quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Secretaria de Agricultura perfura cacimbas na Região da Pedra

Com o objetivo de garantir acesso à água nas comunidades rurais para assegurar a sobrevivência animal, a Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, começou a perfurar as primeiras cacimbas na região da Pedra.

No último domingo (17), o secretário Charton Rêgo participou de reunião, na Associação do Sítio Grossos, na qual foi feito um levantamento, elencando as prioridades desta comunidade. Ao final, ficou acertada a perfuração das primeiras cacimbas nos locais considerados mais castigado pela estiagem.

“A região da Pedra e todo semiárido apodiense vive a maior estiagem dos últimos 40 anos. Estamos realizando estas perfurações de cacimbas em caráter de emergência, por entender que esta região merece uma atenção especial, apesar de terem a Barragem Santa Cruz no ‘quintal’ de casa”, destacou Charton Rêgo.

A máquina retroescavadeira do município de Apodi está trabalhando na perfuração de cacimbas nas proximidades do açude de João Dias e realizando manutenção nos já existentes na região da Pedra, conforme orientação do secretário Charton Rêgo. A presença da máquina foi aproveitada para recuperar duas vias de acesso a agricultores da área.

Os primeiros poços foram perfurados nas localidades de Grossos e Barro Vermelho e obtiveram uma boa vazão. O próximo deverá beneficiar a localidade Mansidão, que fica nas proximidades de Melancias, também na zona rural. Os agricultores beneficiados foram Francisco Antônio Nunes, Manoel Nunes de Oliveira, Antônio Bajozo e Francisca Fernandes Pereira.

É importante nesse momento conseguirmos água para saciar a sede dos animais, visto que para o abastecimento humano o exército abastece as comunidades através de carros pipas. O momento é sensível e nosso trabalho é incansável, buscando sempre amenizar o sofrimento da população e garantir melhores dias de vida”, acrescentou o secretário.

Fonte: Ascom Apodi 
Fotos: Jânio Duarte

5 comentários:

Anônimo disse...

as mesmas coisas da prefeita gorete só pequenas coisas e nada mais

Anônimo disse...

mas essas ferramentas q a prefeita conseguiu,são obras pequenas? acredito q nao.

Marcos pinto disse...

Só uma pequena observação: O apelido da família SABINO DA COSTA é BAJOJO e não BAJOZO. O apelido BAJOJO surgiu a partir do patriarca PEDRO SABINO DA COSTA, conhecido como sendo PEDRO BAJÔJO. Abraço.

Anônimo disse...

é realmente muito interessante a antiga gestão perfurou poços e essa esta furando a cacimba. Etá....

Anônimo disse...

é realmente muito interessante a antiga gestão perfurou poços e essa esta furando a cacimba. Etá....