sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Secretaria de Agricultura e parceiros promovem reunião do Programa Balde Cheio na Comunidade de Santa Cruz

A Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, promoveu na manhã do dia 27/08, uma visita ao produtor Carlos Ferreira de Sales que é um dos contemplados pela metodologia Balde Cheio (Fazenda Eficiente).

O evento faz parte do trabalho de acompanhamento a 09 produtores de leite no município de Apodi, que recebem consultoria do técnico do Programa Balde Cheio, Weberton e Evandir Sousa, da Secretaria de Agricultura de Apodi. O programa é uma parceria de órgãos como SEBRAE, BNB e Prefeitura Municipal de Apodi.

Após a visita à área de Carlos, foi feito uma reunião para discutir sobre as visitas que terão continuidade, sobre a possibilidade de realização do trabalho junto a outros produtores, busca de melhores preços, condições de armazenamento e deslocamento da produção do leite, pensando o programa como um instrumento que visa dar suporte a produção leiteira, desde sua fase inicial até a comercialização.

O produtor Carlos Ferreira de Sales implementou uma área  com 1,3 hectares e outra em fase de implantação de 3,0 hectares, na área de 1,3 de capim mombaça dividida em 28 piquetes e já chegou a manter 10 vacas, com uma produção de 70 litros de leite/dia.

Segundo o produtor, antes do programa, sua vida era bastante atribulada, porque tinha muita dificuldade para alimentar os animais, pois os mesmos se alimentavam de forragens, quando tinha, depois só ensilagem ou concentrado e assim, a atividade estava se tornando inviável, devido os custos que eram imensos.

Hoje, o produtor leva uma vida tranquila, pois os animais são colocados nos piquetes para se alimentarem, alem do custo da atividade que diminuiu e ainda sobra tempo para outras atividades. "É um programa muito importante, porque traz  novas tecnologias para dentro de nossa propriedade e melhora a nossa vida e a nossa produção", comemora o produtor.

Um comentário:

Anônimo disse...

A quem cabe o dever de representar irregularidades na Administração Pública?