segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Estudantes Pesquisadores de Apodi ganham prêmios no “Caldeirão do Huck”


No último sábado (30/11), o programa de televisão “Caldeirão do Huck” premiou com R$ 30 mil, a pesquisa Uso de Cera de Abelha no Revestimento de Frutos.  O trabalho foi desenvolvido pelos alunos, do ensino médio, Antonio Torres Geracino, Francisco Jociel Fernandes e Huguenberg de Oliveira Santos, sob a orientação da professora Antônia Gidélia da Costa Oliveira, da Escola Estadual Professora Zenilda Gama, em Apodi.

Além do prêmio em dinheiro, os estudantes receberam o título de Jovens Inventores do Caldeirão, durante o segundo episódio do quadro. O objetivo da nova atração do “Caldeirão” é propiciar visibilidade a pequenas invenções ou inovações que apresentem propostas de melhoria para as suas comunidades. A pesquisa foi classificada em primeiro lugar nas categorias Empreendedorismo e Ciências Agrárias, durante a 11ª. Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, realizada na USP, em março deste ano.


Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, ocorrido em 2012, os estudantes conseguiram comprovar que,  o uso da cera de abelha, como revestimento,  proporciona um prolongamento na vida útil dos frutos pós colheita. O projeto faz parte do Ciências para Todos no Semiárido Potiguar, um programa de extensão da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-árido e da UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das DIREDs – Diretorias Regionais de Educação.
 

Nenhum comentário: