quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

[leia] Resistência ao Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi será discutido em Seminário realizado pela UFERSA

O Centro de Referência em Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, em parceira com o Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina – GEDIC, a INCUBOESTE/UFERSA, assim como com o Ministério Público Estadual Sertão e outras entidades estão promovendo a partir de hoje, 04, até o dia 06 de dezembro o “Seminário de Direitos Humanos do Semiárido: Construindo uma cultura de direitos”. A abertura do evento será hoje, 04, às 18h, no Auditório Amâncio Ramalho, localizado no Prédio da Reitoria da UFERSA Mossoró.

Segundo o Coordenador do GEDIC e do curso de Direito da UFERSA, professor Daniel Valença, o objetivo do encontro é discutir temáticas referentes aos Direitos Humanos no Semiárido. “A abordagem será no contexto do Agronegócio, Agrotóxicos e as violações decorrentes do modelo de produção rural atual, bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema de Garantia de Direitos, de modo a contribuir na construção de uma cultura de direitos no estado”, frisou. Já o professor Thiago Dias, coordenador da INCUBAOESTE, destaca a importância da economia solidária como modelos alternativos para o desenvolvimento rural.

O evento contará com duas mesas, com a participação de diversos nomes nacionais e locais da área de Direitos Humanos, Agroecologia, História, Psicologia e do Ministério Público como Frei Gilvander (CONEDH-MT), a Socióloga Alzira Medeiros, a Profa. Jovelina Santos (História/UERN), além da participação do Promotor da Infância e Juventude Sasha Alves (MP/RN). Após as plenárias vão haver momentos de discussão em GD’s sobre diversas temáticas no âmbito dos Direitos Humanos.

A primeira mesa debaterá o Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi/RN onde o DONCS tem proposto desapropriar 13.800 ha de terras atingindo cerca de 800 famílias tradicionais que sobrevivem na Chapada do Apodi/RN.

Clique aqui e continue lendo.

3 comentários:

Unknown disse...

Jânio, gostaria de fazer ma sugestão a você, que tal uma enquete sobre a irrigação da chapada do Apodi, ai sim traria a tona o verdadeiro pensamento do apodiense sobre esse assunto tão especulado até agora.

atenciosamente. Antonio Praxedes Filho.

Agnaldo Fernandes disse...

Antonio Praxedes a ideia é boa, poém uma enquete em meios eletrônicos, como é o caso de blogs, não traz a verdadeira realidade e não representa os ancesejos dos que serão atingidos diretamente por esse Projeto, pois a maioria dos agricultores ainda não tem acesso a esse "mundo eletrônico".
Na verdade o DNOCS tem que sair das mesas de gabinetes e trabalhar, ir a base onde está sendo atingida e tentar solucionar os problemas, problemas estes que só serão solucionados se o ESTADO brasileiro resolver escutar os cidadãos de bem que fazem esse país.
Abraços.

Unknown disse...

Muito bem explicado, caro amigo. A razão pela qual a enquete não mostraria o raio X perfeito da situação.
Um abraço e boa sorte.