sábado, 24 de dezembro de 2011

[leia] Pré-candidato a prefeito Berg Morais foi entrevistado na Rádio Vale


Mais um pré-candidato a prefeito de Apodi foi entrevistado no programa Panorama Político da Rádio Vale, que vai ao ar de segunda a sexta de 18:05 ás 19:00 horas.

Berg Morais filiado ao PV, Partido Verde em Apodi, foi entrevistado por quase uma hora pelos radialistas Jairo César e Fernando Magalhães. Logo de entrada Berg falou da satisfação de também ter sido convidado pela emissora para debater a sucessão 2012 em Apodi.

Falando com muita serenidade, Berg ressaltou a importância de novos nomes aparecerem neste momento de muita expectativa e especulações vividas no cenário político atual. Encabeçando as fileiras do PV apodiense o mais jovem nome da tradicional família Morais de Apodi disse se sentir a vontade para ter seu nome julgado pela população."Estou colocando meu nome a disposição do meu grupo político e da sociedade para um debate de ideias visando as eleições", comentou Berg Morais.

Alguns ouvintes da emissora fizeram perguntas pelo telefone sobre uma possível falta de  experiência administrativa, e Berg foi bastante objetivo. "As pessoas podem observar como administro meus negócios e minha empresa, portanto me sinto preparado para administrar uma cidade como Apodi".



Finalizando sua entrevista á Rádio Vale Berg elogiou o comportamento dos principais grupos políticos locais e também opinou em falar das dificuldades enfrentadas pela prefeita Goreti, mas fez questão em ressaltar o bom trabalho realizado pela prefeita. Acrescentou ainda o seguinte,"sou pré-candidato a prefeito de Apodi e não a vereador, posso até aceitar um possível convite a ser vice depois de combinar com nosso grupo político que por sinal já conversamos com a líder maior no estado prefeita de Natal Micarla de Sousa que nos deixou a vontade para escolher a melhor decisão para o PV de Apodi", comentou Berg Morais.


[veja] Mensagem do Professor Flaviano Monteiro

[leia] Presidente do DEM em Apodi Batista Araújo reforça oque foi divulgado no Blog da Vale

Prezados Senhores, estivemos recentemente com o nosso Presidente Senador José Agripino, Governadora Rosalba Ciarlini, deputados Betinho Rosado e Getúlio Rego. Portanto, o DEMOCRATAS de Apodi conhece perfeitamente o pensamento e as recomendações dos nossos líderes com relação a política apodiense para 2012. Fora desse contesto é só especulação. 


Atenciosamente,


Batista Araújo - Presidente

[leia] Voto de pesar

O Blog apresenta seu sentimento de profundo pesar a diretora Dilma Viana e a todos os seus familiares pelo falecimento do seu sobrinho, Igor Viana.

Numa hora como essa, que Deus conforte a família pela dor da perda.

[leia] Jovem de 20 anos é Baleada dentro do carro do jogador Adriano


O jogador Adriano garantiu a amigos não ter sido o autor do disparo que atingiu Adriane Cirilo Pinto na mão esquerda na saída de uma casa noturna na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, na madrugada deste sábado. Ele contou que a jovem, de 20 anos, estava no banco de trás de seu carro e brincava com uma arma quando se feriu sozinha. A pistola, calibre 40, seria do segurança que presta serviço ao atacante do Corinthians.

Adriano, que está em sua casa, também na Barra, disse a amigos que "está tranquilo". E deu sua versão para o acidente: "Eu estava no banco da frente. Qualquer perícia vai ver que o disparo foi feito no banco de trás. Bala não faz curva."

O Imperador afirmou também que não foi à 16ª DP (Barra da Tijuca), onde o caso foi registrado, por causa do alvoroço. Segundo ele, se a Polícia quiser ouvi-lo, em sua casa, "não haverá problema". Além disso, o jogador está disposto a ser submetido ao exame que busca resíduos de pólvora na mão do possível autor do disparo para provar que não foi ele.

A versão da jovem, porém, é diferente, pois o tiro teria sido dado por Adriano. De acordo com o tenente do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), Reinaldo Tomás da Silva, ela foi ferida dentro do carro do jogador e encaminhada ao Hospital Barra D'Or, que acionou o serviço de emergência da PM.

No início da tarde, a assessoria de imprensa do hospital informou que Adriane passou por uma lavagem cirúrgica na mão. Foi feita a limpeza do ferimento para evitar inflamação. Ela está no quarto, sob efeito de antibióticos, e será operada na terça-feira.

O tenente contou que policiais militares estiveram no local e conversaram com a vítima. Lá, ela relatou que Adriano brincava com uma pistola, quando acidentalmente teria disparado na mão dela. Adriane sofreu fratura exposta e passará por uma cirurgia na tarde deste sábado.

O delegado de plantão na 16ª DP não informou o teor do boletim de ocorrência. De acordo com a PM, além de Adriano e a vítima, outras duas jovens estavam no veículo e um tenente reformado da Polícia Militar dirigia o carro. A arma seria do tenente reformado, segundo a PM.

O Corinthians informou que prestará assistência jurídica caso Adriano precise.


Fonte:GLOBOESPORTE.COM /futebol/times/corinthians/noticia/2011/12/adriano-diz-amigos-nao-ter-sido-autor-do-disparo-que-atingiu-garota.html

[leia] Feliz Natal

Que neste Natal você possa sentir a presença de Deus, da paz, do amor e do perdão. Feliz Natal, na paz de Deus, que sempre pode todas as coisas; pois para o Senhor nada é impossível.

Nós que fazemos a familia apoDiário,deixamos aqui os nossos votos e o desejo de um natal cheio de luz , paz e realizações a todos voçês que nos acompanha diariamente e nos dar credibilidade necessaria e a confiança de entra todos os dias em vossos lares levando um pouco de informação,humor e intretenimento atraves de nossas postagens.

Feliz Natal!!

[leia] A Origem Natal e seus símbolos e a associação de São Nicolau ao Natal




Origem do Natal e o significado da comemoração: O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV, que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal. As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Nazaré e entregarem os presentes ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam desmontar as árvores e outras decorações natalinas em até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História. A Árvore de Natal e o Presépio: Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período. Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta. Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram moram na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois além de decorar, representam um símbolo de alegria, paz e esperança.

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. O Papai Noel - origem e tradição: Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal. Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um garro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.

Fonte:http://www.mensagenscomamor.com/historia_do_natal_oracao_de_natal_mensagem_de_natal.htm

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

[leia] Contas de telefones fixos ficarão mais caras em 2012

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o reajuste das tarifas de telefonia fixa de longa distância nacional e da cesta de serviços, que inclui assinatura básica e minuto de ligação local. As empresas Telefônica, CTBC Telecom e Sercomtel poderão aplicar um aumento de 1,954%. Para Oi e Embratel, o valor de reajuste máximo ficou em 1,969%.

O reajuste dos planos básicos da telefonia fixa foi aprovado em circuito deliberativo pelos diretores da agência reguladora e publicado hoje (22) no Diário Oficial da União. Os novos valores foram corrigidos pelo Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) e deverão ser divulgados pelas concessionárias 48 horas antes de serem aplicados.

Para Telefônica, CTBC Telecom e Sercomtel, foi utilizado para cálculo do reajuste o período de julho de 2010 a julho de 2011. Para Oi e Embratel, o período foi de julho de 2010 a agosto de 2011.

A Anatel também atualizou para R$ 0,125 o valor do crédito para telefones públicos. Com isso, o cartão de 20 créditos para uso em orelhões vai custar R$ 2,50, com impostos e contribuições sociais.

[leia] Rosalba Ciarlini: “2011 foi o ano de arrumar a casa”

Ontem foi dia de cumprimentos no Palácio da Cultura, antiga sede do governo. Já na tradicional solenidade de “beija mão” fim de ano, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu os cumprimentos de lideranças políticas e populares, secretários de Estado, amigos e autoridades de outros poderes.

Para a governadora, 2011 consagrou-se como o ano de “arrumar a casa”, mas que nem tudo ainda ficou totalmente resolvido. “Ainda há muito o que organizar. Não tivemos condições de por tudo no lugar, mas tenho certeza que no próximo ano nós veremos o resultado do trabalho realizado com muito esforço pelo governo”.

Para a chefe do executivo, mesmo com todas as adversidades e crises políticas que aconteceram este ano, o governo compreende que foi um período de fortalecimento político e econômico para o Rio Grande do Norte. Rosalba fez questão de citar a greve dos servidores do estado como sendo o momento de maior crise do seu governo e alegou:

“Os nossos servidores queriam ver tudo resolvido depressa, de uma vez só. O governo não tinha condições de arcar com o que é de direito deles, mas isso está sendo feito e estamos trabalhando para melhorar também essa classe”.

Saúde, Educação e Segurança são os pontos máximos de investimentos previstos para 2012, segundo a gestora. “Através da geração de novos empregos e do fortalecimento da nossa economia iremos ver os resultados das obras públicas. O advento da Copa em 2014 é outro ponto que nos anima. Estamos com os olhos focados nesse desenvolvimento”, colocou.

[leia] Pedro Júnior: "Agostinho está querendo dar o troco"

Andei meio 'alheio' a toda movimentação política de Apodi nesses últimos dias, acompanhando tudo do lado de fora, e fiquei surpreso com as 'leituras' que estão fazendo do cenário atual.

Conversando com amigos eu teria comentado sobre as estratégias adotadas por Dr. Pinheiro nesses últimos tempos, dizendo que considerava que o mesmo andava meio perdido, atirando para todo lado, querendo ser candidato a todo custo, não importava de que lado.

Eis que Pedro Júnior, presidente do PDT, me conta uma história, que a princípio parecia absurda, mas que 'no-fundo-no-fundo' parece ter um pouco de lógica. E nessa sua história o protagonista é Agostinho Pinto.

Segundo Pedro Júnior, desde que Agostinho e Klinger se desentenderam, evento que rendeu uma mesa quebrada à prefeitura, o primo não pensa em outra coisa, senão dar o troco no marido da prefeita.

A estratégia seria encontrar alguém que fosse capaz de derrotar Goreti Silveira nas urnas em 2012 e o escolhido para encabeçar a disputa foi o ex-prefeito Pinheiro.

A princípio Agostinho idealizou a candidatura de Dr. Pinheiro do lado vermelho da força, e para tanto reuniu lideranças importantes, entre vereadores, ex-prefeitos, e articuladores. Mas não esperava encontrar tamanha resistência quanto a oferecida por Flaviano Monteiro e a sua Nova Geração. Até aqui Pedro Júnior não me contou nenhuma novidade, até o cachorro da minha tia Loreta sabia dessas jogadas.

Como Dr. Pinheiro não conseguiria sair candidato a prefeito de um lado, a ideia agora é lançá-lo do outro. E é aqui onde entra a improbabilidade. Como Goreti iria permitir essa candidatura? Como Agostinho e Pinheiro iriam viabilizar essa candidatura?

Pedro Júnior argumenta que todos os passos dados pelo grupo deles foi friamente calculado, a começar pela visita de Dr. Pinheiro à convenção do PMDB.

"Agostinho sabia que a presença de Dr. Pinheiro iria reanimar o bacurau. Era uma espécie de recado: 'Estou voltando!'. E o efeito foi o esperado, talvez até melhor do que pensavam, pois a partir dali os bacuraus passaram a sonhar com a união entre eles."

E foi a partir dessa visita que o grupo passou a intensificar as visitas e conversas individuais. Agostinho já conseguiu a reaproximação entre Pinheiro e Vandinho, que ainda é vice-prefeito de Goreti, agora luta pelo aval do Democratas, um dos partidos que dá sustentação à Goreti.

E por falar em Democratas, Agostinho sabe muito bem que José Agripino não engoliu o escanteio recebido por Klinger e Goreti nas eleições passadas, que preferiram apoiar Vilma, e só quando perceberam que sairiam derrotados nas urnas voltaram atrás e anunciaram 'de última hora' apoio a Jajá. Em contrapartida, Dr. Pinheiro foi a primeira liderança da cidade a anunciar apoio a José Agripino, se bem que foi por falta de opções, mas ainda assim foi o primeiro.

Convencendo Agripino, eles acreditam que poderão convencer a Rosalba.

Aos poucos o grupo vai minando o ninho bacurau. Como diria na gíria: “Vai comendo pelas beiradas”.

E a estratégia ficou ainda mais evidente com as últimas visitas feitas por Agostinho e Pinheiro à zona rural, eles procuram os eleitores de Goreti na tentativa de convencê-los a mudar de candidato, sem mudar de lado, já que todos ali sempre foram peças importantes no lado verde da força.

Contudo, a viabilização da candidatura de Pinheiro não significa desistência de Goreti, mas a ideia é deixá-la sozinha, e sem saída...

Pedro Jr. relembrou a última disputa interna entre Pinheiro e Vandinho para saber qual deles seria o candidato, que culminou com a volta do Velhinho Bom à prefeitura e a saída de Vandinho do bacurau.

"Eles acham que se Pinheiro conseguir a simpatia de volta do seu povo, poderá reconquistar seu posto de líder" - finalizou.

Essa história me parecia absurda no início, porém com um pouco mais de lógica no final.

Se é verdadeira ou falsa... Só o tempo nos dirá.

Fonte: ApodiBaixo doPano

[leia] Chapada do Apodi: Movimento continua o diálogo com o Governo Federal

Edílson Neto na sala do Ministro
Ministro Gilberto Carvalho - ao centro

Em Audiência realizada na manhã desta quarta-feira (21) em Brasília, o Ministro Chefe da Secretaria Nacional do Governo, Gilberto Carvalho, recebeu vários representantes dos movimentos sociais, entre eles estavam representantes da CUT, da Fetarn, da CPT, da Contag, da ASA e da Marcha Mundial das Mulheres, além do Presidente do STTR Apodi, Francisco Edilson Neto, do deputado estadual Fernando Mineiro e da deputada federal Fátima Bezerra. Sendo na oportunidade discutido o projeto de irrigação da Chapada do Apodi.

Os movimentos levaram as propostas para que os 280 milhões orçados para  o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, sejam aplicados para o fortalecimento da agricultura familiar camponesa da região. As exigências é que se neutralize a presença do agronegócio/agrotóxicos que por sua vez é totalmente contraditório ao desenvolvimento que já está em curso na região, garantindo assim a permanência do homem e da mulher no campo.

Propostas estas que diferem totalmente do modelo de Irrigação proposto pelo DNOCS que desapropria cerca de 13 mil hectares de terra e desabriga mais de 150 famílias.

O ministro Gilberto Carvalho se comprometeu em levar o debate à Presidenta e discutir com todos os setores do governo, sobretudo o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Desta forma as lideranças que se fizeram presentes na reunião avaliam de forma positiva os seus resultados, onde o Ministro mostra que o Governo Federal está totalmente aberto para o diálogo na perspectiva de atender ao pleito dos agricultores e agricultoras familiares de Apodi.

Ainda vale salientar que o projeto está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Por: Agnaldo Fernandes

[veja] Mensagem de Boas Festas do STTR de Apodi

Clique na imagem para ampliar!

[humor] Aêêêêê… Finalmente a gata da semana, tarados! Boa sexta feira. Divirtam-se bastante e um Feliz Natal

A gata da sexta tá de matar. Nem o Zeca aguentou e deu uma olhadinha de lado. Confira ai tarados. Sensacional!!!!!!! 

[leia] Descobrimos o segredo do clima em Apodi e Mossoró

[leia] Programa do Leite reduz atendimento e aflige famílias


O Programa do Leite está mesmo em vias de desmanche no Rio Grande do Norte.

Mossoró é um exemplo desse crime contra a economia ruralista e os mais carentes que se beneficiam desse importante serviço público.

O município chegou a ser atendido com abastecimento de 13.600 famílias por dia e hoje não passa de 6.400.

Crianças, idosos, enfermos etc. estão sendo vítimas desse desatino.

E tem alguns detalhes: nem sempre a entrega é feita diariamente e há casos em que o produto aparece em horários distintos, a ponto de chegar à noite a casa de alguns beneficiados.

O Programa do Leite assistia a 155 mil famílias diariamente. Hoje, segundo informações de fontes ligadas ao setor de beneficiamento do produto, estaria oscilando entre 70 e 80 mil litros/dia.

Nota do Blog – Confesso que não sei o que passa pelo comando do Governo do Estado.
O Programa do Leite já tinha sido desativado no segundo Governo José Agripino (DEM) – 1991-1994 -, mas foi retomado sem solução de continuidade por Garibaldi Filho (PMDB), Fernando Freire (PMDB), Wilma de Faria (PSB) e Iberê Ferreira (PSB).

Agora, marcha pro fim.

Fonte: Carlos Santos

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

[leia] Vestibular da Uern


Ainda continuam abertas as inscrições para o PSV 2012 (processo seletivo vocacionado ) da UERN o período de inscrições que teve seu inicio no último dia 09 de dezembro vai ate as 23h59 minutos do próximo dia 30 do corrente mês. lembrando também que as inscrições só poderam ser realizadas via internet através desta pagina no proprio site da universidade https://seguro2.uern.br/psv/, o valor da inscrição é de apenas R$ 110,00 mais lembren-se alunos que concluiram o ensino médio em escolas da rede publica de ensino no biênio de 2009/2010 terá a isenção de 100% (cem por cento) da taxa de inscrição, se terminou o ensino médio na condiçao de bolsista em escola da rede privada no biênio 2009/2010, ser doador de sangue e ter realizado no minimo 03 (três) doações no período de doze meses anterior a data de publicação do edital do psv. alunos que cursaram todo o Ensino Médio em escola privada do Estado do Rio Grande do Norte e ter concluído no biênio 2009/2010, na condição de aluno bolsista, e o valor da bolsa nos três anos (1º,2º e 3º) tenha sido igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade escolar teram disconto de 50% (cinquenta por cento ) no valor da inscrição do processo seletivo.

Para Apodi temos 50 (cinquenta) vagas sendo todas para o segundo semestre e somente para os cursos de Letras (Licenciatura) – Habilitação em Língua Espanhola e respectivas Literaturas 20 vagas e para a Matemática (Licenciatura) 30 vagas .

Fica aqui a dica e ao mesmo tempo o desejo de boa sorte para todos os vestibulandos.

[veja] Está mais próximo do que você imagina!

[leia] Crônicas & Dicas – “Nem Jesus aguentaria ser um professor nos dias de hoje…”

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.

Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.

Tomando a palavra, disse-lhes:
- Em verdade, em verdade vos digo: Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque eles….
Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?

André perguntou:
- É pra copiar?

Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!

Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?

João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?

Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?

Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!

Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?

Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?

Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.

Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?

Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?

Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?

Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. – Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.- E vê lá se não vai reprovar alguém!

E, foi nesse momento que Jesus levantou os olhos para o céu e disse:
“Senhor, Senhor por que me abandonastes?”

Enviado  Por Jaridza Menescal, ma vi em Pádua Campos

[leia] Descaso do governo do Rio Grande do Note!!!!! Há mais de 2 anos a construção de poços Amazonas encontram-se paralisadas

Após a enchente ocorrida em 2008, a governadora Wilma de Farias juntamente com Iberê,  iniciaram a construção de cerca de 54 poços Amazonas no município de Apodi.

Como forma de amenizar o sofrimento e as perdas dos agricultores do Vale do Apodi, no entanto, o sonho de acesso a água se tornou um pesadelo, pois, após a transição para governo  de Rosalba  as obras foram paralisadas e até o presente momento nada foi feito para conclusão dos poços.

Isso pode ser tido como uma falta de compromisso, pois, recursos públicos foram empregado e não está beneficiando a população. Impossibilitando a produção agrícola, "Queremos a conclusão dos poços, pois só teremos condições de produzir se tivermos acesso a água".

Temos potencial para produzir só falta acesso a água. Por favor, governantes lembrem-se que somos brasileiros pagamos nossos impostos e por isso temos nossos direitos!!!!!!!

Por: Bebé Gama 
Contato: 91048311

[leia] DEM de Apodi devera seguir orientação estadual


Ainda falta muita coisa acontecer no cenário político apodiense, porém os Democratas de Apodi não se sentem nem um pouco envergonhados de declarar que o partido em Apodi seguirá as orientações dos seus líderes maiores, diga-se governadora Rosalba Ciarlini e o senador José Agripino.

Depois de algumas especulações sobre o caminho a ser seguido pelo DEM em Apodi nas próximas eleições, o presidente do diretório local Batista Araújo declarou que até o momento o seu partido democratas vai continuar fazendo parte do governo da atual prefeita.

"Até o momento já participamos de convenções de quase todos os partidos de Apodi, sempre mostrando que o amadurecimento político é essencial em todo processo, mas continuamos seguindo as decisões do diretório estadual do DEM", disse Batista Araújo.

[humor] Que tal fundar o PFF?


[leia] Atenção prefeitos! Envio das condicionalidades da Educação vai até o final desta quinta-feira

A Confederação Nacional de Municípios avisa aos prefeitos que as escolas municipais precisam enviar as condicionalidades da Educação até esta quinta-feira (22).  Os prefeitos devem registrar dados presenciais das crianças e adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família no sistema do Ministério da Educação. A frequência escolar dos beneficiários, entre seis anos a 17 anos, é monitorada pelo ministério a cada bimestre, em parceria com o Distrito Federal, Estados e Municípios.

Dados do último relatório parcial do MDS apontam que 59% dos beneficiários ainda não tiveram informações repassadas pelos colégios aos gestores. Esse percentual representa cerca de 10,1 milhões de alunos. Nos índices parciais apurados na primeira quinzena de dezembro, referentes aos meses de outubro e novembro, o Estado do Ceará aparece na ponta, com o maior número de acompanhamento: 51% dos alunos atendidos pelo programa do MDS. Entre as regiões, o Sul lidera o monitoramento, também com 51% de registro de informações sobre o total de crianças e adolescentes.

[leia] Presidenta Dilma Rousseff assina convênio para saneamento em 17 municípios do RN. Apodi fica fora!!!

Ontem quarta-feira (21), em solenidade no palácio do Planalto, às 10h, com a presença de prefeitos do Rio Grande do Norte, o deputado Henrique Alves acompanha a assinatura de contratos para saneamento básico entre 17 prefeituras do RN e a presidente Dilma Rousseff.

Totalizando R$ 92 milhões, foram contemplados os seguintes municípios do Rio Grande do Norte: Jucurutu, R$ 7,67 milhões; Alto do Rodrigues, R$ 2,99 milhões; Extremoz, R$ 20,43 milhões; Parelhas, R$ 8,11 milhões; São Paulo do Potengi, R$ 8,50 milhões; Sítio Novo, R$ 1,78 milhões; Upanema, R$ 5,63 milhões; Olho D’Água do Borges, R$ 3,17 milhões; São João do Sabugi, R$ 7,07 milhões; Tibau, R$ 5,11 milhões, São José do Seridó, R$ 2,70 milhões; Baia Formosa, R$ 4 milhões; Governador Dix-Sept Rosado, R$ 5 milhões; Jaçanã, R$ 4 milhões; Janduís, R$ 1,8 milhões; Messias Targino, R$ 1,3 milhões e Santana do Matos, R$ 2,4 milhões.

[leia] Campanha curta e diferente

Só para lembrar: campanha municipal de 2012 deverá ter cerca de 75 dias e o Rio Grande do Norte possui 167 municípios.

Como Rosalba Ciarlini (DEM), governadora do Estado, estará em Mossoró todo esse tempo?
Pelo dom da onipresença?

Campanha será travada nas ruas, como sempre, mas o peso da mídia convencional (rádio e TV, principalmente) e Net deve ser ampliado sobremodo. A boa assessoria jurídica tende a ser outro reforço imprescindível.

Quem fizer uma pré-campanha inteligente e produtiva, ganhando “gordura”, entra na disputa podendo oscilar e com tempo para ajustes à vitória.

Anote.

Por Carlos Santos

[veja] E sou de Apodi...

[veja] Cartão de Natal do deputado Fábio Faria

Clique na imagem para ampliar!

[leia] Apodi recebe 491 mil de royalties no mês de dezembro


Há quem defenda a maior divisão dos royalties do petróleo. Os municípios beneficiados, claro, não querem nem ouvir falar nisso.

Vejam o exemplo da pequena cidade Alto do Rodrigues, que, com 12.306 habitantes, sozinha, recebeu mais de R$ 3,5 milhões só em dezembro. Enquanto isso, Mossoró, com 259.886 habitantes, recebeu R$ 2,1 milhões.

Os valores citados acima são tão somente dos royalties, mas a atividade petrolífera traz outra mina de ouro para as receitas municipais: o ISS.

A lista dos contemplados com os royalties com os valores em números redondos é a seguinte:

Alto do Rodrigues - R$ 3,63 milhões
Macau - R$ 2,4 milhões
Guamaré - R$ 2,32 milhões
Mossoró - R$ 2,15 milhões
Pendências - R$ 1,94 milhão
Areia Branca - R$  830 mil
Apodi - R$ 491 mil
Assú - R$ 449 mil
Governador Dix-Sept Rosado - R$ 460 mil

[leia] Túnel do Tempo (parte 59). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

O ano é por volta de 1987. Carnaval de Apodi. Quem aparece no retrato?

Resposta: Júnior de Celso, Keke (finado) filho de Celso, Chico de Nita, Pedro Elói, Paulo da Gata, Leomanto (hoje cabo da polícia), Naldo Moraes (atualmente mora em Manaus-AM), Guelo filho de Jurandy e um amigo.

Envie seu retrato para opirataapodi@gmail.com   

[veja] Cartão Natal Solon Regalado aos apodienses‏


Caro blogueiro,

A interação partido-blogue é, certamente, uma composição fundamental no processo democrático de nossa cidade, estado e nação. Além disso, é com imensa satisfação que agracio todos os blogs do meu Apodi como veículo de informação e comunicação. Nesses moldes, conto com o espaço para dizer a minha cidade um Feliz Natal a todos.

Agradeço o espaço, conto com votos de estimas e apreciação.

Feliz Natal!

Solon Regalado
Presidente PSDB-APODI

[leia] Prefeitura antecipa pagamento do mês de dezembro para sexta-feira, dia 23

Uma boa notícia aos servidores públicos municipal de Apodi foi anunciada pela prefeita da cidade, antecedendo o Natal. O pagamento dos servidores, referente ao mês de dezembro, será pago na próxima sexta-feira, dia 23 e não no dia 30 como muitos esperavam. Para o mês de dezembro, o valor da folha de pagamento da Prefeitura fechará em pouco mais de R$ 1 milhões e 300 mil.

Nessa sexta-feira, acontece o pagamento dos funcionários do Gabinete Civil, Secretaria de Administração e Planejamento, Turismo e Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, Assistência e Desenvolvimento Social, Finanças, Saúde, Obras, Urbanismo e Transportes, Cargos Comissionados. Os servidores da Secretaria Municipal de Educação vão receber seus proventos na próxima semana.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

[leia] Edinho Duarte estuda candidatura


O jovem Edinho Duarte estuda a possibilidade de disputar um mandato na Câmara Municipal de Apodi no pleito de 2012.

Em conversa com o blog do Josenias Freitas, o Edinho revelou no último dia 20, durante um almoço oferecido pelo ex-prefeito Evandro Marinho.

“Edinho representará a família no próximo pleito, uma vez que ele e jovem e tem novas ideias e estar preparado para enfrentar esta batalha", frisou Vandinho.

[leia] Políticos ignoram regra que obriga fidelidade partidária

O Estadão.com destaca que há uma corrida de políticos “infiéis” por todo o Brasil. Em setembro e outubro, às vésperas do fim do prazo para a filiação partidária dos que querem disputar cargos em 2012, centenas de prefeitos, vereadores e subprefeitos trocaram de legenda.

Em vigor desde 2007, a regra que impõe fidelidade partidária aos políticos vem se tornando na prática letra morta quando se trata de punir quem troca de legenda. A regra é ignorada em todo o País, apesar de o Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta corte de Justiça, já ter dado a palavra final: os mandatos pertencem aos partidos e não a quem os exerce. “No sistema de eleições proporcionais, o exercício de um mandato eletivo não é direito pessoal do candidato”, decidiu o STF na época.

[leia] Vale do Apodi não se preparou para o próximo inverno

Se Mossoró investiu em obras preventivas e está se preparando para o próximo inverno, o mesmo não as cidades do Vale do Açu e a região da Vale do Apodi.

Vale do Açu e a região da Vale do Apodi são as duas regiões mais afetadas no período de inverno. Chega a ficar com 10 mil pessoas desabrigadas.

Nas duas regiões requer investimentos federais na desobstrução do leito dos rios Piranhas/Açu e Apodi/Mossoró. Neste último poderia ser do Governo do Estado.

Na região do Vale do Açu requer a retirada dos bancos de areia, vegetação do leito do rio e em seguida a replantação da mata ciliar, para evitar novas obstruções.

Além disto, também é imprescindível desobstruir o leito do rio Pataxó, para não alagar 70% do município de Ipanguaçu, como aconteceu em 2004, 2008, 2009 e 2011.

No caso do Pataxó, o Ministério da Integração Nacional aguarda projeto da SEMARH, do Governo do Estado para liberar investimento na ordem de R$ 7,3 milhões. 

Há princípio, o Estado prometeu semana passada duas máquinas para, pelo menos, retirar a vegetação leito do rio Pataxó e assim amenizar as inundações no caso de inverno forte.

Sobre o rio Piranhas/Açu, o ex ministro Geddel Vieira (PMDB), da Integração Nacional, chegou a determinar o DNOCS, em 2009, que fizesse o trabalho de desobstrução.

Até hoje não foi feito nada. O pior é que os aliados de partido de Geddel no RN estão é usando a desgraça no Vale do Açu para exigir do governo Federal a liberação de R$ 300 milhões para construir a Barragem de Oiticica, com a desculpa esfarrapada de que vai acabar com as inundações no Vale do Açu, o que não tem o menor sentido.

Fonte: Portal NoMinuto

[leia] Quem vai subsidiar a conta de energia do Distrito Irrigado da Chapada do Apodi

Se por um acaso existir água suficiente na Barragem de Santa Cruz e o DNOCS/PMDB insistirem em transpor para a Chapada do Apodi, quem vai subsidiar esta conta, considerando que o preço da energia normal é impraticável na agricultura irrigada?

Caso seja dado andamento o projeto do DNOCS/PMDB de implantar o Distrito Irrigado da Chapada do Apodi igual ao existente no lado do Ceará, quem vai pagar a conta (subsidiar o preço da energia) é a população de Mossoró e dos 26 municípios do Alto Oeste.

De acordo com o NoMinuto. Quem paga a conta da energia (subsidia o preço) para os empresários de o agronegócio produzir usando agrotóxico em grande escala na Chapada do Apodi, pelo Lado do Ceará, são os 3,5 milhões habitantes da população de Fortaleza, que recebe água do Castanhão.

Do lado do Rio Grande do Norte, a previsão é o Governo do Estado construir uma adutora para abastecer 35% da população de Mossoró e concluir outra para abastecer a população de 26 cidades e 64 comunidades rurais de municípios do Alto Oeste Potiguar. 

Será que o pessoal do DNOCS/PMDB já combinou com a população de Mossoró e do Alto Oeste para pagar água mais cara para poder os empresários produzir usando agrotóxico na Chapada de Apodi? Será que este tema não merece nem um pouco mais de atenção?

[leia] Rio Grande do Norte tem 86,7 mil pessoas vivendo em situação precária

O Rio Grande do Norte tem 86.718 pessoas vivendo em condições precárias, conforme aponta levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (21). Esse total corresponde a 2,7% da população do Estado, que tem população total de 3.168.027 habitantes, também considerando informações do instituto.

O Estado tem 46 aglomerados subnormais, que é como o IBGE chama os assentamentos irregulares existentes no país, conhecidos como favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades, vilas, ressacas, mocambos, palafitas, entre outros. Duas cidades, Natal e Mossoró, são as únicas com moradias desse tipo.

A capital concentra o maior número de domicílios considerados aglomerados subnormais (22.533), onde vivem 80.774 pessoas. Mossoró aparece com 1.604 domicílios, e população residente de 5.944 habitantes.

Em Natal, os aglomerados subnormais com maior número de pessoas morando são Aliança (10.451), Pompéia (8.946), Mãe Luíza (5.643), Aparecida (4.459) e África (4.098). Em Mossoró, são cinco aglomerados, todos populosos: Wilson Rosado (1.805), Santa Helena (1.573), Fio (1.528), Forno Velho (531) e Tranquilim (507).

Os dados são baseados no Censo Demográfico 2010, e constam na publicação Aglomerados Subnormais – Primeiros Resultados. O conceito de aglomerado subnormal foi utilizado pela primeira vez no Censo Demográfico de 1991. Ele busca retratar a diversidade de pessoas que vivem nessas condições.

A publicação “Aglomerados Subnormais – Primeiros Resultados” mostra quantas pessoas vivem e quantos domicílios existem nessas áreas, algumas de suas características socioeconômicas (composição da população por sexo e idade; analfabetismo; rendimento) e os serviços públicos existentes como rede de coleta de esgoto ou fossa séptica; energia elétrica com medidor exclusivo; rede de água; e lixo coletado diretamente ou por caçamba.

[leia] MEC antecipa resultado do ENEM

Previsto para janeiro de 2012, o MEC divulgou hoje o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Para consultar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição, acessando o site: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/.

[leia] "Projeto que propõe sistema de cotas na UERN para portadores de necessidades especiais é aprovado"

Foi aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, projeto de lei de autoria do deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB), destinando 5% das vagas dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) á pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE), sendo que a deficiência apresentada pelo candidato deverá ser compatível com o exercício da profissão para a qual o curso pretendido se destina.

Em plenário, o parlamentar justificou o seu projeto, destacando que nada mais justo, portanto, do que criar condições para que as pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE) sejam estimuladas a realizar seus estudos também em nível superior. “Um pequeno percentual de apenas 5% das vagas para ingresso em cursos de superior da UERN é uma ação afirmativa, por parte de toda a sociedade, no sentido de possibilitar às pessoas portadoras de deficiências a oportunidade de demonstrar sua capacidade de bom desempenho acadêmico. E, desta forma, criar oportunidades para pôr em prática a determinação constitucional referente à integração desta parcela da população à vida social e profissional”, comentou Carvalho.

Em todo o Brasil, aproximadamente 350 mil pessoas com deficiência estão inseridas no mercado de trabalho. O número expressivo é resultado, principalmente, da Lei 8.213/91, que obriga as empresas com 100 ou mais funcionários a terem em seus quadros um percentual mínimo de trabalhadores com deficiência ou reabilitados pela Previdência Social. A lei, que acaba de completar 18 anos, trouxe mudanças expressivas no que diz respeito à inclusão, mas está longe de ser cumprida em sua plenitude: menos de metade das empresas (44,5%) cumpre a norma. Dados do Ministério do Trablaho e Emprego mostram que 870 mil vagas deveriam ser preenchidas pelos cotistas. Essa realidade já levou o Ministério Público do Trabalho a abrir, nos últimos dois anos, 3.363 processos em apenas 10 estados e no Distrito Federal. Destes, 1003 resultaram em Termos de Ajustamento de Conduta (TAC).

[leia] Reajuste para quem ganha acima do mínimo dependerá de melhoria nas contas públicas

O governo federal não autorizará a inclusão no Orçamento de 2012 de recursos para reajustar acima da inflação as aposentadorias e pensões de quem recebe mais do que um salário mínimo. Porém, os portadores da notícia aos representantes de sindicatos ligados aos aposentados – os ministros Garibaldi Alves Filho (Previdência) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) – informaram que não está descartada a possibilidade de, no decorrer do próximo ano, algum reajuste ser negociado para a categoria.

A justificativa para não conceder o aumento acima da inflação para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a crise internacional. Gilberto Carvalho explicou que o governo está sendo obrigado a realizar cortes significativos em investimentos e desde 2008 não reajusta os valores da remuneração dos detentores de cargos de confiança na administração pública. Ele acrescentou que até o reajuste pleiteado pelo Judiciário está sendo negado.

Garibaldi Alves destacou que durante vários meses setores do governo buscaram uma forma de encontrar um desafogo nas contas públicas para promover o reajuste acima da inflação. A conjuntura internacional e as dificuldades que o país está enfrentando inviabilizaram a concessão do reajuste. “Sabemos das dificuldades que os aposentados enfrentam no dia-a-dia e vamos continuar trabalhando para viabilizar a construção de uma política de valorização das aposentadorias e pensões”, declarou o ministro da Previdência.

[leia] 2012: o ano dos concursos públicos

No mundo dos concursos públicos, 2012 será um ano melhor que 2011. Esta é a avaliação dos professores que preparam candidatos que querem ter o governo como patrão – seja na esfera municipal, estadual ou federal.

Mesmo se tratando de um ano eleitoral, o que na prática restringe a contratação de novos servidores públicos, os concursos só deverão ter redução na esfera administrativa municipal. As seleções nas esferas estadual e federal, que têm os cargos mais cobiçados, deverão ser preservadas.

A curto prazo, entre janeiro e junho, deverão ser abertas vagas na Polícia Federal (mais de mil), INSS (edital publicado), Polícia Rodoviária Federal (mais de mil), Receita Federal (mais de mil), Caixa Econômica Federal (edital em fevereiro).

No âmbito estadual, o Ministério Público Estadual (MPE) também deverá publicar edital com vagas, assim como a Polícia Militar (oficiais e soldados) e o Tribunal de Justiça. Esses concursos ainda não foram autorizados pelo governo, mas são possibilidades.

Atualmente, grande parte dos concurseiros se prepara para a seleção da prefeitura de Parnamirim, cujas provas serão aplicadas no dia 5 de fevereiro, assim como o INSS, que terá provas no dia 20 de fevereiro.

[leia] Lei Ficha Limpa deve valer para pleito 2012, diz ministro

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandovski, disse estar convencido que a lei da Ficha Limpa será válida para o pleito 2012.

“Estou convencido que temos maioria de ministros que votarão pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. É possível que um ou outro dispositivo seja questionado, mas a lei será constitucional e valerá para as próximas eleições”, destacou, ao participar de evento na Câmara Municipal de Natal.

Fonte: Blog Panorama Político

[leia] Wilma de Faria justifica ausência em evento

Em contato com um assessor do vice-governador Robinson Faria (PSD), a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) justificou ausência em evento ontem à tarde em Apodi, em prol da pré-candidatura a prefeito do professor Flaviano Monteiro (PCdoB).

Um pouco antes, em ligação telefônica, Wilma conversou com assessor de Robinson que já estava em Mossoró, adiantando que estava com sintomas de uma virose.

Como se vê, os ex-aliados estão novamente se afinando.

A decisão de Robinson de se afastar do Governo Rosalba Ciarlini (DEM) o remeteu a natural diálogo com Wilma e seu grupo.

[leia] Edilson Neto participa de reunião com Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República

Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República - Gilberto Cavarlho
Hoje (21) o Ministro Gilberto Carvalho (Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República) estará recebendo pela manhã às 10h30min. Várias lideranças que compõem o Fórum do Campo Potiguar, onde na oportunidade será pautado o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi.

A audiência foi solicitada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), além das várias lideranças que estarão presentes a reunião contará com a presença do Professor João Abner que é doutor em Recursos Hídricos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).   

Edilson Neto também estará participando da reunião representando os agricultores(as) familiares do município de Apodi.

[veja] Garota Verão 2012 em Apodi

[veja] Participação popular marca o jantar da Nova Geração em Apodi















Clique AQUI e veja mais fotos.
Fotos: Jr. Soares

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

[leia] Fábio e Robinson Faria participam de evento natalino em Apodi

O vice-governador Robinson Faria e o deputado federal Fábio Faria participaram na noite desta terça-feira (20) de um evento alusivo aos festejos natalinos do grupo político chamado "Nova Geração", que apoiou a eleição do parlamentar em 2010. O movimento é liderado por Flaviano Monteiro, que concorreu a uma vaga na Assembleia pelo PCdoB em 2010, e Zé Maria, presidente do PSD local, além dos vereadores Genivan Varela e Chico de Marinete.

"Quero aproveitar esta oportunidade para garantir à comunidade das Queimadas recursos para a construção de passagem molhada que vai permitir aos moradores o direito de ir e vir durante as cheias do rio Apodi", disse Fábio Faria, que visitou a comunidade no início do ano para conhecer o problema. A emenda foi apresentada para o Orçamento Geral da União 2012.


Fábio Faria ainda assegurou R$ 330 mil para a instalação de um Cartório Eleitoral em Apodi, através do Tribunal Regional Eleitoral, e luta desde o ano passado pela implantação de um Campus da UERN. Por indicação de Fábio, a Bancada Federal do RN destinou emenda coletiva no valor de R$ 18 milhões ao OGU 2011 e ele conquistou apoio de deputados e senadores para novos recursos em 2012. Recentemente, levou o reitor da UERN, Milton Marques, e lideranças de Apodi ao ministro da Educação, Fernando Haddad, para defender esse investimento para o município.

Fábio e Robinson Faria, presidente estadual do PSD, chegaram a Apodi acompanhados dos vereadores do partido em Mossoró, Jório Nogueira e Francisco José Júnior, presidente da Câmara Municipal. O evento da "Nova Geração" contou ainda com a presença de Iideranças políticas das regiões do Médio e Alto Oeste.

[leia] Reverso – retire de nossas vidas o Decreto No 0-001 de 10 de Junho de 2011 de nossas vidas

Documentário produzido pelo DECA/PROEX-UERN, Marcha Mundial das Mulheres e STTR de Apodi, sobre o polêmico projeto de irrigação proposto pelo DNOCS, que poderá desapropriar mais de dez mil hectares na região da chapada do Apodi, desabrigando centenas de famílias assentadas.

Por: Agnaldo Fernandes


[humor] Quem já usou um bicho desse?

[veja] Pôr do sol no meu Apodi


por Alexandre Wagner