segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

[leia] SAMU de Apodi está de portas fechadas

Unidade do SAMU em Apodi fechada com cadeados
No dia 27, quando um senhor narrava essa simulação de um atendimento emergencial feito pelos serviços do SAMU Apodi, ele afirmava aos presentes que a partir do dia 28, em um atendimento emergencial, as coisas ocorreriam mais ou menos daquela forma que estava sendo narrada e representada.
Nessa simulação, dia da inauguração,
afirmaram que unidade estaria funcionando dia 28/12
Hoje, 29, fomos à base do SAMU da cidade do Apodi e constatamos que a unidade se encontra inoperante. Para uma pessoa que passa rapidamente pela cidade do Apodi, pensa que está tudo dentro dos conformes, mas a coisa não é bem assim.
ônibus amarelinhos
Algo que me chamou ainda atenção em ver a unidade fechada foi à presença dos dois ônibus escolares chamados carinhosamente de amarelinhos, um a direita e outro a esquerda do prédio, como se estivessem querendo esconder algo daqueles que passam rapidamente por Apodi.
Sucata por trás da unidade
Estrutura interna
Curiosamente fui a lateral do prédio. Os ônibus amarelinhos escondem algo sim, sucatas velhas de carros, creio que é por esse motivo que eles estão ali. O prédio antes funcionava uma sucata e parece que nem isso teve-se o cuidado corrigir. Outra coisa que me chamou a atenção foi no dia da inauguração. Internamente a estrutura, como você pode ver na foto acima que fiz no dia da inauguração, parece-me simples demais. Ainda vou investigar como é o SAMU de outros lugares onde funciona de fato.

Como uma forma de obter uma explicação mais plausível de quando a unidade realmente irá funcionar, telefonei para o serviço 192, por volta de 09h30min da manhã. Não para passar trote, não façam isso por tudo que é mais sagrado, foi só para averiguar o que está emperrando os serviços de funcionar de fato como foi prometido no dia da inauguração e, como uma forma de completar o meu trabalho jornalistico, lógico.

Ao telefonar, a ligação caiu no ramal da região metropolitana de Natal. Questionei com a atendente qual o telefone da unidade do SAMU que prestava serviço a cidade do Apodi. Para minha surpresa ela me deu o número: 3515-4964. Era da SAMU da cidade do Mossoró distante cerca de 80 km de nós.

Perguntei a pessoa que me atendeu muito gentilmente qual a telefone para mim comunicar com o SAMU de Apodi? Ela não soube informar qualquer coisa a respeito. Informou-me que não havia nada cadastrado no sistema sobre nossa unidade do SAMU.

Olha, não entendo como as autoridades fazem o maior furdunço em uma inauguração, prometem que as coisas irão funcionar e quando se vai para ver as coisas na pratica, ela não existem. Essa maquiagem é uma falta de respeito com o cidadão. Se alguém precisar dos serviços da unidade do SAMU em Apodi, ela não existe. Só está o prédio com uma sucata por trás dele.

É amigos(as) leitores(as) desse blog, parece que vamos ter que esperar a próxima gestão chegar para ver se nosso SAMU funcionar de fato. Por que lá só tem um prédio, com uma sucata atrás e ônibus que parecem querer esconder algo.

Fonte: Prof. Toinho.

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa gestão de Gorete é uma vergonha, uma farsa do começo ao fim. Tudo maquiagem.

Marcos pinto disse...

Esse fato deprimente de que o SAMU de Apodi sequer existe oficialmente, só evidencia a velha certeza de que as duas (Rosalba/Gorete) são gestoras incompetentes e exímias na arte da propaganda enganosa. Uma já sofreu acachapante derrota, e a outra está caminhando rápido para a derrota em 2014, estando a amargar índices altíssimos de rejeição, atingindo 75% em Natal e em cerca de 90% dos municípios potiguares. Uma lástima, pois.

Anônimo disse...

SO MESMO EM APODI O SAMU É DENTRO DE UM FERRO VELHO UM VERDADEIRO LIXÃO

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus, o blog somente sabe cobrir isto. Eu estava lá na inauguração e ouvi da coordenadora do Samu que o serviço não iria funcionar imediatamente por conta de que a Anatel ainda não havia liberado a comunicação porque as ambulências e o equipamento não chegaram do Ministério da Saude a tempo de fazer isto. Esse mesmo fato ocorreu em Pau dos Ferros (com a implantação da USA), em Areia Branca, Baraúnas e Lages. Faço questão de publique, informe a verdade ao povo, não minta.