quarta-feira, 16 de maio de 2012

[leia] Henrique venceu: o agronegócio vai se instalar na Chapada do Apodi

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, disse que o prego está batido. A questão está resolvida, ou seja, o Governo Federal vai transformar a região da Chapada do Apodi num Distrito Irrigado para o Agronegócio. Destaca o Jornal DeFato.

Ou seja, por força do líder do PMDB, o Governo Federal vai contrariar o que deseja os agricultores da região e o que ensina a professora/doutora Raquel Rigotto, da UFC, e pesquisadores da UFRN, que são contra a este sistema de produção com agrotóxico.

O líder do PMDB defende a transposição da água da Barragem de Santa Cruz para os grandes e pequenos empresários produzirem na chapada do Apodi, num investimento de R$ 280 milhões.  Segundo ele, vai mudar a vida para melhor de muitos moradores da região.

Por outro lado, os pesquisadores apontam que o sistema de produção do agronegócio é altamente prejudicial à saúde, por usar veneno, e defendem que a transposição seja feita, mas não para o agronegócio e sim em benefício da agricultura familiar.

Esta é a opinião da doutora/professora Raquel Rigoto, da UFC, que pesquisa a região da Chapada do Apodi (lado do Ceará, onde o agronegócio já está instalado). Rigoto, com base em 10 anos de pesquisa, aponta alto nível de contaminação por veneno nas pessoas da região.

Além deste prejuízo, que por si só já inviabilizaria o sistema de produção com agrotóxico, Raquel Rigoto chama a atenção para outro ponto: a produção de mel. Com o veneno usado na Chapada, os apicultores de Apodi seriam os principais prejudicados.

Outro pesquisador, este da UFRN, professor/doutor João Abner Guimarães, diz que a barragem de Santa Cruz não tem água suficiente para abastecer Mossoró, as cidades do Alto Oeste e ainda irrigar 5,5 mil hectares da Chapada do Apodi alimentando o agronegócio.

Assim como Raquel Rigoto, João Abner defende que a transposição seja feita, mas com vazão menor e destinado somente à agricultura familiar. Ele assegurou que o agronegócio só faz bem aos bolsos dos grandes e causa um grande estrago na saúde da população brasileira.

Apesar de todos os argumentos técnicos expostos por professores gabaritados e com base em longos anos de pesquisa, o líder do PMDB, Henrique Alves, fincou o pé junto ao Governo Federal e impôs na marra que o DNOCS faça o Distrito Irrigado da Chapada.

A obra deve ser licitada nos próximos meses e vão usar a seca como argumento.

8 comentários:

Anônimo disse...

Qual a posição dos pré-candidatos a Prefeitura de Apodi, sobre a questão do projeto de irrigação da Chapada do Apodi? São a favor ou não? E ai?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcos pinto disse...

Totalmente improcedente o teor da postagem. O Henrique Alves caiu em desgraça com a DILMA,depois que cerrou fileiras junto aos partidos de oposição ao governo da Presidenta-Guerrilheira, derrubando o projeto original do Código Florestal aprovado no Senado,com ênfase para a defesa da biodiversidade,veemente defendida pela Dilma. Ainda mais que abriu confronto na linha de frente,quando afirmou que se juntará à oposição para derrubar o veto da DILMA, que não aceita as emendas apresentadas pela bancada ruralista,coadjuvada pelo Henrique. O Henrique já mentiu duas vezes, afirmando que a DILMA tinha assinado a autorização para o início das obras.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

MAIS UMA LAVAGEM COM O NOSSO DINHEIRO

Anônimo disse...

A AGRICULTURA FAMILIAR DEVE E TEM QUE SER PRIORIDADE NESSE PROJETO, POIS ELA É RESPONSÁVEL PELA ESTADIA DO HOMEM NO CAMPO, COMO TAMBEM DE UMA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS MAIS RACIONAL E INTELIGENTE E ACIMA DE TUDO SALUTAR PARA TODOS NÓS CONSUMIDORES, DEVEMOS SIM AGORA ENCAMPAR MAIS UMA LUTA EM PROL DOS NOSSOS BRAVOS AGRICULTORES FAMILIAR.

Anônimo disse...

esse projeto é a salvação para nosso municipio e e nossa gente, espero que venha mesmo.

Ronimeire disse...

Por que será que eles estão interessados nessa obra?
por que vai beneficiar o pequeno produtor?
por que vai beneficiar o grande produtor?
Eis a questão