quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Projeto leva cultura e arte para as escolas do município durante o intervalo escolar


A tradicional hora do recreio escolar, normalmente agitada com a correria e brincadeiras de crianças e adolescentes, também pode ser um momento relaxante, com música ao vivo e de boa qualidade. Essa é a proposta do projeto “Intervalo com Cultura”, apoiado pela Prefeitura de Apodi, que está levando cultura e arte para as escolas do município, durante o intervalo escolar.

O projeto teve início semana passada e já visitou duas escolas do município, sendo muito bem aceito pelas crianças, que receberam o grupo “Criança Feliz Toca Luiz”, com muita alegria, quando alunos e professores pararam para ouvir e aplaudir o projeto idealizado pelo maestro José Marcone, da banda de música Antônio de Pádua Leite.

Fazem parte do projeto, crianças com idade entre oito e doze anos, que tocam as musicas de Luiz Gonzaga através do uso da flauta. As apresentações culturais também incluem danças folclóricas e oficinas como a Aquarela, onde os alunos serão incentivados a terem contato com as cores e desenhos; e a oficina de Contar histórias, onde são contadas histórias infantis e da cultura local.


Uma das características do projeto Intervalo com Cultura é a pontualidade. As  apresentações são iniciadas regularmente às 09:10 e duram em média 20 minutos, levando alegria através da música e da cultura. E as crianças não querem parar de ouvir. Pedem para repetir  e são imediatamente atendidas.

Emocionado, o maestro fica encantado com a alegria com a qual as crianças do projeto são recebidas. “Nós que fazemos o projeto ficamos muito felizes quando vemos que o público gosta e valoriza o nosso trabalho que foi feito com o intuito não apenas agradar às crianças, mas também de incentivar o gosto pela música de boa qualidade".

O repertório musical é composto basicamente por músicas do mestre Luiz Gonzaga, que inspira o projeto. Outra motivação do grupo é resgatar o interesse dos jovens em participarem da banda de música do município que encontrado dificuldades para renovar o quadro de músicos porque não foi feito um trabalho de multiplicação da escola de música, junto às escolas do município. “Pretendemos fazer esse trabalho, para que futuramente a nossa banda não tenha que trazer músicos de fora para se apresentar nos eventos”, acredita o maestro.


“A intenção é expandir ainda mais este projeto que é de fundamental importância para a cultura e cidadania dos apodienses, com o foco nas nossas crianças que precisam de alternativas como essa para enriquecer a formação cultural dos nossos alunos e descobrir novos talentos musicais”, enfatiza o prefeito Flaviano Monteiro.

Durante a apresentação, o maestro convida a criançada a se inscrever para participar da escola de música, o que tem resposta imediata. O número de crianças interessadas em participar tem crescido de forma significativa, o que pode ser visto como reflexo do projeto. Os interessados devem se dirigir à escola de música que fica localizada na Praça Francisco Pinto e fazer a sua inscrição.

O projeto vai continua com as apresentações, de acordo com cronograma estabelecido até o final deste mês. No mês seguinte, novo cronograma será feito, de forma a atender mensalmente cada escola do município com pelo menos uma apresentação. Todas as apresentações acontecem no intervalo escolar, não interferindo no horário de aula.

Projeto é formado por alunos da Escola de Música mantida pela Prefeitura

Os alunos do projeto Criança Feliz Toca Luiz, pertencem à Escola de Música do município, que conta com o apoio da Prefeitura de Apodi, a escola de música municipal iniciou suas aulas há quatro meses e já vem conseguindo avanços significativos, com o aumento do número de alunos que frequentam as aulas nos três períodos:  manhã, tarde e noite.

Nos períodos da manhã e tarde, as turmas são formadas por 15 alunos cada e com a faixa etária de 9 a 11 anos. Estes alunos fazem parte do projeto "Criança Feliz, Toca Luiz", onde as crianças tocam flauta e são acompanhadas por outras crianças com instrumentos de percussão e uma criança que toca acordeon. A intenção é que futuramente essas crianças possam tocar outros instrumentos de sopro.

No período noturno, a turma é constituída por 25 alunos com faixa etária livre, onde um dos objetivos é a formação de agentes multiplicadores e resgatar a cultura e o patamar que Apodi tinha no passado de possuir os melhores instrumentistas de sopro da região Oeste e consequentemente de todo o estado. A escola insere alunos de todas as religiões e busca formar músicos de sopro e percussão.

Os alunos também terão a possibilidade do contato com a musica popular brasileira, devido a formação do maestro ser  orientada nessa vertente, o que possibilita uma gama de conhecimento a esses alunos. "É uma grande oportunidade que estou tendo de ter contato com a minha maior paixão que é a musica e através desta oportunidade poderei buscar minha profissionalização na área e chegar a tocar em bandas como a banda municipal”, acredita  o aluno Sueldo Júnior.

"Pretendo formar uma banda evangélica, uma big band e quartetos de metal e sax. Outro grande objetivo é a preparação de alunos para que futuramente possam ingressar em uma faculdade de musica”, idealiza o maestro José Marcone, que conta com o apoio da Prefeitura para realizar este sonho.

Um comentário:

Anônimo disse...

como faço para entrar em contato com o responsável