quinta-feira, 19 de abril de 2012

[leia] Alunos da Escola Alcivan Pinto visitou o Estande com a história dos Índios Tapuias/Paiacus

Professor Marcos Magalhães, Salete Marinho e Lúcia Tavares


Professora Suzana e suas alunas

Vitória e Heitor


Os alunos da Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto, do turno vespertino visitaram nesta tarde (19/04) Dia do Índio um estande que foi montado na Praça Getúlio Vargas pela pesquisadora “Lúcia Tavares”.

Na visita, os estudantes conheceram, que os Índios viviam de caça, pesca e lutaram para defenderem as suas terras.

Os Índios também tinham costumes de dormirem de rede, comiam tapioca, beiju, peixe assado, frutas de carnaúba e gostavam da flor de água-pé.

Também foi mostrado aos alunos, que os Índios tinham objetos como: chocalho, que fazia barulho de água corrente, cabaça, pedra para cortar, cestos, arupembas e outros.

Segundo Lúcia Tavares, muitos objetos e informações, ela colheu na cidade de Aquirás-CE e que o povo de nossa terra deve saber dessas informações, porque é a história dos que deram origem a Apodi.

Em sua amostra, Lúcia apresentou fotos e vídeos da viagem que fez em Aquirás, onde a mesma visitou a aldeia dos Índios Jenipapos Canidés, tribo indígena de mesmo grupo racial dos Índios Tapuias Paiacus, que deram origem a Apodi.

Marcos Magalhães "Pedagogo" também estava com Lúcia e soube relatar a verdadeira história do Índio. 

Fonte e fotos: nosso amigo/irmão Erivan Morais.

2 comentários:

Marcos pinto disse...

PARABÉNS à Professora Suzana e aos seus alunos da Escola Alcivan Pinto,bem como a brava LÚCIA TAVARES, que procuraram interagir com a verdadeira história da origem do Apodi - berço da tribo dos TAPUIAS PAIACUS, da nação Tarairiús, que dominavam toda a extensão territorial do então LAGO PODY.

Marcos pinto disse...

Diante este relevante trabalho de cunho antropológico-cultural realizado de forma solitária pela abnegada pesquisadora LÚCIA TAVARES, resta a indagação: Onde se encontram os Professores de História de Apodi, quer seja da rede municipal,estadual ou particular, que não somam seus esforços com a LUCINHA TAVARES,para consolidar esse processo de resgate histórico daqueles que foram os primeiros habitantes do Apodi?. Urge o tempo. É preciso que saiamos dessa mesmice, que emperra o processo de resgate histórico de Apodi. Acordem conterrâneos!.