sábado, 2 de fevereiro de 2013

Falta de sinalização causa transtornos no trânsito de Apodi

A maioria dos condutores da cidade de Apodi com certeza já se deparou com dúvidas sobre quem tem a preferência em diversas ruas da cidade, principalmente devido à falta de sinalização em muitas delas. Recentemente em conversa no Facebook surgiu a duvida num dos principais cruzamentos da cidade que é o que se encontra em frente à igreja Matriz. O problema da falta de sinalização foi agravado principalmente pela reforma da praça em frente à igreja, e diariamente são várias as "confusões" que só não se transformam em acidente devido à baixa velocidade com que a maioria dos veículos transitam na região.

Para ajudar a desfazer a confusão, vamos recorrer ao código de trânsito. Segundo o mesmo no artigo 29, inciso III tem-se que:

Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá PREFERENCIA de passagem:

a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;
b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;
c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor;

Logo, no referido cruzamento (em frente à igreja matriz), como não há sinalização tem-se:

1 - Caso A e C estejam transitando na via, A tem preferência sobre C. Logo, C tem que dar a preferência para o condutor A.
2 - Caso A e B estejam transitando na via, B tem preferência sobre A. Logo, A tem que dar a preferência ao condutor B.

Mas por via das dúvidas a melhor solução para evitar tantos transtornos seria sinalizar a via com placas de DÊ A PREFERÊNCIA ou PARE, que com certeza reduziria e muito a quantidade de problemas que ocorrem no local.

O Conceituando

Percurso do arrastão de Apodi foi modificado

Durante programa "Apodi Terra Querida" na Rádio Vale do Apodi o prefeito Flaviano Monteiro informou que vai haver uma modificação no percurso do arrastão no carnaval 2013. A Polícia Rodoviária Federal recomendou que o arrastão iniciasse em frente à AABB e não mais nas proximidades do Hotel Lajedo e a prefeitura acatou a recomendação. A extensão do novo percurso é por volta de 800 a 850 metros segundo a ferramenta Google Maps.

Além disso, o prefeito alertou também à população quanto a presença constante da PRF na cidade durante os festejos de momo. Principalmente quanto a lei seca que foi modificada recentemente e passou a ser mais rígida!

O conceituando

Leonardo Rêgo firma posição no tabuleiro da política potiguar

O ex-prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rêgo (DEM) firmou posição interessante no tabuleiro da política regional e estadual. Se bem conduzido, certamente terá projeto bem sucedido no futuro.

Antes de nova disputa para cargo eletivo, porém, o ex-gestor e líder alto-oestano, pode perfeitamente participar da vida pública em posição de destaque. É um nome que agrada à governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Representantes de igrejas são recebidos pelo prefeito e vice-prefeito



O prefeito Flaviano Monteiro e o vice-prefeito, Zé Maria receberam no gabinete, representantes de 07 igrejas evangélicas, pertencentes à COEVAP, mais 03 evangélicas e 01 da igreja católica, para discutir o apoio da prefeitura aos retiros durante o período do carnaval.

“É uma felicidade receber representantes de igrejas e faremos tudo para apoiar os retiros”, frisou o prefeito, lembrando que mediante o curto prazo em que assumiram a prefeitura e da realização do carnaval e dos jogos pré-carnavalesco, é preciso priorizar algumas ações.

Durante a reunião, Zé Maria externou que sempre existiu dificuldade de diálogo dos irmãos evangélicos com o poder público neste período de carnaval, mas que agora, a prefeitura vai fazer um planejamento anual que atenderá principalmente aquelas igrejas tem trabalhos sociais e desejam fazer parceria com a PMA.

Flaviano também falou sobre o alto custo da máquina pública, que precisa diminuir para poder executar as obras que o município tanto necessita. “E vamos disponibilizar o portal da transparência para todos os cidadãos contribuintes”, adiantou.

No final da reunião, ficou acordado entre as igrejas o acerto do horário de saída e chegada dos retiros. O Pastor Welliton da Igreja Batista destacou que antes os evangélicos eram recebidos como um favor. “Esperamos que agora seja diferente”, reforçou.

Fonte: ASCOM Apodi 
Fotos: Jânio Duarte

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Presidente Dilma virá inaugurar Adutora Alto Oeste

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou nesta sexta-feira (01), a vinda da presidente Dilma Rousseff para inaugurar o primeiro trecho da adutora do Alto Oeste que beneficiará 350 mil pessoas na região.  “A obra será entregue possivelmente no dia 7 ou 8 de março”, prevê, acrescentando que a obra é a maior marca de que a convivência com a seca é possível com projetos como esse.

Segundo Rosalba, a presidente da República já aceitou o convite para ver de perto os benefícios dessa obra que acabará o sofrimento de milhares de famílias potiguares. A adutora terá 300 km, sendo que metade fica nesta primeira etapa que será entregue pela presidente Dilma e pela governadora Rosalba.

 Até lá, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) continuará fazendo os testes para levar água para 8 municípios que estão nesse trecho, inclusive, Luís Gomes, que enfrenta colapso no sistema de abastecimento há cerca de um ano e meio.  

A obra da adutora estava no Programa de Aceleração – PAC, com carimbo vermelho. "Nesses dois anos, foi um dos nós que desatamos”, ressaltou a governadora, confirmando que as informações que chegam à mesa da presidente Dilma são de que os serviços estão dentro do cronograma e que a obra já começa a mudar o cenário do semiárido potiguar. Quando estiver pronta, a adutora resolverá o problema de falta d’água em 26 municípios do Alto Oeste.

Tabela do Futebol‏ de Campo dos Jogos Pré-Carnavalescos

Angesp abre inscrições para curso de capacitação de vereadores

A Associação Nacional dos Gestores Públicos (ANGESP), dando continuidade às ações de fortalecimento da capacidade técnica das gestões municipais, abriu inscrições para o Curso de Capacitação de Vereadores.

O curso acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2013, e terá como público-alvo os presidentes de Câmaras Municipais, Vereadores, Advogados, Assessores, Servidores, Contadores, Controladores, Estudantes e Profissionais do Poder Legislativo.

O curso tem como um dos objetivos capacitar  profissionais à intervirem no processo político, social e econômico, em níveis decisórios desde estratégicos ao operacional.

Para mais informações, entre em contato com a Escola de Gestão da ANGESP através dos telefones (84) 2020 0727, 9401-2086 e 8784-5811 ou pelo e e-mail angesp@bol.com.br.

[convite] Semana Pedagógica de Apodi 2013


A Secretária Municipal de Educação, Prof.ª Mara Marlizete Duarte Marinho, convida todos os professores, diretores, supervisores, coordenadores, vices-diretores e toda a comunidade escolar em geral para participarem da abertura da Semana Pedagógica da rede municipal de ensino que será realizado no período de 04 a 07 de fevereiro de 2013 no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi.

A Semana Pedagógica tem o objetivo de promover espaços de diálogos sobre a práxis pedagógica, tendo em vista a eficiência dos programas voltados para educação básica, como forma de melhorar a aprendizagem com o tema: O Entender das Políticas Públicas Para Fazer uma Educação Básica de Qualidade com foco na apresentação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Em Governador Dix-Sept Rosado também não haverá carnaval

O prefeito de Governador Dix-Sept Rosado, Anax Vale (DEM), teve que recuar da sua intenção de promover este ano o carnaval na sua cidade.

Na última terça-feira (29), o prefeito recebeu o ofício 04/2013 expedido pelo promotor público Rafael Silva Paes, recomendando ao administrador municipal que se abstenha de realizar despesas com promoções de festas e eventos.

De acordo com a recomendação ministerial, o município se encontra enquadrado no decreto estadual de calamidade pública, em razão da forte estiagem que assola o Estado, e, desta forma, não pode realizar despesas com contratação de bandas, shows, palcos e outras coisas que estejam voltadas para a festa carnavalesca.

Audiência pública sobre o Rio Umari


Associação dos Pequenos Produtores dos Sítios Reunidos de Trapiá I e II, Bamburral e Carafosca.

Convoca todas as comunidades de Apodi e municípios vizinhos que ficam as margens do RIO UMARI para participarem de uma AUDIÊNCIA PÚBLICA que será realizada, próximo domingo 03/02/13, às: 08h00min. No Centro Comunitário no Sítio Trapiá II.

Onde será tratado o seguinte assunto: PROJETO DE PERENIZAÇÃO DO RIO UMARI.

Sem mais nada a tratar no momento, agradecemos antecipadamente confiantes de que nossa convocação será atendida.

Atenciosamente,

AUDIVAN DE OLIVEIRA FERNANDES
Presidente

Linha de transmissão que interliga parques eólicos do RN recebe ordem de serviço

A linha de transmissão Extremoz II/João Câmara II que interliga parques eólicos do Rio Grande do Norte teve ordem de serviço assinada nesta quarta-feira (30) pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). A boa notícia foi informada hoje (31) ao secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, durante reunião com o diretor-presidente da Chesf, João Bosco de Almeida, em Recife.

De acordo com a Companhia, o prazo máximo para execução da obra será final do mês de setembro e os parques eólicos contemplados integram o leilão A-3 realizado em 2009.

Para o secretário Rogério Marinho, o início da construção das linhas de transmissão é uma importante etapa para o setor eólico do RN. “O início da construção dessa linha de transmissão é muito importante para o Rio Grande do Norte, pois garante a consolidação da geração de energia eólica no Estado e reafirma a posição de destaque do setor em nossa economia”, avalia.

A gata da sexta feira, tarados! Depois do veraneio ela vem pro carnaval de Apodi

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Secretarias reforçam estruturas para garantir segurança aos foliões

Cabo elétrico multiflexado alto-sustentado de 16 milímetros
Estrutura do carnaval começa a ser montada
A estrutura do carnaval começa a ser montada e a preocupação das secretarias de Turismo, Urbanismo e Obras é que até o início da festa de Momo, a cidade esteja preparada para receber os milhares de foliões que estão sendo aguardado nesse período.

A Avenida Marechal Floriano Peixoto, que há muito estava às escuras, está recebendo uma fiação adequada para que o problema seja solucionado. “Foi necessário mudar a fiação que antes era um cabo de 10 milímetros e hoje está sendo trocado por um cabo elétrico multiflexado alto-sustentado de 16 milímetros”, explica o secretário de Obras, Samuel Nogueira.

A energia da referida avenida, antes era monofásica e a partir de agora vai ser trifásica para melhor segurança dos foliões durante o carnaval, mas também para solucionar o problema da Avenida Marechal em definitivo.

“A iluminação da ponte, ao bairro Bico Torto, também passa pelo mesmo problema da Marechal Floriano e teremos que trocar a fiação, o que acontecerá ainda esta semana, para que os foliões possam brincar com segurança”, adianta o secretário.

Em toda a cidade, a questão da iluminação pública está sendo enfatizada pela secretaria de Obras para receber bem os foliões. A limpeza das ruas também está sendo reforçada pelo secretário de Urbanismo, Reginaldo Ponciano para que Apodi esteja limpa e organizada até o carnaval.

Fonte: ASCOM Apodi 
Fotos: Jânio Duarte

Schalk inaugura loja em Apodi


Homens e mulheres de atitude que buscam seu próprio estilo e que estão sempre antenados com as tendências da moda, agora tem uma loja perfeita em Apodi, Schalk!

A marca ganhou o mercado nacional e logo se tornou uma franquia brasileira com personalidade marcante, solidamente estabelecida. Hoje existem lojas Schalk espalhadas pelo País, vestindo homens que gostam de estar bem, que se preocupam com qualidade, mas também com conforto. 

Temos tudo em roupa masculina e feminina no melhor estilo e totalmente atual. Camisetas, camisas Polo, camisa social, calças e acessórios em geral. A Schalk Apodi abre suas portas com uma super promoção, comprando 2 camisetas o cliente leva 3.

Rua Nossa Senhora da Conceição - centro – Apodi/RN

Confira a Solenidade de Posse dos novos Diretores das escolas municipais

 

As escolas, núcleos e creches municipais desempenham um papel fundamental na educação das crianças de nossa cidade. Professores, coordenação pedagógica e pais de alunos são essenciais no processo de formação intelectual e social das crianças. Aliado aos profissionais e pais, o diretor ou diretora desempenha um papel de liderança que norteia as atividades dentro do ambiente escolar.

A imagem da escola está intimamente relacionada com a imagem do gestor. Daí a importância da escolha de pessoas que contribuam para o melhoramento da escola mantendo os pontos fortes e resolvendo os pontos fracos. O índice do IDEB, a evasão escolar, a reprovação e aprovação dos discentes são apenas uma amostra dos assuntos que muitas vezes serão discutidos na sala dos diretores e nas reuniões pedagógicas. Então, estejam conscientes e igualmente confiantes.

O Termo de Posse que vocês assinarão nessa Solenidade dará a cada um dos diretores e diretoras a autoridade de direcionar um estabelecimento que deve oferecer principalmente educação básica de qualidade. Os esforços devem focalizar a excelência. As buscas devem ser feitas no terreno do conhecimento. Os passos devem ser dados no caminho do crescimento.

NOME
ESCOLA
ENDEREÇO
Francisco Lázaro Gama
E. M. Profª. Lourdes Mota
Rua Sebastião Sizenando, s/n – Centro
Walcerly Alves Fernandes Sousa
E. M. Lindaura Silva
Rua Cajarana, s/n – Pody dos Encantos
Maria das Graças Sizenando
E. M. 12 de Outubro
Rua Benjamin Constant, s/n – Malvinas
Esiélio Bento de Lima Oliveira
E. M. Isabel Aurélia Tôrres
Sítio Córrego
Francisco Ocelino de Oliveira Moreira
E. M. Francisco Targino da Costa
Distrito de Soledade
Elenimar Gurgel Marinho de Freitas
E. M. Francisco Alcivan Pinto
Rua Canarinho, 114 – Bacurau I
Francisco Xavier Pinto
E. M. Raimunda Florêncio de Oliveira
Sítio Melancias
Antônio Marcos de Oliveira Morais
E. M. Prof°. Veríssimo Gama
Rua Projetada, s/n – Bico Torto
Isabela Cristina Maia Dantas de Sena
Creche Sonho de Criança (Caic)
Rua Francisco Virgínio de Oliveira - Lagoa Seca
Francisco Américo B. do Nascimento
Núcleo I - Unid. XLV Valdemiro Pedro Viana
Sítio do Góis
Francisca Josiliana Moreira da Silva
Núcleo II - Unid. VII Aurora da Serra
Assentamento Aurora da Serra
Helenimar Ferreira Silva
Núcleo III - Unid. XXIII Isauro Camilo de Oliveira
Sítio Lagoa do Clementino
Sebastiana Viana da Costa Neta
Núcleo IV - Unid. Cassimiro Emiliano da Costa
Sítio Trapiá II
Kézia Cleana Morais Marinho
Núcleo V - Unid. XXXV Neval Machado Barros
Sítio Carnaúba Seca
Maria Edjanete Fernandes
Núcleo VI - Unid. XVI Francisca Antonia de Oliveira
Sítio Santa Rosa I

Nota do blog: Trecho retirado do Cerimonial de Posse dos Diretores.

Secretaria de Agricultura inicia corte de terra 2013

A Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, após manutenção de todas as máquinas e cadastramento dos agricultores iniciou neste dia 30/01/2013 a execução do programa corte de terra denominado “Apodi Produtivo”.

O referido programa é dividido em 03 modalidades e hoje teve início a modalidade SUBSIDIADO, onde a Secretaria Municipal de Agricultura disponibiliza trator equipado com grade de disco ou de arrasto, e o produtor disponibiliza o combustível, estabelecendo dessa forma uma relação de parceria.

A referida modalidade tem como meta em 2013 cortar 1.000 horas, na oportunidade o beneficiado foi o produtor Francisco Eiland Marinho que trabalha com o plantio de Feijão irrigado no Vale do Apodi, posteriormente o produtor será assistido por um de nossos Engenheiros Agrônomos, perfazendo assim a casadinha preparo do solo e assistência técnica.


Fonte: ASCOM Apodi 

Túnel do Tempo (parte 114). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

A fotografia cedida para o quadro "Túnel do Tempo" de hoje é datada do ano de 1995/96. O ‘retrato’ de hoje trás uma turma boa de amigos. Quem são que aparecem no retrato?


Resposta: Francisco Josivan Alves, Eristejane Alves Dias, Marlete Basílio da Silva e sua irmã Márcia da Silva.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Comunicado aos ambulantes, barraqueiros e taxistas sobre o carnaval 2013

A equipe responsável pelo Carnaval 2013 comunica aos vendedores ambulantes  e aos barraqueiros que desejam se instalar na Praça de Alimentação, no Calçadão da Lagoa e no Corredor da Folia, durante a realização do carnaval, que o cadastro deverá ser feito na sede da prefeitura, com o funcionário Railton (Bililica). É necessário CPF e endereço residencial para efetivação do cadastro. A taxa para ambulantes é de R$ 10,00 e para barraqueiro, dependendo do tamanho da barraca, será cobrado de R$ 100,00 a 200,00.

Secretaria de Turismo

Comunicado aos taxistas

A equipe responsável pelo Carnaval 2013 comunica aos taxistas apodienses que estão abertas as inscrições para credenciamento dos táxis que queiram circular com adesivos de divulgação do carnaval de Apodi. Os credenciados terão direito a divulgação dos seus serviços nos blogs ApoDiário e ApodiBaixo doPano. O credenciamento será feito pelo telefone 9171-9929.

Secretaria de Turismo

Incra recebe Prefeito de Apodi em audiência


O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Valmir Alves, esteve reunido com o prefeito do município de Apodi, Flaviano Moreira Monteiro. A audiência ocorreu na sede da Autarquia Agrária, nesta terça-feira (29).

Na pauta, a discussão em torno da parceria para investimentos na área de infraestrutura dos assentamentos e produção e comercialização oriunda dos(as) trabalhadores(as) rurais assentados(as) de Apodi. Para o superintendente do INCRA, o município é um dos mais importantes e principais da região Oeste e tem uma forte organização social capitaneado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Existem hoje cerca de 520 famílias assentadas em 14 projetos rurais em uma área de quase 14 mil hectares de terra.

“Sabemos da importância de Apodi para o desenvolvimento econômico e social da região e vamos trabalhar para fortalecer a parceria com a Prefeitura Municipal através de convênios e ações diretas do próprio INCRA”, finalizou Valmir Alves.

Assentamentos do INCRA em Apodi: SOLEDADE, AURORA DA SERRA, VILA NOVA, FREI DAMIÃO, PARAÍSO, MILAGRE, SÃO MANOEL, SÍTIO DE GÓIS, MOACIR LUCENA, LAGE DO MEIO, TABULEIRO GRANDE, SÃO BENTO, PORTAL DA CHAPADA E CAIÇARA.

Pagamento dos servidores municipais terá início amanhã

O secretário de Administração, Elton Alves, anunciou o pagamento do funcionalismo público municipal referente ao mês de janeiro para amanhã, dia 31, quando receberão todos os funcionários efetivos, cargos comissionados e agentes de endemias, com exceção dos servidores da Educação, cujo pagamento ser efetuado no dia 01 de fevereiro.

Levando em consideração o contexto de ajustes que está sendo feito em todos os setores da administração municipal, a assessoria jurídica da prefeitura fez uma auditoria na folha de pagamento e algumas medidas foram tomadas no sentido de reajustar a folha, como o corte de gratificações que foram implantadas de forma indevida, o que permitiu uma redução de custos, dentro da legalidade.

Todo o parecer jurídico do corte de benefícios implantado de maneira ilegal nos salários de servidores foi encaminhado ao Ministério Público. “É uma forma de ser justo com os servidores e permitir que os recursos sejam bem aplicados, para que tenhamos condições de investir na cidade”, explica o secretário.

O recadastramento de servidores, que vai até o dia 08 de fevereiro, permitiu localizar servidores que residem em outros municípios e colocam substitutos para trabalharem em troca de parte do salário. “Estamos convocando esses servidores para ocuparem seus postos, caso contrário, será configurado abandono de trabalho, o que implica em demissão”, alerta.

“Também temos problemas com relação ao desvio de funções, de forma que todas as informações que estão na pasta do servidor foram analisadas pela assessoria jurídica que deu parecer técnico no sentido de reenquadrar cada servidor na sua função”, adiantou Elton, lembrando que toda essa redução da folha está sendo feita dentro da legalidade.

ASCOM Apodi

Novos gestores das escolas municipais são oficialmente empossados no cargo

Em solenidade realizada anteontem pela manhã, no auditório da Secretaria de Educação, os diretores e vice-diretores das escolas, núcleos e creches do município de Apodi, foram oficialmente empossados nos cargos, pelo prefeito Flaviano Monteiro e pela secretária Mara Duarte.

O ato de posse coletiva foi realizado pela primeira vez por uma gestão no município de Apodi, conforme lembrou Mara Duarte, que já foi secretária em gestões anteriores. “É sempre um desafio, cada vez que assumo a responsabilidade de conduzir a educação do município, porque sei que direta ou indiretamente estou participando da vida escolar de muitos apodienses”, frisou.

O prefeito falou das dificuldades encontradas na educação do município, mas garantiu que como professor, não vai desamparar as pessoas que buscam uma educação de qualidade nas escolas municipais. “Precisamos priorizar algumas obras que têm urgência e buscar melhorar o Ideb das nossas escolas e para isso, acompanharemos o trabalho de vocês, dando suporte para que as nossas crianças tenham a melhor educação possível”, garantiu.

O vice-prefeito, José Maria e o presidente da câmara, João Evangelista também prestigiaram a posse dos novos gestores das escolas municipais, além dos secretários Elton Alves e do secretário adjunto de educação, Pedro Bandeira.

Fonte: ASCOM Apodi 
Fotos: Jânio Duarte

Carnaval de Apodi 2013 está chegando!


Mídia do carnaval de Apodi 2013

por Assis Junior

Programa Apodi Terra Querida - 26-01-13

por Assis Junior

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi entra em fase final

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró (CBH Apodi-Mossoró) já possui os seus membros eleitos em plenárias regionais realizadas entre os dias 16 e 18 de janeiro. Segundo o professor Ramiro Camacho, secretário da Diretoria Provisória do Comitê e superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (Cemad) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a posse dos membros será realizada no dia 21 de fevereiro, na Estação das Artes Elizeu Ventania, em Mossoró. “Os membros do Comitê foram eleitos em plenárias realizadas nos municípios polo que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró. São eles: Pau dos Ferros, Apodi e Mossoró. No entanto, antes da escolha, foram realizadas plenárias de mobilização, nessas cidades, de forma a discutir a importância desse órgão colegiado, além de repassar informações gerais sobre o seu funcionamento para os interessados”, afirma o professor Ramiro Camacho.

No município de Pau dos Ferros foi realizada a plenária setorial para escolher os representantes do poder público municipal. Dos 52 representantes, 21 foram credenciados para a votação. Foram eleitos: Prefeitura Municipal de Mossoró (Prefeitura Municipal de Areia Branca como suplente); Prefeitura Municipal de Apodi (Prefeitura Municipal de Itaú como suplente); Prefeitura Municipal de Umarizal (Prefeitura Municipal de Messias Targino como suplente); Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros (Prefeitura Municipal de Portalegre como suplente); e Prefeitura Municipal de Luís Gomes (Prefeitura Municipal de Venha Ver como suplente). Em Apodi, foi realizada a plenária setorial para escolher os representantes da Sociedade Civil. Dos 35 representantes credenciados, 24 foram habilitados para a eleição.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Uern foram eleitos na categoria Entidades de Ensino e Pesquisa. Já na categoria Organizações Não-Governamentais foram eleitos: Diaconia (Associação de Agricultores Agroecológicos Oeste Verde como suplente); Coopervida (Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Mossoró e Região como suplente); Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental como suplente); Cooperativa de Trabalho para Desenvolvimento Sustentável do Alto Oeste Potiguar (Associação para Desenvolvimento Pecuário como suplente); Conselho Comunitário de Ponta do Mel (Associação Social e Desportiva Ponta do Mel como suplente); Associação dos Agricultores Familiares do Sítio Santa Cruz II (Associação dos Posseiros do Assentamento Milagres como suplente); e Associação Comunitária Rural Abderramant (Associação Comunitária de Cacimba do Meio como suplente). Já em Mossoró, foi realizada a plenária setorial para escolha de representantes entre os usuários de água. Dos 76 representantes, 46 foram habilitados. Na categoria Abastecimento Público, foi escolhida a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Na categoria Indústria e Mineração, foram eleitos: Sindicato da Indústria da Extração do Sal no RN (Comércio e Indústria de Moagem e Refinação Santa Cecília como suplente); Petrobras (F. Souto Indústria e Comércio de Sal S.A. como suplente); e Norte Salineira S.A. (Salinor como suplente).

Na categoria Irrigação e uso agropecuário, foram escolhidos: Coex (Weverton Bezerra da Costa como suplente); Francisco Antonio Gama (Antonio Lázaro Virgínio como suplente); Antonio Kaébino da Costa Pinto (Rogério Targino da Silva como suplente); Igor de Azevedo Arruda (José Lacerda da Costa Silva como suplente; Josean Fábio dos Santos (Antonio Ferreira de Melo como suplente). Na categoria Aquicultura e Pesca, foram eleitos: Colônia de Pescadores Z 22 “Pescador Gustavo Alves” (Francisco Lafaiete Freire Diógenes como suplente); Anaeel Alves Medeiros (Geraldo Vicente da Costa Neto como suplente); Colônia de Pescadores Z 08 Areia Branca (Anikelle Costa Salviano como suplente).

TRE define novas juízas para Apodi, Macaíba e Areia Branca

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE/RN, desembargador João Rebouças, através da Portaria 035/2013, aprovada pela Corte na sessão desta segunda-feira, 28, designou novas Juízas de Direito para a jurisdição da 32ª, da 35ª e da 5ª Zonas Eleitorais.

Para a 32ª. Zona Eleitoral, com sede em Areia Branca, foi nomeada a juíza Uefla Fernanda Duarte Fernandes; para a 35ª. Zona Eleitoral, com sede em Apodi, a juíza Kátia Cristina Guedes Dias e, para a 5ª. Zona Eleitoral, com sede em Macaíba, a juíza Luiza Cavalcante Passos Frye Peixoto.

Ainda na sessão desta segunda-feira, 28, a Corte do TER/RN aprovou o nome do juiz Artur Cortez para Ouvidor Titular, em substituição ao juiz Ricardo Procópio. O Ouvidor Substituto será Verlano Medeiros.

Jogos Pré-Carnavalescos de Apodi: Tabela do Futebol de Campo‏


Clique nas imagens para ampliar

E vem aí o Carnaval de Apodi

STTR de Apodi/RN sorteou duas motos com seus sócios/as

Esposo da Associada Maria Pinheiro de França - Bairro Bico Torto.
Antonio Lucas de Carvalho - PA Aurora da Serra

No último sábado (26) o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi/RN esteve realizando sua Assembleia anual, onde na oportunidade sorteou duas Motos Jonny New Hype 50c zero quilômetros entre seus associados/as.

O momento bastante esperado por todos que estavam prestigiando o evento, foram os/as ganhadores/as das motos:

1º PRÊMIO: Maria Pinheiro de França – Moradora do Bairro Bico Torto.


2º PRÊMIO: Antonio Lucas de Carvalho – Morador do PA Aurora da Serra.


Fonte: STTR Apodi - RN

Equilíbrio das contas é a principal meta da gestão de Flaviano

Clique na imagem ampliar

Desde que assumiu a prefeitura, Flaviano Monteiro vem trabalhando para tentar equilibrar as contas do município, reduzindo gastos, cortando excessos e adotando medidas que visam enxugar a máquina administrativa que tem um custo muito alto, o que dificulta o investimento em melhorias que venham beneficiar os cidadãos apodienses.

Uma das medidas adotadas foi o corte de energia de prédios particulares que eram pagos pela prefeitura. “Solicitamos à Cosern o desligamento de 27 estabelecimentos que não conseguimos identificar os beneficiários e estamos pedindo que as pessoas que tiveram sua energia cortada, nos procurem para que possamos verificar se a conta de fato é de responsabilidade da prefeitura”, explica o tesoureiro Josivan Alves.

“Pedimos desculpas aos que tiveram sua energia cortada de forma indevida, mas precisávamos tomar essa medida porque temos, por exemplo, despesas de R$ 2.594,00 com um estabelecimento que tem como endereço a Avenida Marechal Floriano, mas não conseguimos localizar o imóvel”, relata o tesoureiro.

As adequações no pagamento de energia de imóveis da zona urbana já estão sendo feitas e logo será a vez da zona rural, que também tem um custo elevado com despesas de energia, devido pagar contas de consumo de poços que beneficiam apenas proprietários particulares, o que acaba sendo pago pela população.

Somente no mês de janeiro, a prefeitura pagou cerca de 80 mil reais de energia, somando a conta com a Contribuição de Iluminação Pública. “A nossa meta é reduzir em pelo menos 30% essa despesa, para podermos investir em projetos que beneficiem a população, como por exemplo, o transporte gratuito para os estudantes universitários”, justificou Flaviano.

Fonte: ASCOM Apodi

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Boletos do Garantia-Safra serão entregues nos dias 29, 30 e 31 de janeiro aos agricultores beneficiários

COMUNICADO

A Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, comunica aos agricultores beneficiários do Programa Garantia-Safra (GS) 2012/2013 que estará entregando os boletos na sede da mesma, no período de 29 a 31 de janeiro do ano em curso das 7:00 às 13:00 horas.

Comunicamos ainda que, o não comparecimento do beneficiário nesta data impossibilitará o recebimento do benefício.

Atenciosamente,

Francisco Clébson Rodrigues de Lima
Coordenador de Agricultura

Proposta anula multas eleitorais aplicadas a jornalistas

A Câmara analisa o Projeto de Lei PL 4653/12, do deputado João Arruda (PMDB-PR), que anistia as multas aplicadas pela Justiça Eleitoral a jornalistas, editores de blogs e pessoas jurídicas que exerçam atividades de comunicação social. A medida vale para multas aplicadas entre 2008 e 2012.

A proposta ressalta que a anistia é restrita às multas aplicadas pela manifestação de opinião e não alcança punições aplicadas por irregularidades em doações de campanha, decorrentes do não cumprimento da obrigação de votar ou do não atendimento à convocação da Justiça Eleitoral, por exemplo.

Para o deputado, a restrição “ao livre direito de manifestação” tem levado “a um evidente desvirtuamento da função pedagógica das multas”. Assim, acrescentou Arruda, o objetivo do projeto é garantir segurança às pessoas que “acreditando nas liberdades constitucionais de manifestação do pensamento, acabaram punidos muitas vezes com multas desproporcionais que chegam a inviabilizar a própria atividade”.

Resultados do Handebol nos Jogos Pré-carnavalescos de Apodi

Clique para ampliar 

Agradecemos a participação de todos os atletas, professores, torcedores, árbitros, mesários e apoio técnico que foi sem dúvida muito relevante para o sucesso dos jogos.

Parabéns, aos atletas pelas suas inesgotáveis disposições para alcançar seus objetivos. Aos professores por suas metodologias de ensino. Aos árbitros e mesários pela preciosa colaboração durante o evento, sem as quais não teria sido possível produzir os bons resultados dos jogos.

Até próximos eventos.

por Hilária Costa - Prof. Esp. Educação Física

Municípios são impedidos de fazer convênios com a União

A maioria dos municípios brasileiros (64,4%) está impedida de celebrar convênios com a União porque tem suas contas em situação irregular. O levantamento foi feito pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) e divulgado ontem (27), às vésperas do Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo governo federal, que tem início hoje (28) e vai até quarta-feira, informou a Folha de S. Paulo.

‘Os municípios, que são executores de todas as políticas públicas, precisam ser auxiliados tecnicamente e, sobretudo, financeiramente, para fazer frente às demandas de nossa população’, diz a confederação em relatório.

De acordo com os dados, 4.063 novos prefeitos e prefeitas (72,9%) assumiram os cargos enfrentando uma forte crise financeira nas contas dos seus municípios e estão sendo chamados pelo governo federal para que conheçam os programas e celebrem convênios.

Projeto capacita moradores da zona rural de Apodi a usar computador


Aos poucos a inclusão digital chega às comunidades rurais. Um exemplo é o trabalho de extensão universitária desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido no Distrito de Córrego e Sítios Reunidos, localizado na zona rural de Apodi. O trabalho é fruto do Projeto Uso de Ferramentas Tecnológicas e Comunicação para a Gestão e Comercialização Profissional dos Empreendimentos Incubados, financiado pelo Ministério das Comunicações, e realizado numa parceria com a Cooperativa Potiguar de Apicultores e Desenvolvimento Sustentável – COOPAPI.

“Aproveitando uma estrutura já existente no Córrego optamos por trazer o Projeto TIC’s para a comunidade”, afirmou o coordenador do Projeto, o professor Marcos Fernandes, explicando que o projeto tem como parceira a Incubadora do Agronegócio de Mossoró, a IAGRAM e, com a INEAGRO, em Angicos. O curso de informática básica acontece na sede do MIDEP – Modelo de Inclusão Digital para Empreendedores Produtivos, anteriormente chamado de Estação Digital. O espaço dispõe de 10 computadores que também é o número de participantes por turma.

Clique AQUI e continue lendo.

Genivan Souza vem crescendo como articulador político

Antônio Jácome e Genivan Souza em uma rápida conversa na
conveniência Gonzaga Melo no sábado à noite.

Deputado estadual Antônio Jácome esteve visitando a região Oeste do RN neste sábado, passando pelas cidades de Apodi e Upanema. Em Apodi ele teve uma boa conversa com o jovem Genivan Souza, que vem se mostrando um bom articulador político. Segundo Genivan o deputado disse que está pronto para ajudar Apodi.

Em meio aos seus contatos Genivan também esteve com Sandra e Laire Rosado. Laire disse que Apodi não pode desperdiçar uma chance de "ouro" como essa agora, referindo-se ao atual momento político que vive nossa cidade.

Genivan Souza tem auxiliado seu irmão, o vereador Júnior Souza, na condução de seu mandato.

por Assis Júnior

Grito da Lagoa: Prefeitura e Pescadores da Colônia Z-48 realizarão mutirão de limpeza na Lagoa do Apodi



A Colônia dos Pescadores de Apodi Z-48, em parceria com a Prefeitura Municipal convocam os pescadores e a população em geral para um mutirão de limpeza da Lagoa.

No próximo dia 3 de fevereiro (domingo) a partir das 6hs30min acontecerá a retirada do lixo e entulhos nas proximidades do Calçadão da Lagoa do Apodi.

O nome do evento ficou denominado “o grito da lagoa”.

Nota do blog: Atitude louvável dos pescadores. Participe!

Qualidade InfoDigital: Carnaval 2013 de Apodi vai ser do tamanho da alegria dos foliões!

Clique na imagem para ampliar

Ensaio de verão 03 de fevereiro domingo, Swinguetion e Axé Villa

domingo, 27 de janeiro de 2013

Percurso da coleta do lixo por bairros e comunidades


A Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes está disponibilizando aos leitores do blog o percurso da coleta de lixo, através dos caminhões coletores. Confira a tabela dos dias que o carro do lixo passa na sua rua:

Segunda e Quarta os caminhões coletores passam
01
Setor da ponte
02
Bairros Cruz de Almas e Usina
03
Lagoa Seca completa
04
Praça da Bíblia
05
Bairro Malvinas
06
Calçadão da Lagoa
07
Setor da brecha da gata
08
Bairro Baixa da Alegria
Terça e Quinta os caminhões coletores passam
01
Bairro Baixa do Caic
02
Bairro Garilândia
03
Bairro Bacurau II
04
Conjunto do Fórum
05
Bairro Betel
06
Bairro Bico Torto
07
Parque de Vaquejada
08
Bairro Cohab
09
Bairro Rodoviário
10
Bairro IPE
11
Bacurau I
Sexta feira os caminhões coletores passam
01
Comunidade de Melancias
02
Setor da barragem
03
Distrito de Soledade
04
Comunidade Lagoa do Clementino
05
Comunidade Poço de Isauro
06
Setor do Campus IFRN
E no centro todos os dias em dois turnos
01
13 horas
02
18 horas