segunda-feira, 15 de abril de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Diretor do Gerson Lopes esclarece matéria infundada


Existe um ditado popular que diz: “quem tem boca fala o que quer”. Não quero aqui me eximir das responsabilidades a mim incumbidas, como também tapar os olhos diante de uma situação aparente. As pessoas que trabalham comigo sabem disso e tem acompanhado o meu trabalho durante os três anos e pouco mais de três meses que estou como gestor da Escola Gerson Lopes. Elas sabem que tenho me dedicado diuturnamente para o bom funcionamento da mesma e dentro das condições que me são concedidas, não apenas enquanto estou gestor da escola, como também, nos mais de vinte anos que aqui sou professor. Porém, o que posso dizer, é que todas as medidas que a escola deveria tomar em relação ao problema já foram tomadas.

Para o conhecimento de toda a comunidade esta situação aparentemente solúvel foi detectada ainda em 2011, quando houve a interdição de uma sala de aula que teve o teto comprometido devido à ação do cupim (uma tesoura de sustentação). No dia 18 de agosto de 2011 a escola enviou oficio de nº 034/2011 à SEEC-RN solicitando a visita do engenheiro da equipe de engenharia da Secretaria relatando o problema ocorrido.

No dia 05 de janeiro de 2012 enviamos ofício de nº 003/2012 reiterando o ofício de agosto de 2011 reivindicando urgência por parte da Secretaria de Educação para a solução do problema, pois os alunos da sala interditada estariam assistindo aula na sala dos professores que foram acomodados em outro ambiente. Ao iniciarmos as matrículas para o ano letivo de 2012, fizemos uma reunião com o Conselho Escolar e elaboramos um abaixo-assinado constando da assinatura dos pais, alunos e funcionários, pedindo providências para a solução do problema. Assim, foi enviado, em 25 de janeiro de 2012 ofício de nº 008/2012 contendo o abaixo-assinado, a xerox da ata da reunião do Conselho e fotos da estrutura da escola evidenciando o fato.

No mês de fevereiro do corrente ano, quando a Secretária de Estado da Educação esteve em Apodi na Jornada Pedagógica para o início do ano letivo de 2012, convidamos ela para vir à escola. Ao chegarmos, ela pessoalmente tomou conhecimento do fato e se mostrou bastante preocupada e afirmou que tomaria as devidas providências.  Ainda no segundo semestre de 2012 recebemos a visita do Engenheiro da Secretaria de Educação. Ele também constatou o problema e sugeriu que, como a sala estava interditada devido à ação de cupim, por precaução, a cobertura de toda a escola deveria ser trocada, (com exceção de duas salas que foram reformadas em 2010), algumas portas e janelas e evidentemente a parte elétrica, em uma grande reforma.

No dia 27 de fevereiro de 2013 enviamos novamente outro abaixo-assinado com ofício de nº 010/2013 relatando as mesmas características do primeiro, inclusive com cópias de matérias que já tinham sido veiculadas na internet sobre a escola. Todavia, quando a Secretária de Educação esteve novamente em Apodi na Jornada Pedagógica para o início do ano letivo de 2013, indagamos o problema ainda existente na escola e cobramos agilidade por parte da SEEC-RN.

Ainda em fevereiro, recebemos uma resposta via email do Gabinete da Secretaria da Educação e da Cultura do RN comunicando que a solicitação para a recuperação da escola foi encaminhada para a Secretaria de Estado da Infraestrutura – SIN no dia 22/01/2013, com o protocolo de número 577572/2012 confirmando que após o trâmite legal, iniciariam o trabalho de reforma.

Enfim, gostaria de salientar que é de práxis tentar apontar o dedo para alguém como único responsável para o problema, embora não se tenha conhecimento da veracidade do fato. Coisas de seres humanos.

Finalizo com uma frase que li em um, dentre “alguns” dos livros que tive o prazer de ler, que diz o seguinte: ”De todas as reações a um insulto, a mais hábil e que requer menos esforços é o silêncio.” Obrigado. Professor Ivonaldo Alves - Diretor da Escola Estadual Professor Gerson Lopes - Apodi-RN.

Nota do blog: estudei com o diretor (Ivonaldo) e com a vice (Sandra) sei da competência dos professores que atualmente estão à frente da referida escola. Infelizmente, um homem sem autorização entrou na escola e tirou as fotos, fez a matéria dando a entender que os gestores são os culpados pela escola está naquela situação.

Nota do Blog II – Ivonaldo, bom dia.

Pode utilizar mais este espaço. O Blog ApoDiário é nosso. Eu edito em conjunto com vocês, webleitores, professores, alunos, etc.

19 comentários:

UM ALUNO disse...

NÃO TEM JEITO BACURAIS SÓ SABE MENTIR, OLHA A VERDADE É OUTRA PARABENS PROFESSOR IVONALDO

jean moraes disse...

quando vi as reclamações devido ao estado lastimável da escola citada, em nenhum momento foi citado a falta de responsabilidade do diretor da escola, o que li foi cobranças a DESgovernadora e a chefe da DIRED.
o diretor é tão vítima quanto a população, é o que eu penso.

Anônimo disse...

Parabéns pela nota a população, confio no trabalho dos docentes da escola.

Anônimo disse...

FALOU E DISSE MEU DIRETOR!

Anônimo disse...

O descaso é do DesGoverno do RN.

Anônimo disse...

Ainda bem.eu pensei que era da gestaõ passada.kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Realmente li essa matéria, e o que entendi não colocava culpa na direção da escolas, mais sim no governo, fico triste em ver a escola em que estudei vários anos assim. pelas fotos dar pra ver muito lixo na murada da mesma. acho que pelo menos isso a direção pode resolver.

Anônimo disse...

BOA TARDE AMIGO JANIO; EU SOU PAI DE UM ALUNO DO GERSON; CONHEÇO DIRETOR IVONALDO A MUITOS ANOS SEI DA SUA CAPACIDADE E GOSTARIA DE DIZER A ESSE MEQUETREFE QUE FALAM DEMAIS, JÁ DIZIA MEU PAI QUEM FALA MUITO DA BOM DIA A CAVALO...

Anônimo disse...

amigo esse blogueiro que postou a matéria falando da escola é bicudo

Anônimo disse...

Bote a culpa no prefeito! num é o costume dos "babacas"(abreviatura de bacuraus)

Anônimo disse...

tá quase desabando na cabeça de todos que alí trabalham e estudam

Anônimo disse...

que o colegio está em situaçao de calamidade isso é uma verdade bem verdade que eu passei em frente ontem a noite dia 15 e vi um pedaço da parede querendo cair.

Anônimo disse...

deixem de ficar falando em bicudo e bacural, é melhor se preocupar com quem está dentro daquela escola. tem cupim por todos os cantos e nenguém sabe como está o teto....a madeira uiiiiiiiiiiiii

Anônimo disse...

os gestores não tem culpa, mas os orgãos competente sim, já deveriam ter feito uma vistoria. a estrutura está toda rachada........

Anônimo disse...

acho que quem está lá dentro tem que colocar a boca no mundo...quem tá lá é quem sabe realmente como está esta escola...por fora tá horrível...acho que não caiu devido as escoras que foi colocada..

Anônimo disse...

O Diretor não tem culpa de a Escola está caindo. Essa Escola já foi referência em Apodi; é lamentável que esteja nessa situação e o Estado vira as costas. E a Diretora da DIRED, nada faz para agilizar essa reforma? É um problemas de todos, qualquer ajuda será bem vida, até mesmo o Prefeito, Vereadores poderia levar a solicitação de urgência, até a governadora, ou memso encaminahr através de um Deputado, quem sabe saria mais fácil. Tenta Diretor, através dos políticos, pois no Brasil quem nada é a política.

Anônimo disse...

sabemos que os responsávéis são a DIRED E O ESTADO que não tomam as medidas necessárias para uma reforma...mas se acontecer alguma coisa quem vai ser responsabilizado, quem está fora? ou quem está todo dia dentro da escola!!!!acordem...

Anônimo disse...

quando passo na frente desta escola fico preocupado com quem estuda alí...a estrutura tuda comprometida ninguém tá vendo isso????DIRED, GOVERNO????

Anônimo disse...

Ivonaldo, admita que você tá querendo aparecer, porque em lugar nenhum de nenhuma matéria que já foi feita desde que a situação da escola chegou a esse estado você foi citado, porque ninguém é louco de não saber onde está o problema.
Você poderia ter apenas esclarecido o que tem feito sem precisar vir armado até os dentes.