segunda-feira, 15 de outubro de 2012

[leia] Doença de Chagas:Pesquisa revela que, em cada 100 pessoas 8,5 estão contaminadas na região Oeste

As pesquisadoras Lúcia Galvão e Antônia Claudia Jácome, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ficaram assustadas com os resultados que obtiveram no trabalho de pesquisa de campo que realizaram em 15 municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte sobre a doença de Chagas.

Para cada 100 pessoas que se submeteram aos exames de sangue coletados pelos auxiliares das pesquisadoras, 8,5 estavam contaminadas com a doença de Chagas, que não tem cura e que, se não for tratada corretamente, o cidadão morre do coração com infecção intestinal.

O trabalho começou pelo município de Caraúbas, onde a secretária de Saúde, Juliana Carlos, e a auxiliar Ellane Gurgel perceberam casos de morte súbita de pessoas que aparentemente estavam bem de saúde, sem problemas coronários. No primeiro levantamento, já foram encontradas 70 pessoas. 

Para a segunda rodada de exames, Lúcia Galvão e Claudia Jácome se aliaram ao médico Kléber Mesquita, da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, para imediatamente iniciar o tratamento nas pessoas com diagnóstico positivo.

Nenhum comentário: