terça-feira, 19 de novembro de 2013

Incêndio na secretaria de Saúde foi provocado por usuário do CAPS



Na manhã desta terça-feira (19), o usuário do CAPS I, Geilson Lima Menezes, provocou pânico e destruição ao atear fogo no prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Saúde de Apodi, colocar em risco a vida de funcionários e  causar prejuízos materiais com a destruição de vários equipamentos.

Ao chegar à secretaria, Geilson procurou o Coordenador de Sáude, Roberto Hellinks e pediu o medicamento Carbamazepina, utilizado para controle de surtos psicóticos. O coordenador o encaminhou para o Centro de Saúde, onde o medicamento é distribuído. “Ele aparentava estar desequilibrado, mas não discutiu comigo e saiu ameaçando voltar e tocar fogo na secretaria”, relatou Roberto.

As ameaças de Geilson não foram levadas a sério pelo coordenador e outros funcionários que ouviram a ameaça. Minutos depois, o homem voltou com dois litros de gasolina e fósforo. “Foi tudo muito rápido: ele jogou o combustível na sala dos agentes de endemia e ao tentar fugir, escorregou e o fogo o atingiu. Os funcionários tentaram controlar o fogo e protegê-lo, mas ele se feriu bastante”, conta o coordenador.

Segundo relato da psicóloga Rafaela Azuzy, coordenadora do CAPS, o usuário constantemente apresentava surtos psicóticos, falando de perseguição e fazia ameaças, mas não aos funcionários do órgão, onde sempre foi muito bem tratado. “Tínhamos tinham muito cuidado para ele não ficasse agitado e o atendíamos logo que ele chegava no CAPS”, acrescenta.

Com relação ao medicamento, a secretária de Saúde, Nikeline Monteiro, afirma que a motivação do atentado não foi falta do remédio. “Temos o Carbamazepina em estoque no Centro de Saúde, onde o paciente costumava recebê-lo, o que não é motivo para ato tão extremado”, conclui.

O princípio de incêndio atingiu somente Geilson, que foi atendido no Hospital Regional Hélio Morais Marinho e em seguida, transferido para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. O estrago na secretaria inclui a perda de um computador, uma central de ar, uma impressora, equipamentos médico novos que ainda estavam encaixados e muito material de expediente.


Fotos: Jânio Duarte

10 comentários:

Anônimo disse...

Porque esse material não estava sendo usado, guardado pra que

Anônimo disse...

Outro fator relevante foi a capacidade de comprar gasolina em uma garrafa... para quem não sabe a venda de gasolina dessa forma é crime. Quem vendeu também deveria ser punido!

Anônimo disse...

pra queimar....

um eleitor 65 disse...

“Hoje resolvi ir mais uma vez e chegando lá me disseram que não tinha. Então eu disse que era para fechar e botar fogo naquilo, já que não serve para nada”, disse Gilson.

o paciente chegou a procurar o Ministério Público Estadual da Comarca de Apodi e fez uma denúncia em maio de 2012 contra a Prefeitura do Apodi

moro no caic. disse...

Amigo deixemos de politicagem,quando se tem algo guradado é de reserva para que não falta.votei gorete mais a imprensa que não tem beneficios da atual gestão e tinha da passada,já passou dos limites.vamos respeitar o sentimento da familia e as dores do rapaz.Tai a medicação nem estava faltando e aí ficam denegrindo sem respeita que o rapaz é um doente mental gente.calma amigos bacuraus ,essa é um momento de dor e respeito ao proximo.

Anônimo disse...

tem locutor em apodi que estar com a doença do bolso vazio,tar mais doido que o cara do fogo.calma amigo dinheiro só fazendo emprestimo no bb.daqueles gratis e sem juros acabou se kkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Nada justifica uma atitude insana dessas. Esse homem eh louco e merece ser preso em um sanatorio para tratamento psiquiatrico.

Anônimo disse...

ACHO ESSE DOIDO MUITO INTELIGENTE ATÉ FOI AO MINISTÉRIO PUBLICO DENUNCIAR O PREFEITO? PODE INVESTIGAR QUE TEM DEDINHO DE BACURAU POR TRAZ DISSO , ELES ESTÃO ATEANDO FOGO POR TODO LADO CUIDADO PREFEITO QUE ISSO FOI SÓ O COMEÇO ELES NÃO VÃO SE AQUETAR FÁCIL NÃO..

Anônimo disse...

O PÉSSIMO ATENDIMENTO JUSTIFICA TUDO ISSO QUE ESSE HOMEM FEZ.

Anônimo disse...

ei blogueiro, carbamazepina é para eplepsia ou não? é um barbitúrico.