sábado, 2 de março de 2013

Apodi: Programa Trans-Formação (Transporte Universitário Gratuito). Areia Branca e Caraúbas já enviaram requerimento as câmaras





Nota do blog: O que é bom deve ser copiado.

Auto-escolas do RN são prejudicadas pelo DETRAN


Médio Oeste – Insatisfação esse o clima na Auto Escola Apodi com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN) que cancelou os processos para retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos alunos da unidade de ensino de trânsito do município de Governador Dix-Sept Rosado.

Segundo o gerente administrativo da Auto Escola Apodi, empresário, Eliésio Gomes, o DETRAN passou quase seis meses sem realizar os exames de volante e psicoteste na região e com isso os alunos ficaram prejudicados. “Quando foi agora o DETRAN informou que os processos dos alunos que aguardavam a realização dos testes estão cancelados, prejudicando assim dezenas de alunos que já estavam formados pela Auto Escola e aguardavam apenas a realização dos testes realizados pelos peritos do DETRAN”, comentou Eliésio Gomes.

Ainda de acordo com o empresário Eliésio Gomes, todas as obrigações de responsabilidade da Auto Escola Apodi foram cumpridas com os alunos, mas devido a falta de profissionais no DETRAN para realizar os testes, agora o DETRAN esta cancelando todos os processos. “Se ouve alguma falha não foi nossa e sim do DETRAN”, alfineta.

Para Eliésio Gomes essa grande falha do DETRAN vai prejudicar não só a Auto Escola Apodi, mas sim todas as empresas que atuam nesse setor no interior do Rio Grande do Norte.

O empresário Eliésio Gomes, disse que em 2012 todas as Auto Escolas do estado estiveram reunidos na sede do DETRAN em Natal e fora dado um prazo para que todos os processos fossem executados, mas agora o DETRAN sem comunicar a ninguém toma uma decisão que vai afeta todas as auto escolas do RN.

MAIS DETALHES COM ELIÉSIO GOMES - 9683-4342.

Fonte: Márcio Morais – O Vale do Apodi

Profissionais da Assistência Social, aprovados no processo seletivos iniciam trabalho na segunda-feira


A nova equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, composta por profissionais aprovados no processo seletivo promovido pela prefeitura de Apodi,  foi apresentada hoje à secretária Aloma Nogueira.

A equipe, composta por 7 assistentes sociais, 5 psicólogos e 3 pedagogos foi recebida pelo chefe de Gabinete, que representou o prefeito Flaviano Monteiro e pela secretária. Todos começam a trabalhar na segunda, dia 4, e terão como meta inicial ativar os programas da Proteção Básica e Proteção Especial que estão sem funcionar desde o ano passado.

Alguns programas como o PETI e PROJOVEM funcionarão em nova sede, na Rua Luiz Jacinto de Oliveira (Prédio do Antigo Ver e Crescer). A estrutura com várias salas de aula permitirá um melhor desenvolvimento das atividades. É objetivo da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social montar um centro de informática naquele local.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Prefeituras devem promover Conferência Municipal de Meio Ambiente

A Conferência Nacional de Meio Ambiente de 2013 está marcada para o mês de outubro, em Brasília, mas a Confederação Nacional de Municípios (CNM) antecipa o convite aos gestores municipais para participarem do evento. Além da discussão a nível nacional, a entidade sugere e espera que os Municípios promovam Conferências Municipais.

Para auxiliar as administrações municipais, a CNM elaborou uma cartilha orientativa de como fazer a Conferência Municipal de Meio Ambiente, dentro da estratégia nacional e estadual e que busque destacar a importância e a autonomia do ente local. Além de discutir o financiamento do sistema municipal de Meio Ambiente tanto para a gestão, quanto para solução do tema resíduos sólidos.

Equipe de secretário apresenta ações para prefeito e vereadores

Durante a semana, o prefeito Flaviano Monteiro convocou duas vezes a equipe de secretários do seu governo para fazer uma avaliação dos dois primeiros meses de gestão, com o objetivo de detectar os erros e acertos e agilizar as ações das secretarias para colocar a máquina administrativa para funcionar de forma eficiente.

A primeira reunião foi somente com os secretários, onde o prefeito pediu que cada um fizesse uma avaliação dos 56 dias de governo e orientou para que todos estejam afinados com o discurso de campanha. “Nós fomos para as ruas pregando transparência e eficiência na nossa gestão e não podemos fugir do que a população espera de nós”, alertou Flaviano.

Na quinta-feira, foi a vez do prefeito convidar os vereadores para participarem de uma reunião com os secretários, na qual ouviram o relato das ações de cada secretaria, desde o início da gestão, opinaram e tiraram dúvidas sobre a ações.

“A participação dos vereadores é muito importante, porque queremos uma gestão participativa, onde todos podem opinar e sugerir ações que possam trazer melhorias para o nosso Apodi”, disse o prefeito, que marcou nova reunião para segunda-feira, para a conclusão da apresentação das ações de todas as secretarias.

Participaram da reunião, o presidente da Câmara Municipal, João Evangelista e os vereadores Chico de Marinete, Soneth Ferreira, Hortência Regalado, Ângelo Suassuna, Genivan Varela e Júnior Carlos.

Fonte: Ascom Apodi

Assembleia Legislativa aprova lei que aumenta salários dos professores e especialistas em educação

Aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Complementar que reajusta os vencimentos básicos dos professores e especialistas em Educação. O aumento será de 7,97% e serão contemplados os professores e cargos de suporte como direção, administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação. Com o reajuste o vencimento básico passa para R$ 1.175,27.

Os líderes partidários dispensaram a tramitação, para que a matéria fosse votada em regime de urgência. Com a aprovação, os vencimentos básicos dos cargos de professor e de especialista serão calculados de forma proporcional, com base no valor da hora-aula. As despesas decorrentes da implementação da Lei correrão por conta da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Prefeita Cláudia Regina toma posse na AMORN e marca primeira reunião

A prefeita de Mossoró foi empossada na manhã desta sexta-feira
A prefeita Cláudia Regina assumiu a presidência da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN) na manhã desta sexta-feira, (01/03), e já marcou para o final do mês de março a primeira reunião com os municípios, em Apodi, para discutir soluções de enfrentamento aos efeitos da seca, que assola a região.

A nova presidente convidou os prefeitos das cidades associadas a somar forças com as demais entidades instituídas nas discussões da AMORN. “Tenho certeza que estaremos todos juntos nessa missão que assumi. Sei que temos um longo caminho a seguir e, nessa nossa geografia política, também agradeço o apoio das demais entidades organizadas que se juntam a nossa luta, porque sem ele não iremos a lugar nenhum”, defendeu a prefeita Cláudia Regina, anfitriã da cerimônia.

Além das questões da seca, em seu primeiro discurso à frente da Associação, Cláudia Regina também destacou como prioridade da nova gestão a disseminação do acesso à comunicação, por meio de um convite à Governadora para transformar as cidades do Oeste em Cidades-digitais; e a priorização dos trabalhos em torno da Bacia Rio Apodi-Mossoró.

Plano Viver sem Limite do Governo Federal é apresentado aos municípios do RN

Foi realizado na tarde desta quinta-feira (28), no auditório da Governadoria, um encontro com prefeitos e representantes de municípios do Estado para apresentar o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite.

O Plano Viver sem Limites, que foi criado em novembro de 2011, prevê a implementação dos apoios necessários ao pleno e efetivo exercício da capacidade legal para todas as pessoas com deficiência. A ação trabalha com quatro eixos de atuação: Acesso à Educação; Inclusão Social; Acessibilidade; e Atenção à Saúde.

O apoiador institucional da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Garibaldi Pessoa, apresentou o Plano aos presentes e ressaltou a importância da participação de todos os municípios. “Esse é um trabalho de apoiadores institucionais em todo país. O nosso território é composto dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Estaremos realizando aqui, além dessa reunião, mais três encontros regionais para mobilizar os agentes públicos, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, como também as entidades que representam as pessoas com deficiência, nesse processo de conhecimento, de promoção e de aplicação do plano. É um plano que tem metas até 2014 e nós precisamos aprofundar, difundir e fazer com que ele chegue às pessoas com deficiência”, disse o apoiador.

[public] Alimente-se bem com Natalha Diógenes

Ao iniciar um novo ano, muitas pessoas decidem optar por uma vida melhor com escolhas saudáveis. Com isso, não é necessário aumentar as condições financeiras para se ter uma alimentação saudável. A refeição mais comum que observamos nos pratos dos Brasileiros é composta por arroz, feijão, carne, verduras e legumes, esta supre as necessidades do organismo, tornando a alimentação bastante equilibrada e contendo os principais grupos de alimentos: carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras.

Para que se tenha uma vida saudável, é preciso uma alimentação variada, equilibrada e moderada, com isso recomenda-se o consumo de vários alimentos, pois cada um deles é formado de substâncias que devem estar à disposição do nosso organismo todos os dias.

Por isso é necessário o consumo de todos os grupos de alimentos. Os carboidratos (pães, cereais, leguminosas e massas), são nossa fonte de energia. As frutas e os vegetais fornecem fibras, vitaminas e minerais, já os laticínios (leites, iorgutes e queijos) é a principal fonte de cálcio para os ossos além de também fornecerem proteínas responsáveis pelo crescimento.

O grupo das carnes e ovos fornecem proteínas e uma série de nutrientes como vitaminas do complexo B, fósforo, zinco, ferro, magnésio entre outros minerais. E o grupo das gorduras e doces, este deve ser ingerido em menores quantidades, pois o excesso causa sérios danos à saúde, mas quando consumido em doses adequadas ajuda no crescimento e formação hormonal.

Quando equilibramos nossa alimentação, conseguimos ter uma vida mais saudável e livre de doenças, além de um envelhecimento mais lento. A prática de atividade física também é um fator muito importante para uma boa qualidade de vida.

Agende já a sua consulta!

Professores da rede pública confirmam greve nacional para abril

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) decidiu realizar uma greve de três dias em abril para cobrar a valorização dos professores da rede pública. A paralização em todo o País está marcada para os dias 23, 24 e 25 de abril.

A decisão sobre a greve foi tomada durante encontro do Conselho Nacional de Entidades, que reúne os sindicatos de professores e demais profissionais da educação ligados à CNTE. Além da paralização, os educadores planejam a realização de uma semana nacional da educação para discutir a falta de investimentos no setor.

"Esta semana tradicionalmente se destina ao debate das questões educacionais e terá como prioridade o debate sindical da mobilização, mais um ano que estaremos lutando para que o piso salarial nacional seja efetivamente aplicado no nosso País com uma greve nacional nos dias 23, 24 e 25 de abril", afirmou em comunicado o presidente da CNTE, Roberto Leão. Presidente da CNTE.

Água de Apodi para Mossoró

O futuro sustentável do abastecimento de Mossoró está sendo garantido com os investimentos que o Governo do Estado, por meio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), está fazendo na cidade. Nesta sexta-feira (1°), às 12h, no Hotel Thermas em Mossoró, a governadora Rosalba Ciarlini assina a ordem de serviço para a execução dos serviços da adutora Santa Cruz do Apodi- Mossoró. Para os serviços de instalação da adutora, será investido R$ 22 milhões através de um convênio entre Governo do Estado e Governo Federal.

A aquisição de materiais para a concretização da adutora representa a aplicação de mais R$ 73 milhões. A adutora terá 90 quilômetros de extensão e captará água na Barragem de Santa Cruz em Apodi. O objetivo da adutora é reforçar o abastecimento de Mossoró, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra; em Apodi, será beneficiada apenas a zona rural. A obra também beneficiará as comunidades rurais de Jucuri, Barreira Vermelha, Cabelo de Nêgo e outras quase 50 áreas rurais ao longo da BR-405, no trecho entre as cidades de Apodi e Mossoró.

O sistema irá produzir 1 milhão e 645 mil litros por hora de água e a tubulação terá 600 milímetros de diâmetro. O prazo de duração para a execução da obra está previsto para 18 meses. A ordem de licitação soma-se a uma série de investimentos que garantirá o abastecimento de Mossoró pelos próximos 25 anos. 

Nota do blog: o atual Governo do RN não fala no saneamento básico do município?

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Janio Duarte

A gata da sexta feira tarados! Não vai ficar olhando somente pra tatuagem, né?… Rsrs…


Olha só leitores tarados deste blog, até o Zeca Pagodinho deu ‘olhada’ pro lado!!!

No dia de hoje a gata da sexta vai deixar os ‘marmanjos tarados loucos’. Não vai ficar olhando somente pra tatuagem... Né? Rsrs...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Projeto Trans-Formação será lançado sábado, na Casa de Cultura

Clique para ampliar!

Através do Projeto de Lei Nº 002/2013, o prefeito Flaviano Monteiro regulamentou, no âmbito municipal, o serviço de transporte coletivo disponibilizado de forma gratuita para os estudantes apodiense com destino às instituições de ensino superior e profissionalizante de Mossoró e Caraúbas.

O projeto será lançado oficialmente em solenidade que acontecerá amanhã, às 9h, na Casa de Cultura, onde o prefeito Flaviano Monteiro, secretários e vereadores irão apresentar aos pais, alunos e à sociedade, os benefícios desta ação inédita no município de Apodi.

A gratuidade do transporte escolar para universitários foi uma promessa de campanha de Flaviano e José Maria, cumprida logo no primeiro mês de mandato, antes mesmo do projeto ser aprovado pela câmara. “Entendemos que a capacitação destes cidadãos vai melhorar a qualidade de vida da população em geral”, ressalta o prefeito.

O projeto, denominado de Trans-Formação, tem um caráter social e encontra-se respaldado na Constituição Federal, ressaltando a importância de conceder estímulos e mecanismos de melhora ao nível educacional e a capacitação profissional dos cidadãos apodienses.

Em reunião com membros da AENTES, ficou acordado que os estudantes poderão prestar serviços voluntários para a comunidade, como forma de reconhecimento do benefício, com ações voluntárias que possam melhorar a qualidade da educação oferecida pelo município.

“Uma das sugestões foi a criação de um cursinho pré-vestibular gratuito, onde os universitários poderão disponibilizar pelo menos 2 horas semanais de forma voluntária, na disciplina em que ele está habilitado, beneficiando alunos carentes que vão prestar concursos vestibulares”, adiantou a secretária de Educação Mara Marlizete.

Para requerer o benefício, os alunos deverão preencher e protocolar ficha de inscrição na sede da Associação dos Estudantes de Nível Técnico e Superior de Apodi- AENTS, até o início de cada semestre letivo das referidas instituições de ensino, comprovando ainda, a matrícula em curso abrangido na forma desta lei.

As despesas decorrentes da presente lei correrão por conta do Projeto Atividade 2042 (Locação e Manutenção de Transporte Universitário), - LOA nº 848/2012 – Elemento de despesa 3.3.50.41.00, Publicada em 29 de dezembro de 2012.

Fonte: Ascom Apodi

Lei do piso nacional dos professores é válida desde 2011, diz Supremo

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira que a lei que criou o piso nacional dos professores passou a ter validade a partir de abril de 2011, quando o tribunal reconheceu sua constitucionalidade. Na prática, a decisão estabelece que os Estados que não cumprem a lei terão que fazer o pagamento retroativo a 27 de abril de 2011.

Em 2008, a lei foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas, em seguida, foi questionada no STF por governadores que alegaram dificuldades financeiras para cumpri-la. Em reposta aos Estados, em decisão provisória, o próprio STF suspendeu o piso.

Em boa fase, municípios recebem terceiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios ainda hoje

Nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, os Municípios de todo o País devem receber o 3.º decêndio do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).  O valor já descontado a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), será de 1.215.040.168,18. Em valores brutos, incluindo a retenção do Fundeb, o montante é de R$ 1.518.800.210,23.

De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) o repasse é 4,1% menor do que a estimativa divulgada pela Secretaria do Tesouro Nacional no começo do mês. Apesar disso o mês fechou com um resultado positivo. O FPM de 2013 já está acumulado em mais de R$ 14,6 bilhões. Este total representa um crescimento de 9,9% em relação ao mesmo período do ano passado, em termos reais. O total de FPM do mês de fevereiro de 2012 fechou com o montante de R$ 8,1 bilhões, valor 12,4% maior do que o repasse do mesmo período do ano de 2011 em termos reais.

Bento XVI: Último tweet diz obrigado na despedida

Cidade do Vaticano, 28 fev 2013 (Ecclesia) – Bento XVI deixou hoje uma mensagem de despedida aos seus mais de 2,5 milhões de seguidores na rede social Twitter.

“Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida”, refere o texto, divulgado na conta ‘@pontifex’ em nove línguas, incluindo o português.

Esta é a última mensagem de Bento XVI, que inaugurou a sua presença oficial na rede social a 12 de dezembro de 2012, contando com mais de 90 mil seguidores em língua portuguesa.

O Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (Vaticano) revelou que a conta do Papa no Twitter vai estar “inativa durante o período de interregno entre a renúncia de Bento XVI e a eleição do seu sucessor”, a Sé vacante. “[A conta] ‘@pontifex’ vai estar à disposição do próximo Papa, se ele desejar”, refere a nota do organismo.

Prouni convoca alunos da lista de espera

A partir desta quinta-feira, 28, as instituições particulares de educação superior participantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) começam a convocar candidatos integrantes da lista de espera para ocupar as vagas remanescentes. Agora, cabe ao estudante o acompanhamento das convocações diretamente com as instituições de ensino.

Participaram da lista — o prazo de adesão expirou no dia 25 último — os estudantes não incluídos nas duas chamadas previstas pelo programa. Para os integrantes da lista e agora convocados, o prazo de apresentação dos documentos e de matrícula na instituição vai até 5 de março próximo. A segunda convocação da lista está prevista para 8 de março, com período de matrícula e apresentação de documentos até o dia 13 do mesmo mês.

Companhia Escarcéu de Teatro se apresentará amanhã em Apodi/RN


Companhia Escarcéu de Teatro se apresentará amanhã em Apodi/RN
O quê? Espetáculo Ciganos em Apodi/RN
Quando? Amanhã - 01 de março
Local? Patamar da Igreja Matriz de Apodi 
Horário? 19h (após o terço)
Prêmio Funarte Arte Cênicas de Rua - Cia Escarcéu de Teatro

Apodi: Coordenação da Pesca e Aquicultura se reuniu com o Sebrae



No último dia 25 de fevereiro foi realizada uma reunião com a Coordenação de Pesca do município, o Sebrae, as associações que Criam peixe em cativeiro, AQUAPO, APIVA e APAFA, tendo ainda a presença da Emater. Como pauta: Estratégias de atuação do Sebrae junto aos projetos de piscicultura, Ações da nova Coordenação de pesca de Apodi, inauguração de um ponto de comercialização da AQUAPO e o último ponto sobre a Outorga e Licenciamento Ambiental dos produtores de Apodi.

A parceria com o Sebrae em 2013 visa fazer o licenciamento ambiental de todos os produtores assistidos pela projeto entre o Sebrae e a Prefeitura de Apodi através da coordenação de pesca. O licenciamento na criação em gaiolas é mais diferenciado dos produtores do vale tendo a demanda conseguir um especialista ou uma empresa especializada para fazer a perfilagem de todos os poços dos produtores do vale, ponto este tratado na ultima reunião no dia 25 de fevereiro de 2013 entre as associações, o Sebrae e a Coordenação de Pesca.

No cultivo em gaiolas temos cerca de 20 (vinte) famílias divididas nas duas associações AQUAPO e APAFA, já o vale com 8 (oito) produtores ativos, ou seja, que estão com peixe em seus tanques, estes produtores fazem parte da APIVA que participava de um projeto de piscicultura junto ao Sebrae que junto a prefeitura construiu cerca de 30 (trinta) tanques no vale com um grupo de agricultores.

por Geraldo Vicente

Professor do RN receberá salário com novo reajuste

A Assembleia Legislativa vota nesta quinta-feira (28) a mensagem da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) que concede novo reajuste salarial – de 7,97% – aos professores.

A matéria passará sem dificuldades, por se tratar de consenso na Casa.

O reajuste acompanha o valor do piso nacional do magistério e deverá constar na folha de fevereiro, retroativo a janeiro.

Túnel do Tempo (parte 118). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

A fotografia cedida para o quadro "Túnel do Tempo" de hoje é datada do ano de 1959. O ‘retrato’ de hoje trás um garotinho sentado. Quem aparece no retrato?

Envie seu retrato para opirataapodi@gmail.com / jdapodiario@hotmail.com

Resposta: Francisco Eliésio Marinho com apenas um ano de idade.

PSD Nacional debate participação no governo Dilma Roussef

O presidente do Partido Nacional Democrático (PSD), Gilberto Kassab, reuniu nesta quarta-feira (27), em Brasília, a Executiva Nacional para discutir a possibilidade do partido se aproximar do governo Dilma Roussef. A decisão do PSD é conhecer o posicionamento dos diretórios de todos os estados. Nesta primeira reunião, foram ouvidos dirigentes de Rondônia, Bahia e do Rio Grande do Norte, representado por Robinson Faria, que preside a legenda, e pelo deputado federal Fábio Faria.

O vice-governador Robinson Faria defende a aliança política e administrativa do partido ao governo Dilma Roussef, mas atribui ao presidente nacional definir a forma como se dará essa aproximação. “Confiamos plenamente que o presidente Gilberto Kassab saberá conduzir corretamente esse processo”, disse.

“O nosso partido no Rio Grande do Norte deu carta branca para o presidente Gilberto Kassab tomar a decisão, porque sabemos da sua lucidez, da sua competência, da sua responsabilidade em encaminhar o partido em todas as situações”, informou Fábio Faria, que representa o PSD na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, como um dos vice-presidentes.

Assessoria do deputado Fábio Faria conta com mais uma potiguar

O deputado Fábio Faria (PSD/RN) conta a partir de agora com os serviços de mais uma profissional do Rio Grande do Norte na Câmara Federal. A jornalista Hanna Costa passa a integrar a assessoria de imprensa do vice-presidente junto com a também potiguar Estella Dantas. No gabinete do parlamentar em Brasília, desde 2006, todos os assessores são do Rio Grande do Norte.

“O nosso Estado tem profissionais competentes, comprometidos, que fazemos questão de valorizar. E muitos estão em Brasília, conquistando espaços de destaque no Congresso Nacional e em órgãos públicos”, afirma Fábio Faria.

Hanna Costa é formada em Jornalismo pela UFRN, começou na TV Universitária e trabalhou durante dois anos como repórter da TV Ponta Negra. Em Brasília, atuou na assessoria de imprensa da ANAC e da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Há três anos, aprovada em concurso público da Câmara dos Deputados, integra os quadros da TV Câmara como repórter.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Grife potiguar veste artistas de “Flor do Caribe”

A atriz Grazi Massafera com a blusa off white da Avohai - Foto: Divulgação
Que a próxima novela das 18h da Rede Globo mostrará as belezas do Rio Grande do Norte todos já sabem. A novidade é que "Flor do Caribe” também abriu espaço para a moda potiguar brilhar nacional e internacionalmente, com roupas desenhadas e fabricadas pela marca potiguar Avohai, que é a responsável por compor parte do figurino.

Todas as coleções da Avohai são produzidas na fábrica de 1.800 m2, localizada na cidade de Bom Jesus, interior do RN. O rápido crescimento da grife é atestado pela sua produção de roupas que já alcança a marca mensal de 15 mil peças produzidas, com a capacidade fabril de ampliar este número para 50 mil. A empresa gera cerca de 100 empregos na produção. Mais de 60 costureiras e bordadeiras da região Agreste do Estado colaboram com a indústria.

Nota do blog: Avohai você encontra na Schalk Apodi Schalk Mossoró

Assembleia vota nesta quinta-feira reajuste de 7,97% nos salários básicos da educação em regime de urgência

SINTE/RN teve reunião pela manhã na presidência da Assembleia
A Mensagem Governamental n º 060/2013, que trata sobre o reajuste de 7,97% nos salários básicos dos cargos públicos de professor e de especialista de educação, lido na sessão de ontem (26) na Assembleia Legislativa, será votado nesta quinta-feira (28), com a liberação das formalidades da tramitação.

Esse foi o apelo de uma comitiva do Sindicato dos Profissionais em Educação do Rio Grande do Norte em reunião com o presidente da Casa, o deputado Ricardo Motta (PMN), o deputado Fernando Mineiro (PT) e o deputado Nélter Queiroz (PMDB), no gabinete da presidência pela manhã.

Prefeitura de Apodi paga mês de fevereiro aos servidores nesta quinta-feira

Todos os servidores da prefeitura de Apodi receberão seus salários referentes ao mês de fevereiro e o terço de férias de todos servidores, nesta quinta-feira (28).

A informação foi confirmada pelo secretário de Administração, Elton Alves. De acordo com ele os recursos já foram repassados as contas da Caixa Econômica (comissionados) e do Banco do Brasil (efetivos) e estarão disponíveis para saques na quinta.

São mais de 1 milhão e 300 mil reais injetados na economia da cidade, com o pagamento a mais de 1.074 (mil e setenta e quatro servidores) lotados em todas as secretarias do Município.

por Janio Duarte

Corrida de Rua fará parte das comemorações da Emancipação Política de Apodi

Uma programação especial está sendo montada pelo Secretário de Turismo, Isaac Newton, para comemorar os 178 anos de Emancipação Política de Apodi, que acontece no próximo dia 23 de março.

Como parte das comemorações a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, que tem como secretário Francisco Gama, promoverá a Corrida de Rua. As categorias masculina e feminina serão: Juvenil até 18 anos, Aberta, Master entre 40 e 60 anos e 3ª idade, acima de 60 anos.

Segundo o secretário muitas pessoas participarão da Corrida de Rua, inclusive o prefeito Flaviano Monteiro, o vice José Maria, vereadores, professores entre outros. “Pretendemos massificar a corrida. Oportunizar e incentivar a participação de todos”, declarou o secretário.

Esse ano a Corrida de Rua terá um percurso diferente, quando os atletas percorrerão várias ruas da cidade, com saída e chegada no Calçadão da Lagoa. “Haverá mais interação com o público, porque o atleta correrá em ruas movimentadas e não na BR, como costumava acontecer”, acrescenta.

Fonte: Ascom Apodi

Em parceria com a UERN, Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, promoverá o “Agita Apodi”

A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer promoverá, no dia 09 de março, o programa “Agita Apodi” em parceria com o Departamento de Educação Física do CAMEAM/UERN – Campus Avançado Profª Elisa de Albuquerque Maia com sede em Pau dos Ferros.

O “Agita Apodi” acontecerá em toda extensão da Rua José Menezes que será interditada e onde será montado um circo. Isso será necessário para desenvolver todas as atividades recreativas, circenses, esportivas e educativas pretendidas para o evento.

Toda a programação do Evento acontecerá durante o período matutino e será encerrada com Ginástica no Ginásio Poliesportivo Wilson Custódio Diógenes. Todas as atividades funcionarão ao mesmo tempo, contando com a cooperação e coordenação de aproximadamente 60 alunos de Educação Física do CAMEAM, além de professores e monitores.

“O Espaço favorecerá as diversas atividades que planejamos desenvolver. No Ginásio acontecerão oficinas de colagem e pintura, nas quadras externas serão desenvolvidas as atividades recreativas, lutas e esportes, no circo que será montado serão realizadas as apresentações circenses e pretendemos montar uma sala de Cinema no interior da Secretaria de Esportes”, explanou o secretário Francisco Gama.

A CAMEAM/UERN disponibilizará os alunos do Curso de Educação Física e a PMA, através da Secretaria de Esporte providenciará os equipamentos necessários para desenvolver cada atividade. Os alunos José Bezerra e Caio Silas, do 7º período de Educação Física, serão os responsáveis para coordenar o desenvolvimento das atividades no dia do Evento.

O objetivo é tornar o “Agita Apodi” um programa permanente no Calendário da Secretaria. “O Evento pode ser desenvolvido em diversos bairros e comunidades rurais de nossa querida Apodi. Além disso, as demais secretarias do município podem agregar ao evento outras atividades importantes para atender à sociedade. É um desafio”, destacou.

O secretário Francisco Gama convida todos os apodienses para participar do “Agita Apodi”. A programação detalhada e os demais esclarecimentos sobre as atividades do Evento serão divulgadas em breve.

Fonte: Ascom Apodi

Exames de direção pelo interior recomeçam nesta quarta

O Governo do Estado divulgou hoje um calendário de atendimento do Detran nas cidades do interior. O serviço já começa nesta quarta-feira (27), e tem o objetivo de atender a demanda reprimida de exames de direção veicular já que o mesmo esteve suspenso no mês de fevereiro, devido ao processo de fechamento do Orçamento Geral do Estado (OGE) para este ano, o que impossibilitou o pagamento de diárias para custeio de viagem dos servidores do Detran. Em janeiro, mais de 2 mil exames de direção foram realizados, nas cidades de João Câmara, Macau, Parnamirim, Parelhas, Caicó e Mossoró.

A definição do calendário listado abaixo atende as principais cidades de todas as regiões do Rio Grande do Norte e partiu de um pedido pessoal da governadora Rosalba Ciarlini para que o atendimento fosse recuperado. Confira as datas:

Fevereiro (27 – Apodi e 28 – Pau dos Ferros).

Março (01 – Itaú e Governador Dix-Sept Rosado, 04 e 05 – Caicó, 06 – Jucurutu, 07 e 08 – Currais Novos, 11 – Tangará, 12 – Passa e Fica, 13 – Santa Cruz, 14 – Jardim do Seridó, 15 – Parelhas, 18 – Nova Cruz, 19 – Canguaretama, 20 – Goianinha, 21 – Nísia Floresta, 25 – Ceará- Mirim, 26 – João Câmara e 27 – Macau).

Secretaria de Ação Social promove mutirão para atualizar cadastros do programa Bolsa Família


A Secretaria de Ação Social está promovendo um mutirão, no Centro do Idoso, para agilizar a atualização do cadastro dos beneficiários do programa Bolsa Família que estão com os benefícios bloqueados devido os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal não terem sido atualizados em dezembro do ano passado.

De acordo com dados do IBGE do município, Apodi tem 9808 famílias cadastradas no programa Bolsa Família. “Desse total de famílias, somente 2.245 estão com cadastros atualizados, o que significa que 7.563 cadastros estão desatualizados, sem receber o benefício, mas é humanamente impossível fazermos essa atualização em pouco tempo”, explica João Francisco, gestor do programa.

A atualização cadastral das famílias está sendo feita todos os dias, mas em média é possível atualizar no máximo, 50 cadastros. “Com o mutirão, esperamos atender em média 300 pessoas por dia, para que essas famílias possam ter seus benefícios desbloqueados, porque trata-se de uma medida do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em todo o país, para manter um canal de comunicação com os beneficiários”, informa o gestor.

De volta ao trabalho, após um período afastada por problemas de saúde, a secretária de Ação Social, Aloma Nogueira, retomou as atividades e na sexta-feira pela manhã receberá os convocados pelo processo seletivo que assumirão os cargos e darão continuidade aos programas da secretaria que estão parados, agilizando o atendimento às pessoas que são atendidas pelos programas, que encontram-se parados.

“Esperamos que a contratação dos profissionais da área de assistência social nos dê o suporte necessário para retomarmos os programas que estão parados por falta de pessoal capacitado e reativarmos os que estão desativados, ofertando serviços essenciais à população carente do nosso município”, acredita Aloma.

Fonte: Ascom Apodi

Prefeito Flaviano Monteiro e o secretário de saúde Paulo Viana, visitam a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

O SAMU ocupava um espaço provisório nas margens da BR 405, alugado ainda pela gestão passada. A nova sede encontra-se em um prédio público, próximo ao INSS, no bairro Portal da Chapada, há poucos metros da BR 405.

O novo prédio, que antes abrigava à rodoviária, foi reformado, além de receber revisão das redes elétrica e hidráulica, e outros serviços e reparos necessários. O espaço conta com uma ampla garagem, duas salas de uso, depósito, dois banheiros, cozinha e sala para descanso. As salas têm espaço suficiente para treinamentos de técnicos da saúde em manobras de APH – Atendimento Pré-Hospitalar.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O principal objetivo dessa unidade é diminuir o tempo de espera para os chamados, melhorando o tempo de resposta no atendimento de urgência na cidade de Apodi e cidades circunvizinhas.

Antiga sede

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O principal objetivo dessa unidade é diminuir o tempo de espera para os chamados, melhorando o tempo de resposta no atendimento de urgência na cidade de Apodi e cidades circunvizinhas.

O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e providencia o atendimento no mesmo instante.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipe de técnicos de enfermagem e motoristas socorristas, que atendem as ocorrências de diversas naturezas. O SAMU de Apodi é um dos 147 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil, presentes em todos os estados e no Distrito Federal.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Crédito emergencial para produtores rurais atingidos pela seca vai até quinta-feira

Encerra-se nesta quinta-feira (28), o prazo para produtores rurais afetados pela estiagem no semiárido solicitarem crédito emergencial ao Banco do Nordeste. Desde julho do ano passado, o BNB já contratou mais de R$ 2 bilhões, junto a esse público.

Os recursos foram distribuídos em 263.421 operações de crédito. Somente no Rio Grande do Norte, foram realizadas 20,6 mil operações, totalizando mais de R$ 160 milhões.

Especificamente para agricultores familiares, a linha FNE-Seca tem juros de 1% ao ano, prazo de pagamento de 10 anos, com até três anos de carência.

A dança das cadeiras no governo de Rosalba vai começar

Vamos aguardar os próximos capítulos. Quem dança e quem fica ocupando cargos no alto escalão do governo do Estado.

Não existem nomes definidos. Mas, ocorrerão mudanças sim. E logo…

Prefeito recebe sindicato e representantes dos servidores municipais e atende de imediato algumas reivindicações

O prefeito Flaviano Monteiro recebeu ontem à tarde, em seu gabinete, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi (SINTRAPMA), João Bosco, o presidente da Câmara João Evangelista e representantes de diversas categorias de servidores municipais, que apresentaram uma pauta com mais de 20 reivindicações dos servidores.

Durante a reunião, o presidente do SINTRAPMA expôs as reivindicações que constavam na pauta e os representantes das categorias foram fazendo colocações sobre a situação em que se encontram os servidores municipais. Um dos pontos mais discutidos foi com relação às defasagens salariais e a perdas de benefícios ao longo dos anos em que as conquistas advindas da criação do Plano Geral de Cargos e Salários não foram implantadas ou atualizadas.

O prefeito se mostrou disposto a dialogar com os servidores e a atender de imediato, algumas reivindicações, como o pagamento do terço de férias dos servidores, que será pago no dia 28 de fevereiro, juntamente com os salários do mês de fevereiro, a criação de um calendário anual de pagamento e a participação de servidores nos conselhos municipais. “Em alguns pontos, temos como avançar de imediato; em outros, precisamos de cautela e de termos dados suficientes para aprofundar o debate”, adiantou o prefeito.

O presidente do SINTRAPMA considerou um avanço, já conseguir ser atendido no primeiro contato com a nova gestão e ouviu do presidente da câmara que os servidores terão todo o apoio do legislativo. “É a primeira vez que participo de uma reunião como essa e quero dizer que terão todo o apoio da câmara para debater os avanços no Plano de Cargos e Salários dos servidores”, garantiu.

Entre as reivindicações dos servidores estavam a implantação de insalubridade para agentes de saúde e de endemias; adicional de escolaridade para o magistério; gratificação para o ensino médio; adicional de periculosidade para vigilantes; fardamento e equipamentos para todos os segmentos; redução da hora/atividade no magistério; participação dos servidores nos conselhos e revisão do PCCR da saúde, entre outras.

O prefeito propôs a criação de uma comissão para discutir a pauta e estudar tecnicamente a folha do município. “Precisamos aumentar a arrecadação para conseguir mais receita e pagar melhor aos servidores”, sugeriu Flaviano. Ao final da reunião, ficou marcada uma nova rodada de negociações, no dia 04 de março, às 16h, na sede da prefeitura.

Apodi: Barragem de Santa Cruz está com 56,34% da capacidade

Espetáculo das águas barragem de Apodi quando sangrou
O monitoramento dos reservatórios do Rio Grande do Norte realizado pela Secretaria de Recursos Hídricos (Semarh) constatou que 20 açudes do Estado estão com o volume abaixo de 20% da sua capacidade total. A situação é considerada crítica pela Coordenação de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh.

“As poucas chuvas que caíram no Estado esse ano não mudaram a nossa realidade que hoje é considerada crítica”, disse a coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana Darc Freire de Medeiros.

Na região Oeste, o reservatório que está em melhor situação é o de Santa Cruz do Apodi, com 56,34% da capacidade.

por Janio Duarte

Incêndio de grandes proporções na Lagoa do Apodi

Fogo próximo a uma barraca dentro da lagoa 

Por volta do meio dia desta terça-feira (27/02/2013), começou um incêndio na Lagoa de Apodi, uma vez que esta com pouco volume de água, e seu interior é utilizado para plantação de capim, para alimentar animais da região.

O fogo começou no capim às margens da BR 405, nas proximidades do Bairro Bico-Torto, e ate o fechamento desta matéria (16:00hs), o mesmo já tinha alcançado as margens do outro lado da lagoa, nas proximidades do Sitio Ponta D’água, percorrendo assim mais de um quilômetro de extensão.

Ainda não se sabe as causas que provocaram o incêndio, mas após este será ainda mais difícil alimentar os animais da região, pois o capim que ali existia, era para muitos criadores a única fonte de alimento para os seus rebanhos.

Fonte e foto: F5 Apodi

Dr. Dagoberto durante entrevista falou dos primeiros dias da sua gestão

O entrevistado desta segunda-feira (25) foi o médico e prefeito de Severiano Melo Dr. Dagoberto Bessa, que ao ser sabatinado pelo comunicador e diretor da Rádio Vale Fernando Magalhães, falou desses quase dois meses a frente da cidade oestana que assim como as demais, ultrapassa momento difícil devido a seca e ao caos administrativo encontrado no âmbito municipal.

Em suas primeiras palavras, Dr. Dagoberto falou do grande problema enfrentado na prefeitura que foi a falta dos arquivos de grande parte do funcionalismo municipal, motivo esse que levou o atual gestor a realizar um censo para identificação funcional. "Encontrei uma prefeitura esquecida, desorganizada e com sua estrutura física precisando de uma reforma urgente", comentou o prefeito, que falou também dos recursos que já estão em conta para uma quadra coberta no município, e que pretende utilizar os royalties para reformar a sede da prefeitura.

O prefeito severianense disse da situação de várias escolas da rede municipal que estão sem a prestação de contas dos recursos oriundos do caixa escolar dos dois últimos anos, a falta de apoio do antigo gestor para com a equipe do IBGE no último censo realizado em Severiano Melo, motivo esse que fez com que o município perdesse em arrecadação do FPM.

Depois de várias informações repassadas durante o programa panorama político da Rádio Vale, Dr. Dagoberto agradeceu a Deus e ao povo de Severiano Melo pela oportunidade dada através das urnas, e prometeu muito trabalho, empenho e determinação para ajudar a cidade a crescer em todos os aspectos.

por Fernando Magalhães – Rádio Vale do Apodi

Sistema de Esgotos de Apodi vai ser ampliado e proporcionará mais 1.500 ligações prediais

Apodi: ampliação de sistema de esgotamento sanitário
Ampliação no poço da Estação Elevatória 2, do  Sistema de Esgotos Sanitários de Apodi, implantará mais 1.500 ligações de esgotos na cidade, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que investirá R$846 mil na obra e marcou licitação para 6 de março.

Denominado condominial, o sistema recolherá esgotos por quadra e reunirá várias casas em uma só ligação para a rede coletora, de onde os dejetos são destinados à estação de tratamento. A modalidade reduz a tarifa do serviço em 50%, se comparada com o sistema convencional.

O investimento será feito na Bacia 2, que engloba área de 85 hectares e atende a 9.500 pessoas, número previsto para ser alcançado somente em 2018, conforme o projeto original. Daí a necessidade da ampliação, visando acompanhar o acentuado crescimento demográfico dessa área da cidade.

Com informações da Caern.

Beneficiários do Programa Bolsa Família estão com o benefício bloqueado por falta de atualização cadastral

COMUNICADO!

A secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social comunica aos beneficiários do Programa Bolsa Família que estão com o benefício BLOQUEADO por falta de atualização cadastral, que estaremos fazendo as atualizações dos cadastros, conforme calendário abaixo:
  • Dia 26/02 (Terça) = Benefícios com terminação 1, 2 e 3
  • Dia 27/02 (Quarta) = Benefícios com terminação 4, 5 e 6
  • Dia 28/02 (Quinta) = Benefícios com terminação 7, 8, 9 e 0
Local: Centro do Idoso
Horário: De 8:00h às 17:00hs.

Informamos que a atualização cadastral somente será efetuada com a apresentação dos seguintes documentos de todas as pessoas da casa:
  • CPF
  • Identidade
  • Titulo de Eleitor
  • Carteira de Trabalho
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Papel de Energia recente
Atenciosamente:

João Francisco Leite dos Santos
Gestor do Programa Bolsa Família/Apodi

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Janio Duarte

Lista de Candidatos aptos para a Entrevista do Processo Seletivo - Edital Nº: 002/2013 da Secretaria Municipal de Saúde


HORÁRIO DAS ENTREVISTAS:
  • Manhã: 9h ÀS 13h
  • Tarde: 13h e 17h

LOCAL DAS ENTREVISTAS: Auditório da Casa de Cultura
DATAS: 27, 28/02 e 01/03

Clique AQUI e continue lendo.

por Janio Duarte

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sem chuva, até as abelhas deixam o sertão, dizem apicultores do RN

Muitos apicultores do RN estão com a produção
prejudicada pela seca (Foto: Rafael Barbosa/G1)
A seca que assola o interior do Rio Grande do Norte também está prejudicando a apicultura. O criador de abelhas Raimundo Torres da Silva ainda não conseguiu produzir mel neste ano. Boa parte da renda com a qual ele sobrevive é retirada da apicultura, mas a atividade foi inviabilizada por causa da seca.

Neste final de semana, uma equipe da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) realizou uma expedição a cinco municípios das regiões Central, Oeste e Seridó do estado para constatar a gravidade da situação. O G1acompanhou o trabalho.

A seca matou todos os cajueiros da propriedade de Raimundo, onde ele também cria vacas. “Eram vinte e um animais. Hoje, tenho só nove. O resto morreu sem água”, relatou. A estiagem também está causando prejuízo à produção de mel. Os cajueiros eram utilizados no processo produtivo, mas com a falta de chuvas, as árvores secaram e as abelhas foram embora da região.

Raimundo Torres contou que a produção do mel que desenvolve em Apodi vem caindo nos últimos anos. Segundo ele, em 2011 conseguiu extrair 3 mil litros de mel. Em 2012 a produção caiu para pouco mais de mil litros. Já este ano, ainda não houve produção. O apicultor contou que procurou o Banco do Nordeste para tentar um empréstimo e aplicar o dinheiro na produção para tentar escapar da seca. Porém, disse que foi informado pelos agentes do banco que, caso optasse pelo financiamento, perderia o benefício do Bolsa Família. A mulher do agricultor recebe R$102 do Governo Federal por mês.

Apicultor Raimundo Torres da Silva
(Foto: Rafael Barbosa/G1)

Seca agrava escassez de mão de obra no RN, reclamam agricultores

Federação da Agricultura e Pecuária do RN visitou cinco cidades do estado. Trabalho objetivou averiguar os problemas gerados pela estiagem.
Sem mão de obra para contratar, criador cuida sozinho do gado (Foto: Rafael Barbosa/G1)
Os produtores de leite, agropecuaristas e agricultores do interior do Rio Grande do Norte reclamam da falta de mão de obra para trabalhar nas atividades rurais. Segundo eles, os trabalhadores do campo preferem viver da renda dos programas sociais criados pelo Governo do Federal ao invés de trabalharem diretamente no campo.

Neste final de semana, uma equipe da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) visitou cinco municípios das regiões Central, Oeste e Seridó do estado para constatar os efeitos da seca. O G1 acompanhou o trabalho. A expedição foi a Lajes, Santana do Matos, Apodi, Pau dos Ferros e Caicó. E, em todos estes municípios, os produtores rurais reclamaram da falta de mão de obra para a atividade no campo.

Pecuarista Aldo Lobo (Foto: Rafael Barbosa/G1)
A cidade de Apodi, distante 378 quilômetros da capital potiguar, possui metade da população vivendo na zona urbana e a outra metade na zona rural. E, como relatou o pecuarista Aldo Lobo, mesmo assim há uma grande dificuldade para encontrar trabalhadores. “Precisamos de políticas públicas para os produtores”, reclamou.

Os produtores rurais também disseram que não compensa o cadastro na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o recebimento do grão, pois a quantidade não é suficiente.

Rafael Barbosa Do G1 RN - o repórter acompanhou a expedição a convite da Faern

Apodi ganhará linha direta para Brasília, Goiânia e São Paulo

Catedral Turismo ligará Apodi/São Paulo
Em breve a cidade do Apodi estará ligada com o Centro Oeste e Sudeste do país, através de uma linha rodoviária, que sairá de Apodi passando por Brasília, Goiânia com destino a São Paulo, passando pelos Estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia, a linha foi adquirida pela Empresa CATEDRAL TURISMO, não só Apodi será beneficiada com a implantação desta linha, mais toda região do Alto Oeste potiguar.

O apodiense Luiz de Castro esteve no escritório da Empresa, que fica na QS - 01 - RUA 10 LOTE 36 AGUAS CLARAS Brasília Distrito Federal, no inicio de janeiro/2013, onde conheceu toda estrutura da empresa, com ônibus de alto padrão e muito luxo, conforme entendimento mantidos com os senhores Nicolas e Irandir França, gerentes comercial e financeiro respectivamente, os mesmos adiantaram que o proprietário da empresa o Norteriograndense Clayton Vidal, disse que esta linha estará sendo iniciada no mês de Março/2013.

Luiz manteve contato com o prefeito Flaviano Monteiro, e levou ao conhecimento do mesmo, sobre este benefício que o município vai receber o mesmo ficou bastante surpreso, e disse que está ao inteiro dispor, e que está disposto a servir ao empreendimento, dentro das possibilidades do município.

Conforme contatos telefone mantido entre Luiz de Castro e o diretor comercial, Irandir França o mesmo estará em nossa cidade, na próxima semana, já com uma das unidades (ônibus) que será mostrado a toda população, Luiz de Castro informou que está verificando um local onde estará funcionando o ponto de venda de passagens, mais e melhores informações estaremos divulgando brevemente.

Recadastramento de servidores identifica irregularidades que oneram folha de pagamento

O Processo de recadastramento dos servidores públicos, realizado pelo setor de administração da Prefeitura Municipal de Apodi, encontra-se na fase de processamento dos dados e está previsto para ser concluído em um mês e meio.

O objetivo deste recadastramento é identificar irregularidades, tais como: servidores fora de suas funções de origem, funcionários fantasma, terceiros substituindo servidores efetivos, servidores com idade de 70 anos (idade da aposentadoria compulsória) ainda em atividade em suas funções, entre outras.

“Em uma primeira analise, podemos identificar que na área da educação, cerca de 17 servidores  entre eles 06 professores, não compareceram ao recadastramento”, informa o procurador do município, Igno Araújo. Esses dados revelam que não há um déficit no número de servidores e sim, servidores fora de suas funções de origem, o que provavelmente esteja acontecendo também em outras secretarias.

Clique AQUI e continue lendo.

[public] Posto Gonzaga Melo em Apodi


Recentemente o Posto Gonzaga Melo, em Apodi, conseguiu a certificação e agora faz parte dos postos seguros da rede. 

"Ter o selo De Olho no Combustível mostra o quanto somos preocupados com o produto que colocamos nos carros, motos e caminhões dos nossos clientes. Realizamos testes o tempo todo e estamos sempre preocupados com a manutenção das bombas e dos nossos tanques. A Petrobras é muito exigente e não é a toa que tem o melhor combustível e o mais confiável", explica Terceiro Melo, um dos proprietários do posto.

PMDB dos Alves prepara um adeus a Rosalba

O PMDB dos Alves está preparando o seu rompimento com o governo Rosalba Ciarlini.

O deputado Henrique Eduardo que disse que apoiou a candidatura ao governo de Iberê, mas na campanha fugiu do palanque, resolvendo pular para a candidata vitoriosa, agora, depois desgraça do governo Rosalba, o PMDB de Henrique prepara a volta para onde nunca foi.

Depois do rompimento a estratégia do PMDB dos Alves é tentar viabilizar a candidatura do menino Waltinho Alves a governador, caso não viabilize a segunda opção será o nome de Henrique Alves e o velho Garibaldi Filho, como foi chamado por Carlos Eduardo Alves na campanha de 2012, será a terceira e ultima opção dos Alves.

A tentativa do PMDB dos Alves é tentar atrair Fátima Bezerra do PT para disputar o senado fazendo dobradinha com o filhote do velho cacique Garibaldi.

Estudo sobre calcário apontará caminhos à economia do Apodi

A indústria do calcário deve potencializar mais ainda a economia da região Oeste e Vale do Jaguaribe. O ex-reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Josivan Barbosa, faz estudos sobre o assunto.

“Passei hoje (sábado) o dia todo percorrendo a Chapada do Apodi. Estamos elaborando um estudo sobre a indústria do calcário no RN-CE. Em breve publicaremos”, informa o blog do Carlos Santos.

“Quando a Mizu (Baraúna) e a Apodi (Quixeré-CE) estiverem operando, uma carreta passará de 10 em 10 minutos pela estrada Chapada do Apodi – BR-116″, prevê Josivan. Em Baraúna já está em funcionamento a Cimento Mizu. A Apodi é montada em Quixeré e funcionará a partir de agosto.

“A Cimento Apodi, do Grupo M. Dias Branco de Fortaleza, Ceará – e seus sócios Coopercom e Sarkis, investem R$ 500 milhões na Chapada do Apodi”, relata o professor. Vão ensejar uma produção de 4 mil toneladas/dia.

- Defendo um estudo para a ampliação da BR-406 ligando Macau a BR-110. Divide o trânsito por 2 da 304 e avança também o turismo – assinala ele.

“Já existe a 406 até Macau; Macau-Porto do Mangue-Serra do Mel-Mossoró. Praticamente mesma distância pela 304″, descreve.

Paralelamente, Josivan Barbosa aponta que Apodi pode ganhar um novo aporte à sua economia, se houver comunhão de esforços para instalação de um Distrito Industrial no município, que consiga atrair preferencialmente micro e médios da indústria do calcário.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Confira prestação de contas do Carnaval de Apodi



Clique nas imagens para ampliar

O secretário de turismo Isaac Newton divulgou na última sexta feira a prestação de contas do Carnaval 2013 de Apodi.

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Apodi. A despesa total foi de 502.267,00 (quinhentos e dois mil duzentos e sessenta e sete reais).

Maior festa, menor custo.