sábado, 13 de abril de 2013

Equipe do Detran realiza testes de direção no RN

A equipe de peritos examinadores da Subcoordenadoria de Trânsito do Detran/RN estará na próxima semana na região do Seridó para dar prosseguimento aos mutirões de exames práticos de direção veicular. Neste momento, os usuários das cidades de Caicó, Currais Novos e Jucurutu recebem os agentes. As datas foram estabelecidas no início do mês e dez cidades já receberam a força tarefa. Com a execução completa do cronograma até o dia 30, serão aplicados mais de 4.500 testes de volante, buscando atender a demanda reprimida em todo o estado.

De acordo com o planejamento dos técnicos do Detran/RN, outros sete municípios vão ser contemplados, alguns com mais dias de atuação dos examinadores, como Mossoró, Caicó e Currais Novos, cidades com maior número de centro de formação de condutores com forte demanda. Somente na Capital do Oeste, durante as três últimas semanas, foram efetivadas 2.600 avaliações.

Exame de direção veicular segunda quinzena de abril 2013:

15 e 16 – Caicó
17 – Jucurutu
18 e 19 – Currais Novos
22 – Parelhas
23 – Jardim do Seridó
24 – Santa Cruz
25 – Ceará- Mirim
26 – João Câmara e Macau
29 – Apodi
30 – Pau dos Ferros

Meta da secretaria de Saúde é vacinar 80% da população apodiense


Na próxima segunda-feira (15) será lançada no Brasil a 15º edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que prossegue até o dia 26 deste mês, tendo o dia D no próximo dia 20/04. Em Apodi, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 80% da população. Com isso, no sábado, dia oficial da campanha, todas as unidades de saúde da cidade estarão abertas.

A população alvo é composta por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde que atuam em unidades com atendimento para a influenza, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos, gestantes, puerperais (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, será avaliado o número de doses aplicadas no período da campanha.

Conselho Tutelar de Apodi é contemplado com automóvel e kit

Durante a realização do 2° Seminário Interestadual sobre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, realizado nesta sexta-feira (12) no IFRN de Nova Cruz, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) divulgou a lista com os 58 municípios que foram contemplados com um automóvel e kit para os conselhos tutelares. Equipamentos foram adquiridos graças emenda da deputada.

Para uma plateia lotada, com representações de mais de cinco estados, Fátima garantiu que ainda este ano as demais cidades, não contempladas nessa primeira etapa, também irão receber os seus kits.

Na palestra, a deputada destacou o papel da educação na garantia dos direitos da criança e do adolescente. Fátima fez um balanço das ações do Governo Federal na área da Educação nos últimos 10 anos. Ressaltou também a importância da aprovação do PNE e dos 100% dos royalties para o setor da educação. "Temos a certeza que a garantia da cidadania plena para nossas crianças e adolescentes passa por uma educação pública e de qualidade".

Evento religioso marca 100 dias para a Jornada Mundial da Juventude

Uma vigília que começa hoje (12), às 22h, na Catedral Metropolitana, no centro da capital fluminense, marca a contagem regressiva de 100 dias para a chegada do papa Francisco à cidade, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre de 23 a 28 de julho.

Uma missa será celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti, às 22h30, e depois os jovens saem em procissão pela Lapa, bairro boêmio da cidade, até a Igreja de Santana, onde serão feitas orações até às 6h. De acordo com o padre Reginaldo, os três eventos devem reunir de oito a dez mil pessoas e marcam o caminho para os preparativos finais para a jornada.

“É a primeira apresentação oficial do papa Francisco na América Latina e praticamente no mundo. É a primeira viagem internacional dele. Para o Brasil, é importante porque ele vem falar com os jovens do país mais católico do mundo, onde toda a esperança do catolicismo se volta. É uma mensagem, espera-se, que estimule os jovens a viver o cristianismo e a catolicidade”.

Maratona Fotográfica: margens do rio Apodi


Fotos: Marly Maia

Robinson Faria dispara contra Agripino

O vice-governador do Estado, Robinson Faria (PSD), chamou o senador José Agripino “incoerente” quando cobra ações imediatas e efetivas do Governo Federal para combater os efeitos da seca no Rio Grande, enquanto segundo ele, “a governadora Rosalba Ciarlini, que é do seu partido, não faz nada para minimizar o problema e Agripino não diz nada”. Disse também, que o senador do DEM está deixando Rosalba Ciarlini numa posição “constrangedora”. Os problemas entre Robinson Faria e José Agripino não são de agora.

Quando o vice-governador assumiu a presidência do PSD no Estado iniciou um processo natural de fortalecimento do partido no Rio Grande do Norte através de filiações de integrantes de outras legendas, inclusive de insatisfeitos do DEM. O senador do DEM não gostou e criticou o comportamento do vice-governador dizendo inclusive, que Robinson Faria estava querendo “emparedar” o governo.

O vice-governador Robinson Faria reagiu às declarações do senador José Agripino afirmando ser parceiro do governo Rosalba Ciarlini (ainda não tinha se afastado política e pessoalmente) e não admitia as críticas do senador do DEM, alegando ter sido um aliado correto do democrata durante vários anos da sua vida pública. Alegou também ser normal que quando se cria um novo partido existam filiações de lideranças insatisfeitas nas legendas de origem. A partir daí Robinson Faria e José Agripino interromperam uma convivência política de vários anos.

"Vamos estudar meu Apodi", Pedro Bandeira

Cynthia Leite abre hoje (dia 13/04) Show de Humor na ACDA


A cantora apodiense Cynthia Leite, estará apresentando seu repertório de MPB e Sertanejo hoje, na ACDA, abrindo assim a temporada de riso.

Cynthia será mais uma atração da Noite do Riso (hoje), o show de humor RINDO DE 4, com os humoristas Wagner de Castro, Marlon Rossi, Gustavo Pardal e Desmantelado. Serão 4 atrações do humor reunidos em uma só noite, para você se divertir ao lado da família e dos amigos.

Cynthia Leite tem se destacado com sua voz suave e o estilo eclético durante seus shows.

Reserve já sua mesa com Leylla Carla (9952-0532) e prestigie mais este evento.

Secretaria de Tributação institui no Estado o Projeto Piloto da Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e)

Projeto Piloto da Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e), que possibilita a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, modelo 65, entrou em vigor no Rio Grande do Norte esta semana. A regulamentação pode ser vista com detalhes na portaria Nº 036/2013-GS/SET, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), do dia 11 de abril de 2013.

A mudança tem o intuito de oferecer mais uma facilidade no registro de operações no comércio varejista, assim como a padronização de procedimentos pelo meio eletrônico, tendo como parâmetro a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que entrou em vigor no Brasil em 2008. Através dela as Secretarias de Fazenda receberão as informações assim que ocorrer a operação comercial. A interferência no ambiente do contribuinte será mínima à medida que o fisco estadual não precisará vistoriar máquinas para obter as informações que estarão disponíveis no ambiente virtual.

Governo lança projeto MAIS RN nessa segunda-feira (15)

Um projeto para planejar o futuro econômico do Rio Grande do Norte, onde todas as informações necessárias para investimentos e negócios possam ser encontradas de forma sistematizada, analisada e trabalhada. Esse é o foco central do MAIS RN que o Governo do Estado lança na próxima segunda-feira (15), às 17h, na Escola de GoveRNo, em parceria com a Federação das Indústrias do RN e cerca de 50 empresas que já aderiram ao projeto.

Para viabilizar o MAIS RN, a governadora Rosalba Ciarlini, assinará o acordo de cooperação técnica com a Fiern, que será a responsável pela contratação de uma consultoria para dar apoio à construção do banco de dados. O banco de dados reunirá atividades econômicas, dados estatísticos, meio físico, social, infraestrutura e redes de serviços para análise das oportunidades e gargalos com a identificação de ações de Governo.

13 coisas que só as mulheres entendem…

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Estado e Governo Federal distribuirão tablets

Cerca de 500 professores de Ensino Médio que atuam nas salas de aula das escolas estaduais de Apodi e região receberão neste sábado (13), a partir das 8h, os tablets educacionais adquiridos pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Educação. Os equipamentos serão entregues pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), no Garbos Recepções.

No total, mais de 4.100 tablets estão sendo entregues aos professores de Ensino Médio do Estado. A distribuição começou pela 1ª DIRED, que envolve os municípios de Natal, Macaíba, São Gonçalo e Extremoz, passando pela 2ª DIRED, na região de Parnamirim, e agora se estende por todo o Estado até a primeira semana de maio.

Em seguida, outros 1.700 tablets serão distribuídos para serem utilizados pelas escolas, de forma integrada às lousas interativas.

Os tablets são acompanhados por uma capa protetora e são equipados com sistema operacional android, 512 megabytes de memória RAM, 16 gigas de memória, acesso à internet através de rede wi-fi e bluetooth. A ferramenta vai auxiliar o trabalho dos professores, tendo entre suas funções a substituição do tradicional diário de classe, em papel, além de apoiar o ensino de disciplinas e pesquisas educacionais. O investimento na aquisição dos tablets foi de R$ 2 milhões.

Com informações da Comunicação do Governo do Estado.

Ciro vai a Brasília levando projetos e cobrando ajuda para combater seca

O prefeito Ciro Bezerra vai passar a próxima semana em Brasília. Na pasta, muitos projetos para serem encaminhados nos órgãos federais, outros para buscar emenda constitucional. “Precisamos continuar recebendo verbas da União, através de parcerias, para que Itaú siga melhorando a sua infraestrutura e a qualidade dos serviços básicos” – disse.

Entre os projetos estão os que tratam da aquisição de terreno, a construção do campo de futebol, mais 60 moradias do projeto Minha Casa Minha Vida, urbanização da BR 405 trecho entre a entrada da cidade e o trevo da RN que liga a Umarizal, entre outros.

Além disso o prefeito vai pressionar o Governo Federal, juntamente com prefeitos nordestinos que estarão na capital, para que imediatamente se libere recursos para combater os efeitos da seca. “Estamos de mãos atadas, vendo o repasse de FPM cair, e a seca avançando já produzindo consequências graves para o homem do campo e para a cidade, como o desemprego, a falta de água e o desabastecimento” – reclamou.

Aprofundamento para Casais com Padre Augusto Lívio

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

A Equipe Dirigente 2013 tem a honra convidar você e seu cônjuge para participar de mais um Encontro de Aprofundamento para Casais com o Padre Augusto Lívio de Mossoró que tem como tema: “FILHOS”, a palestra acontecerá amanhã sábado (13), às 19hs30min no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi.

Nos últimos anos a Igreja tem se preocupado muitíssimo com as famílias, principalmente com nossas Famílias Católicas, uma vez que a Família é o centro de toda vida Cristã e a Célula Máter da Sociedade, pois é nela que são gerados os filhos de Deus e é nela que eles são formados e são conduzidos no verdadeiro caminho de Cristo até alcançarem a plenitude da Salvação eterna.

A família sofre desgastes e tem se enfraquecido devido às perseguições do Laicismo que prefere que as pessoas sejam “isoladas” e apenas instrumentos geradores de renda sem satisfazerem suas necessidades espirituais básicas que lhes proporcione a verdadeira FELICIDADE.

O Homem foi criado segundo a Imagem e Semelhança de Deus e, portanto não é um ser individualizado “egoísta”, mas necessita viver em sociedade e, sobretudo bem ajustado na comunidade por excelência que é a Família que se inicia com o Sacramento do Matrimônio quando nos tornamos uma só carne no Amor de Deus.

Contamos com sua presença e nos ajude a divulgar e convidando também os casais que mais estão necessitadas das graças de Deus em seu grupo, não se esqueça, você pode ser a Benção de Deus na vida de alguém, por isso não deixe de convidar e insistir com aqueles que andam distraídos achando que esta tudo bem.

Paz de Cristo.

Flaviano lidera movimento para criar consórcio como forma de baratear custos de saneamento básico

Na terça feira, dia 09 de abril, o prefeito Flaviano Monteiro esteve em Natal na companhia de Anax Vale, prefeito de Governador, no escritório da FUNASA, levando reivindicações ao secretário Antônio Barbosa.

A pauta principal da reunião foi o Plano Municipal de Saneamento, que é uma exigência feita pelo governo federal. A partir de 2014, todos os municípios do Brasil terão que possuir um plano municipal de saneamento, sob pena de ficar impossibilitado de receber os repasses no âmbito federal.

O prefeito Flaviano, juntamente com os prefeitos de Governador, Caraúbas, Felipe Guerra, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes, estão se articulando para fazerem um consórcio, como forma de baratear o custo com o saneamento e otimizar a utilização do dinheiro público. 

Na ocasião Flaviano, aproveitou para reivindicar auxílio na construção de casas de alvenaria, para a erradicação da problemática das casas de taipa, nas zonas rural e urbanas do nosso município.

Flaviano está incansavelmente na busca de solucionar pontos considerados primordiais nos seus discursos na época de campanha e que agora são metas reais a serem alcançadas em seu governo.

Gilberto Jales é o indicado de Rosalba Ciarlini para o TCE

Do blog Panorama Político, na Tribuna do Norte... A governadora Rosalba Ciarlini deverá indicar o ex-secretário de Recursos Hídricos Gilberto Jales para vaga de conselheiro do TCE, cargo que está em aberto há mais de um ano.

O ofício com a indicação poderá ser enviado ainda hoje para Assembleia Legislativa. Há dez dias Jales esteve na AL fazendo visitas a alguns gabinetes. Ele agora será avalizado pelos deputados para poder o ocupar o cargo.

Vereadores potiguares estão em festa

Os vereadores potiguares já podem soltar “foguetões”:

O Senado deferiu o pedido de retirada de tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 35/2012, que pretendia cortar os salários dos vereadores dos municípios com população menor que 50 mil habitantes. O pedido foi feito pelo próprio autor da proposta, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO). Um manifesto seria assinado no 1º Fórum Estadual dos Vereadores, que acontece neste final de semana, em Mossoró, e entregue à bancada federal potiguar.

A PEC 35 pretendia “aperfeiçoar a representação política” e “promover maior zelo” com as finanças públicas. Por outro lado, os vereadores denominam a PEC de “retrocesso”, pois ela inviabilizaria o trabalho de “políticos de poucos recursos” com uma comprovada atuação política na sociedade e deixaria prefeitos das cidades pequenas “sem fiscalização”.

Governo do Estado lança Projeto MÃO AMIGA

Na manhã desta sexta-feira, o Governo do Estado lançou o projeto MÃO AMIGA, um compromisso assumido pela governadora Rosalba Ciarlini no início de sua administração. O programa vai desburocratizar o financiamento de crédito para micro e pequenos empresários e apoiar o empreendedorismo potiguar. Além da presença da governadora, o lançamento do MÃO AMIGA contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho; do diretor da Agência de Fomento (AGN), João Augusto da Cunha e de trabalhadores autônomos e representantes de associações comunitárias. A solenidade foi realizada na sede do Programa, que fica na Avenida Hermes da Fonseca, 1009, ao lado da AABB.

A primeira fase do projeto contemplou 57 trabalhadores informais das quatro zonas da capital potiguar. O crédito máximo concedido a cada um deles será de R$ 1.500 e vai variar de acordo com o empreendimento de cada profissional. A ideia é que o trabalhador autônomo informal possa se estruturar e sair da informalidade.

Prefeito reivindica melhorias para o CDP de Apodi

Quando esteve em Natal, terça-feira (09), o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro foi à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) fazer convite ao secretário Júlio César Queiroz, para realizar uma visita ao Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP).

O prefeito de Apodi reivindicou do secretário a ampliação e reestruturação do Centro de Detenção Provisória (CDP) do município, unidade que é considerada referência no Estado. “Queremos melhorar a nossa unidade e para isso já conversei com o delegado da polícia civil, Renato Oliveira, e o com o Promotor de Justiça, Sílvio Brito”, lembra Flaviano.

Existe uma parceria entre as secretarias de Esporte e de Justiça do estado, através do projeto Pintando a Liberdade, onde os presidiários confeccionam material esportivo. “É uma parceria fundamental para o novo projeto esportivo Escola da Bola”, ressalta Francisco Gama, Secretário de juventude, Esporte e Lazer de Apodi, que acompanhou Flaviano na visita à SEJUC.

Presidente da Fecam diz que vereador sem salário aumentaria a corrupção

O Mossoroense destaca que o presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN) e da Câmara Municipal de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), disse ontem em entrevista ao Bom Dia RN, da InterTV Cabugi, que se o projeto que acaba com salário de vereadores em cidades com mais de 50 mil habitantes passar vai aumentar a corrupção.

“O vereador sem salário seria um retrocesso. No anos 70 tivemos os maiores índices de corrupção e endividamento da dívida externa. Isso iria aumentar ainda mais a corrupção porque o vereador ficaria desmotivado, certamente ficaria mais subserviente ao prefeito. Isso vai diminuir o poder de fiscalização”, frisou.

Parabéns Anny Sofia – 2 aninhos


Cada idade tem a sua beleza e essa beleza deve sempre ser uma liberdade.

- Layo César

Filhinha,

O profundo desejo do meu coração é que você saiba apreciar a beleza de cada etapa da tua vida, e aproveitar a liberdade de cada uma delas. Você ainda é uma criança, mas está crescendo muito rápido, na minha opinião, rápido demais! Viva a vida com calma, dê passos firmes e tome tempo para apreciar as paisagens que a vida te proporciona. Seguramente na tua jornada você vai alegrar muitos corações, assim como alegra o meu. Mantenha sempre a tua alegria e amor pelo próximo, porque assim o teu caminho será sempre decorado com as flores do sucesso!

Feliz aniversário Anny Sofia!

Os parabéns também vai para a mãe Luana!

Nota do blog: Que Jesus possa iluminar sempre a caminhada desta família com muita saúde, paz, alegria e sucesso!!!

O Maior Imitador do Brasil, sábado dia 13 na ACDA de Apodi


Leylla Carla produções apresenta, no próximo dia 13 de abril (sábado), na ACDA, o humorista “Marlon Rossi", conhecido como sendo o maior imitador do Brasil, vai fazer o público rir e se divertir com o seu show, que mistura voz, irreverência, humor, imitações e performances interagindo a todo momento com o público. 

Em seu show, Marlon se apresenta de forma hilária, com um 'pout-pourri' de oito vozes - Maria Betânia, Plácido Domingo, John Denver, Louis Armstrong, Agnaldo Timóteo, Caubi Peixoto, Tim Maia e Alcione. O Humorista conquistou os jurados no programa do Faustão e venceu a competição.

Durante a noite do riso, na ACDA, o humorista se junta aos demais humoristas, GUSTAVO PARDAL, WAGNER DE CASTRO E DESMANTELADO, para, sem dúvida um show imperdível e inesquecível!

As mesas para o show rindo de 4, estarão disponíveis ao preço de 60,00 reais, para 4 pessoas. Maiores informações: 9952-0532

Galinha Pintadinha e sua turma na ACDA de Apodi

Olha só a pose tarados de plantão. Babem com a gata da semana...

Hoje é sexta-feira, dia da gata da semana. Dia de biritar, curtir, beijar e amar. Olha só leitores tarados deste blog, a pose fatal... até o Zeca Pagodinho deu ‘olhada’ pro lado!!!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Aluno de escola pública terá direito a fazer vestibular das federais de graça

A presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei que garante o direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição nos vestibulares de universidades federais e institutos federais de ensino a estudantes que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

A maioria das universidades federais que tem processo seletivo próprio adota sistema de isenção parcial ou total da taxa do vestibular, mas isso não era até então garantido por uma lei específica para este fim.

Segundo o documento, as instituições federais de educação superior adotarão critérios para isenção total e parcial do pagamento de taxas de inscrição nos processos seletivos de ingresso em seus cursos, de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos.

Para ter direito ao benefício, o estudante deve cumprir as duas exigências, ou seja, ter feito escola pública ou ser bolsista integral em escola particular e ter renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo.

RN Vida reúne mais de 25 prefeitos para implantação do projeto “Crack, é possível vencer”

Na manhã desta quinta-feira (11), o Governo do Estado, por meio do Programa RN Vida, reuniu no auditório do Gabinete Civil mais de 25 prefeitos potiguares com menos de 200 mil habitantes, para acompanharem uma série de palestras técnicas para a implantação do projeto “Crack, é possível vencer”.

Técnicos da Saúde, Educação, Segurança Pública e Ação Social discursaram sobre o crescimento da dependência química nas cidades do interior do Estado. Durante o evento foram apresentadas estatísticas e os exemplos de aplicação nas cidades com maior número de habitantes, como Natal e Mossoró.

Acompanhados por secretários e técnicos, os prefeitos assistiram as explicações e com o apoio da coordenadora do Programa RN Vida, Sonali Rosado, irão, a partir de agora, encontrar os caminhos para o desenvolvimento de ações e políticas públicas para o enfrentamento do crack, álcool e outras drogas em todo o Rio Grande do Norte.

Sonali Rosado comentou a importância do evento desta manhã ressaltando a união entre os municípios e Estado para o sucesso do RNVida. “Considero esse momento como histórico para o Rio Grande do Norte. Com a orientação da governadora Rosalba Ciarlini, realizamos essa reunião técnica com secretários de saúde, assistência social e educação dos municípios e o estado disponibilizou técnicos das Secretarias de Estado da Saúde, Assistência Social, Educação e Seguranças Pública. Isso tudo para que o RNVida continue entrando nos municípios do RN principalmente porque ele prega, acima de tudo, o amor como base para combater esse mal tão sério que é a droga”.

Crack, é possível vencer
O programa do Governo Federal tem a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack, bem como enfrentar o tráfico de drogas. Tem por objetivo aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, reduzir a oferta de drogas ilícitas por meio do enfrentamento ao tráfico e promover ações de educação, informação e capacitação. O programa reúne diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e de garantia de direitos. As ações são organizadas em tr trechos temáticos: Prevenção, Cuidado e Autoridade.

O Governo Federal disponibiliza recursos financeiros a estados e municípios, que aderem ao programa assumindo contrapartidas e implementando os equipamentos de saúde, assistência social e segurança pública.

Governo lança amanhã o programa de microcrédito “Mão Amiga”

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (Sedec), e em parceria com a Agência de Fomento (AGN), lança nesta sexta (12), às 11h, na Avenida Hermes da Fonseca, 1009 (antiga Residência Oficial), o programa Mão Amiga. Na ocasião, a governadora Rosalba Ciarlini entregará cheques para os trabalhadores autônomos informais que já aderiram ao programa.

Com atuação nesta primeira fase na Grande Natal, o Mão Amiga objetiva apoiar o empreendedorismo potiguar, fomentando a economia do estado. O programa pretende atender 1.700 contratos, com valor máximo de R$ 1.500. A ideia é que o trabalhador autônomo informal possa se estruturar e sair da informalidade.

Fátima participa de audiência com Ministro da Educação

Deputada esteve também no Ato de Lançamento da Conferência Nacional de Educação no Congresso

A deputada Fátima Bezerra (PT) participou nesta quarta-feira (10), da audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que contou com a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Na reunião, o ministro destacou para os parlamentares e as entidades do Fórum Nacional da Educação os avanços da educação brasileira nos últimos 10 anos e as perspectivas para o futuro. Mercadante ressaltou que é preciso consolidar a expansão profissional e o ensino superior em curso no país, reformar o ensino médio e alfabetizar as crianças com até oito anos de idade, bem como incentivar a valorização salarial e a formação dos professores da educação básica: Matemática, Ciências, Física, Biologia, Licenciaturas.  “Temos que garantir o aumento progressivo do Piso Salarial para valorizar a carreira do magistério", reforçou Mercadante.

Em relação ao financiamento, o ministro da Educação reiterou o apelo aos deputados no sentido de aprovar a vinculação de 100% dos royalties do petróleo à educação, conforme a Medida Provisória 592/12, em análise no Congresso Nacional.

Para Fátima Bezerra, nos últimos 10 anos do governo do presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff, os avanços na área de educação foram muitos, mas, agora, é preciso pensar nos próximos 10 anos.  “Precisamos avançar no que diz respeito à ampliação e universalização do atendimento escolar com qualidade, e assegurar aos professores: carreira, formação e salários atraentes. Para tanto, é essencial ampliar os investimento, aprovando o PNE com 10% do PIB e 100% dos royalties para educação”, defendeu. “Essa é uma agenda da sociedade”, completou.

Conae-2014
Após a audiência, a deputada Fátima e o ministro da Educação  participaram também do Ato de Lançamento da Conferência Nacional de Educação (CONAE) de 2014, no âmbito do legislativo. A realização desse ato, que contou com a participação das entidades do Fórum Nacional da Educação, foi fruto de um requerimento da deputada Fátima, aprovado por unanimidade na Comissão de Educação, no final do mês de março.

Para garantir cidade limpa, Prefeitura de Apodi deveria seguir exemplo do Rio

Bem que a Prefeitura de Apodi poderia tomar a Prefeitura do Rio de Janeiro como exemplo…

A partir de julho, o Município vai aplicar multas em quem jogar lixo na rua.

A Prefeitura disponibilizará 500 agentes, entre guardas municipais e fiscais da Comlurb (a Urbana carioca), com apoio da Polícia Militar…

A multa será impressa na hora e varia de R$ 157 a R$ 3 mil.

Fica a dica:



Flaviano falou sobre os 100 dias de governo ontem no Panorama Político

O Panorama Político da Rádio Vale do Apodi vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 18hs. O programa de ontem (10), recebeu o prefeito de nossa cidade, Flaviano Monteiro.

Durante a entrevista o gestor apodiense destacou os primeiros 100 dias à frente do poder Executivo. Durante a entrevista vários pontos foram abordados da atual administração.

O professor prefeito também destacou as primeiras ações do seu governo.

O programa tem apresentação do comunicador e diretor da emissora, Fernando Magalhães.

Nota do blog: emissora é exemplo de profissionalismo.

Túnel do Tempo (parte 124). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

A fotografia cedida para o quadro "Túnel do Tempo" de hoje é datada do ano de 1985. O ‘retrato’ de hoje trata-se de uma turma de amigos – carnaval de Apodi. Quem aparece no retrato?


Resposta: Em pé: Antônio Filho (com surdo), Geraldo Noberto, Ozamir Lima (com ganzá), Albecina (esposa de Batista), Celso (de Nozinho). Agachados: Ecí Lima, Ivonaldo (de Geraldo Noberto - com ganzá), Eider Maia (de Chico Assis) e Erivan (de Chiquinho Lima).

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Movimento que resiste ao Projeto do DNOCS é recebido por ministros em Brasília

Secretaria Geral da Presidência da República e Ministério do Desenvolvimento Agrário recebe agricultores apodienses.
Na quinta feira (04) da semana passada integrantes dos movimentos campesino do estado do Rio Grande do Norte e do país estiveram em uma extensa agenda em Brasília/DF. 
Na oportunidade o presidente do STTR, Edílson Neto e a Vice-Presidente do STTR, Antonia de Lima ou Kika como é mais conhecida, estiveram fazendo parte da comitiva, onde discutiram o projeto de irrigação da Chapada do Apodi/RN colocando as dificuldades vivenciadas pelas famílias da chapada perante ao que vem sendo proposto pelo DNOCS.
 
Ministro do MDA - Pepe.
O movimento camponês foi atendido pelo  Ministro do Desenvolvimento Agrário – Pepe Vargas por volta das 14h00min. Já o atendimento no Gabinete do Secretário Geral da Presidência da República – Gilberto Carvalho se deu por volta das 17h00min.
O estudioso da UFRN professor João Abner esteve também acompanhando a comitiva e apresentou o Projeto Alternativo que viabiliza a utilização das águas da Barragem de Santa Cruz para o fortalecimento da Agricultura Familiar de Apodi e região.
Secretário Geral - Gilberto Carvalho
Foi entregue o Dossiê denuncia que aponta erros técnicos gravíssimos do Projeto que está sendo proposto pelo DNOCS, em meio a tantos destaca-se aincapacidade hídrica da Barragem de Santa Cruz, a não citação no RIMA na presença de comunidades e pessoas que estão morando na área onde está sendo desapropriada, a falta de uma política de "re-manejo" das famílias desapropriadas para outras localidades.
Os ministros se prontificaram em dialogar e transmitir as informações repassadas pelos campesinos a presidente da república Dilma.


Ambas audiências foram acompanhadas de representantes do STTR de Apodi/RN, CUT/RN, ASA-Potiguar, CPT, FETARN, MMM, MST e UFRN-Professor João Abner.

Abaixo mais fotos das reuniões: 




Por: Agnaldo Fernandes

Idosos de Apodi participam de um dia de lazer no Olho D'água Park Hotel


Fotos: Jânio Duarte

Os idosos do Centro de Convivência do Idoso de Apodi e de Soledade tiveram um dia de lazer no Olho D'água Park Hotel, na cidade de Caraúbas – RN.

“Tivemos o maior cuidado de oferecer um serviço de qualidade aos nossos idosos. Estamos apenas iniciando, em breve participaremos de um curso em São Paulo. Vamos trabalhar incansavelmente para melhorar cada vez mais essas atividades com nossos jovens da terceira idade”, comentou a secretária de Assistência Social, Aloma Tereza.

“A meta da gestão de Flaviano e José Maria é ampliar este programa, vamos oferecer uma atividade específica para os idosos com 80 anos ou mais. E vamos atender também os mais de 50 idosos que são evangélicos e ainda os que não participam do tradicional forró com Chico de Elvira”, destacou o prefeito Flaviano.

Felipe Guerra terá vacinação contra Gripe de 11 a 26 de Abril‏

Será iniciada amanhã, dia 11 e vai até o dia 26 de abril a vacinação contra gripe no município de Felipe Guerra. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar todos que estão no grupo de prioridade. Fazem parte deste grupo pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 2 anos, pacientes com doenças crônicas, mulheres no período até 45 dias após o parto.      

A vacina também imunizará as pessoas contra todos os tipos do vírus da gripe inclusive HN1 e a gripe Suína. A meta é atingir 95% da população foco da campanha de vacinação. Segundo Cristiane Mirla coordenadora do Programa de Atenção Básica (PAB) do município.

Estudantes e produtores culturais pedem votação de cota para meia-entrada ao presidente da Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, recebeu, sem eu gabinete, representantes de entidades de estudantes e produtores culturais e artísticos. Eles defendem a aprovação do Projeto de Lei 4571/08, de origem do Senado, que estabelece cota de 40% para meia-entrada.

O projeto padroniza a emissão da carteira estudantil, com o objetivo de evitar falsificações. A proposta, que tramita em caráter conclusivo nas comissões da Casa, está pronta para a pauta da Comissão de Constituição e Justiça.

"O sistema atual encarece o preço do ingresso para teatro, cinema e shows, o que acaba afastando o público", apontou o presidente da Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro, Eduardo Barata. Também participou da reunião a deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS).

Fátima a favor da jornada de 30 horas para os profissionais da Enfermagem

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou nesta terça-feira (09), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, de mais uma mobilização em prol do Projeto de Lei PL.2295/2000, que estabelece a jornada máxima de 30 horas semanais para os enfermeiros/as, técnicos/as e auxiliares de enfermagem.

Ao lado dos representantes da categoria no RN, a deputada Fátima destacou: “É um ato de justiça a Câmara dos Deputados aprovar o PL 2295/2000 que regulamenta a Jornada de Trabalho dos Profissionais da Enfermagem. Essa é uma luta necessária  porque contribui para a melhoria da qualidade do serviço oferecido à população”.

Governadora assina ordem de serviço para obras de saneamento básico em Caicó

A Câmara de Vereadores de Caicó foi palco na tarde desta terça-feira (9) da assinatura de três grandes obras de saneamento básico. A governadora Rosalba Ciarlini garantiu ordem de serviço para a construção da nova adutora de Caicó, que assegurará segurança hídrica de abastecimento ao município pelos próximos 20 anos.

Na ocasião também foram assinadas as autorizações para licitação das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da Zona Norte de Caicó e a ordem de serviço para a execução de obras e serviços de engenharia relativos ao esgotamento da Área Central de Caicó. O volume total de recursos para a cidade é de aproximadamente R$ 100 milhões.

Nota do blog: e assinatura do saneamento de Apodi sai quando governadora?

Coletiva de Imprensa

Estou preocupada com o email institucional da ASCOM, porque percebo que algumas mensagens não estão chegando aos destinatários. Por isso, caso tenha deixado de receber o convite que enviamos para a Coletiva que Flaviano e Zé Maria concederão hoje, às 19h, estou reafirmando o nosso interesse que os veículos de comunicação participem da entrevista, para fazerem qualquer pergunta relacionada à gestão.

É uma excelente oportunidade para reafirmarmos nosso compromisso com a transparência e a lisura dos nossos atos. Fiquem à vontade para tirarem suas dúvidas.

Confirmando o endereço: Auditório de Alves e Duarte Empreendimentos, na rua Nossa Senhora da Conceição, ao lado da igreja matriz.

Contamos com a sua presença!

Att.

Iêda Silva
Assessora de Comunicação da Prefeitura de Apodi

terça-feira, 9 de abril de 2013

Números da arrecadação do Estado

O Governo do Estado divulgou dados sobre a arrecadação de janeiro, fevereiro e março deste ano. O Tesouro do Rio Grande do Norte obteve uma receita bruta, no primeiro trimestre de 2013, de R$ 1.900.290.479,83. Desse valor, foram deduzidos R$ 818.389.361,39 para pagamento de transferências constitucionais aos municípios, de repasses ao Fundeb/ Educação, União (Pasep) e ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (PROADI). Descontados os repasses, a receita líquida do Tesouro ficou em R$ 1.081.901.118,44.

Legislativo e Judiciário ficam com fatia maior
Nos meses de janeiro, fevereiro e março, as despesas pagas pelo Tesouro Estadual foram de R$ 1.061.522.571,43. O Tesouro ficou, portanto, com uma disponibilidade de R$ 20.378.547,01 para pagamento de despesas imediatas. No primeiro trimestre, o Poder Executivo transferiu aos Poderes Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas e ao Ministério Público R$ 285.319.922,98. Ou seja, 26,4% da receita líquida, conforme as planilhas enviadas à Secretaria de Planejamento (SEPLAN), prevendo gastos com pessoal, custeio e investimento.

Custeio alto demais
Pela ordem dos valores, o Tribunal de Justiça ficou com a maior parte desse total: R$ 167.243.256,94. A Assembleia Legislativa recebeu R$ 55.275.275,88. Já o Ministério Público ficou com R$ 51.431.721,08. Finalmente, coube ao Tribunal de Contas o repasse de R$ 11.369.669. Com relação aos valores de custeio, enquanto o Executivo pagou R$ 22.578.407,46, os demais Poderes previram gastos de R$ 37.348.175,42.

Governo apresenta projeto para contratação imediata de professores temporários

Cerca de 25% dos professores do Estados
estão afastados da salada de aula
A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho trouxe, hoje (09), à Assembleia Legislativa um projeto de Lei que solicita a contratação imediata de professores temporários. A justificativa do Governo do Estado é o grande número de profissionais que estão fora das salas de aula - 892 professores -, afastados entre os meses de janeiro e março deste ano. Segundo Betânia Ramalho, entre as principais razões das ausências estão licenças maternidade e tratamentos médicos.

O presidente do Legislativo Potiguar, o deputado Ricardo Motta (PMN) convocou reunião de líderes para amanhã, para decidirem sobre a tramitação da matéria. Os deputados solicitaram detalhamento dos dados sobre os afastamentos e a secretária ficou de enviar ainda hoje.

A promotora da rede estadual de Educação, Carla Campos Amico acompanhou a reunião, na manhã de hoje, e informou que essas vagas não podem ser preenchidas por professores concursados, pois, o cargo já está ocupado. “Na verdade, o professor está apenas afastado, mas o cargo tem uma pessoa fixa. O contrato temporário é para resolver esses problemas dos afastamentos”, declarou a promotora.

Carla Campos disse, ainda, que esses profissionais terão seus contratos regulamentados e serão escolhidos a através de um processo seletivo simplificado. Com relação aos pagamentos, a promotora explicou que receberão a remuneração básica do piso e irão trabalhar a mesma carga horária do professor que estiver afastado.

AFASTAMENTOS

A secretária de Educação declarou que cerca de 25% dos professores do Estado estão afastados das escolas. “De janeiro a março, foram 892 pedidos de licença. Caso esse problema não seja resolvido, esse número pode chegar a 3 mil até o final de 2013, tendo em vista que esses servidores podem ficar afastados até dois anos”, declarou.

Questionada pelos deputados sobre o critério para o afastamento, a promotora informou que os professores passam pela junta médica. “Nós fazemos também um cruzamento de dados para saber se esses servidores também atuam na rede privada e se também pediram licença nas outras escolas em que atuam”, afirmou.

Mês de abril começa com boas chuvas em Apodi

O final de tarde desta segunda-feira 08, foi de chuvas fortes em boa parte da zona rural de Apodi. Segundo informações que chegaram a redação da Rádio Vale do Apodi, choveu forte em algumas comunidades rurais do imenso território apodiense.

Já na cidade (zona urbana), os pluviômetros da Rádio Vale situados no conjunto Cohab, registraram 26mm.

Confira as maiores precipitações na zona rural:

Sítio Reforma       62mm
Sítio Queimadas   60mm
Sítio São Vicente  68mm (divisa de Apodi com Caraúbas)
Sítio Carrasco       48mm
Sítio Carnaúba seca  25mm
Trapiá II - 61mm
Baixa Fechada - 20 mm
São Lourenço - 80 mm
Água Fria - 72 mm
Bamburral – 62

Em outras comunidades como Santa Rosa, Lagoa Rasa, Boágua, entre outras, as chuvas também foram bastante intensa.

Nota do blog: Chuva boa ontem na região de Apodi. O bastante para estimular a esperança do homem do campo. Muito bom.

Servidores do abatedouro municipal recebem equipamentos de proteção individual

A reestruturação do matadouro municipal é uma das prioridades da gestão de Flaviano Monteiro, que busca recursos para promover uma ampla reforma no local. Enquanto isso não acontece, o prefeito tem melhorado as condições de trabalho dos servidores trabalham no abate de animais. 

Ontem (08), acompanhado do secretario de agricultura, Charton Rêgo e o vice prefeito, José Maria, o prefeito esteve no abatedouro público fazendo a entrega dos equipamentos de proteção individual aos funcionários daquele estabelecimento, uma antiga reivindicação para a redução dos riscos de acidentes.

Melhorar as condições de trabalho para dar mais dignidade ao servidor é uma meta de todas as secretarias da gestão de Flaviano e Zé Maria. “Em breve estaremos entregando também o fardamento para identificação dos funcionários, mas ainda é muito pouco, porque queremos proporcionar um ambiente de trabalho mais humano e mais acolhedor”, prometeu.

Ascom – Apodi

Caminhada pela Paz e Contra as Drogas

Atendendo a uma sugestão do secretário Joacy Bastos, o Fórum decidiu fazer grande mobilização social pela paz e contra as drogas em todos os municípios filiados e em todas as regiões do Rio Grande do Norte em 9 de agosto. Nesta data, acontecerão Caminhadas pela Paz e Contra as Drogas em todas as partes do Estado com a liderança das secretarias e gestores municipais do Esporte e prefeitos.

A amplitude de um evento que reunirá atletas, estudantes, professores, gestores públicos e população em geral, em defesa da Paz, é demonstrativo do grau de articulação que está acontecendo no RN a partir da concretização do Fórum Estadual de Secretários e Gestores do Esporte e do Lazer que, este ano, realizou em Apodi seu terceiro encontro.

A organização do grande Fórum de Apodi ficou a cargo do prefeito da cidade, Flaviano Monteiro, e do secretário municipal do Esporte, Francisco Gama. O próximo Fórum acontece em julho na cidade de São Gonçalo do Amarante por sugestão de seu secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Flávio Henrique.

Segundo Tempo

A representante do Ministério do Esporte, Cláudia Bernardo, da coordenação geral do Plano de Esporte e Lazer nas Cidades (PELC) foi a palestrante do Fórum. Cláudia Bernardo deu explicações sobre a abrangência do programa federal Segundo Tempo e de como os municípios podem ser inseridos nele. A palestrante também falou sobre o PELC e outros programas do Ministério do Esporte.

Fórum Estadual de Secretários e Gestores do Esporte se reúne em Apodi

O Fórum Estadual de Secretários e Gestores do Esporte e do Lazer do RN, liderado pelo secretário de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), Joacy Bastos, reuniu no último dia 5, em Apodi, prefeitos de várias cidades e mais de 200 participantes.

Na ocasião, ficou decidida a realização de Caminhadas pela Paz e Contra as Drogas em diversos municípios, no próximo dia 9 de agosto com a liderança das secretarias e gestores municipais do Esporte e prefeitos.

A amplitude de um evento que reunirá atletas, estudantes, professores, gestores públicos e população em geral, em defesa da Paz, demonstra o grau de articulação do RN a partir da concretização do Fórum Estadual de Secretários e Gestores do Esporte e do Lazer que, este ano, realizou em Apodi seu terceiro encontro.

Jogos da Juventude Escolar

Ainda no evento, o titular da Seel lançou os Jogos da Juventude Escolar do RN (antiga Olimpíada Escolar), que começam em 21 de abril com quatro etapas regionais para as modalidades individuais de Natação, Luta Olímpica, Atletismo e Ciclismo. Cada etapa acontecerá em uma cidade diferente, sendo a última em Natal.

A 1ª edição da Copa de Futebol Garoto Bom de Bola também foi lançada. A competição reunirá 1,8 mil alunos/atletas de 12 a 14 anos, de cem municípios potiguares, a partir de 13 de abril, em 50 jogos em 50 diferentes cidades. Terá cinco etapas: eliminatória, classificatória, quartas de final, semifinal e final.

Na ocasião também foram eleitos os vice-presidentes regionais do Fórum. Na vice-presidência da região Oeste foi eleito o secretário anfitrião de Apodi, Francisco Gama; na vice-presidência da região Seridó foi eleito o secretário de Esporte de Acari, Felipe Dantas Bezerra; na vice-presidência do Mato Grande foi eleito o secretário de João Câmara, Benedito Alves da Silva; na vice-presidência do Agreste foi eleito o secretário de Baía Formosa, Fernando Cardoso. A presidência do Fórum é exercida pelo secretário estadual do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos.

O próximo Fórum acontece em julho em São Gonçalo do Amarante.

Servidores do ITEP votam indicativo de greve hoje à noite

Os servidores do Itep realizarão assembleia às 18h de hoje, de acordo com o indicativo de greve aprovado pela categoria no dia 18 de março. De acordo com o Sinpol/RN a insatisfação dos servidores é grande, porque a minuta é avaliada desde 2010, sempre indo e voltando aos órgãos para que apresentem mais análises.

A possível paralisação é cogitada, visto que o anteprojeto é avaliado desde 2010, sempre indo e voltando aos órgãos para que apresentem mais análises e recentemente a Consultoria Geral do Estado (CGE) solicitou da assessoria jurídica do ITEP mais diligências. Os servidores entendem que a requisição de mais e mais dados tem o objetivo de atrasar a conclusão do anteprojeto.

Secretaria de Agricultura conserta mais uma bomba



A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos consertou mais uma bomba submersa na comunidade de Santa Cruz II.

A bomba havia quebrado na semana passada e os agricultores entraram em contato com a secretaria na última sexta, ontem segunda feira (8) os técnicos da secretaria de imediato foram consertar a bomba submersa de 5 ½ CV.

“Agradecemos toda equipe da Secretaria de Agricultura pela rapidez nos serviços, a água voltou ao normal aqui na Santa Cruz II”, destacou o estudante Kelysson Gurgel Morais, filho do agricultor Carlos Sales.

Falta de oposição ao governo Rosado faz Wilma trabalhar para se firmar como líder oposicionista no RN

Está na coluna da jornalista Daniela Freire, no O Jornal de Hoje... Nos bastidores da política da terrinha a atuação oposicionista-ferrenha de Wilma tem sido entendida como um sintoma de quem pretende ser candidata ao Governo no ano que vem. O que se comenta é que a vice-prefeita está fazendo o estilo “pode vir quente que eu estou fervendo”, já com o intuito de começar a pavimentar – com gosto e gás – a estrada rumo à disputa pelo comando do RN. Em plena ‘campanha subliminar’, a pessebista trabalha para se firmar como líder da oposição ao governo Rosalba Ciarlini.

Isso porque a vice-prefeita já constatou que o Governo Rosado não conta com defesa nenhuma dos aliados. Como também não conta com bons opositores para perturbar ao máximo. Para ela, nem mesmo os deputados oposicionistas na Assembleia Legislativa têm atuado a contento, nem o do próprio PT. Na opinião de Wilma, apenas o vice-governador Robinson Farias aparece como uma voz forte do contra, mas um tanto quanto isolada. E é justamente aí que ela quer entrar, para trabalha a sua liderança na oposição.

[public] Depósito de Bebidas São João em Apodi






O DEPÓSITO DE BEBIDAS SÃO JOÃO PREPAROU MUITAS OFERTAS PARA VOCÊ APROVEITAR MUITO MAIS, COLOQUE SEUS ESTOQUES EM DIA COM MUITO MAIS ECONOMIA!

IMAGINE AQUELA FESTA DE SEUS SONHOS, É O DEPÓSITO DE BEBIDAS SÃO JOÃO REALIZA ELA PRA VOCÊ.  (MESAS, CADEIRAS, MESÕES, FREEZERS, TOALHAS P/ MESAS, CAPAS P/ CADEIRAS E MUITO MAIS). AGENDE JÁ A SUA FESTA!

DEPÓSITO DE BEBIDAS SÃO JOÃO – DISK ENTREGAS: 84 3333 – 2563. DEPÓSITO DE BEBIDAS SÃO JOÃO SEMPRE AQUI PERTINHO DE VOCÊ.

Metade do país apura fraude na merenda escolar

O Globo – Licitações fraudadas, comida estragada servida a alunos, escola fechada porque não tem merenda. Pelo menos 13 estados no país investigam atualmente denúncias de desvio de recursos para aquisição de merenda escolar, de mau armazenamento de comida e de fornecimento insuficiente de alimentos para escolas — em alguns casos, onde há denúncia de verba fraudada é também onde falta merenda.

As irregularidades estão sendo apuradas pelos Ministérios Públicos estaduais e Federal, e por fiscalizações da Controladoria Geral da União, em estados como Paraná, Rio Grande do Norte, Maranhão, São Paulo, Rio, Roraima, Minas, Bahia e Pernambuco; na última semana veio à tona um caso no Espírito Santo, com desperdício de merenda.