terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sistema de Esgotos de Apodi vai ser ampliado e proporcionará mais 1.500 ligações prediais

Apodi: ampliação de sistema de esgotamento sanitário
Ampliação no poço da Estação Elevatória 2, do  Sistema de Esgotos Sanitários de Apodi, implantará mais 1.500 ligações de esgotos na cidade, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que investirá R$846 mil na obra e marcou licitação para 6 de março.

Denominado condominial, o sistema recolherá esgotos por quadra e reunirá várias casas em uma só ligação para a rede coletora, de onde os dejetos são destinados à estação de tratamento. A modalidade reduz a tarifa do serviço em 50%, se comparada com o sistema convencional.

O investimento será feito na Bacia 2, que engloba área de 85 hectares e atende a 9.500 pessoas, número previsto para ser alcançado somente em 2018, conforme o projeto original. Daí a necessidade da ampliação, visando acompanhar o acentuado crescimento demográfico dessa área da cidade.

Com informações da Caern.

2 comentários:

Anônimo disse...

As obras de saneamento são consideradas de grande interesse público, haja vista que estão diretamente ligadas à saúde da população. Uma ampliação que vai ser realizada no poço de sucção, da Estação Elevatória 2, da Bacia II, do Sistema de Esgotos Sanitários de Apodi, vai proporcionar a implantação de mais 1.500 ligações de esgotos, do tipo condominial, naquela cidade. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai investir, com recursos próprios, R$846 mil e marcou licitação para o dia 6 de março.

O sistema condominial recolhe os esgotos por quadra, reunindo várias casas em uma só ligação para a rede coletora, de onde os dejetos são destinados à estação de tratamento. A modalidade reduz a tarifa do serviço em 50%, se comparada com o sistema convencional.

A empresa vencedora do processo licitatório na modalidade tomada de preços, terá 180 dias para a conclusão do serviço de engenharia, com fornecimento de material e equipamentos, a partir do recebimento da ordem inicial de serviço a ser expedita pela Caern.

A Bacia 2, do sistema de esgotos sanitários de Apodi, engloba uma área de 85 hectares e atende a uma população de 9.500 pessoas, número previsto para ser alcançado somente em 2018, conforme o projeto original. Daí a necessidade da ampliação, visando acompanhar o acentuado crescimento demográfico daquela área da cidade.

A nova estação elevatória vai utilizar bombas submersíveis e o poço de sucção será construído em concreto armado, com resistência à compressão e compatível com a necessidade ambiental da área.

Anônimo disse...

mas, de nada adianta se a agua de esgoto continuar indo para lagoa!