sábado, 22 de dezembro de 2012

[leia] Presos do CDP de Apodi têm alimentação cortada

É... não está mesmo fácil pra ninguém. O final do ano dos presos do CDP de Apodi será apertado. Isso porque a alimentação deles, que era fornecida através de convênio da Secretaria Estadual de Segurança Pública com uma empresa da cidade, foi cortada. Agora, os 38 presos da unidade estão por conta própria, tendo em vista que boa parte deles é de cidades vizinhas.

Informações que me chegam é que caso a suspensão da alimentação não seja revista, os presos já ameaçam iniciar algum movimento de protesto. Atualmente, eles recebiam café da manhã, almoço e janta. No entanto, desde esta quarta-feira (19), o Estado cortou a comida e eles não receberam mais nada.

Não estou aqui defendo criminoso ou direitos humanos, mas já vi por diversas vezes o efeito negativo que atitudes como essa, do corte de alimentação, podem gerar no sistema prisional. Além disso, o CDP de Apodi é considerado um exemplo de ressocialização dentre as unidades prisionais do Rio Grande do Norte.

Aqui, os presos exercem diversas atividades, como por exemplo, o cultivo de uma horta, com produção de coentro, cebolinha, tomate, mastruz, jerimum e até melancia. Ou seja, o corte da alimentação pode ter efeitos não só no sentido de revolta, mas também de desestimulo. Com é que os presos se sentirão motivados a continuar buscando a ressocialização se nem mesmo o Estado acredita neles?

O CDP de Apodi também abriga detentos das comarcas de cidades vizinhas como Severiano Melo e Felipe Guerra. Enquanto a alimentação deles não é normalizada, vamos torcer que a horta esteja bem sortida para que eles possam tirar alguma coisa pra comer ao longo dos próximos dias.

por Thyago Macedo – Portal BO

Um comentário:

Anônimo disse...

Posso dizer sem sombra de dúvidas que você, senhor Thyago Macedo, se equivocou na sua postagem! Sou policial e sou prova viva que os presos estão tendo alimentação como de costume! "Café da manhã, almoço e janta" Att.