sexta-feira, 11 de maio de 2012

[leia] Transportes escolares voltam a parar em Apodi e alunos realizam protestos

Deu no Jornal DeFato.

Alunos e professores da rede pública de ensino participaram ontem da sessão ordinária da Câmara Municipal, para reivindicar a regularização dos transportes escolares que voltou a parar por falta de pagamento. De acordo com o professor Antônio Filho, a Prefeitura tinha acertado com os motoristas um prazo de uma semana para que o pagamento fosse feito, porém, mais uma vez, a situação não foi acertada, provocando essa nova parada. 

O aluno Patrício Albuquerque indagou o porquê de a municipalidade ter propagado em redes sociais que havia feito o pagamento dos transportes, não sendo verdade. "Não resido em uma comunidade rural, mas tenho amigos que estudam comigo e estão sendo impedidos de assistir aula por causa desse problema", afirmou Patrício Albuquerque. Hoje, os alunos devem realizar uma manifestação pelas ruas, com destino à sede do poder público.

Os vereadores se solidarizaram ao movimento estudantil. O presidente da casa, Evangelista Câmara, atribuiu a culpa da paralisação dos transportes escolares somente à prefeita Goreti Pinto. "Culpo a Prefeitura porque existe um convênio que é executado por ela", enfatizou.

O vereador Júnior Carlos também acusou o município de ser responsável pela paralisação dos carros. Segundo o vereador Ângelo Suassuna, a suspensão dos serviços aconteceu porque existe um atraso de três meses. Ele se posicionou a favor da paralisação, porque, para ele, sem receber, os motoristas não têm como manter os veículos trafegando. "É triste nossa situação. Temos uma prefeita eleita, mas quem administra é seu esposo, isso é lamentável", afirmou Ângelo.

Para o vereador Arnaldo Costa, os transportes escolares do Estado deveriam ser gerenciados pelo governo estadual, deixando para a Prefeitura a competência com os transportes municipais. "Isso amenizaria a situação e cada um teria seus próprios problemas", acrescentou.

O vereador Chico de Marinete acusou o Executivo de se beneficiar do programa do transporte escolar. "Sabe por que essas pessoas não se preocupam em resolver esse problema do atraso no transporte escolar? Sabe por que eles não entregam a coordenação? Porque a sobra é boa", afirmou Chico de Marinete. Ele pediu apoio dos colegas para que oficialize um documento pedindo que a prefeita se pronuncie sobre o assunto se ela é ou não culpada.

Nilson Fernandes, líder do governo na Câmara municipal, sugeriu aos colegas pedir ajuda aos deputados. Ele disse que quando era secretário e faltava dinheiro para pagar o transporte, o município repunha, não deixando que o transporte ficasse em atraso. "Isso hoje não é mais possível devido ao grande número de leis", disse. "Essa situação está acontecendo porque algo está errado, e é preciso uma ação de resolução em caráter de urgência", completou Nilson Fernandes.

Prefeitura
O chefe de gabinete da Prefeitura, Klinger Pinto, disse que ontem foram depositados R$ 36 mil atrasados dos transportes. "Já foi paga a primeira parcela do transporte escolar do município e uma segunda parcela será paga dia 22", afirmou, reclamando de que a paralisação pode estar sendo motivada por adversários políticos.

Nota do blog: Gostaria de saber se o salário do chefe de gabinete está atrasado?

5 comentários:

Anônimo disse...

Parece uma palhaçada isso, mas num e, infelizmente essa e a realidade do meu Apodi.

Anônimo disse...

Vamos pensar num local, neste caso são muitos locais! Vamos pra o outro lado da cidade. Creio que é mais seguro. O que vc acha?

Anônimo disse...

Greves nas universidades
No blog da colunista Eliana Lima (Tribuna do Norte), a indagação pertinente sobre os dois pesos e duas medidas das greves universitárias. De um lado, a mão pesada da Aduern em cima do governo do DEM, por não atender as exigências dos professores.

Uma situação oposta
Do outro lado, o silêncio em relação ao governo do PT, por conta da greve dos professores da UFERSA. Eu sei que, as greves, em cada universidade, tem histórias diferentes, mas o fator político leva a atitudes distintas.

Anônimo disse...

DUVIDO QUE O DELE ESTEJA ATRASADO!

Anônimo disse...

Reprovação brutal à Rosa em Natal tem efeito dominó. Contamina municípios limítrofes e chega ao interior. Qualquer dúvida é só andar o RN.