quarta-feira, 31 de julho de 2013

Secretaria de Urbanismo apoia o Projeto: Escola, Comunidade e Meio Ambiente

Aconteceu ontem (30) o lançamento do Projeto: Escola, Comunidade e Meio Ambiente da Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama Tôrres – EEPMZGT, a Secretária de Urbanismo e Transportes é parceira do projeto. Os responsáveis pelo projeto são os professores Welitton Souza, Cledson Lima, Gidélia Costa, Gilkarleide Morais, além da diretora Eleuza Gurgel, da vice Rosa Chaves e demais professores.

O envolvimento da família e da comunidade é considerado de fundamental importância pela Escola Zenilda Gama, no município de Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte. Localizada em bairro distante do centro da cidade, numa comunidade com poucas oportunidades sociais, culturais e econômicas, a escola atende crianças e jovens inclusive da zona rural.

Com este projeto esperamos mostrar a importância da parceria entre comunidade e escola, assim como o apoio total da prefeitura municipal. “O trabalho vai ser realizado não só na escola, mas em todo Bairro São José (IPE). Procuraremos trabalhar os danos ambientais, questões como: lixo; esgoto a céu aberto; queima indevida do lixo ou mato, etc. Outro exemplo, o açude de Isauro que recebia os dejetos da antiga fábrica de refrigerantes forró, entre outras questões que serão abordadas”, disse o pastor e professor coordenador do projeto Welitton Souza.

“Queremos sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar e comunidade externa sobre os problemas ambientais presentes na nossa comunidade executando na prática, medidas que minimizem os problemas de erosão, presentes na área da escola, buscando recuperar e recompor a vegetação da área erodida visando, sobretudo, a formação de pessoas competentes e conscientes da importância do exercício da cidadania, também foi destacado a importância da coleta seletiva do lixo no município”, destaca o secretário de urbanismo Júnior Costa.

“Atualmente são inúmeras são as pressões exercidas pela sociedade, poder público, mídias a fim de incentivar medidas de proteção ao meio ambiente. A vocação agrícola desta Unidade de Ensino, nos 40 anos de sua existência, atuando nos setores de produção animal e vegetal, principalmente em épocas onde não havia conhecimento técnico preciso sobre os efeitos destas atividades, trouxe consequências negativas para o meio ambiente, independentemente da adoção de medidas preventivas ou mitigadoras, para que esses efeitos indesejáveis fossem os menores possíveis”, acrescentou o secretário adjunto Genildo Souza.

No final a secretaria de urbanismo entregou diversas coletoras para que alunos, professores e comunidade possam iniciar a coleta seletiva do lixo.

por Janio Duarte

2 comentários:

Anônimo disse...

Inveja não mata mais maltrata. né Jânio? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Ta tudo em cima invejoso.