quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Inauguração da Unidade Odontológica Móvel no Assentamento Paulo Canapum na Chapada do Apodi




A Prefeitura Municipal de Apodi, através da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou hoje (25) a Unidade Móvel Odontológica no Assentamento Paulo Canapum na Chapada do Apodi. O assentamento fica 33 km de distância da zona urbana e conta 34 famílias.

Com o objetivo de ofertar serviços odontológicos para as populações de locais que apresentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, localizados predominantemente nas áreas rurais, o prefeito Flaviano Monteiro implantou o Componente Móvel da Atenção à Saúde Bucal – Unidade Odontológica Móvel (UOM).

“Estamos oferecendo este serviço de componente móvel da atenção à saúde bucal, as máquinas estão construindo as estradas na Laje do Meio e estamos oferecendo o Programa 2 Água para os trabalhadores rurais, são 3 ações ao mesmo tempo. Isto só é possível porque não compramos mandato. Até dezembro estaremos investindo quase 2 milhões de reais com recursos próprios. Já chegamos com serviços nas 4 regiões. Estamos investindo o dinheiro público para coletividade. Estamos apenas 8 meses de gestão, mas já demos 7 ordens de serviços, vamos investir mais no esporte, vamos construir o campo de futebol da Soledade. Avançamos em todos setores, criamos o TransFormação – transporte gratuito para os universitários, já construímos mais de 200 km de estradas vicinais, estamos cuidando do dinheiro de vocês e vem muito mais”, destacou o prefeito Flaviano Monteiro.

“É uma estrutura inédita e de alto padrão. Normalmente, esses consultórios volantes são instalados em veículos adaptados. O que nós fizemos foi optar por uma estrutura que nos permite ter, de fato, uma clínica odontológica móvel, em um espaço especialmente projetado para esse tipo de serviço”, afirmou o vice prefeito José Maria.

Durante o evento ainda aconteceu uma ação educativa de higiene bucal e aplicação de fluor aos alunos da Escola Unidade XXXVI Pau dos Ferros. “Buscamos oferecer às crianças acesso a informações sobre o cuidado com os dentes, a forma correta de escová-los e aplicação de flúor. E os alunos ainda receberam um kit com escova de dentes e creme dental”, explicou Aparecida Sales.

“São serviços muito importantes. No caso das crianças que estão em fase escolar. Este serviço tem um enorme alcance social, pois garante atendimento odontológico às comunidades localizadas em áreas mais distantes”, frisou o ex-professor João Paulino, mas conhecido por João Preto. E acrescentou dizendo: “eu acredito em Flaviano. Ele já fez e tá fazendo por nossa região”, arrancando risada de todos.

“Este serviço tem um enorme alcance social, pois garante atendimento odontológico às comunidades localizadas em áreas mais distantes. A meta da Prefeitura é colocar a Unidade Móvel pra visitar as 4 regiões, o que permitirá levar o serviço a todas as regiões da cidade, ampliando o acesso da população, sobretudo das crianças, a esse tipo de tratamento”, Concluiu o prefeito Flaviano Monteiro, na solenidade realizada na residência de Senhor Raimundo no Assentamento Paulo Canapum. O evento contou, ainda, com a presença da secretária municipal de Saúde, Nikellyne Monteiro, e dos vereadores Chico de Marinete e Genivan Varela e Dra. Solange Noronha.

A UOM é de uso exclusivo dos profissionais das Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família e serve de apoio para o desenvolvimento das ações e das atividades dessas equipes. A equipe é composta por Dr. Paulo Viana, Dr. Francisco José e as técnicas de saúde bucal Flaviana Marinho e Aparecida Sales e ainda a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológica (CEO).

A Equipe de Saúde Bucal atenderá na UOM, seguindo os princípios e diretrizes definidos pela Política Nacional de Saúde Bucal, atuando para garantir as ações de promoção e prevenção e o atendimento básico às populações: rurais; quilombolas; assentadas; e em áreas isoladas ou de difícil acesso.

5 comentários:

Anônimo disse...

Uma importante ação jamais visto em nosso cidade, parabéns ao prefeito Flaviano!

Anônimo disse...

Isso e governo de verdade isso e mudança isso e trabalho isso e flaviano parabéns

Anônimo disse...

Uma importante ação sim! Jamais visto é exagero!

Anônimo disse...

Exagero não, anônimo; Jamais visto sim.

Anônimo disse...

So pra esclarecer, a unidade movel odontologica existe desde a gestão de Pinheiro, inclusive foi comprada a Dr. CHICO.