quarta-feira, 24 de julho de 2013

STTR de Apodi realiza ato contra o projeto de Perímetro Irrigado do DNOCS

Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Apodi realiza na manhã de 25 de julho, dia do trabalhador e da trabalhadora rural, ato contra o projeto de Perímetro irrigado do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) nas terras da Chapada. Agricultores e agricultoras, junto aos movimentos sociais rurais, se concentrarão no contorno de acesso ao Lajedo de Soledade, na BR 405 a partir das 8h da manhã para reivindicar suas pautas.

Desde o ano de 2011, o dia dos trabalhadores e trabalhadoras rurais acontece em Apodi com crescente participação dos agricultores e movimentos sociais reunidos contra o Perímetro irrigado da Chapada do Apodi do DNOCS. No ano de 2011 foram 1.500 pessoas, em 2012 mais de 3.000 e neste ano de 2013 se espera um número ainda maior. Para o secretário do STTR de Apodi, Agnaldo Fernandes, “a importância do ato é de reforçar a resistência da luta contra esse projeto que será prejudicial para o desenvolvimento da agricultura familiar”.

O projeto de Perímetro irrigado do DNOCS consiste na desapropriação de 13.855 ha (treze mil oitocentos e cinquenta e cinco) hectares para a implementação de um programa de fruticultura irrigada sob o comando de quatro grandes empresas, deslocando de maneira forçada cerca de 6.000,00 (seis mil agricultores) que vivem em 30 comunidades na região acerca de cinquenta anos.

Segundo o STTR de Apodi, o projeto de irrigação configura-se em uma “reforma-agrária ao contrário”, uma vez que a região da Chapada do Apodi/RN vêm se consolidando como uma das experiências mais exitosas de produção de alimentos de forma agroecológica e familiar do nordeste, destacando o arroz, frutas, criação de caprinos, ovinos e bovinos, projetos de piscicultura, além do mel de abelha, maior produtora de maneira orgânica do país.

Atualmente, as comunidades estão sendo desocupadas, mas “muitos ainda resistem porque acreditam na defesa das terras da Chapada para uma agricultura familiar”, completa Agnaldo Fernandes, SSTR Apodi.

Nenhum comentário: