segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

[leia] Mulheres protestam contra “Projeto da Morte em Apodi”

Mais de 3 mil mulheres nas ruas de Apodi
“Aqui, somos todas Apodi”. É com esse slogan que feministas da Marcha Mundial das Mulheres de todo o País vão protestar na próxima segunda-feira, 10, contra o projeto do perímetro irrigado da Chapada do Apodi. Caso seja implementado o “Projeto da Morte”, como está sendo disseminado entre ativistas, as terras produtivas de famílias camponesas serão entregues ao agronegócio.

Para a militante Conceição Dantas, da Marcha Mundial das Mulheres, é preciso barrar esse projeto e impedir que ele seja colocado em prática. “Apodi é um território onde existem várias experiências de convivência com o semiárido. É um local onde a agricultura familiar está dando muito certo, cultivando de maneira limpa e preservando o meio ambiente. Esse projeto vem destruir tudo o que foi construído e conquistado pelas mulheres de famílias agricultoras de Apodi”, comenta.

Inicialmente, 60 famílias serão atingidas e desapropriadas de suas terras, mas esse número pode chegar a 800 famílias que moram nas 30 localidades rurais da região quando o projeto estiver em fase conclusiva. “O projeto está sendo arbitrário, ninguém chegou para essas famílias, que vivem da agricultura, e perguntaram se elas aceitavam entregar as suas terras”, explica a militante Camila Paula.

Na tentativa de amenizar a perda, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), órgão executor do projeto, está realizando um reordenamento agrário das terras em troca de indenização. Para cada 100 hectares estão sendo pagos R$ 1 mil, um valor considerado ínfimo diante das perdas das famílias. “São pessoas que vivem da agricultura e não têm para onde ir ou outra ocupação. A cidade não tem condições de empregar todo mundo. Como essas famílias vão ficar? Tem família que vai receber R$ 7 mil, o que é isso diante do que elas vão perder?”, indaga Camila Paula.

Por Fabiano Souza
Fotos: Janio Duarte

40 comentários:

Anônimo disse...

Movimento lindo e muito bem organizado. As mulheres estão dando um verdeiro show contra o Projeto da Morte. Parabéns Guerreiras!!!!!!!

Anônimo disse...

Dia movimentado em Apodi. As mulheres da agricultura familiar se juntaram e foram as ruas dizendo NÃO ao Projeto da Morte do DNOCS.

Anônimo disse...

Mais de 3 mil meu caro Jânio?

Acho que tinha mais de 5 mil mulheres, defendendo nosso Apodi!

Anônimo disse...

Eu só gostaria que essa representante Ceição Dantas explicasse qual é a alternativa viável de conviver com a seca pra chapada senão com a irrigação. Esse povo que são contrários na sua maioria moram no vale ou fora da chapada, são cotra por serem contra. concordo que o projeto precisa sofrer profundas alterações, tem que estar voltado para a agricultura familiar... Mas pergunte a Paulo Pinto, se ele ficar com toda a sua terra se ele seria contra a irrigação da chapada? Na verdade ele não quer é beneficiar os que não têm terra.

Anônimo disse...

Um grupo de mulheres fazem um manifesto contra o projeto de irrigação da chapada, interditaram a BR 405, no centro da cidade.

Anônimo disse...

Brava e heroica luta dos humildes agricultores da Chapada do Apodi, na defesa constante das suas glebas de terras, reduto de expressão potiguar da modalidade de agricultura familiar orgânica e de mel de abelhas.

Anônimo disse...

Que todos tenhamos uma excelente semana com as bençãos do nosso Deus.

Marcos pinto disse...

Luta que dignifica e honra o trabalho e o suor dos humildes agricultores da Chapada,hora em que todos os Apodienses devem se unirem na defesa desses bravos homens e mulheres de mãos calejadas, no manejo da saudável modalidade da agricultura familiar orgânica. AVANTE conterrâneos! A LUTA CONTINUA!.

Anônimo disse...

A manifestação conta com a presença de centenas de mulheres. Há caravanas de várias regiões do Rio Grande do Norte. “Temos aqui a presença de mulheres que compõem os 25 municípios do Seridó, e também de outros municípios do estado. As mulheres não querem superioridade, nós queremos é igualdade”, afirmou Aline.

Anônimo disse...

Agricultoras fazem mobilização pelas ruas de Apodi!!!! Apoio.

Anônimo disse...

Manifestação contra a morte da ''Chapada do Apodi". Mulheres do Brasil inteiro em solidariedade às mais de 800 famílias ameaçadas pelo projeto do DNOCS. Orgulhoso da minha cidade que luta pelos seus princípios. "Se o campo não planta, a cidade não janta". Sem mais!

Anônimo disse...

o dinheiro que o governo federal estar oferecendo pelas terras não da para compra um tumulo no cemiterio

Anônimo disse...

Marcha das Mulheres hj em Apodi em protesto contra projeto de perímetro de irrigação da Chapada.

Anônimo disse...

Ação em Apodi denuncia prejuízos à agricultura familiar com projeto de irrigação

Anônimo disse...

Mulheres estão na luta contra o projeto da morte em Apodi. Parabéns ao movimento.

Anônimo disse...

Mulheres do Brasil inteiro em solidariedade às mais de 800 famílias ameaçadas pelo projeto do DNOCS na Chapada do Apodi/RN

Anônimo disse...

Somos todas Apodi: 24h de mobilização pela chapada do Apodi

Anônimo disse...

Hoje é dia de protesto na Marcha Mundial das Mulheres. O Brasil inteiro declara-se contra o projeto do DNOC's do perímetro irrigado da Chapada do Apodi - O projeto da morte.
Essa política de imposição um dia tem que acabar. Ninguém chegou para essas famílias para saberem se elas querem entregar suas casas e suas terras.
Vale muito parar um pouquinho no trabalho para defender essa luta que é de todos!

Anônimo disse...

Dizem que temos que fazer certos "sacrifícios" para o desenvolvimento econômico da cidade, pois bem SOU CONTRA ESSE SUICÍDIO!

Anônimo disse...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=540727675955305&set=a.333018793392862.92531.100000542332365&type=1&theater

Gilvaneide Holanda disse...

Hoje é dia de protesto na Marcha Mundial das Mulheres. O Brasil inteiro declara-se contra o projeto do DNOC's do perímetro irrigado da Chapada do Apodi - O projeto da morte.
Essa política de imposição um dia tem que acabar. Ninguém chegou para essas famílias para saberem se elas querem entregar suas casas e suas terras.
Vale muito parar um pouquinho no trabalho para defender essa luta que é de todos!

Gilvaneide Holanda disse...

Temos alternativas com um menor impacto ambiental e social. É necessária essa discussão!
Todos merecem conhecer melhor o Projeto Pedro Padre Neefs e Dom Elder. Ninguém é contra o progresso, mas projetos precipitados e impostos não levam ao sucesso. Tem que se contruir com a população e para a população. Esse projeto é uma imposição, algo visto em época de ditadura. Se a população alvo não quer abandonar suas casas, sua história pq não dialogar por melhores estratégias?

Anônimo disse...

nesse momento em Apodi acontece a movimentação contra a ''Irrigação da Chapada Do Apodi''

Anônimo disse...

90 por cento dessas mulheres não sabem nem onde fica a chapada, isso e só jogada dessas ONGs.

Anônimo disse...

Na Praça Ramos , em São Paulo, mobilização das mulheres em solidariedade as mulheres de Apodi. Dizem elas: "Somos todas Apodi".

Anônimo disse...

TANTA GENTE TRABALHANDO E ESTES DESOCULPADOS SER CONTRA O DESENVOLVIMENTO DE APODI.MAIS COMO BEM DISSE A MATERIA TEM GENTE DE TODO O BRASIL. MUITOS DESTE ESTÃO A PASSEIO TEM QUEM BANQUE.SO FICO TRISTE É COM OS AGRICULTORES QUE CLAMAM PELA IRRIGAÇÃO PARA NUM PERÍODO DE SECA DESTE ESTA SUBMETENDO AO GOVERNO FEDERAL.ESTE MOBILIZADORES ESTÃO BUSCANDO GENTE FORA???//AS PESSOAS DAQUI ?SE ESTE PROJETO SAIR VAI DEIXAR MUITA GENTE INDEPENDENTE DESTES MOVIMENTOS E PESSOAS QUE SE DIZEM MOBILIZADORES.

Anônimo disse...

Entidades denunciam violações a direitos humanos na instalação de projeto de irrigação na Chapada do Apodi/RN

Anônimo disse...

O release abaixo trata da situação da Chapada do Apodi, onde implantação de um projeto de irrigação completamente irregular do ponto de vista técnico irá trazer uma série de danos irreversíveis às comunidades de pequenos agricultores locais. Não assusta o fato do projeto servir mais aos interesses do grande agronegócio que a qualquer outra coisa, fazendo prevalecer o modelo agroextrativista em detrimento da agricultura familiar, para não falar dos danos ambientais. Por trás de tudo isso, a pesada mão de Henrique Eduardo Alves, padrinho de Emerson Fernandes, titular do DNOCS-RN. O deputado defende a viabilidade do projeto com base no rebarbativo discurso da “geração de emprego e renda”.

Mais informações no seguinte endereço: http://naoaoprojetodamorteapodi.blogspot.com.br/



“Entre outras irregularidades apontadas no “dossiê-denúncia”, destaca-se o deslocamento forçado de cerca de 6.000.00 (seis mil) agricultores. A expectativa é que o Estado brasileiro tome providências imediatas no sentido de coibir as violações apontadas no relatório.

A Rede nacional de Advogados e Advogadas Populares/RN-CE, a Comissão Pastoral da Terra e diversas outras entidades ligadas a defesa dos direitos humanos protocolaram “dossiê-denuncia” junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica, Secretaria-Geral da Presidência da República, IPHAN, TCU, e mais dez órgãos do Governo Federal, apontando dezenas de violações aos direitos humanos, meio ambiente, patrimônio histórico e aos cofres públicos na instalação do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi/RN.

O projeto, capitaneado pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas -DENOCS, consiste na desapropriação de 13.855 ha (treze mil oitocentos e cinquenta e cinco) hectares para a implementação de um programa de fruticultura irrigada sob o comando de quatro grandes empresas, deslocando de maneira forçada cerca de 6.000,00 (seis mil agricultores) que vivem em 30 comunidades na região acerca de cinquenta anos.

Segundo as entidades denunciantes, o projeto de irrigação configura-se em uma “reforma-agrária ao contrário”, uma vez que a região da Chapada do Apodi/RN vêm se consolidando como uma das experiências mais exitosas de produção de alimentos de forma agroecológica e familiar do nordeste, destacando o arroz, frutas, criação de caprinos, ovinos e bovinos, projetos de piscicultura, além do mel de abelha, maior produtora de maneira orgânica do país.

Conforme especialistas, a obra é, ainda, hidricamente inviável, já que a água disponível conseguirá irrigar o monocultivo por no máximo cinco anos, representando o mal uso de R$ 280.000,00 (duzentos e oitenta milhões de reais) dos cofres públicos, valor orçado até o momento.

A possível implantação do projeto será o fator de desarticulação da experiência agroecológica e de agricultura familiar ao priorizar a monocultura e a exploração de grandes extensões de terra, com grande utilização de agrotóxicos, causando diversos problemas aos recursos naturais e à vida humana. Representará, também, a implosão de um grave problema social, já que as indenizações a serem pagas aos agricultores serão em valores ínfimos, impossibilitando-os de ter nova moradia e outra forma de sustento.

Os agricultores estão em estado de apreensão, se negam a deixar suas terras, e esperam que o Governo Federal reveja o modo como o projeto está sendo implantado.”

Anônimo disse...

Apodi parou nesta manhã. As mulheres em caminhada dizem não ao projeto do DNOCS.

Anônimo disse...

Se o campo não planta a cidade não janta. Somos todas Apodi!

Anônimo disse...

Muita gente manifestando a morte da chapada do Apodi. Passando pelas principais ruas da cidade..

Anônimo disse...

Manifestação contra morte da chapada do Apodi. Orgulhosa pelo povo da minha cidade que se reuniu mais 1 vez pra lutar pelos seus princípios.

Anônimo disse...

em solidariedade e defesa da Chapada do Apodi. A Batucada Feminista também está em Apodi.

Anônimo disse...

Por alimentos saudáveis e sem agrotóxicos, somos todas Apodi! 24h ação feminista!

Anônimo disse...

nao tinha cem mulheres d apodi todas eram d longe, mas se fosse nas cidades delas elas queriam

celia pinto disse...

Eu estava lá e sou de Apodi.

Anônimo disse...

Sinceramente fico muito revoltada quando eu li uns comentários ai em cima,ainda tem pessoa q não sabe de nada ai fica conversando besteira. Só digo as pessoas q chamaram essas mulheres de desocupadas, fique calado vcs não tão passando o sofrimento q esse pessoal tão passando. E antes de falar alguma coisa se informe logo o que é esse projeto, quais são os seus benefícios e malefícios.
E eu quero parabenizar essas mulheres pelas atitudes delas, e tenho certeza que elas vão consegui barrar esses projeto!Confie em Deus ele nunca nos decepciona, ele sabe o que faz, e tenho certeza que ele vai ajudar a vcs a barrar esse projeto da morte.

Anônimo disse...

FINALMENTE VÃO ENVENENAR A NOSA ÁGUA MINERAL

grupo de mulheres disse...

a unica mulher que não é contra é a PREFEITA GORETE por não ter vergonha e carater

Anônimo disse...

essas mulheres estão sendo iludidas por um grupo de interesses olha a mentira querendo enganar a todos "somos todas do apodi" mentira. mentira tbm q essa luta é delas nao e nao é de um grupo de interessados em manter esse povo pobre sobre os dominios deles, liberdade pra esse povo sofrido, viva o projeto de irrigação!