segunda-feira, 18 de março de 2013

Parceria garantirá implantação de agroindústria em Apodi

Agroindústria de processamento vai beneficiar nove grupos produtores da região
A estiagem que atinge o Rio Grande do Norte desde o ano passado, e provoca prejuízos em vários setores da economia estadual, deixou em alerta a produção agrícola voltada para a monocultura. Mas na cajucultura, um dos segmentos mais prejudicados com a seca, novas perspectivas já começam a surgir.

Para diversificar a produção, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) em parceria com a Fundação Banco do Brasil, implantará, no município de Apodi, uma agroindústria de processamento de polpas e frutas. Nove grupos de agricultores familiares serão beneficiados. Os recursos para a execução do projeto, na ordem de R$ 150 mil, já estão alocados.

A boa notícia, apresentada durante o Encontro do Comitê Gestor da Cajucultura, realizado nos últimos dois dias, em Apodi, deixou os produtores otimistas quanto à possibilidade de diversificar a produção, agregar valor ao produto e aumentar a renda familiar. As frutas produzidas atualmente pelos produtores familiares atendidos pelo Sebrae e Fundação Banco do Brasil são vendidas in natura.

"É com muita satisfação que recebemos esta boa nova. Os produtores terão um ganho muito grande com a venda dos produtos já com valor agregado, pois, como ainda não temos esse benefício, vendemos o que produzimos in natura, e isso diminui os nossos lucros", comemora Manoel Cristiano, presidente da Associação de Produtores.

Fonte: OMossoroense

Nenhum comentário: