sábado, 16 de março de 2013

O campo potiguar grita: Queremos água

Centenas de agricultores e agricultoras mostram nas ruas sua indignação contra o descaso dos governantes. No RN são 144 cidades que decretaram situação de emergência em função da maior estiagem dos últimos 50 anos. A reação do governo do estado e federal, porém, é de total inoperância de ações e políticas apropriadas a convivência com o Semiárido e com a estiagem que com as mudanças climáticas tendem a ser mais frequentes.

O FOCAMPO, fórum que reúne a ASA Potiguar, FETARN, FETRAF, MST, Igrejas, movimentos que representam a agricultura familiar e camponesa, unidos em torno da construção de políticas de estado para a convivência com o Semiárido estão nas ruas em todas as regiões do estado protestando contra o descaso e desrespeito aos agricultores (as).

O crédito emergencial que deveria ser liberado pelo BNB não sai, o milho não chega ao pequeno na quantidade e no tempo necessários, os recursos federais para obras hídricas estruturantes não são operadas pelo governo do DEM. O agricultor (a) que planta para a cidade comer, esta sentido na pele os efeitos desse descaso e em breve, a cidade também sentirá. Por um Semiárido pleno em oportunidades, rico em vida e com gente no campo.

Um comentário:

Anônimo disse...

O BNB é uma das poucas instituições que ainda está contribuindo com o homem do campo através da liberação de financiamentos. Parabéns ao movimento, infelizmente estão agindo muito tarde, a seca começou em 2012, só agora eles perceberam que os agricultores estão praticamente abandonados? Sugiro que vão protestar de forma mais veemente na Governadoria do Estado, na Assembléia Lgislativa, no Congressso Nacional qué onde fazem as leis.