sábado, 12 de maio de 2012

[veja] Comitiva da NOVA GERAÇÃO é recebido por Robinson e Wilma



Uma comitiva da NOVA GERAÇÃO, formada pelos presidentes Paulo Viana (PCdoB),
Zé Maria (PSD), Pedro Júnior (PDT) e o pré-candidato do grupo a Prefeito de Apodi, professor Flaviano Monteiro foram recebidos pelos presidentes regionais do PSD Robinson Faria e PSB Wilma de Faria.

Na pauta as eleições de 2012 e 2014 na região do Médio Oeste do Estado.

Nota do blog: É a Nova Geração recebendo apoios importantes a nível de estado.

[leia] Respeito seu comentário

É bem verdade que receber comentários arrogantes e que por vezes ferem a própria integridade moral do blogueiro e dos outros leitores não é nenhuma raridade.

Impressionante o que ocorre às vezes o leitor lê todo meu artigo, ou não, e depois faz um comentário criticando a matéria, os quadros do blog, o que for...

Às vezes ele nem sabe o que criticar, apenas o faz. 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

[leia] A quem serve o discurso da "Indústria da Seca"?

Agnaldo Fernandes - Agricultor Familiar 
(Formado em Geografia) 
Indústria da seca” é um termo utilizado para designar a estratégia de alguns políticos que aproveitam a tragédia da seca na região Nordeste do Brasil para ganho próprio. O termo começou a ser usado na década de 60 por Antônio Callado que já denunciava no Correio da Manhã os problemas da região do semi-árido brasileiro.

Os problemas sociais no chamado “polígono da seca” são bastante conhecidos por todos, mas nem todos sabem que não precisava ser assim. A seca em si, não é o problema. 

A seca é um fenômeno natural periódico que pode ser contornada com o monitoramento do regime de chuvas, implantação de técnicas próprias para regiões com escassez hídrica ou projetos e outras alternativas que possibilite o homem do campo conviver com este fenômeno. Porém, a maioria dos projetos executados para anemizar os efeitos da estiagem são frequentemente utilizados para encobrir desvios de verbas em projetos superfaturados ou em troca de favores políticos.

Os “industriais da seca” se utilizam da calamidade para conseguir mais verbas, incentivos fiscais, concessões de crédito e perdão de dívidas valendo-se da propaganda de que o povo está morrendo em estado de miséria. Enquanto isso, o pouco dos recursos que realmente são empregados nos devidos fins, torna-se inútil quando estes utilizados nas famosas "Frentes de Trabalho", onde estes são destinados a construções em propriedades privadas de grandes latifundiários que os usam para fortalecer seu poder ou então, quando por falta de planejamento adequado, se tornam imensas obras ineficazes.

O Açude do Cedro, em Quixadá (CE), é frequentemente utilizado como referência para descrever este tipo de empreendimento da indústria da seca: com capacidade para aproximadamente 126 milhões de m³, foi construído em pedra talhada à mão, com esculturas e barras de ferro importadas, mas que chegou a secar completamente no período de 1930 a 1932, durante um dos piores períodos de seca enfrentados pela região, ou seja, quando mais se precisava dele. Mais uma obra faraônica, na longa história de projetos faraônicos da indústria da seca. É claro que hoje a obra constitui um patrimônio histórico e cultural importante, mas é como distribuir talheres de prata para quem não tem o que comer.

E a história se repete em mais um ano de grande seca no Nordeste. A Transposição do Rio São Francisco é um dos pontos principais da campanha do governo atual e é uma questão mais que polêmica. De um lado estão aqueles que defendem que a obra é legítima e poderá acabar com a seca do nordeste (senão todo, pelo menos grande parte dele). E de outro aqueles que defendem que a obra é mais um fruto da indústria da seca e que além de não resolver o problema, ainda pode agravá-lo ao alterar todo regime hídrico da região e pôr em risco um dos patrimônios naturais mais importantes do Brasil colocando em risco a sobrevivência do próprio rio. 

Particularmente prefiro ficar com a última conclusão, pois "megas-projetos" nesse Brasil já mais beneficiou a quem realmente merece tal benefício, isso é uma demonstração de que o discurso da "Industria da Seca" está fadado, e que este só tem beneficiado a Classe "politiqueira" desse país. 

Assim a situação segue. Perpetuada antes pelo fenômeno político da chamada “indústria da seca” do que pelo fenômeno natural da “seca” em si, a tragédia que atinge grande parte da região nordeste brasileira e parte da região norte de Minas Gerais costuma ser utilizada (e supervalorizada) para justificar a fome e o subdesenvolvimento econômico e social da região que são, nada mais, do que o reflexo de uma administração duvidosa que faz fracassar qualquer tentativa de reverter este quadro com o intuito de fazer perdurar o modelo de poder vigente.

Texto extraído do Site http://www.infoescola.com
Com adaptações de Agnaldo Fernandes.

[veja] Nova Geração nunca negou ‘prestação de contas’ a população de Apodi

O blog vem esclarecer aos leitores que as contas da campanha para deputado estadual do professor Flaviano Monteiro (PCdoB), de fato foram reprovadas. “Todos nós já sabemos que foram reprovadas e nunca foi negado esse fato a população de Apodi”, afirma Pedro Júnior, líder do PDT, partido que compõe a Nova Geração de Apodi.

O problema é que eles pegaram o acórdão final do TSE sobre a reprovação e postaram em um blog ligado a eles somente, e ainda mandaram o Luís Juetê postar na Gazeta do Oeste pra dá mais peso, fiquem tranquilos amigos/leitores(as).

Sobre o Registro de candidatura de Flaviano Monteiro nada impede. É um determinado grupo que se diz oposição querendo esconder o acórdão do PMDB com o PR que vai tirá-lo um determinado pré-candidato da parada.

“Mas o tempo é nosso aliado, vamos construir essa vitória. Vai ser uma luta árdua e muito difícil”. Abraço e cuidado com as águas do Rio Negro aí em Manaus, brincou Pedro Júnior com o blogueiro.

Do ApoDiário: Pode deixar. Rsrs...

[humor] Gata da semana super poderosa. Rsrsrs...



Demorou, mais chegou... Hoje sexta-feira dia de tomar uma bem gelada!!! Olha sô a gata de hoje super poderosa e gostosa...

[leia] Transportes escolares voltam a parar em Apodi e alunos realizam protestos

Deu no Jornal DeFato.

Alunos e professores da rede pública de ensino participaram ontem da sessão ordinária da Câmara Municipal, para reivindicar a regularização dos transportes escolares que voltou a parar por falta de pagamento. De acordo com o professor Antônio Filho, a Prefeitura tinha acertado com os motoristas um prazo de uma semana para que o pagamento fosse feito, porém, mais uma vez, a situação não foi acertada, provocando essa nova parada. 

O aluno Patrício Albuquerque indagou o porquê de a municipalidade ter propagado em redes sociais que havia feito o pagamento dos transportes, não sendo verdade. "Não resido em uma comunidade rural, mas tenho amigos que estudam comigo e estão sendo impedidos de assistir aula por causa desse problema", afirmou Patrício Albuquerque. Hoje, os alunos devem realizar uma manifestação pelas ruas, com destino à sede do poder público.

Os vereadores se solidarizaram ao movimento estudantil. O presidente da casa, Evangelista Câmara, atribuiu a culpa da paralisação dos transportes escolares somente à prefeita Goreti Pinto. "Culpo a Prefeitura porque existe um convênio que é executado por ela", enfatizou.

O vereador Júnior Carlos também acusou o município de ser responsável pela paralisação dos carros. Segundo o vereador Ângelo Suassuna, a suspensão dos serviços aconteceu porque existe um atraso de três meses. Ele se posicionou a favor da paralisação, porque, para ele, sem receber, os motoristas não têm como manter os veículos trafegando. "É triste nossa situação. Temos uma prefeita eleita, mas quem administra é seu esposo, isso é lamentável", afirmou Ângelo.

Para o vereador Arnaldo Costa, os transportes escolares do Estado deveriam ser gerenciados pelo governo estadual, deixando para a Prefeitura a competência com os transportes municipais. "Isso amenizaria a situação e cada um teria seus próprios problemas", acrescentou.

O vereador Chico de Marinete acusou o Executivo de se beneficiar do programa do transporte escolar. "Sabe por que essas pessoas não se preocupam em resolver esse problema do atraso no transporte escolar? Sabe por que eles não entregam a coordenação? Porque a sobra é boa", afirmou Chico de Marinete. Ele pediu apoio dos colegas para que oficialize um documento pedindo que a prefeita se pronuncie sobre o assunto se ela é ou não culpada.

Nilson Fernandes, líder do governo na Câmara municipal, sugeriu aos colegas pedir ajuda aos deputados. Ele disse que quando era secretário e faltava dinheiro para pagar o transporte, o município repunha, não deixando que o transporte ficasse em atraso. "Isso hoje não é mais possível devido ao grande número de leis", disse. "Essa situação está acontecendo porque algo está errado, e é preciso uma ação de resolução em caráter de urgência", completou Nilson Fernandes.

Prefeitura
O chefe de gabinete da Prefeitura, Klinger Pinto, disse que ontem foram depositados R$ 36 mil atrasados dos transportes. "Já foi paga a primeira parcela do transporte escolar do município e uma segunda parcela será paga dia 22", afirmou, reclamando de que a paralisação pode estar sendo motivada por adversários políticos.

Nota do blog: Gostaria de saber se o salário do chefe de gabinete está atrasado?

[leia] Homens que reza

Os homens em Apodi rezam, todas as sextas-feiras a partir das 18hs, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista, onde acontece o Terço dos Homens Mãe Rainha.
  

[veja] 18 de maio. Dia do Combate à Exploração Sexual Infantil


quinta-feira, 10 de maio de 2012

[leia] Rosalba: apesar da seca estamos evitando o exodo rural

Quatro dos nove governadores do Nordeste foram ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Ayres Britto, nesta quarta-feira, 09, falar dos prejuízos que a Súmula Vinculante 69 que trata da inconstitucionalidade da concessão de incentivos fiscais vai trazer para os Estados da região. Teotônio Vilela (AL) Marcelo Deda (SE), Ricardo Coutinho (PB) e Rosalba Ciarlini (RN) manifestaram preocupação com a decisão do STF de considerar qualquer isenção, incentivo, redução de alíquota ou base de calculo ou outro beneficio fiscal relativo ao ICMS, concedido sem previa aprovação em convenio celebrado no âmbito do CONFAZ, inconstitucional.

“Essa decisão representa um retrocesso e empobrecimento para o Nordeste. Cria uma insegurança ao investidor”, opina Rosalba, esclarecendo que os governadores aceitam regras, mas, defendem prazos para que se estabeleçam condições de igualdade regional. “Tenho certeza que como nordestino com sensibilidade e conhecimento sobre a região e com o equilíbrio e profundo saber da nossa Constituição, o presidente há de convencer seus pares de que esse caminho estimula a desigualdade regional”, afirmou a governadora, que considera esse programa fundamental para a interiorização de indústrias. “Apesar da seca que estamos vivendo, o cenário do Nordeste não é aquele da imagem de retirantes. A região padece com a falta de chuva e safra frustrada, mas, graças a Deus estamos evitando o êxodo rural”.

[veja] Nova programação da TV Apodi tá show de bola!!!


A TV Apodi está realmente com uma excelente programação. Quadros novos e interessantes. Muita informação, prestação de serviço aos ouvintes.

Entre os quadros novos que estão passando na TV Apodi, gosto muito de um chamado o Apodi que dá certo. Nele, podemos observar soluções práticas e criativas de empreendedores de nossa cidade.

Excelente o trabalho dos repórteres Jerberson e Jerfferson Gama, essa dupla vai longe. Parabéns a José Maria, proprietário da TV Apodi. 

Acesse a TV Apodi e acompanhe sua programação: http://www.tvapodi.com.br/

[leia] Pré candidatura do professor Flaviano Monteiro continua sólida

Membro da Nova Geração responde um blog que insiste desqualificar candidatura do professor Flaviano Monteiro

É evidente o manifesto de negatividade, dos adversários do Professor Flaviano Monteiro, quando insistem em vulgarizar complicações em relação a sua candidatura.

É irrefutável a reprovação de suas contas de campanha pelo TRE-RN, em qualquer momento foi dito o contrário, ouve recurso sim, lógico, o duplo grau de jurisdição é um direito de todo cidadão que se sente injustiçado por uma decisão judicial, um direito assegurado pela nossa Constituição Federal.

Entretanto, o que se tem observado é que os opositores do pré candidato da nova geração, estão se prevalecendo dessa situação, com o objetivo de tornar desacreditada a sua candidatura e com isso conseguir reunir forças para o pré candidato de seu grupo político, já que com a iminente candidatura de Flaviano, se sente fortemente ameaçado.

Ressalto aqui, mais uma vez, que a desaprovação das contas da campanha de 2010, de Flaviano Monteiro, em nada mudará o direito de concorrer as eleições vindouras. É inegável as controvérsias em torno da Resolução 23.376 do TSE, que na votação para aprovação da sobredita resolução, gerou fortes discussões entre os ministros do TSE. Porém, quando foi publicada, em 05 de março, não se verifica preceituação à desaprovações de contas de campanhas pretéritas.

A Resolução 23.376, que estabelece regras para a prestação de contas de campanha, terá validade para contas de campanha de candidatos que concorrerão ao pleito de 2012. Mesmo sendo pra 2012 ainda gerará muitas discussões em torno do assunto, pois é considerada inconstitucional por vários operadores do Direito.

O Ex-Juiz do Tribunal Regional Eleitoral e Advogado constitucionalista André Borges Netto, explica: “A rejeição das contas não torna ninguém inelegível. Isto está publicado na Lei Federal 9.504 de 1997 que diz que a certidão de quitação eleitoral será fornecida para todo aquele que simplesmente tiver apresentado a prestação de contas”.  Deixa claro, portanto, que a resolução não pode mudar aquilo que está na lei e que somente o legislador tem esse poder. Como disse antes, até mesmo para as eleições de 2012, a resolução será questionada.

A Lei das Eleições (9.504/96), em seu parágrafo 7º, do artigo 11, dá tratamento totalmente oposto ao que foi declarado por alguns ministros do TSE, asseverando que a desaprovação de contas pretéritas impedem a obtenção de certidão de quitação eleitoral e por consequências futuras candidaturas.  Isso porque a teor da legislação em vigor exigi-se tão somente que o candidato apresente suas contas de campanha eleitoral, não sendo necessário que seja aprovada, implicando dizer que mesmo o candidato que tenha suas contas rejeitadas poderá obter a respectiva certidão de quitação a teor do parágrafo 7º, do artigo 11 da Lei 9.504/96.

Vale ressaltar, só a título de informação, que a lei da ficha limpa não pune desaprovação de prestação de contas de candidatos, entretanto, os gestores que tiveram contas rejeitadas pelo TCE, não poderão registrar suas candidaturas na justiça eleitoral, em virtude da inelegibilidade que trata a tão famosa e temida, lei da ficha limpa.

Por fim, mais uma vez, confirmo com absoluta exatidão, que a candidatura do Professor Flaviano Monteiro continua consistente. Reitero aqui que ele será sim o candidato da Nova Geração, para a alegria de muitos e o desapontamento de alguns.

Pedro Júnior – Presidente do Diretório Municipal do PDT

[leia] Agripino: “Cheques e coquetel nunca existiram”

Acusado de ter recebido R$ 1milhão do advogado George Olímpio, suspeito de chefiar o esquema de corrupção descoberto durante a Operação Sinal Fechado, o senador José Agripino, presidente nacional do DEM, negou as informações publicadas ontem pelo site da revista Carta Capital. “Essa matéria é o requentamento de uma história antiga. Sobre isso, afirmo categoricamente que esses cheques mencionados e esse coquetel não existiram”, declarou o senador.

Agripino frisou ainda que o próprio George Olímpio, em entrevista à imprensa local, já disse que não houve nem o encontro nem o pagamento. O senador lembrou que José Gilmar de Carvalho Lopes, primeira testemunha que o acusou de ter recebido dinheiro de Olímpio, alegou que, durante o primeiro depoimento, estava sob efeito de remédios. “Essa delação premiada requenta uma historia antiga, já desmentida pela entrevista concedida, voluntariamente, pelo empresário George Olímpio e pelo depoimento prestado em cartório por Gilmar da Montana”, reforçou.

[leia] Justiça já cassou 338 prefeitos no Brasil em 2012

O jornalista Aluíso Lacerda destacou hoje em sua coluna no Diário de Natal que a Justiça Eleitoral não dorme, é célere e a sucessão municipal já começou faz muito tempo, mas os agentes políticos não mudam as práticas ilícitas de captação de votos. Somente da safra de prefeitos eleitos há quatro anos, 383 já não estão mais nos cargos e destes, 210 foram cassados.

A grande maioria por atos de improbidade administrativa, mas quase uma centena foi apeada do poder por supostas fraudes durante a campanha eleitoral de 2008. As cassações por infração à legislação eleitoral representam quase 23% dos casos de afastamentos. Além do enfrentamento direto contra a propaganda eleitoral antecipada, no Rio Grande do Norte o Ministério Público Eleitoral volta suas atenções para os municípios com decretação de estado de emergência. São 139.

A Lei das Eleições veda, em ano eleitoral, a distribuição de bens, valores e benefícios, mas o diabo sempre está escondido nas exceções da norma, a exemplo dos casos de calamidade pública e de estado de emergência. Nesta semana, a Promotoria Eleitoral da 5ª Zona (Macaíba) notificou a administração municipal de Ielmo Marinho e determinou a suspensão de um processo licitatório para aquisição de óculos com lentes de grau que seriam distribuídos de forma gratuita com a população carente daquele município.

[leia] Jovem é vítima do 'Conto do Vigário' e perde R$ 9 mil em Apodi

No final da manhã desta terça-feira um jovem foi vítima do crime conhecido como “Conto do Vigário” e perdeu R$ 9 mil no município de Apodi. O golpe aconteceu por volta das 11h.

De acordo com a polícia, o jovem estava na fila de uma agência do Banco do Brasil para realizar o depósito de R$ 9 mil, quando um suspeito de aparentemente 50 anos se aproximou e deixou um envelope cair que foi pego pela vítima.

O suspeito então teria prometido presentear o jovem pela gentileza com um par de tênis que estava em um carro. O jovem então saiu para acompanhar o criminoso. No meio do trajeto um outro suspeito se aproximou e fingiu passar mal e pediu ao jovem para entregar em outro carro um suposto cheque de R$ 14 mil, contanto que deixasse os seus pertences incluindo a quantia de R$ 9 mil.

A vítima aceitou e não encontrou o suposto carro e ao retornar ao local também não encontrou os suspeitos que fugiram. O suposto cheque de R$ 14 mil não tinha valor.

[leia] Professores estaduais paralisam atividades nesta quinta

Os professores da rede estadual paralisam as atividades durante todo o dia de hoje, quinta-feira (10). A manifestação tem início às 9h e se prolonga até às 15h, quando realizam um debate na Assembleia Legislativa. Durante a terça-feira (8), a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) visitou as escolas para mobilizar professores para o movimento. O protesto, a princípio, não se estenderá e os professores retornarão às aulas amanhã.

Os professores exigem melhorias nos planos de carreira e nas condições de trabalho, segundo informou a presidenta do Sinte/RN, Fátima Cardoso. De acordo com ela, os professores pedem o pagamento do plano de carreira dos funcionários e o pagamento de forma integral dos aposentados. A gratificação a diretores das escolas é uma das reivindicações.

Além disso, os professores cobram o envio de um Projeto de Lei que encontra-se no Governo. “Tem um projeto de Lei sobre a revisão de plano de carreira que está no Governo desde 2010″, disse Fátima Cardoso. No tocante à infraestrutura, o sindicato também coloca em pauta a ampliação de algumas escolas estaduais.

[leia] Cabugi em Apodi veio fazer matéria sobre a paralisação dos transportes escolar

A Inter TV Cabugi estar em Apodi agora pela manhã. Veio gravar matéria sobre descaso com a educação do nosso município.

Alguns alunos da zona rural estão sem aula por que não tem transporte escolar.

Do ApoDiário: Aluno da rede estadual de ensino no município de Apodi faz pronunciamento na Tribuna da Câmara Municipal neste momento.

[leia] Fábio Faria tem reunião no Ministério da Educação sobre UERN de Apodi

O deputado federal Fábio Faria (PSD) participou de reuniões na manhã desta quarta-feira (9) no Ministério da Educação, juntamente com a deputada Fátima Bezerra (PT), onde defenderam a liberação de emenda parlamentar da bancada do Rio Grande do Norte para a implantação do Campus da Universidade Estadual (UERN) na cidade de Apodi. Os dois foram recebidos pelo secretário de Ensino Superior, Amaro Lins, e pelo secretário-Executivo, José Henrique Paim Fernandes.

“Alocamos emenda ao Orçamento Geral da União em 2011, por indicação minha, e novamente para o OGU 2012 no valor de R$ 20 milhões. O projeto do Campus Avançado da UERN em Apodi prevê a implantação de seis cursos de graduação, formando professores em áreas comprovadamente carentes de pessoal qualificado na região da Chapada, o que fortalecerá, consequentemente, a educação básica”, afirma Fábio Faria.

O mérito do Projeto Técnico apresentado pela UERN já foi aprovado pelo Ministério da Educação, e a tramitação do processo está sendo acompanhada de perto pelos deputados. “O MEC está tratando essa emenda com prioridade por reconhecer a necessidade da ampliação da rede de ensino superior na região da Chapada do Apodi do nosso Rio Grande do Norte”, completa Fátima Bezerra.

[quadro] Túnel do Tempo (parte 79). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?


Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

Este retrato foi um torneio na Quixabeirinha durante todo o dia, tínhamos que almoçar por lá, a história desse jogo, foi que o dono do torneio ia nós dar almoço se agente ficasse para jogar a tarde, aconteceu que pegamos o time do dono do torneio e ganhamos tirando eles, final das contas ele não deu mais o nosso almoço, findamos indo para casa de filho de Zé Vaqueiro, que preparou um macarrão com carne de conservas e uma galinha, todo mundo comeu e jogamos a tarde e ganhamos o torneio, e hoje ao relatar esse episodio e só para lembrar a bondade de Filho de Zé vaqueiro que estava lá somente para assistir os jogos, Valeu Filho!

Que são estes que aparece no retrato?

Resposta: O time em pé: Raniery, Espadela, Euripe, Dudu, Lázaro, Leodécio e Aécio de Nego de Tomaz.
Agachados: Kennedy, Canindé Soldado, Alvamir, Bimbinha e Mulico de Altivo.

Envie seu retrato para opirataapodi@gmail.com    

quarta-feira, 9 de maio de 2012

[leia] Prof. Flaviano conversa com o blog sobre as eleições

"Não vamos discriminar nenhum partido nas alianças. É preciso respeitar as bases. Esse modelo de exclusão não combina com um Apodi democrático", disse o prof. Flaviano Monteiro ao blog.

"Um governo tem que ter metas”. O que esta aí é um governo improvisado, sem planejamento.

"Não são os nomes que vão decidir, é preciso mudar o modelo de gestão." 

Do ApoDiário: Por onde ando escuto o mesmo!

[leia] Evangelista minimiza especulações envolvendo retirada da pré-candidatura de Pinheiro


O presidente da câmara municipal de Apodi, Evangelista Menezes (PR), esteve participando do programa Panorama Político na Rádio Valedo Apodi na noite desta segunda-feira 07 de maio.

Ao lado do ex-vereador Agostinho Pinto, falaram da disposição do ex-prefeito Dr. Pinheiro em mais uma vez concorrer ao palácio Francisco Pinto. Na entrevista os dois foram bem claros no que diz respeito a algumas especulações referentes a uma possível retirada da pré-candidatura do PR em Apodi, referente a um acordo político envolvendo PMDB, PR e o DEM em Natal através dos seus líderes maiores.

"Pinheiro vai colocar seu nome a disposição do PR na convenção do partido aqui em Apodi. Sua pré-candidatura já é prego batido e ponta virada, e tem mais, não existe acordo político envolvendo Apodi lá em Natal. Nós vamos sim ter candidato a prefeito pelo PR e com apoio de vários partidos que integram o grupo democráticos", disse Evangelista Filho.

O PR de Apodi continua se articulando para fechar a chapa majoritária. "Estamos conversando com os partidos que estão fazendo parte do grupo democráticos, e também com outros partidos que ainda não se definiram", destacou Agostinho Pinto. 

[leia] É bom refletir

Pensamento do Dia:

Eleitor deve regularizar título até hoje. - "Mas os maus políticos têm até outubro para comprar voto".

[leia] Fornecimento de gêneros para alimentação escolar

A Secretaria de Estado da Educação e o SEBRAE/RN convidam os representantes das empresas fornecedoras de gêneros alimentícios para participar de uma reunião na próxima sexta-feira (11/05/12), às 09h00, no Auditório da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de APODI, sito à Rua Padre Benedito Alves, 260 - Centro, quando será apresentada a forma de participação das empresas no processo licitatório, que tem por objetivo a aquisição de produtos da alimentação escolar,para fornecimento às escolas da rede estadual de ensino.

Na oportunidade, serão abordados ainda aspectos relativos à modalidade de licitação, a contratação e a forma de pagamento do fornecimento dos produtos.

Atenção fornecedores dos municípios de Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Janduís e Severiano Melo.

Contatos: Sr. Renato Augusto–9993-0019 (SEBRAE/RN)
Sr. Tiburcio Marinho – 9622-0900 (Pref. Municipal de Apodi)

[leia] Uern Apodi está sendo debatida neste momento em Brasília

A deputada federal, Fátima Bezerra (PT) participou de uma audiência com o Prof. Amaro Lins.

Neste momento junto com também federal, Fábio Faria (PSD) serão recebidos por Dr. Paim (Secretario Executivo do Mec).

O assunto em pauta o tão sonhado Campus da UERN em nosso Apodi.

Nota do blog: Vamos lá deputados fazer por onde o voto que receberam dos apodienses.

[veja] Forró Ferruado em Felipe Guerra


terça-feira, 8 de maio de 2012

[leias] Apodi receberá visita da Defesa Civil por ser um dos municípios do RN atingido pela seca

A Defesa Civil Estadual dará inicio nesta terça feira, 8, a uma série de visitas técnicas, aos municípios do interior do Rio Grande do Norte, acometidos pelo desastre da estiagem/seca.

O objetivo dessa visita é verificar, por amostragem, a situação nos municípios, bem como apoiar no que for necessário, inclusive nas orientações quanto aos procedimentos da situação de emergência.

Desta vez, os técnicos da Defesa Civil do RN seguem acompanhados dos membros do GADE (Grupo de Apoio a Desastres), composto pelo Major Michelsen de Faria e José Araújo, da Secretaria Nacional de Defesa Civil. No final da viagem, um relatório será enviado a presidente Dilma Rousseff.

Cronograma de Viagem:
Terça-feira 08/05/12 - Mossoró (hora prevista de chegada 10h)
Quarta-feira 09/05/12 - Apodi (hora prevista de chegada 9h30)
Quinta-feira 10/05/12 - Pau dos Ferros (hora prevista de chegada 10h30) e
Sexta-feira 11/05/12 - Luís Gomes (hora prevista de chegada 10h)

Fonte: DN

[leia] Marqueteiros

Se aproximando o período eleitoral e o que tem de "gênios" da política apodiense se oferecendo para trabalhar não é brincadeira. Alguns "marreteiros" dizem ter a fórmula da vitória, e aí ficam se oferecendo para candidatos "baludos".

Nada contra ninguém buscar seu espaço, mas aí ficar se oferecendo a políticos como salvadores de suas candidaturas beira ao ridículo.


[leia] Justiça eleitoral Multa pré-candidatos por propaganda antecipada em Natal

A Justiça Eleitoral está de olho nos políticos que estão fazendo propaganda antecipada. Quatro vereadores pré-candidatos à reeleição – Ney Lopes Júnior (DEM), Luís Carlos (PMDB), Adão Eridan (PR) e Adenúbio Melo (PSB) – e o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), pré-candidato a prefeito de Natal, foram multados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por propaganda extemporânea.

As condenações do peemedebista e do democrata ocorreram no mês passado. Os demais foram multados na última sexta-feira, pela juíza Eleitoral da 3ª Zona, Maria Neíze de Andrade Fernandes. Os cinco foram condenados a pagar R$ 5 mil. Pesou contra Ney Júnior um outdoor com a divulgação de uma lei de sua autoria. Já Luís Carlos foi punido por divulgar santinho em jornal local.

A representação do Ministério Público contra Eridan se baseou em inscrições na lateral de um ônibus, o qual não é de propriedade do potencial candidato à reeleição, com a expressão do nome do vereador grafado com letras grandes e em destaque. Contra Adenúbio, o MP representou em função da divulgação ostensiva do nome dele em adesivos fixados em uma ambulância, uma carreta, e também em um banner contendo a fotografia do potencial candidato à reeleição, situado em um local de grande circulação.

No caso do pré-candidato a prefeito, o Ministério Público baseou-se na afixação de adesivo de grandes dimensões, contendo o nome e foto do deputado, em local de intenso tráfego de veículos e de grande visibilidade. A juíza Maria Neíze entendeu nesses casos tratar-se de manifestação com evidente escopo de promoção pessoal e captação de eleitorado, antes do período permitido (após 5 de julho) e por isso, decidiu, além do pagamento de multa, pela retirada imediata dos adesivos e banners alusivos à pré-candidatura dos políticos.

Fonte: Diário de Natal
Mas eu vi no blog da Rádio Vale do Apodi

[leias] Campanha de vacinação contra gripe segue até 25 de maio

O “Dia D” de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra a Gripe foi realizado neste sábado, 5 de maio. No Rio Grande do Norte mais de 1.700 postos estavam disponíveis para a vacinação contra o vírus da influenza, das 8h às 17h. A campanha segue até 25 de maio.

A meta da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é imunizar cerca de 80% dos grupos elegíveis para a vacinação, o que representa 484.283 pessoas em todo o estado.

Podem se vacinar as pessoas a partir dos 60 anos, os trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza, as crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, as gestantes, os povos indígenas e a população prisional.

Em Apodi os postos de saúde para vacinação são: Hospital Regional Hélio Morais Marinho, Maternidade Claudina Pinto, Unidade de Saúde, antigo Sesp no conjunto Cohab.

[leia] Governo Federal cria linha de crédito especial para agricultores afetados pela seca

Agricultores familiares afetados pela seca em municípios localizados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública desde 1º de dezembro de 2011, contam a partir de agora com uma linha de crédito especial do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

A Resolução Nº 4.077, que estabelece a linha de crédito especial foi aprovada nesta sexta-feira (4), em reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN), a pedido dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Integração Nacional. Cerca de 150 mil agricultores familiares de mais de 700 municípios poderão se beneficiar com a linha de crédito.

De acordo com o blog da Rádio Vale do Apodi. A nova linha de crédito vale para todos os agricultores familiares adimplentes que desejam realizar operações de investimento. O limite de crédito por agricultor é de R$ 12 mil, com prazo para pagamento de até 10 anos, com três anos de carência, e taxa de juros de 1% ao ano. O agricultor conta, ainda, com um bônus de desconto de 40% sobre as parcelas de financiamento pagas em dia.

Para os agricultores enquadrados no Grupo B do Pronaf, cuja renda familiar anual é de até R$ 6 mil, o limite de crédito é de R$ 2,5 mil, com as mesmas condições. O Pronaf B é uma linha de microcrédito rural voltada para produção e geração de renda das famílias agricultoras de  baixa renda do meio rural. São atendidas famílias agricultoras, pescadoras, extrativistas, ribeirinhas, quilombolas e indígenas que desenvolvam atividades produtivas no meio rural.

[leia] Quem teve chances de fazer algo por sua cidade e NÃO fez, fará agora?

Toda eleição é a mesma coisa: político coloca a máscara de bonzinho e sai distribuindo simpatia pela cidade.

É interessante quando a demagogia (do político) e a falta de discernimento (do eleitor) se juntam (coisa boa não sai).  Vou reproduzir uma história DE FICÇÃO que se passou há muitos, e muitos anos atrás.

Conta a lenda que em um povoado caduco, de idade e de sofrimento dos seus habitantes, chamado curralândia, foi governado por homem muito poderoso, CORONEL Galeno de Pérgamo, que para exercer sua profissão, de ferrador, fez um juramento diante do deus Demagógicus Qualsascurtas: sempre ferrar todo o gado da sua comunidade. Para isso ele necessitava de mais poderes.  Elaborou então um plano sórdido: sugar toda a força vital do seu gado para conseguir o seu intento...

Continua nos próximos posts.


[leia] Congresso de Jovens Batistas do Oeste em Apodi


Clique na imagem para ampliar

Congresso de Jovens Batistas do Oeste.

Esse ano o congresso acontecerá em Apodi, nos dias 18,19 e 20 de Maio.

Inscrições até dia 10.

[leia] Arrecadação do ICMS do RN em abril cresce R$ 40 milhões em relação a 2011

A arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), em abril, cresceu R$ 40 milhões ou 16,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No total, o valor apurado foi de R$ 286.908.080,75 frente a R$ 246.897.478,65 de abril de 2011. Considerando o montante recolhido nos quatro primeiros meses de 2012, o aumento da arrecadação do ICMS é de R$ 195 milhões ou 20% a mais que em 2011.

O ICMS é a principal fonte de receita tributária do Estado, sendo responsável por mais de 45% desta em média. Do montante arrecadado 25% são destinados, por força constitucional, aos municípios potiguares.

A Presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais – Sindifern, Marleide Macedo, parabeniza o fisco pelo resultado, mas faz um alerta: Poderia ser melhor! “O excelente trabalho desenvolvido pelos Auditores Fiscais ao longo dos anos tem propiciado esses ótimos resultados. No entanto, verificamos que não há investimentos necessários para a continuidade e ampliação desse trabalho, pois faltam melhores condições de trabalho: veículos da fiscalização estão parados por falta de manutenção, postos fiscais fechando por falta de estrutura e segurança e sistema de informática à beira de um colapso, etc”. “Poderíamos estar arrecadando em torno de 10% a mais, se houvesse esse investimento na Secretaria da Tributação”, finalizou a sindicalista.

[humor] Última arma do Botafogo para ser campeão! Rsrs...


segunda-feira, 7 de maio de 2012

[veja] Visitando Manaus...

Visitando a I Bienal do Livro Amazonas em Manaus.

 Ao lado do artista plástico Cláudio Andrade que ganhou vários prêmios na França e nos Estados Unidos.


Ao lado da maior folha do mundo no Ponto da Ciência em Manaus.

[leia] Campanha discriminatória

A pior espécie de campanha eleitoral é aquela que adota um discurso discriminatório. Principalmente aquele velho ditado. “Ele não ganha por que não tem dinheiro”.

Incentivar os outros à discriminação de alguém por este ou aquele motivo demonstra a desqualificação para o debate.

Do ApoDiário: Não estou preocupado se meu candidato vai ganhar. Ficaria preocupado, se meu candidato ganhasse e não resolvesse os problemas de minha cidade.

O que é mais importante para você o voto consciente ou dinheiro?

domingo, 6 de maio de 2012

[veja] América de Natal Campeão Estadual 2012!!!




[leia] Nordestinos estão lendo mais que a média nacional

Recentemente, o Instituto Pró-Livro divulgou uma pesquisa, feita no ano passado, para saber como andava a leitura dos brasileiros. Constatou que os nordestinos leem, por ano, uma média de 4 a 5 livros, ultrapassando a média nacional, que é 4 por ano. É a região brasileira que mais lê.

A pesquisa, chamada de “Retratos da Leitura no Brasil”, é feita há 12 anos. Entrevistou, ao todo, 5012 famílias brasileiras e foi a 315 cidades. Em 2007, a média nacional era que os brasileiros leem 4,7 livros por ano.

Os objetivos principais do trabalho do “Retratos da Leitura no Brasil” são: saber quem é o leitor brasileiro, como a leitura está sendo motivada, a sua frequência, o perfil do comprador de livros e como estes chegam aos cidadãos.

São 88,2 milhões de brasileiros que estão lendo com frequência, sendo que somente 46, 2 milhões conseguiram ler um livro inteiro, e 37, 7 milhões de pessoas leem os que são indicados pela instituição de ensino. 

Os pesquisadores consideraram que o leitor é aquele que leu algum livro nos últimos 3 meses. Na região Nordeste, o instituto visitou todas as capitais e entrevistou, aproximadamente, 1403 famílias. Constatou que os nordestinos leram, pelo menos, 2 livros nos últimos 3 meses. No geral, a região possui 25,4 milhões de leitores, entretanto 9,5 milhões leem os livros por inteiro. 

“Na pesquisa realizada em 2007, 25% dos nordestinos se declararam leitores. Na edição de 2011, esse índice subiu em 4%”, respondeu Karine Gonçalves Pansa, presidente do Instituto Pró-Livro.

Para continuar lendo clique aqui...

[leia] Fábio Faria ressalta união do PSD de Mossoró na decisão de apoiar a pré-candidata Larissa Rosado


O deputado federal Fábio Faria participou neste sábado (5) de Encontro do Partido Social Democrático (PSD) em Mossoró, onde o presidente estadual da legenda, vice-governador Robinson Faria, anunciou apoio à deputada estadual Larissa Rosado, pré-candidata à Prefeitura pelo PSB. A decisão do PSD foi tomada pelo diretório municipal por 49 votos contra uma abstenção.

“Essa é uma decisão do partido em Mossoró, com apoio integral do diretório estadual e da direção nacional do PSD, que tem estabelecido parcerias com o PSB em diversos municípios para as eleições deste ano”, afirmou Fábio Faria. Primeiro vice-líder do PSD na Câmara Federal, ele destacou a unidade do partido em Mossoró, sob o comando dos vereadores Francisco José Júnior, presidente da Câmara Municipal, e Jório Nogueira.

A aliança política em torno da pré-candidata Larissa Rosado já reúne PSD, PSB, PP, PHS, PTC, PRB, PPS e PTB. No Encontro deste sábado, presença de dirigentes do PSD de Apodi, Upanema, Felipe guerra, Tibau, Governado Dix-Sept- Rosado, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Areia Branca, Fernando Pedrosa e Alto do Rodrigues.

Post direto de Manaus – AM.

[convite] Ordenação Diaconal do seminarista Francisco Cornélio