terça-feira, 3 de setembro de 2013

Secretaria de Saúde apresenta relatório quadrimestral à Câmara Municipal

Na manhã de hoje (03/09), a Secretaria de Saúde apresentou à Câmara Municipal e à sociedade apodiense, o relatório quadrimestral dos quatro primeiros meses de 2013, referentes às receitas e despesas do funcionamento da saúde pública no município de Apodi.

Durante os meses de janeiro, fevereiro, março e abril, o odontólogo Paulo Viana estava à frente da Secretaria e foi ele quem apresentou todas as mudanças realizadas na Secretaria de Saúde após o começo da gestão de Flaviano Monteiro e José Maria.

O ex-secretário relatou e mostrou fotografias das condições em que estavam muitas UBSs, CAPS e Centro de Saúde. “Nós democratizamos o acesso à saúde através da criação da Central de Regulação, do Centro de Especialidades Médicas – CEM, Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, da melhoria do funcionamento de 9 UBSs que agora contam com médico, enfermeiro, dentista e demais profissionais”, enfatizou ele.

Além das modificações estruturais promovidas na Saúde do município, o relatório mostrou todas as ações educativas promovidas pela Secretaria e os convênios firmados com outros órgãos importantes para o funcionamento eficiente dos serviços de saúde pública.

Em seguida, o contador Marinaldo Duarte explanou de maneira mais técnica e precisa as questões orçamentárias da Secretaria de Saúde e explicou que os 15% pedidos por Lei para gastos com a saúde no município é uma obrigatoriedade que será atingida até o final do ano de 2013. No 1º quadrimestre, a Prefeitura de Apodi já gastou 8,14% de recursos próprios com a saúde pública.

Nos momentos finais da audiência pública, a atual secretária de saúde, Nikellyne Monteiro, respondeu perguntas formuladas pelos vereadores sobre vários assuntos referentes a sua pasta, como a substituição das enfermeiras das UBSs São Sebastião e Melancias, o horário de atendimento no Centro de Saúde, o número de Agentes de Saúde e Endemias, que não é suficiente.

A atual secretária, o ex-secretário e demais funcionários da Secretaria de Saúde responderam satisfatoriamente todas as perguntas feitas pelos vereadores presentes e esclareceram que algumas reclamações são infundadas porque muitos dos serviços oferecidos pela Secretaria dependem do repasse do governo estadual e federal,mas que  todos os esforços estão sendo feitos para que a população apodiense seja bem atendida.

Foto: Jânio Duarte

2 comentários:

Anônimo disse...

essa é derrubada

Anônimo disse...

Não sabe o nada, mais perdida do que cego em tiroteio