quarta-feira, 7 de novembro de 2012

[leia] Debate no CDL chama a sociedade apodiense a discutir sobre o perímetro irrigado da Chapada do Apodi

Na note de ontem (06), o auditório do CDL ficou pequeno para o grande número de pessoas que foram ao debate organizado pelo Sindicato dos trabalhadores e proferido pelo professor doutor em engenharia de recursos hídricos João Abner Guimarães da UFRN, com o tema plano integrado de desenvolvimento da Chapada e do Vale do Apodi.
  
Entre os presentes vereadores recém eleitos como Hortência Regalado, os que renovaram seus mandatos como Chico de Marinete e Genivan Varela, o suplente de vereador Charton Rego, o vice-prefeito eleito de Apodi Zé Maria, o prefeito eleito Flaviano Monteiro, professores, comerciantes, profissionais liberais e grande representação da sociedade civil organizada.
  
Durante a palestra apresentada de forma brilhante pelo Dr. Abner Guimarães foi ministrada uma aula sobre a forma como o projeto do Dnocs irá funcionar no perímetro irrigado da chapada do Apodi e como o projeto de sustentabilidade e desenvolvimento integrado do Vale e da Chapada e do Apodi poderia funcionar como uma alternativa.

Através de detalhes técnicos substanciais e convincentes, Dr. Abner deixou claro sobre a necessidade da sociedade apodiense discutir melhor sobre a eficácia dos moldes de projeto que o Dnocs quer implantar na Chapada do Apodi.

Os diversos seguimentos da sociedade presente na palestra ficaram convencidos, através de suas falas, da necessidade real de um melhor debate sobre o projeto sua forma de implantação. Edilson Neto, presidente do Sindicato, deixou claro que os trabalhadores não são contra os investimentos de cerca de R$ 280 milhões que se pretende gastar no projeto do Dnocs, mas a forma como ele esta sendo implantado precisa ser revista. 
  
Para o prefeito eleito de Apodi, professor Flaviano Monteiro, “deixou bem claro que o melhor caminho para o projeto é realmente partirmos para o debate entre todos os seguimentos da sociedade civil organizada, mostrando-se a viabilidade de cada parte e o povo deve ser ouvido e decidir qual dos dois projetos: o do Dnocs e o plano integrado para o desenvolvimento da Chapada e do Vale que melhor atende os anseios da sociedade”.

4 comentários:

Anônimo disse...

O secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, recebeu o engenheiro agronômo Luiz Mirisola, acompanhado do presidente da Associação de Irrigantes do Baixo Açu, Guilherme Saldanha, para discutir a instalação de uma fábrica de água de coco na região do Vale do Açu. Mirisola é consultor técnico do empresário, Luiz Otávio Pôssas Gonçalves, fundador da Cervejaria Kaiser.

Durante a reunião, o consultor técnico reafirmou o interesse do empresário em investir na região e destacou a qualidade do solo, insolação e a quantidade de água ofertada na região como os diferenciais para escolha do local para receber o investimento.

Anônimo disse...

Esse projeto deve ser melhor discutido e esclarecido para a Sociedade Apodiense, a qual ainda não entendeu profundamente o funcionamento deste projeto. Muitos falam de viabilidade econômica, na geração de empregos imediatos e esquecem-se de que muitos deixarão de ser independentes, autônomos, que a energia necessária não será de custo baixo, o custo da terra irrigada será de alto valor endividando os pequenos por vários anos, que a barragem de Santa Cruz provavelmente não terá condições de fornecer água a contento e que o impacto ambiental e na saúde serão de grandes e irrecuperáveis proporções, alguns olham no retorno financeiro com a irrigação, mas a que custo? por isso que a discussão deve ser além do que o DNOCs tentou expor e ver os outros profissionais e estudiosos que entendem o assunto. O ideal é que este projeto fosse para o Vale, estes sim convivem com a água tão perto de suas casas, mas que não podem usá-la.
QUESTIONEMOS MAIS este projeto fadado ao fracasso como muitos outros já existentes.

Conceituando disse...

Vídeo mostra desvios em Felipe Guerra - RN


http://oconceituando.blogspot.com.br/2012/11/video-mostra-desvios-em-felipe-guerra-rn.html

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.