quarta-feira, 27 de março de 2013

Servidores municipais recebem salários de março com reajuste

Ao receberem os salários referentes a março, pagos dia 28, os funcionários da Prefeitura de Apodi, perceberão a inclusão e regulamentação de suas letras do plano de carreira, o que  corresponde a um acréscimo de 5% do valor do salário base, antiga reivindicação dos servidores, atendida pelo prefeito Flaviano Monteiro logo no início de sua gestão.

O aumento real dos salários será diferenciado devido a variáveis como o tempo de serviço e o valor do salário base, fazendo com que o aumento varie para cada servidor. “Para se ter uma ideia da grandiosidade desta ação, a folha de pagamento do mês de janeiro deste ano foi  de 1.441.735,02 e com esse aumento, a folha de março fechou em 1.571.455,65, um aumento de aproximadamente de 130 mil reais”, calcula o secretário de Administração, Elton Alves.

É desejo do prefeito Flaviano, que os servidores sejam remunerados como merecem e em conformidade com a Lei, mas respeitando sempre o limite prudencial, não podendo assim, cumprir com todas as exigências feitas pelo sindicato. “Buscaremos sempre um diálogo transparente com as categorias, mostrando o que realmente pode ser feito por parte da administração”, enfatiza o prefeito.

A administração ofereceu ainda o aumento de 7,97% do Piso Nacional aos professores, mas a categoria não aceitou. "A máquina administrativa infelizmente não pode resolver em três meses todos esses problemas acumulados há anos, mas estamos dispostos a resolver o que for possível e implantar as políticas públicas, diante da legalidade jurídica, para alcançar a combinação de remunerações justas e produtividade dos servidores”, afirma Elton.

Para os servidores do Regime Geral, esse reajuste das letras, não terá efeito devido ao seu salário base encontrar-se defasado, no valor de 545,00, e neste caso,  tem que se incluir o complemento para que o valor do salário mínimo seja atingido. A administração já enviou o projeto de Lei de atualização do salário base para a câmara municipal, aguardando sua aprovação.

Apenas com a aprovação dessa Lei os servidores  pertencentes a essa categoria, se beneficiarão de forma real da implantação das letras, pois os mesmos já estão na "Letra 5", porém, em virtude da defasagem salarial, este efeito é percebido. Coma aprovação da lei, as tabelas serão atualizadas no sistema de pagamentos, e assim os servidores do grupo geral terão o aumento das letras que já possuem, conforme o Plano de Cargos e Carreiras da prefeitura.

A administração está buscando incessantemente regularizar as questões referentes à folha de pagamento e demais entraves para um funcionamento pleno da maquina administrativa do nosso município. “Porém, os limites precisam ser respeitados, tendo em vista que estamos tratando do dinheiro público”, alerta o secretário.

9 comentários:

Anônimo disse...

Vai ser o melhor prefeito. muito justo com os funcionários, continue, é mais dinheiro a circular na cidade. Parabéns!

Anônimo disse...

Kkkk é lei bb, ele tem que cumprir. Não tá fazendo nada demais

Anônimo disse...

Muito bom saber que o dinheiro da nossa prefeitura agora está sendo bem gerenciado e que logo o prefeito Flaviano poderá atender a reivindicação da classe dos professores com o piso nacional que a anos vinha sendo cobrado e sequer tinha sido oferecido por parte do executivo algum reajuste.

Magda Silveira disse...

Só pra esclarecer quanto aos 7,97% não aceitos. Quando se fala "a categoria não aceitou" envolve todos os professores. Porém, foram representantes da categoria. E os motivos pelos quais, os representantes não aceitaram é que estamos pleiteando o piso nacional de salário, sim, mas temos que estudar e avaliar as questões pendentes. Não importa se o descumprimento foi da gestão anterior, afinal, é o município que deve resolver os problemas a ele inerentes. Acreditamos na boa vontade do prefeito em resolver esse impasse, pois até então,tem demonstrado isso nas reuniões de negociação. Por outro lado, apenas demonstrar interesse não resolve a situação.

Magda Silveira disse...

Só mais um esclarecimento. Quando foi citado na matéria, "a administração ainda ofereceu o aumento de 7,97%", pode ficar entendido pelo leitor que a administração está sendo complacente com os professores. Diga-se que o piso nacional de salário para professores é uma lei que deve ser cumprida. O professor Flaviano sabe bem disso. E ainda que saibamos que nem todas as leis desse país são cumpridas, continuamos lutando por nossos direitos.

Anônimo disse...

certo ele vai ser se deus quizer mais cade o dinheiro do transporte escolar doutor quem tem carro que transporta alunos da rede publica precisa receber eles estao muito atrassado

Anônimo disse...

ISSO NÃO PASSA DE UMA OBRIGAÇÃO DO GESTOR SEJA ELE OU ELA

Anônimo disse...

não ofereceu nada a saúde do munipio

Anônimo disse...

Pra esclarecer a população, o plano geral, nem todos estão na letra 5, e a grande maioria está esperando a atualização das letras, principalmen-te os garis que são os mais injusti-çados.