a Univap foi vice-campeã da Copa Oeste. Quem aparece no retrato?


Resposta: Em pé: Onézio, Pádua (ex-jogador do ABC de Natal), goleiro Adalberto (Berto), PC, Walter (Aracati), Chico Patu, Francisco Gama (treinador) e Eudes Souza (diretor). Agachados: Kenedy, Joeliton (Soledade), Otaviano (Pau dos Ferros), João (irmão de Chico Patu), Tejinho, Jakson e nosso amigo Pelé (ropeiro e torcedor do 'Glêmio', digo Grêmio rsrs...).

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Em reunião com CDL e ACEMA, prefeito anuncia liberação de alvarás 2013

O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro e o vice José Maria se reuniram ontem (16), com George Gurgel, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Flávio Carvalho, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Apodi (ACEMA).

A pauta da reunião foi a sensibilização dos gestores com relação à liberação de alvarás de funcionamento de indústrias e comércios, sem a necessidade de vistoria do Serviço Técnico de Engenharia (SETERN) que fiscaliza as normas de segurança dos imóveis.

A sugestão é que o prefeito libere os alvarás de 2013 e promova campanhas de esclarecimentos sobre a necessidade de atividades preventivas de combate a incêndio e controle de pânico, para que em 2014, a licença de funcionamento só possa ser expedida com o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

“Entendemos que 2013 é um ano difícil, porque a seca afeta todos os setores da economia e por isso, daremos esse prazo de um ano para que as pessoas entendam que não é uma exigência da gestão de Flaviano, mas uma orientação do Ministério Público para que os alvarás só sejam concedidos aos estabelecimentos que atenderem às exigências do SETERN ”, pontuou o prefeito.

O presidente da ACEMA destacou que “essa cobrança, sem um breve esclarecimento, está gerando um desgaste para o governo”, daí a necessidade de se dar um prazo para que haja uma melhor aceitação da implantação das normas de segurança vigentes.

Estão abertas as inscrições para a Copa Apodi de Futebol


Já se encontra abertas as inscrições para a Copa Apodi de Futebol.

A secretaria municipal de Juventude, Esporte e Lazer está oferecendo 12 vagas para o certame. As inscrições estão sendo realizadas na própria secretaria.

O objetivo da competição é de formar uma base para a equipe da Univap que disputará a 2ª Divisão do Estadual no segundo semestre.

Lembramos ainda aos desportistas apodienses que o Congresso Técnico acontecerá no próximo dia 25, às 19h na secretaria de Juventude, Esporte e Lazer.

Pr. José Maria da Silva convida você para o Culto de Louvor e Adoração

Clique para ampliar!

Ô calorzinho bom esse de Apodi!

Antônio Jácome presidirá partido MD no RN

Deputado Antônio Jácome, presidente estadual do PMN – Partido da Mobilização Nacional, participou de uma reunião extraordinária com o diretório nacional do partido, em Brasília, onde 46 dos 55 integrantes do diretório aceitou a fusão com o PPS – Partido Popular Socialista e passam a se chamar MD – Mobilização Democrática.

Na reunião, finalizada nesta madrugada, ficou decidido que a presidência do novo partido no RN continuará com Jácome. Hoje a tarde acontecerá o congresso extraordinário entre os integrantes das duas siglas.

Confirmada a fusão, o novo partido terá 14 deputados federais (11 do PPS mais 3 do PMN).
Mas esse número poderá aumentar, já que deverá ser aberta uma “janela” de um mês para possibilitar a outros parlamentares migrarem para a nova sigla sem perderem seus mandatos. A expectativa é compor uma bancada com pelo menos 20 deputados federais.

Panorama Político da Rádio Vale entrevistará deputado Kelps Lima

Na série de entrevistas do programa Panorama Político na Rádio Vale do Apodi, o deputado estadual pelo PR, Kelps Lima, será o entrevistado desta sexta-feira 19 de abril.

Durante a entrevista o deputado falará da sua atuação como parlamentar e a sua ligação política com Apodi, através do ex-prefeito José Pinheiro Bezerra.

O deputado estará nos próximos dias em Apodi, cumprindo agenda política e mantendo contatos com amigos e correligionários.

1ª Calorada Gospel com Banda Logos

Clique para ampliar

Bancada de Apodi com Henrique

Uma comitiva de 10 vereadores de Apodi foi recebida, nesta terça-feira (16), pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves. O encontro foi  na presidência da Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara Municipal de Apodi, Evangelista Menezes pediu o apoio do deputado Henrique Alves para três projetos do município, todos eles subscritos pelos demais vereadores.

Entre os projetos solicitados, o principal deles é uma proposta de transposição das águas da barragem de Santa Cruz para a lagoa do Apanha Peixe. A água chegaria de um reservatório ao outro, por gravidade, através do rio Umarí. “O projeto já está tramitando no DNOCS”, assegurou o deputado. Henrique Alves também falou do projeto de irrigação da Chapada do Apodi. O início das obras está previsto para o próximo dia 26.

Os vereadores pediram, ainda, o apoio de Henrique Alves para a construção de um teatro municipal e a revitalização da estrutura de visitação do Lajedo de Soledade, principal atração turística do município. Os projetos contam com a parceria da Petrobras.

A Câmara Municipal de Apodi não tem sede própria. Atendendo aos vereadores, o deputado vai propor a união da bancada federal do Rio Grande do Norte para que os parlamentares destinem emendas individuais ao município, em diversas áreas, e com o valor equivalente ao das emendas individuais, a prefeitura construa o prédio com recursos previstos no orçamento.

Além de Evangelista Menezes (PR), estiveram com o presidente da Câmara dos Deputados, os vereadores Bráulio Ribeiro (PMN), Chico de Marinete (PCd B), Costa Neto (PPS), Filho Neto (PPS), Genivan Varela (PCdoB), Hortência Regalado (PSDB), Júnior Souza (PMDB), Laete Oliveira (PMN) e Soneth Ferreira (PDT) .

Fonte: Assessoria

Prefeito Flaviano em reunião com Reitor da UERN


Foto retirada do Facebook Flaviano Zé Maria

O Prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB), esteve reunido com o Magnífico Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com a finalidade de entregar os documentos referentes a doação definitiva do terreno onde seria construído o Campus da UERN em Apodi.

Na foto, temos da esquerda para a direita, Professor Fábio Lúcio Rodrigues (atual Pró-reitor de Planejamento), Milton Marques (Reitor), Flaviano Monteiro e Francisco Gama (Secretário).

Mais um passo foi dado com a entrega do documento, porém muitas etapas ainda estão por vir, esperamos que todo esse trabalho tenha um desfecho feliz para a cidade.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Prefeitura de Apodi avança nas negociações com servidores municipais

Servidores comparecem para ouvir prefeito
O prefeito Flaviano Monteiro recebeu na segunda-feira (15), para mais uma rodada de negociações, os funcionários da prefeitura foram convocados para  uma assembleia extraordinária (Sintrapma). Sob a liderança do presidente da entidade, o professor João Bosco, os mais de 500 trabalhadores foram ouvir o prefeito.

Flaviano agradeceu aos que atenderam ao convite para um momento de diálogo entre a administração municipal e seus funcionários. "A ideia desta reunião é justamente manter o diálogo aberto e unir as forças para que juntos, prefeitura e servidores, avancemos cada vez mais", enfatizou. Foi a terceira vez que o prefeito recebeu os servidores para tratar de melhorias para a categoria.

Uma dos avanços em relação ao salário dos servidores foi a aprovação da lei que corrigiu o salário base dos servidores do regime geral, como os garis e ASGs, que ainda estava no valor de R$ 545,00 e passou para R$ 678,00. “Esta é uma conquista grandiosa e uma atitude louvável do prefeito que teve a coragem de enviar esse requerimento para ser votado pela câmara e da mesma por ter aprovado”, avaliou Flaviano.

O momento mais aguardado da assembleia foi quando o advogado Maciel Sales, professor da UFCG, falou sobre as vantagens da criação de uma previdência própria, mostrando que os pontos positivos são maiores do que os negativos, alertando que para garantir a segurança da previdência para o futuro, basta elaborar uma lei que não deixe brecha para possíveis desvios de conduta dos gestores.

Nota do blog: O município deu um importante passo no avanço entre prefeitura e servidores. Nunca na história de Apodi aconteceu uma assembleia de tamanha repercussão. Isso mostra que a administração do professor Flaviano está no caminho certo.

Maternidade Claudina Pinto tem significativa melhoria

As reformas na estrutura física da Maternidade Claudina Pinto é um indicativo que a luta para mantê-la aberta está firme. A fachada vai ganhar cores vivas, a recepção (conhecida como sala da santinha) vai voltar a funcionar, o jardim está recebendo cuidados, os banheiros foram reformados e uma limpeza da área externa vai mostrar que uma boa administração faz a diferença.

Além disso, a Maternidade está organizando a execução do Projeto GestaVida a partir de 1º de maio. A enfermeira Ana Paula será responsável pelo projeto que consiste num trabalho de incentivo ao parto normal e humanizado e o aleitamento materno. Com isso, a paciente grávida terá mais segurança e estará mais preparada para o parto e o pós-parto. O projeto objetiva acompanhar a paciente grávida desde os primeiros meses até o parto.

A escala médica está funcionando da seguinte forma:

Segunda-feira: Dra. Cristiane, obstetra e diretora técnica.
Terça-feira: Dr. Canindé, obstetra
Quarta-feira: Dr. Canindé, obstetra
Quinta-feira: Dr. Vicente, ginecologista e diretor clínico
Sexta-feira: Dr. Francisco, cirurgião geral
Diariamente: Dr. Pinheiro atende como clínico geral e auxilia as cirurgias como anestesista.

Gestão de resultados completa 100 dias em Felipe Guerra‏


Ao completar pouco mais de três meses da nova administração do município médio oestano, o seu Prefeito Haroldo Ferreira (PSD) foi aos órgãos de comunicação do município e da região e fez uma avaliação de como, após vencer uma estrutura com mais de 40 anos de domínio, que deixou estragos devastando até mesmo a institucionalização da prefeitura, teve que enfrentar as ações administrativas onde nada existia.

“Graças nós da oposição que vencemos as eleições e a Justiça que bloqueou os recursos, podemos com recursos próprios iniciar as primeiras ações administrativas onde tudo era prioridade. Fiquei muitas vezes sem saber por onde começar”, confessou o Prefeito Haroldo numa de suas entrevistas às emissoras de Rádio da região. 

Uma Reforma administrativa que reduziu a máquina administrativa, as secretarias, que eram 14 e foram reduzidas para 9. Censo funcional que identificou quantos e quais eram as pessoas que recebiam, quando recebiam, “salários” da Prefeitura, mas uma boa parte nem sequer trabalhava.  

“A partir de como recebemos a administração, entendemos que em primeiro lugar tínhamos que dar uma identidade a instituição maior do município a Prefeitura. Precisávamos também dar uma credibilidade a esta instituição”, explicou o gestor felipense.

Convite: NNEX empresa de serviços on-line


A NNEX, empresa de serviços on-line, convida toda população apodiense para conhecer essa grande oportunidade. É nessa quinta feira no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, localizado à Rua Nonato Mota N˚ 106 às 18:00hs.

Palestra totalmente grátis!

Convide um e amigo e venha conhecer nosso projeto. Informações: 9836-8570 (TIM), 9492-0512 (CLARO)

NNEX, o MUNDO em suas mãos!

Gustavo Carvalho cobra gratuidade para refeições de idosos e deficientes nos restaurantes populares do RN

O deputado Gustavo Carvalho, defendeu na Assembleia Legislativa, que governadora Rosalba Ciarlini e o secretario de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS, Luiz Eduardo Carneiro Costa, isente as Pessoas Idosas e os Portadores de Necessidades Especiais (PNE), do pagamento de refeições na Rede de Restaurantes Populares sob a administração do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Para o deputado Gustavo Carvalho é necessário à implementação de mecanismos que viabilizem o exercício da cidadania e o cumprimento das leis de proteção aos Portadores de Necessidades Especiais e da implementação do Estatuto do Idoso. “Cabe ao Poder Pública nas diversas instâncias governamentais, em especial no âmbito dos Estados Federados e Municípios, aplicar as medidas protetivas que venham a proporcionar cumprimento à legislação federal”, comentou o parlamentar.

Convite da Prefeitura de Severiano Melo

Clique para ampliar

Convite Missa de 30˚ dias de Anailde de Freitas Melo


Data de Nascimento: 15/12/1934
Data de Falecimento: 21/03/2013

Luiz Gonzaga de Melo, filhos, genros, noras, netos e bisnetos ainda consternados com o falecimento de Anailde de Freitas Melo agradecem o carinho e a solidariedade recebidos, e convidam familiares e amigos para missa de trinta dias de vida eterna, que será celebrada na intenção do fortalecimento e do conforto da sua alma.

Data: 20/04/2013
Horário: 17hs
Local: Igreja Matriz - Apodi/RN

Governo propõe salário mínimo de R$ 719,48 a partir de 2014

O salário mínimo deverá passar para R$ 719,48 no próximo ano. O valor consta no Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, enviado hoje (15) pelo Executivo ao Congresso Nacional. Pela proposta, o mínimo terá reajuste de 6,12% no ano que vem.

O projeto também prevê crescimento de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014 e inflação oficial também de 4,5% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Apesar da perspectiva de que o Banco Central volte a reajustar os juros básicos da economia na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o documento indica manutenção da taxa Selic em 7,25% ao ano pelos próximos três anos, até o fim de 2016.

O homem do campo não quer conversa, quer solução urgente

O produtor rural do Rio Grande do Norte não aguenta mais conversas, pronunciamentos, audiências públicas, reuniões e outros.

O que o sofrido homem do campo espera é ação. Espera que o governo do Estado instale os milhares de poços, que já estão perfurados, perfure outros tantos, que aumentem os carros pipas para que a água possa chegar com maior frequência nas zonas rurais necessitadas.

Que a bancada federal resolva de uma vez por todas o problema da falta de milho, que é constante, bem como que a Conab possa disponibilizar outros tipos de rações, como por exemplo, soja, torta de algodão e etc.

A seca que o Rio Grande do Norte atravessa já é a maior do século, caso soluções urgentes não sejam tomadas, no final de 2013 restará pouco mais de vinte por cento do rebanho de gado bovino, de um total de um milhão de cabeças no início da seca no ano passado.

Agripino fala em ação judicial para cassar mandatos de quem deixar DEM por nova sigla, o Mobilização Democrática

O processo seria por infidelidade partidária
O surgimento de uma nova sigla partidária, o Mobilização Democrática (MD), resultado da fusão do PPS e PMN, não está agradando alguns políticos do alto escalão. Um dele é o Senador potiguar, presidente do DEM  Agripino Maia. Segundo a Folha de São Paulo, Agripino está se prepara para processar os dissidentes: "Alguns ingênuos imaginam que vão sair sem se submeter às regras da infidelidade partidária", disse o senador.

No Congresso, calcula-se que o PSD poderá perder 15 de seus  48 deputados para a nova legenda. E no Rio Grande do Norte, a expectativa é que na Assembleia Legislativa três parlamentares já estejam bem cotados para se filiarem ao novo partido.

Policiais civis de todo o RN paralisam atividades hoje

Os policiais civis de todo o Rio Grande do Norte paralisam suas atividades hoje, dia 16 de abril, numa ação que estão denominando de: “O dia do resgate da Polícia Civil”. As mobilizações por todo o estado serão definidas em assembleias a partir das 8h no auditório do SINPOL/RN em Natal, e na sub-sede do SINPOL na cidade de Mossoró.

A decisão foi tomada no início do mês em virtude do retorno de presos para as delegacias, situação considerada inaceitável, visto que a custódia deve ser feita pelo sistema prisional, ou seja, por agentes penitenciários. A situação se tornou insustentável com as recentes decisões judiciais de interdições de cadeias públicas e presídios, notadamente nos municípios de Caicó, Goianinha, Mossoró e Macau.

Os policiais civis, que há pouco tempo conseguiram acabar com os presos em delegacias na Grande Natal, informam que não vão admitir o retrocesso vindo do interior. O desvio de função é considerado ilegal no Brasil, com várias decisões judiciais, que apontam que policial civil não deve custodiar presos de justiça, situação que atrapalha o papel que possuem: de investigar e solucionar crimes.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Legado além da Arena

Na manhã desta segunda, Rosalba Ciarlini fez mais uma visita à Arena das Dunas. Hoje ao lado do Ministro Aldo Rebelo (Esportes).

Além de confirmar o andamento com 61% da obra executada, a governadora lembrou o legado de infraestrutura que sua Administração vai deixar como  a retomada do projeto do Pró-Transporte e a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Fonte: Laurita Arruda

Reformas e adequação de escolas possibilitam ano letivo‏

Antes de ser iniciado o ano letivo de 2013 para os 1052 alunos matriculados na rede municipal de ensino, a nova administração Construindo e Inovando teve que enfrentar um desafio, o que retardou em poucos dias o início do ano letivo no município felipense.

Seis unidades escolares localizadas na zona rural de Felipe Guerra foram entregues ao Gestor Municipal Haroldo Ferreira (PSD), sem as mínimas condições de funcionamento, da parte física a outros tipos de deficiência, o que com recursos próprios levou o Prefeito felipense a reverter o quando num curto espaço de tempo e assim permitir o início do ano letivo 2013.

Na sexta feira, dia 12, no período da manhã, o Prefeito Haroldo Ferreira, acompanhado da Secretária Municipal de Educação, Professora Maria das Neves Leite (Nevinha) e toda a sua equipe da administração, iniciaram a entrega oficial destas obras do setor educacional.

Diversos Secretários e Auxiliares da administração municipal, dos Professores, Diretores, alunos e Líderes Comunitários, Sindicalistas da educação e do campo e Vereadores de significativa representação do Poder legislativo felipense, também respaldaram a entrega de tão importante benéfico na área da educação.

12 milhões de pessoas sem água do Nordeste

A seca na região Nordeste completa mais de um ano em algumas áreas e prejudica mais de 12 milhões de pessoas, com a falta d’água. Há quase um ano e quatro meses, não chove regularmente na região, a pior seca dos últimos 30 anos.

A Secretaria Nacional da Defesa Civil informa que 1.209 municípios estão em situação de emergência no Nordeste. Balanço levantado pela Conab, aponta queda de 80% na produção de milho e feijão na região do semiárido.

Suspeitos de corrupção usam shows de grandes nomes da música para desviar dinheiro


O Fantástico desse domingo, 14, destacou que, na última terça-feira, o Ministério Público fez uma mega operação em 13 estados para combater a corrupção no país. Lavagem de dinheiro, superfaturamento, venda ilegal de documentos. Todo tipo de golpe apareceu durante as investigações.

Num deles, os corruptos usavam shows de nomes da MPB para botar a mão em milhões de reais do dinheiro público. VEJA AGORA, na reportagem de Jonas Campos e Mauricio Ferraz.

Prefeituras do Rio Grande do Norte suspeitas de superfaturar shows de nomes conhecidos da música brasileira, como Fábio Júnior Zezé Di Camargo e Luciano e banda Cheiro de Amor.

Copa de Futebol Garoto Bom de Bola começa em todo o RN

A Copa de Futebol Garoto Bom de Bola começa neste sábado (13), às 15h30, com partidas em 46 municípios em todas as regiões do RN.

Garoto Bom de Bola tem a participação de 92 municípios com suas seleções de futebol na faixa etária de 12 a 14 anos. O torneio é promovido pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer em parceria com o Fórum de Secretários e Gestores do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte.

“Garoto Bola de Bola está estimulando a prática do esporte em todas as partes do Rio Grande do Norte. A Copa de Futebol Garoto Bom de Bola é voltada para crianças e jovens, de 12 a 14 anos, que estejam frequentando a Escola. Com isso, estamos estimulando, com o Esporte, a presença de nossos jovens em sala de aula”, afirma o secretário do Esporte e do Lazer do RN, Joacy Bastos.

Neste sábado serão realizados os jogos de ida da primeira fase eliminatória. No outro sábado (20) serão realizados os jogos de volta. As seleções que obtiverem o melhor resultado na soma dos dois jogos passarão para a etapa seguinte.


Veja a tabela dos jogos do sábado (13)


Região Oeste
Felipe Guerra X Baraúna (Felipe Guerra)
Almino Afonso X Riacho da Cruz (Almino Afonso)
Apodi X Severiano Melo (Apodi)
Lucrécia X Janduís (Lucrécia)

Caern amplia distribuição de água em ruas e localidade rural do município de Apodi

A cidade de Apodi está recebendo aumento da extensão da rede de água em dois quilômetros, beneficiando oito ruas e a localidade de Bico Torto. O investimento é de R$ 50 mil com recursos próprios da Caern. As ruas ainda não eram beneficiadas com o abastecimento por estarem em áreas de expansão. Agora, passam a ser atendidas com a água proveniente dos poços que abastecem a cidade.

É a garantia de que estes moradores vão poder receber água na torneira por meio de uma ação que garante melhor qualidade de vida para os mesmos. As ruas beneficiadas são Rua Padre João da Cunha, rua Dix-huit Rosado com Celso Marinho, Rua projetada entre Rita Brisa e Rua José do Patrocínio, Rua projetada com a Francisco Pinto, Rua Alice Pinto, Rua Dalton Cunha com Vingt Rosado e João Epitácio, Rua Manoel Pedro Viana com ruas projetadas, rua projetada entre as ruas Abílio Soares e Isauro Camilo, além da localidade do Bico Torto.

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Diretor do Gerson Lopes esclarece matéria infundada


Existe um ditado popular que diz: “quem tem boca fala o que quer”. Não quero aqui me eximir das responsabilidades a mim incumbidas, como também tapar os olhos diante de uma situação aparente. As pessoas que trabalham comigo sabem disso e tem acompanhado o meu trabalho durante os três anos e pouco mais de três meses que estou como gestor da Escola Gerson Lopes. Elas sabem que tenho me dedicado diuturnamente para o bom funcionamento da mesma e dentro das condições que me são concedidas, não apenas enquanto estou gestor da escola, como também, nos mais de vinte anos que aqui sou professor. Porém, o que posso dizer, é que todas as medidas que a escola deveria tomar em relação ao problema já foram tomadas.

Para o conhecimento de toda a comunidade esta situação aparentemente solúvel foi detectada ainda em 2011, quando houve a interdição de uma sala de aula que teve o teto comprometido devido à ação do cupim (uma tesoura de sustentação). No dia 18 de agosto de 2011 a escola enviou oficio de nº 034/2011 à SEEC-RN solicitando a visita do engenheiro da equipe de engenharia da Secretaria relatando o problema ocorrido.

No dia 05 de janeiro de 2012 enviamos ofício de nº 003/2012 reiterando o ofício de agosto de 2011 reivindicando urgência por parte da Secretaria de Educação para a solução do problema, pois os alunos da sala interditada estariam assistindo aula na sala dos professores que foram acomodados em outro ambiente. Ao iniciarmos as matrículas para o ano letivo de 2012, fizemos uma reunião com o Conselho Escolar e elaboramos um abaixo-assinado constando da assinatura dos pais, alunos e funcionários, pedindo providências para a solução do problema. Assim, foi enviado, em 25 de janeiro de 2012 ofício de nº 008/2012 contendo o abaixo-assinado, a xerox da ata da reunião do Conselho e fotos da estrutura da escola evidenciando o fato.

No mês de fevereiro do corrente ano, quando a Secretária de Estado da Educação esteve em Apodi na Jornada Pedagógica para o início do ano letivo de 2012, convidamos ela para vir à escola. Ao chegarmos, ela pessoalmente tomou conhecimento do fato e se mostrou bastante preocupada e afirmou que tomaria as devidas providências.  Ainda no segundo semestre de 2012 recebemos a visita do Engenheiro da Secretaria de Educação. Ele também constatou o problema e sugeriu que, como a sala estava interditada devido à ação de cupim, por precaução, a cobertura de toda a escola deveria ser trocada, (com exceção de duas salas que foram reformadas em 2010), algumas portas e janelas e evidentemente a parte elétrica, em uma grande reforma.

No dia 27 de fevereiro de 2013 enviamos novamente outro abaixo-assinado com ofício de nº 010/2013 relatando as mesmas características do primeiro, inclusive com cópias de matérias que já tinham sido veiculadas na internet sobre a escola. Todavia, quando a Secretária de Educação esteve novamente em Apodi na Jornada Pedagógica para o início do ano letivo de 2013, indagamos o problema ainda existente na escola e cobramos agilidade por parte da SEEC-RN.

Ainda em fevereiro, recebemos uma resposta via email do Gabinete da Secretaria da Educação e da Cultura do RN comunicando que a solicitação para a recuperação da escola foi encaminhada para a Secretaria de Estado da Infraestrutura – SIN no dia 22/01/2013, com o protocolo de número 577572/2012 confirmando que após o trâmite legal, iniciariam o trabalho de reforma.

Enfim, gostaria de salientar que é de práxis tentar apontar o dedo para alguém como único responsável para o problema, embora não se tenha conhecimento da veracidade do fato. Coisas de seres humanos.

Finalizo com uma frase que li em um, dentre “alguns” dos livros que tive o prazer de ler, que diz o seguinte: ”De todas as reações a um insulto, a mais hábil e que requer menos esforços é o silêncio.” Obrigado. Professor Ivonaldo Alves - Diretor da Escola Estadual Professor Gerson Lopes - Apodi-RN.

Nota do blog: estudei com o diretor (Ivonaldo) e com a vice (Sandra) sei da competência dos professores que atualmente estão à frente da referida escola. Infelizmente, um homem sem autorização entrou na escola e tirou as fotos, fez a matéria dando a entender que os gestores são os culpados pela escola está naquela situação.

Nota do Blog II – Ivonaldo, bom dia.

Pode utilizar mais este espaço. O Blog ApoDiário é nosso. Eu edito em conjunto com vocês, webleitores, professores, alunos, etc.

Convocação Extraordinária

Clique para ampliar

domingo, 14 de abril de 2013

Mais um grande aprofundamento para Casais com Padre Augusto Lívio em Apodi



Aconteceu ontem (13), no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi mais um grande aprofundamento para casais, realizado pelo ECC de Apodi. O auditório ficou pequeno para tanta gente.

A Equipe Dirigente 2013 agradece a presença de todos que foram prestigiar o Encontro de Aprofundamento para Casais com o Padre Augusto Lívio de Mossoró que realizou uma excelente palestra sobre Pais e Filhos.

Continuaremos rezando por aqueles que perderam esta oportunidade de fortalecer a fé.

Portal Nominuto.com volta ao ar nesta segunda (15)

O portal de notícias Nominuto.com, comandado pelo jornalista Diógenes Dantas, retoma suas atividades nesta segunda-feira (15). Considerado uma das grandes apostas do mercado editorial, a página é considerada uma das referências no noticiário potiguar.

Cláudia Regina enfatiza ações contra a seca na posse da FECAM

Os efeitos da seca e as estratégias para minimizá-los, foram os assuntos discutidos neste sábado, 13, no 1º Fórum Estadual de Vereadores do Rio Grande do Norte. A prefeita Cláudia Regina participou do evento, juntamente com a governadora Rosalba Ciarlini, deputado Henrique Alves e diversas autoridades do Estado.

Em seu discurso, a prefeita ressaltou as ações do Plano de Enfrentamento à Seca, apresentado recentemente pela Prefeitura de Mossoró. “Construímos o plano de enfrentamento com a participação direta da Defesa Civil, formada por representantes de todos os setores da sociedade. Diagnosticamos os problemas, buscamos soluções concretas e vamos investir R$ 5 milhões em diversas medidas que irão amenizar os efeitos da estiagem”, declarou.

Cláudia Regina, que preside a Associação dos Municípios do Oeste do RN (AMORN), destacou ainda a importância das parcerias entre os poderes executivo, legislativo e judiciário para a construção da cidadania. “Todos os segmentos devem trabalhar juntos no combate aos efeitos da seca. Não devem existir bandeiras, nem cores partidárias na defesa dos direitos dos cidadãos”, enfatizou.

Para representante do Ministério Público, Polícia só investiga preto, pobre e prostituta

De acordo com a edição do Jornal de Hoje deste final de semana há uma boa justificativa para o fato de existirem bem menos pessoas presas atualmente no Brasil por decorrência de investigações do Ministério Público do que aqueles que são detidos pela Polícia Civil, conforme apontou diretor da Associação Nacional dos Delegados de Polícia, Magnus Barreto. E o motivo disso não tem nada a ver com o fato do MP poder ou não investigar.

Segundo o presidente da Associação dos Promotores de Justiça do RN (Ampern), Eudo Leite, o motivo é que o MP investiga crimes praticados por poderosos, enquanto as polícias prendem pessoas mais humildes. “Magnus tem alguma razão no que está dizendo pelo simples fato de que quem está investigando os crimes de corrupção, de colarinho branco, os poderosos, é o Ministério Público. A Polícia está investigando só preto, pobre e prostituta. Portanto esses vão para cadeia normalmente no Brasil”, afirmou o presidente da Ampern.

Segundo Eudo Leite, “os políticos, a classe econômica poderosa nesse país, a gente tem uma grande dificuldade de colocar na cadeia. Mas o MP tem feito um trabalho exemplar. Tem investigado, tem acusado. Tem conseguido prisões para permitir que o processo possa andar, prisões preventivas, que permitem a não destruição de provas”. Além disso, o fato das condenações não terem sido deferidas até o momento, em muitos casos, não é consequência da investigação, mas sim do ritmo processual mesmo.

Condenação ou não, aí é um problema do sistema judicial brasileiro. É um problema de cultura. É um problema do processo ser muito mais complexo, ter grandes advogados, que cria uma grande dificuldade para o processo tramitar adequadamente. Na verdade, os poderosos, a quem o MP atinge, realmente, há muito mais dificuldade para que eles sejam condenados”, analisou. De qualquer forma, essa afirmação também acaba por concordar com outra declaração de Magnus Barreto, de que o Ministério Público do RN pinça as principais investigações para si e não se preocupa, por exemplo, em apurar roubos de uma bicicleta, que muitas vezes, para o cidadão, é tão importante quanto um carro, por exemplo.

Ministro do Esporte visita Arena das Dunas nesta segunda-feira (15)

Aldo Rebelo
Nesta segunda-feira (15), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fará visita à Arena das Dunas, em Natal (RN), acompanhado da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini. Após a visita, marcada para as 9h30, haverá coletiva de imprensa.

Um dos 12 estádios da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, a Arena das Dunas já tem mais de 61% da obra executada, empregando 1,8 mil trabalhadores. Com capacidade para 42 mil pessoas durante a Copa e 32 mil após o torneio da FIFA, a arena multiuso foi projetada para receber convenções, exposições e espetáculos nacionais e internacionais. A conclusão da obra está prevista para dezembro/2013.