terça-feira, 27 de março de 2012

[leia] Mármore de Apodi é exportado para outros países

A Chapada do Apodi vem se destacando na extração de mármore e granito para atender a construção civil, fornecendo pisos, fachadas, revestimentos vertical entre outros produtos, todos retirados de pedreiras nas comunidades de Soledade, João Pedro, e Poço Tilon, zona rural do município.

Toda produção de mármore e granito da Chapada do Apodi vem sendo industrializada e comercializada pela empresa Limestone Mármore do Brasil LTDA., que desde novembro de 2011 mantém uma serralheria e três pedreiras na Serra do Apodi, garantido emprego direto para cerca de 70 profissionais que atuam na indústria de extração de mármore e granito. 

Em Apodi, as pedras são processadas e o acabamento é feito na sede da empresa no vizinho estado do Ceará, e logo segue para o exterior via França e para os Estados de São Paulo, Amazonas, Bahia entre outros onde o produto é comercializado para a construção civil. Em sua maioria, os produtos exportados são na forma de chapas e ladrilhos para revestimento de pisos e paredes.  

Segundo o gerente de produção da Limestone, Luis Pinheiro, mensalmente são produzidos na Chapada do Apodi cerca de 10 mil metros de mármore e granito. "Apodi tem um número potencialmente elevado de depósitos de rochas inexplorados e que agora a Limestone Mármore do Brasil vem explorando e gerando emprego e renda para a comunidade local", comentou.

A empresa já investiu cerca de R$ 5 milhões em Apodi, mas uma parceria com da empresa com o Governo do Estado vai viabilizar uma nova injeção de recursos na ordem de R$ 20 milhões na região, movimentando a economia e abrindo uma nova frente de desenvolvimento da mineração no interior do Estado. 

A meta é gerar 300 empregos diretos e até mil indiretos em toda Chapada do Apodi, a Limestone Mármore do Brasil tem colaborado para a geração de emprego e renda, reforçando o desenvolvimento regional e mostrando o potencial do município.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: