domingo, 21 de outubro de 2012

[leia] O povo e a democracia

A democracia foi uma conquista que só virou realidade pela insistente luta do povo durante anos, inclusive custando a vida de muitos. Mas, algumas pessoas ainda não entenderam o seu significado para a sociedade.

Democracia é, acima de tudo, respeitar as opiniões e posições das outras pessoas mesmo que elas nos contrariem e muitas vezes nos decepcionem. Todos têm o direito de escolher aquilo que achar melhor para sua vida, desde que não prejudique ninguém.

O grande problema de todo esse processo são as decisões familiares que muitas vezes causam divisões inaceitáveis, justamente por causa de uma opção diferente que embora democrática se torna insustentável. Um exemplo emblemático foi a eleição de Rodolfo Fernandes, na qual dois irmãos disputaram a prefeitura causando um constrangimento absurdo para todos.

Por isso, a política nunca obedecerá ao sentido real da democracia, haja vista as pessoas não estarem preparadas para serem contrariadas muitas vezes por amigos e principalmente por familiares, mas é preciso equilíbrio e muita sabedoria nessa hora, coisa que poucos têm, pois a eleição passa e os amigos e a família continuam mesmo com todas as diferenças.

Portanto, não adianta ficarmos chateados ou até mesmo jogando a culpa em A ou B porque não acompanhou sua opção partidária ou porque em algum momento perdeu o equilíbrio e lhe atirou uma "pedra" ou lhe soltou uma piada, nessa hora o respeito à livre escolha deve prevalecer mesmo sabendo que depois do pleito a consideração não será a mesma, afinal essas são coisas da democracia.

3 comentários:

Anônimo disse...

JANIO Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.
FELIZ ANIVERSÁRIO !!!

J Gama

Anônimo disse...

MUITO BEM FALADO,JANIO EU GOSTEI BASTANTE DO QUE VOCE ESCREVEU , RESPEITO ACIMA DE TUDO AFINAL TODOS TEM DIREITO A ESCOLHA

Bruno Coriolano disse...

Venho dizendo isso o tempo todo: Não existe problema nenhum na democracia, o povo que faz uso da mesma é que se equivoca às vezes.
Permita-me discordar um pouco do seu ponto de vista apenas na questão dos DOIS IRMÃOS. Você escreveu, “eleição de Rodolfo Fernandes, na qual dois irmãos disputaram a prefeitura causando um constrangimento absurdo para todos”. Mais uma vez reitero, não há problema algum, pois se ambos não tinham o mesmo ponto de vista ou pensamentos compatíveis, eles fizeram uma escolha sensata. Pior seria assumir uma postura que não condiz com a posição política de algum deles, seriam mentir pra si mesmo, e se um é capaz de mentir para si mesmo, imaginem para o povo. Se a família não aceitou a postura deles, ela, a família, é que deveria repensar o conceito de democracia.

Sobre o resto do texto, está perfeito. Temos que aprender a conviver com as diferenças. O mundo é feito de variedades. Se todos pensassem iguais, não haveria necessidade de democracia, pois haveríamos de tomar apenas uma decisão.

Jânio, uma dica. Coloque os comentários do Facebook como opção, pois assim você poderia facilitar a interação dos comentaristas e diminuir ou até acabar com o anonimato.