sábado, 17 de dezembro de 2011

[leia] Governadora critica delegados pela pressão para convocação dos aprovados em concurso

A governadora Rosalba Ciarlini reagiu ao movimento comandado pela Associação dos Delegados de Polícia, onde os delegados regionais ameaçam entregarem as funções caso não seja feita a convocação dos delegados concursados.

“Eu esperava que eles fossem me ajudar a encontrar uma solução e não me trazer mais um problema”, disse a governadora.

A pressão dos delegados foi oficializada na última quinta-feira, quando a Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol) entregou um ofício confirmando que, caso os aprovados no último concurso público da categoria não sejam convocados até o fim do próximo mês, os dez delegados responsáveis pelas delegacias regionais do Rio Grande do Norte entregarão os cargos em virtude das deficiências na estrutura.

[leia] TSE aprova resoluções para Eleições 2012

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa, as resoluções que regulamentam a escolha e registro de candidatos às eleições municipais de 2012, quando serão escolhidos os novos prefeitos e vereadores do país, e também sobre os atos preparatórios para o pleito.

Entre as normas, está a de que só pode se candidatar quem estiver filiado a partido político há pelo menos um ano antes do pleito. As eleições serão realizadas em 7 de outubro . Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum candidato a prefeito alcance a maioria absoluta dos votos nesta votação, haverá segundo turno, com os dois mais votados, em 28 de outubro.

Convenções
As convenções para escolha dos candidatos e formação de coligações serão realizadas de 10 a 30 de junho de 2012, seguindo as normas determinadas no estatuto dos partidos. Poderá participar das eleições o partido cujo estatuto tenha sido registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 7 de outubro deste ano.

Candidatos
Só podem concorrer a prefeito e a vereador os candidatos escolhidos em convenção. A idade mínima para quem quiser disputar alguma prefeitura é 21 anos, na data da posse.

Para vereador, o candidato deve ter 18 anos também na data da posse. Os candidatos a ambos os cargos devem ter a nacionalidade brasileira; o pleno exercício dos direitos políticos e o alistamento eleitoral. Além disso, devem provar que estão filiados a partido político e têm domicílio eleitoral na circunscrição da eleição desde 7 de outubro deste ano.

Cada partido pode registrar um candidato a prefeito em cada município. Quanto aos vereadores, as coligações podem registrar até o dobro do número de vagas em disputa.

Registro
O pedido de registro será solicitado ao juízo eleitoral da cidade por onde o candidato vai concorrer. Deverá ser apresentado, obrigatoriamente, em meio magnético gerado pelo Sistema de Candidaturas – Módulo Externo (CANDex) – desenvolvido pelo TSE e acompanhado das vias impressas do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), também emitidos pelo sistema e assinados pelos interessados.

No pedido de registro, que pode ser feito pela legenda desde a escolha do candidato em convenção até o dia 5 de julho, o concorrente deve apresentar declaração atual de bens; certidões criminais fornecidas pelos órgãos de distribuição da Justiça Federal e Estadual; fotografia recente, comprovante de escolaridade e prova de desincompatibilização, quando for o caso. Os candidatos a prefeito ainda têm de anexar as suas propostas de campanha.

Os partidos devem declarar os valores máximos de gastos que terão por cargo eletivo em cada eleição a que pretendem concorrer. No caso de coligação, cada partido que a integrar fixará o seu valor máximo de gastos.

Impugnação
Qualquer candidato, partido político, coligação ou Ministério Público poderá impugnar o pedido de registro, em petição fundamentada até cinco dias após a publicação do edital relativo ao pedido de registro.

Todos os pedidos de registro de candidatos, inclusive os impugnados, devem estar julgados pelo juízo eleitoral até 5 de agosto do ano que vem.

Justificativa e divulgação dos resultados
Ainda na sessão de ontem, o TSE aprovou a resolução que disciplina, entre outros assuntos, os atos preparatórios, a justificativa eleitoral, a divulgação e a proclamação dos resultados.

Justificativa
O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos. Quem não votar, terá de justificar a ausência, no próprio dia da votação, nos locais a serem designados pelos juízes eleitorais.Para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens entre 16 e 18 anos o voto é facultativo.

Diplomação
Os candidatos eleitos aos cargos de prefeito e vereador deverão ser diplomados até o dia 19 de dezembro de 2012.

*Com informações do TSE

[leia] Portal da Língua Inglesa com Bruno Coriolano

Estou divulgando meu blog para todos aqueles que desejam estudar e aprender inglês pela internet, no conforto da própria casa.

É rápido, simples e você pode estudar na hora que quiser e quantas vezes desejar. Não estou pedindo nada em troca, apenas e divulgação do mesmo.

Acesse www.portaldalinguainglesa.blogspot.com e não perca esta oportunidade de falar inglês totalmente grátis.

[leia] Rádio Vale do Apodi entrevista Dr. Pinheiro Bezerra


O médico Dr. José Pinheiro Bezerra pré-candidato a prefeito de Apodi pelo PR em 2012 esteve na noite desta sexta-feira (16), em uma entrevista na Rádio Vale do Apodi em cadeia com a FM Lagoa em Soledade onde falou sobre política aos apresentadores Jairo Cesar e Fernando Magalhães no programa Panorama Político.

Perguntado de cara se partiria pra outro embate ele foi categórico em frisou que já comprou uma “chuteira nova” e bonita e está pronto para atender o povo de Apodi mais uma vez, se esse for entendimento do povo de nossa cidade, pois todo Apodi já sabe e conhece o seu trabalho frente à prefeitura. Pinheiro afirmou que o motivo de está mais uma vez na luta, afirmando que o homem público não tem vontade própria, por isso tem ouvido da população que ele deve retornar a vida pública.

Indagado sobre a posição de sua família quanto a ele ser candidato ele disse que a historia política de Apodi tem duas fases, antes e depois dele, afirmando que tem consciência que fez o para melhor de Apodi, pode não ter feito tudo, mas fez aquilo que podia, e que estava ao seu alcance. Ele disse que sua família tem um zelo especial por essa questão de sua saúde, e sempre pede que ele fico mais calmo, parado, frisando que isso não faz parte de sua constituição genética que o capacita para essa capacidade de trabalho.


Sobre o projeto político formado por vários partidos políticos e encabeçado pelo PR, o ex-prefeito disse que foi estabelecido um conselho que está procurando o melhor para as eleições de 2012, onde esse conselho tem procurado os entendimentos e conchavos políticos. Ele falou sobre o fato de hoje está novamente ao lado de Fanfanta e Agostinho e que isso na política isso é necessário, pois entende e confia na capacidade de ambos para ver o que o melhor para o desenvolvimento de Apodi, pois entende que política de faz somando e aglutinando nomes fortes. 

Voltando as eleições passadas pelo entrevistador Jairo Cesar, que perguntou o que faltou para a vitoria da nova geração, Pinheiro foi categórico afirmando que faltou amadurecimento político naquela época, lembrando o fato de não ter subido no palanque mesmo aclamado pelo povo presente.


Sobre o entendimento da oposição especificamente com a Nova Geração, Pinheiro afirmou que sempre primou por essa união, mas que tem encontrado uma enorme dificuldade com a Nova Geração de Apodi, acreditando que eles não vão ficar na imaturidade, usando um velho bordão seu, que eles “baixem as bandeiras”, e sentem para conversar afirmando que não acredita que haja nas próximas eleições três candidatos, pois hoje levaria a oposição a morrer na praia. 

Dr. Pinheiro foi induzido a falar sobre o que o levou a ser candidato pela sexta vez, frisando que isso parte do desejo da população e do desejo de servir a população de Apodi. Ele disse que o conselho político está autorizado a conversar com todos os políticos.

Sobre uma possível união entre PR, DEM e PMDB, Pinheiro disse que o seu líder João Maia deixou livre o PR de Apodi para tomar qualquer decisão, inclusive de sentar a mesa com o PMDB da prefeita Goreti Silveira, qualquer grupo político, quer oposição ou situação.

Jairo Cesar perguntou se Pinheiro teria vontade ou pretensão de voltar ao ninho bacurau, onde ouviu do mesmo que esse grupo mora no seu coração pela consideração que eles têm pelo trabalho, como também é muito querido onde está hoje, ou seja, no grupo bicudo.

Sobre a pessoa da prefeita Goreti Pinto ele definiu como uma prefeita que tem dado conta do recado e que tem feito o possível com gestora de nossa cidade. Já com relação à Flaviano Monteiro ele disse ser também uma excelente pessoa, mas que falta-lhe maturidade política. Ainda com relação a Evangelista ele disse ser uma renovação política de nossa cidade.

Quanto a pré-candidatura de Berg Morais pelo PV, Dr. Pinheiro disse que é bastante importante que haja vários nomes interessados nesse momento, pois assim Apodi saberá como escolher, ou seja, terá mais nomes para a escolha dos partidos para se colocar a disposição da oposição.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

[leia] Calor do Nordestino

A jornalista de Economia, Miriam Leitão, destacou no jornal O Globo que a região Nordeste continua com sinais de forte crescimento. De 1995 a 2009, foi a região que mais cresceu sua participação no PIB: de 12% para 13,5%.

Os dados divulgados na quarta-feira pelo IBGE mostram como o Brasil é concentrado: cinco cidades têm 24% do PIB. Só a cidade de São Paulo é quase um Nordeste inteiro.

Renda, crescimento e PIB concentrados, o Brasil sempre teve. O fenômeno interessante dos últimos anos foi o crescimento mais forte de regiões como o Centro-Oeste ou o Nordeste. A crise tirou um pouco do gás, produziu alguns números negativos, mas quem vai lá sente que o clima ainda é de crescimento.

O setor de serviços nordestino passou a representar 14,1% dos serviços brasileiros. Era 12,4% em 1995. O comércio foi de 13,2% para 15,5%, a indústria saiu de 10% para 12,2%. Na produção e distribuição de serviços públicos — água, gás, esgoto, limpeza urbana — a participação do Nordeste saltou de 12,4% para 19,3% do total do país. Na agropecuária, caiu de 22,9% para 18,2%, enquanto o Centro-Oeste aumentou de 11,4% para 19,5%.

[leia] Convênio entre TCE-RN e FEMURN disponibiliza software do Portal da Transparência a todos os municípios do Estado

As prefeituras do Rio Grande do Norte receberão, sem qualquer custo, o software para implantação do Portal da Transparência que será obrigatório a partir de 2013 em todo o País. A cessão do direito do uso do programa de computador foi feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) em assinatura de convênio com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). O termo de convênio, com vigência inicial de 60 meses, foi assinado ontem, 15, pelo conselheiro Valério Mesquita e pelo prefeito Benes Leocádio, respectivamente presidentes do TCE e da FEMURN, em reunião na sede do tribunal.

Por meio do convênio, a FEMURN recebeu o software e poderá disponibilizá-lo para todas as prefeituras do Rio Grande do Norte. Atualmente, pela legislação em vigor, apenas os municípios com população a partir de 50 mil habitantes estão obrigados a implantar e manter o portal de transparência, para divulgação de receitas e despesas. A obrigatoriedade da implantação e manutenção do Portal da Transparência está fixada na Lei 131, que alterou a Lei de Responsabilidade Fiscal, de 2000. 

[leia] 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres aprova moção de repúdio ao Decreto de Desapropriação da Chapada do Apodi


MOÇÃO DE REPÚDIO AO DECRETO Nº 0-001/2011

Nós mulheres de todo Brasil, reunidas na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, de 12 a 15 de Dezembro de 2011, repudiamos o Decreto Nº 0-001 de 10 de Junho de 2011 que desapropria cerca de 13 mil hectares de terras da agricultura familiar para beneficiar o hidro e agronegócio na Chapada do Apodi do Rio Grande do Norte.

Apodi é um dos poucos municípios em que a população rural é maior que a urbana. Essa região é a mesma que Lula visitou em 2005 e encheu de esperança o povo norte-riograndense. Foi em Apodi que Lula assinou o Primeiro Pronaf Mulher do país. A região conta também com muitas experiências de convivência com o semiárido, onde as mulheres criam abelhas, galinhas, caprinos e plantam de forma agroecologica feijão, arroz, milho, batata, macaxeira, frutas e verduras.

A chegada desse decreto expulsa um povo com mais de 150 anos de história de suas terras e destrói o trabalho realizado pelas mulheres nos últimos 06 anos com apoio do próprio Governo Federal como, por exemplo, o Pronaf Mulher. Por isso, repudiamos o Decreto Nº 0-001 de 10 de Junho de 2011 e reivindicamos que o Governo Federal revogue este Decreto.

NOTA DO BLOG: A Companheira Francisca de Antonia de Lima Carvalho (Kika como é mais conhecida) esteve representando as mulheres do município de Apodi/RN na conferência realizada em Brasília entre os dias 12 e 15 de Dezembro, onde esteve defendendo esta bandeira, parabéns as agricultoras de Apodi. 

Por: Agnaldo Fernandes

[veja] Uma visão maravilhosa


Foto: Valdir Leite

[leia] Igreja de Cristo comemora 79 anos com grande festa em Apodi

David Marrocos, pastor da Igreja de Cristo em Apodi, em perfeitas condições de continuar, foi o dirigente da reunião.


Um grande evento, assim podemos classificar a comemoração aos 79 anos da igreja de Cristo no Brasil no dia 13 de dezembro aqui na cidade de Apodi.

Marcou um novo tempo nas celebrações durante o aniversário de organização da nossa Igreja. Em tudo se pode concluir que vivemos esta maior festa de adoração. O sucesso da festa não está na quantidade de cantores presentes, nem mesmo a grande multidão por si só é o referencial deste nível, mas a associação, do grande número de pessoas, do valor e talento do cantor, e acima de tudo organização e presença do Senhor fizeram da festa deste ano a maior desta natureza.

Temos que agradecer aos anunciantes, aos ofertantes, os obreiros, aos amigos da Igreja que são muitíssimos, as Igrejas, as congregações, a cada irmão, a cada amigo, pela grandiosidade desta celebração de glória para o Reino de Deus. Seja o nome do Senhor engrandecido.

Parabéns Igreja de Cristo, apesar das dificuldades ainda tens os que não bejaram e nem beijarãos os pés de baal.

 Fonte e fotos: Erivan Morais

[leia] DNOCS esclarece irrigação da Chapada do Apodi a bispos católicos

Irrigação da Chapada do Apodi movendo montanhas antes mesmo de acontecer.

Esta manhã, o deputado Henrique Eduardo Alves, o diretor do DNOCS Elias Fernandes, o deputado estadual Gustavo Fernandes foram até à catedral de Natal para uma reunião com os bispos Dom Matias Patrício e Dom Heitor de Araújo Sales.

Convidado especial o Dr. Ramon Rodrigues, secretário nacional de irrigação.
Ele veio ao RN mais uma vez para esclarecer dúvidas. Um pedido do DNCOS ao Ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração).

Como a Igreja Católica assinou manifesto contra a obra de irrigação, foi ouvida hoje de forma diferenciada.

Alguns pontos foram transigidos como um escritório que o DNOCS se comprometeu a instalar em Apodi para esclarecer qualquer dúvida à população a partir de janeiro.

A outra foi técnica mesmo. Diz respeito à capacidade do volume de água a ser utilizado.
Os 9 mil hectares previstos  por todo projeto vai aguardar a Transposição do São Francisco. Inicialmente, 5 mil  hectares serão irrigados com a capacidade da água atual.

Elias Fernandes fez questão de registrar a outorga da ANA, autorizando o processo a ser iniciado no início de janeiro.

Por último, um entendimento em relação aos produtores de áreas que não querem se mudar de suas pequenas propriedades.

O DNOCS se comprometeu a não interferir, respeitando as posses atuais.

Dom Heitor fez questão de registrar o valor da iniciativa para o entendimento, lembrando que só foi testemunha de  atitude semelhante quando a Igreja foi ouvida sobre a Transposição do São Francisco. Na época, o Ministro era o potiguar Fernando Bezerra. 

Fonte: Laurita Arruda

[leia] LOA é votada e agora segue para sanção da Prefeita Goreti Silveira

A Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2012 do município de Apodi foi finalmente votada e aprovada, nesta quinta-feira (15), com 29 emendas consensuais, como também algumas coletivas.

O orçamento total da Prefeitura Municipal de Apodi para o próximo ano está estimado em R$ 60.000,00 milhões.

O projeto da LOA 2012 agora segue pra sanção da Prefeita Goreti Silveira.

[leia] TCE mira municípios “com royaties”

O Tribunal de Contas vai intensificar a fiscalização das prefeituras que recebem muitos recursos, como é o caso dos municípios contemplados com royalties da Petrobrás,  sem que se tenha melhorias em áreas como saúde, educação, saneamento básico e outras.

- “Vamos fazer um planejamento, viabilizando um cronograma de inspeções priorizando os municípios mais problemáticos. Queremos explicações dos prefeitos sobre como estão sendo executados esses recursos”, relatou o presidente da Primeira Câmara, conselheiro Carlos Thompson.

A informação da citada Câmara foi dada em conseqüência do pronunciamento do conselheiro em exercício, auditor Cláudio Emerenciano, citando notícias veiculadas em jornais locais dando conta que aumento de recursos não significa, necessariamente, desenvolvimento do município, citando como exemplo o caso de Guamaré e outros municípios do Oeste.

Do Território Livre: Atitude louvável do TCE. O fato é tão flagrante e ao mesmo tempo ignorado ao longo dos anos. Se tinha uma conta que não fechava era essa; como cidades privilegiadas por volume de recursos poderia ficar na mesma situação de pobreza absoluta das cidades com renda restrita ao FPM?

[humor] A gata da sexta tarados! Ei, bichinha, tire a mão daí… tireeeee…


[leia] Chapada do Apodi quer a transposição, mas não com o agronegócio junto

Um grupo de pessoas representando o PMDB na esfera local, estadual e federal, está trabalhando duro para convencer de que o Distrito Irrigado da Chapada do Apodi deve ser idêntico ao que fizeram no Vale do Açu ou própria Chapada do Apodi, pelo lado do Ceará.

Por outro lado, um grupo de cientistas sociais (incluindo médicos e agrônomos) puxa um bloco numeroso de líderes sindicais e outras entidades defendendo que o Governo Federal não deve mais investir na instalação de distritos irrigados e nem fomentar o agronegócio no País.

Antes de continuar, é preciso esclarecer que os agricultores da Chapada do Apodi querem sim a transposição das águas da Barragem de Santa Cruz. É salvação deles, dos rebanhos. Isto é fato. O que eles não querem é que seja como no Ceará ou Vale do Açu.

Continuando. A cientista social Raquel Rigotto, do Departamento de Medicina da Universidade Federal do Ceará, pesquisou a Chapada do Apodi, lado do Ceará nos últimos dez anos. Ficou assustada com o estrago na saúde dos trabalhadores, das famílias que moram na região.

Outro pesquisador, na região sul do País, constatou que nas regiões onde o agronegócio age com seu veneno nas plantações, o leite materno está 100% contaminado com veneno. Estes doutores alertam o estrago na saúde humana causado pelo uso excessivo do agrotóxico.

Outro pesquisador, o professor/doutor João Abner, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atestou outras questões tão sérias quanto as que Raquel Rigotto provou ao final de mais de 10 anos de pesquisa científica, com dezenas de teses comprovadas na chapada.

Abner destaca que o volume de água possível de ser liberada da Barragem de Santa Cruz é 4 metros cúbicos por segundo. Ele observa que um metro precisa ficar com a questão ecológica. Outro deve ser destinado para abastecer Mossoró e Alto Oeste. Restaram 2 metros.

Segundo Abner, 2 metros dá para irrigar no máximo, 3 mil hectares. O distrito da Chapada do Apodi projetado pelo DNOCS prevê uma área de quase 14 mil hectares, sendo que inicialmente seriam irrigadas 5,5 mil hectares. O fato real é que não tem água suficiente.

A turma do DNOCS, que é toda do PMDB, espalhada no município, no Estado e no Brasil, apresentam como argumento o ‘sucesso’ do Distrito Irrigado do Vale do Açu, o que certamente eles não conhecem. Se conhecessem, não faria uma aberração destas.

De acordo com o NoMinuto. Usam a palavra distorcida de moradores da chapada, de que querem a transposição. É claro que os trabalhadores querem água. É óbvio. Mas eles não querem dá suas propriedades para o agronegócio espalhar veneno na região, prejudicando a saúde deles, como no Ceará.

O DNOCS, que presidido por Elias Fernandes, do PMDB, insiste em investir R$ 280 milhões na instalação do distrito no modelo antigo. Todos os outros filiados e aliados estão loucos por este “investimento”. Porque este pessoal não luta por R$ 280 milhões para ampliar a rede de serviços de saúde de emergência urgência na região Oeste?

[leia] INSS abre concurso com 1.875 vagas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta sexta-feira (16), no “Diário Oficial da União”, a abertura de concurso para 1.875 vagas.  Ao todo, são 375 vagas para o cargo de perito médico previdenciário e 1,5 mil para técnico do seguro social. As vagas são distribuídas nas Agências da Previdência Social nos 26 estados e Distrito Federal. No caso dos médicos, o salário chega a R$ 9.070,93. Para os técnicos, a remuneração alcança R$ 4.496,89 com gratificações e auxílio alimentação.

O concurso era um dos mais esperados do ano devido ao grande número de vagas de nível médio.

O edital no “Diário Oficial da União” vai das páginas 220 à 236 da Seção 3. Para o cargo de técnico será exigido certificado de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau) ou curso técnico equivalente. Para perito é exigido diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em medicina e registro regular no Conselho Regional de Medicina.

O candidato pode poderá concorrer aos dois cargos, mas deverá optar pela mesma Gerência Executiva (cidade de realização das provas).

As inscrições serão pelo site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) a partir das 10h de segunda (19) até 14h de 11 de janeiro de 2012. As inscrições vão custar R$ 61,70 e R$ 51,70, respectivamente para médicos e técnicos.

[veja] Se é uma briga. É desse tipo de briga que Apodi precisa!


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

[humor] Das duas uma, a cerveja é muito cara ou a mulher é muito feia.

[veja] Festa de São Sebastião em Caraúbas 10 a 20 de jan/2012

Clique na imagem para ampliar!

[leia] Nota da Visão Mundial Brasil sobre o Projeto de Irrigação do DNOCS para a Chapada do Apodi

A Visão Mundial é uma organização não-governamental, cristã, brasileira, de desenvolvimento, promoção de justiça e assistência, que, trabalha com crianças, famílias e comunidades a fim de que alcancem seu potencial pleno. Ao longo dos mais de trinta e seis anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial vem trabalhando sob a ótica da sustentabilidade econômica, social e ambiental das crianças e famílias das comunidades onde atua. E com esse objetivo temos trabalhado nos últimos 15 anos com comunidades da chapa do Apodi no intuito da construção do desenvolvimento transformador que pressupõe a satisfação das necessidades humanas em sua plenitude, através do desenvolvimento econômico acompanhado da conquista de direitos sociais, de dignidade, justiça, paz e esperança. Trabalhamos restaurando a solidariedade entre as pessoas e o respeito à natureza. Com base nos princípios acima citados e na defesa da produção familiar camponesa, a Visão Mundial vem tornar público seu compromisso de apoiar o posicionamento já adotado pelos movimentos sociais locais, no sentido de ampliar o debate sobre Projeto do Perímetro Irrigado com as Águas da Barragem de Santa Cruz a ser instalado na Chapada do Apodi a cargo do DNOCS.

Entendemos que:

1. A implantação deste projeto, da forma como está programada trará prejuízos irreparáveis para a emergente produção sustentável em curso na região, fruto do esforço e da luta de diversas organizações e do trabalho das famílias;
2. Que o cultivo de monoculturas associado ao uso de agrotóxicos em larga escala, como é o caso em projetos dessa natureza, poderá contaminar seriamente o lençol freático que está localizado sob a chapada, cujas águas são atualmente usadas para consumo humano em vários municípios da região, podendo causar colapso no abastecimento;
3. Que o processo de desapropriação de pequenas propriedades, iniciado para implantação do projeto, caminha na contramão das necessidades da região, das estáticas apresentadas pelo último censo agropecuário do IBGE e dos interesses da sociedade;

Sendo assim reforçamos a necessidade do dialogo bem como nos colocamos a disposição para contribuir com o que nos for solicitado, desde que esteja em consonância com defesa dos diretos e interesses das famílias e comunidades mais pobres.

VISÃO MUNDIAL BRASIL

Informações repassadas por: Adeilton Dias Alves 
Gerente da UOPE Sertão II  

[leia] É bom refletir

Frase do Dia:

Pausa em minha "Terapia Desocupacional". Como não nasci rico, não sou filho de oligarcas nem tirei na loteria, ao estudo. Fui.

[veja] Visita a 'terrinha' de Valdir Leite


[leia] Quem é contra a copa?

Ninguém, nenhum brasileiro ou potiguar é contra esse evento, o que não se pode admitir é que em função desse campeonato esportivo se abandone a infraestrutura de serviços essenciais para a população, como saúde, educação e segurança como está acontecendo no Rio Grande do Norte. 

Na construção do Arena das Dunas em detrimento das verdadeiras prioridades do Estado. Como se a Copa de 2014 fosse a panaceia que resolveria todos os problemas da população norte-rio-grandense. É um grande equívoco.

[leia] Agricultura Familiar faz Apodi ficar em 3º Lugar na produção Agrícola do RN

Plantadores de Arroz
O município de Apodi se destaca em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte, no campo da produção agrícola e pecuária do território potiguar, figurando na lista das cinco cidades que mais se destacaram nessas atividades. De acordo com estudo, o Rio Grande do Norte apresentou aumento no campo da agropecuária de 18,6% no volume em 2009, com participação de 5,2% no valor adicionado estadual, contra 4,6% em 2008.

Na lista dos municípios pesquisados pelo IBGE, Apodi ficou na terceira colocação, perdendo apenas para Mossoró (melão); Touros (abacaxi) e vencendo Ceará-Mirim (cana-de-açúcar, mandioca e mamão) e São José de Mipibu (cana-de-açúcar e mamão). Apodi mostrou força na produção de arroz e criação de caprinos e ovinos.

No Vale e Chapada do Apodi, está concentrada uma das mais fortes e organizadas cadeia produtiva do território potiguar. Destacando-se a produção de arroz, frutas, hortaliças, mel de abelha, castanha de caju, criação de caprinos, ovinos e bovinos, projetos de piscicultura, criação de galinhas e várias outras atividades.

Fonte: Jornal de Fato 

NOTA DO BLOG: Apesar das dificuldades encontradas pelos agricultores(as) do município de Apodi, os dados do último censo do IBGE mostram a fortaleza e a capacidade de produção desse setor, onde é desenvolvida atividades agrícolas totalmente sustentáveis respeitando o meio ambiente e promovendo desenvolvimento tanto social, ambiental e econômico.

Aos que defendem cegamente o projeto de Irrigação da Chapada do Apodi (inclusive o Sec. Municipal de Agricultura de Apodi outro dia em uma reunião na Casa de Cultura afirmou ser deficiente a produção dos Agricultores familiares) fica a resposta através destes dados. O que falta na verdade é apoio/incentivo aos Agricultores Familiares de Apodi (Chapada/Vale) que luta e constroem uma vida melhor através de sua força e coragem.

FICA A REFLEXÃO: Se perímetro Irrigado trouxesse o tão sonhado "Desenvolvimento" Baraúnas e Assú estariam liderando esta pesquisa, ou não?

Por: Agnaldo Fernandes

[leia] Jornalista constata que Ney Lopes ainda é o campeão do melhor parlamentar do RN

O jornalista e blogueiro Robinson Carvalho divulgou ontem no programa “Repórter 98” da FM 98.9 de Natal, que o ex-deputado federal Ney Lopes, mesmo estando sem mandato há cinco anos, ainda é o “campeão” de troféus do melhor parlamentar do Estado, no ranking anual das “cabeças do Congresso Nacional”, divulgado anualmente em Brasília, DF.

O ex-deputado Ney Lopes por 13 vezes seguidas – desde a instituição da lista anual das “cabeças do Congresso” – foi apontado como um dos mais competentes parlamentares brasileiros (nos anos de 1994 a 2006).

O jornalista Robinson Carvalho constatou a estatística que homenageia o deputado potiguar, Ney Lopes, no site do DIAP (www.diap.org.br), entidade sindical fundada em dezembro de 1983, que acompanha diariamente os trabalhos legislativos do Congresso Nacional.
  • Abaixo de Ney Lopes estão o senador José Agripino (12 vezes incluídos na lista dos melhores – de 2000 a 2011) e o deputado Henrique Alves (integrante da lista de 1997 a 2000; 2003 e de 2005 a 2011).
  • O ex-senador Fernando Bezerra (5 vezes) integrou a lista em 1998; 2001 e de 2004 a 2006.
  • O senador Garibaldi Alves (3 vezes) nos anos 2008 a 2010.
  • O ex-senador Geraldo Melo (6 vezes) nos anos 1996/1999; 2001 a 2002. 

A revista ÉPOCA, em 6/5/2002, divulgou nacionalmente o nome de 14 senadores e deputados considerados “Alunos nota 10” – os melhores parlamentares do país escolhidos entre os 594 membros do Congresso Nacional. Lá está Ney Lopes como o 8º melhor parlamentar do Brasil.

Em 30.09.1998, a revista VEJA escolheu a “turma da eficiência” na Câmara Federal e Ney Lopes integrou esta lista. VEJA publicou que “apesar da imagem ruim o Congresso possui uma elite que trabalha muito”.

O Instituto Brasileiro de Estudos Políticos, com sede em Brasília, que congrega cientistas políticos e professores universitários, em junho de 1999, divulgou estudo científico, no qual relaciona os 30 melhores e mais eficientes parlamentares brasileiros no trato de temas nacionais e internacionais.

[leia] INSS oficializa FCC como organizadora do concurso

Agora é oficial: a empresa Fundação Carlos Chagas (FCC) organizará o concurso do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS).

Serão oferecidas 1.850 oportunidades de níveis médio e superior. De acordo com o ministro Garibaldi Alves, o edital da seleção deve ser publicado no dia 23 de dezembro. Entretanto, a data pode ser antecipada.

Serão 1.500 vagas para técnicos do seguro social e 375 para peritos médicos previdenciários. “Às 1.500 vagas de técnico deverão ser acrescidas 500 vagas. O número de peritos deverá chegar a 500”, disse o ministro durante um programa da TV NBR divulgado no dia 27 de outubro.

De acordo com a portaria número 442 de 18 de outubro, o provimento dos cargos será escalonado. Do total de 1.500 técnicos, 900 serão admitidos em março, 500 em julho e 100 em novembro de 2012. Já os peritos serão distribuídos da seguinte maneira: 150 em março, 100 em julho e 125 em outubro de 2012.

Os novos servidores do INSS vão atuar no Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) do instituto, que prevê a implantação de 720 novas agências da Previdência em cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes que não possuem unidades fixas.

[leia] Túnel do Tempo (parte 58). “Lá se vão…”


Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

O ano é de 1976. Quem aparece no retrato?


Resposta: Jeane Filha de Dagmar Suassuna, Nina Rosa, Ceiça de Juscelino de Iran, Raimunda Ferreira Freire (Mundinha), Zildete Sena, Naide de Dona Cecília e Vilmaci Viana.

Envie seu retrato para opirataapodi@gmail.com

[leia] Novas Liberações de Recursos - Município de Apodi

Número Convênio: 636584
Objeto: URBANIZACAO DE ASSENTAMENTOS PRECARIOS E HABITACOES
Órgão Superior: MINISTERIO DAS CIDADES 
Convenente: PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI
Valor Total: R$431.782,00
Data da Última Liberação: 07/12/2011
Valor da Última Liberação: R$58.549,64

[veja] Mensagem de Natal do senador José Agripino

Em mensagem natalina, o senador José Agripino (DEM) lembra ao povo potiguar que “fim de ano é tempo de avaliar o passado e pensar no futuro. É momento de recriar sonhos, traçar novas metas e renovar expectativas. Que em 2012, nossa família formada por três milhões de potiguares, possa estar unida, ajudando a construir o Rio Grande do Norte que nós merecemos. Pois é com esse sentimento de união e esperança que eu lhe desejo um Feliz Natal e um ano novo de muitas vitórias”. Confira no vídeo:

[leia] Presidente da CDL de Apodi defende Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi

O projeto de Irrigação do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi vem dividindo opiniões, por um lado algumas organizações não-governamentais ou instituições ligadas ao campo criticam o modelo e outras apóiam.

A maioria das instituições ou pessoas contrarias ao projeto são de fora e que não conhece bem as dificuldades enfrentadas pelo homem do campo apodiense. No município já se discute ate a realização de um plebiscito junto ao homem do campo que mora no território apodiense para opinar de forma democrática e consciente sobre a execução do projeto se realmente é viável para a Chapada ou não.   

Enquanto isso as opiniões vão se dividindo. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Apodi, empresário, George Gurgel, diz que o projeto de Irrigação da Chapada do Apodi será a redenção econômica de Apodi e região. “Vejo nesse projeto mais emprego, mais investimentos e mais qualidade de vida para o povo”, comentou George Gurgel que representa mais de 130 empresários filiados a CDL apodiense.

As obras do Projeto de Irrigação custaram R$ 280 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC. O projeto conta com uma área de 5.200 hectares e irá gerar 15.600 empregos diretos.
  
Os benefícios e os detalhes do Perímetro Irrigado de Santa Cruz do Apodi, no Rio Grande do Norte, já foram discutidos em Apodi com autoridades locais e a população do município durante reunião de engenheiros e técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), responsável pela implantação do projeto.

Outro dado importante do projeto, é que o Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN) de Apodi vai formar 90 técnicos em Zootecnia, pessoal esse que poderá concorrer a 120 lotes, cada um com 16 hectares, o dobro do lote que será destinado aos agricultores familiares, que respondem por 85% dos beneficiados.

O município de Apodi conta com uma área de 1.602 quilômetros quadrados, sendo o segundo maior município do Rio Grande do Norte, ficando atrás apenas de Mossoró, que tem 2.099 km². É numa área desse tamanho que ficara encravado os 5.200 hectares do perímetro irrigado da Chapada do Apodi.

“Sou a favor do Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, porque vai trazer mais investimentos para o município, não tenho duvidas que será um grande projeto, quando as águas da Barragem de Santa Cruz chegar á Serra do Apodi, vamos ver nosso município se desenvolver cada vez mais, pois o povo apodiense tem coragem de trabalhar, só precisa de oportunidades”, comentou o empresário George Gurgel.

Distribuição Física dos Lotes

Descrição
Número de Lotes
Área Individual (ha)
 Área Total (ha)
Pequeno Produtor
305
8
2.440
Técnico Agrícola
120
16
1.920
Eng. Agrônomo
25
24
600
Empresarial
5
48
240
TOTAL

5.200

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

[leia] Depois de muitos escândalos, eleitorado está preocupado com as escolhas

Os eleitores brasileiros e em especial do Rio Grande do Norte estão preocupados com a quantidade de escândalos protagonizados por políticos – alguns formam verdadeiras quadrilhas para se apropriar de dinheiro público – que aos poucos estão sendo revelados pelas ações do Ministério Público Estadual e investigações policiais.

O caso mais recente, em que são acusados dois ex-governadores e que um suplente de senador e ex-deputado federal chegou a ser preso, em Natal, numa operação que envolve mais de duas dezenas de pessoas, chocou a sociedade norteriograndense, que não consegue mais confiar nos seus representantes eleitos pelo voto.

Não é preciso investigar muito. Pela Internet qualquer cidadão pode acessar dados nos sites do Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual. Um exemplo pode ser visto em um município próximo da capital. Trata-se de Tibau do Sul, onde o ex-prefeito, Walmir José da Costa responde a várias ações por improbidade administrativa e execuções penais, sendo que o seu ex-secretário e irmão, Waldenício José da Costa, que também é acusado de improbidade administrativa no tempo do governo do seu irmão, se apresenta como pré-candidato a prefeito daquele município. Waldenício é acusado pelo Ministério Público Estadual em ação civil de improbidade administrativa por dano ao erário na Vara Única de Goianinha.

Esse é apenas um dos muitos exemplos que podem ser encontrados no estado. Mas, o eleitorado, mais do que nunca, está atento às candidaturas dos “fichas-suja”, numa tentativa de evitar que esse tipo de político consiga administrar recursos que vêm dos impostos pagos por trabalhadores honestos.

[leia] MP investiga caso de improbidade administrativa em Pau dos Ferros

O Promotor de Justiça Diogo Augusto Vidal Padre, da 1ª Promotoria de Pau dos Ferros, instaurou o Inquérito Civil nº 007/2011 para investigar a participação de uma servidora da Secretaria Municipal de Juventude, Habitação e Assistência Social de Pau dos Ferros na escolha de uma empresa, da qual ela faz parte, para prestar serviços ao município Pauferrense.

Tal situação, segundo o artigo 10 da Lei nº 8.429/92, é considerada como ato de improbidade administrativa que causa dano ao patrimônio público e viola os princípios da Administração Pública. A participação da empresa, cuja servidora é sócia, se deu através de um sobrinho empresário.

Sendo a servidora uma das sócias da empresa, esta jamais poderia participar do processo licitatório, muito menos vencê-lo. A instauração do Inquérito aconteceu após denúncias feitas, à Promotoria de Pau dos Ferros, por parte de dois cidadãos.

Foi solicitado, no prazo de 30 dias, que o prefeito da cidade envie cópia do ato administrativo que admitiu a servidora à secretaria. O prefeito também deverá remeter cópias de outros processos licitatórios realizados pela secretaria e que tenham a empresa da referida servidora como participante ou mesmo participação do sobrinho dela.

Já para a Junta Comercial do Estado (JUCERN), o MP requisitou, no prazo de dez dias úteis, cópia do ato constitutivo da empresa sob investigação e do sobrinho da servidora.

[leia] Câmara aprova projeto que proíbe pais de baterem nos filhos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) o projeto de lei que proíbe os pais de baterem dos filhos. Votada em caráter conclusivo na comissão especial formada para analisar a proposta, a chamada “Lei da Palmada” não precisará ser analisada em plenário e seguirá direto para o Senado, caso não seja protocolado recurso com a assinatura de 10% dos deputados.

O projeto prevê que pais que maltratarem os filhos sejam encaminhados a programa oficial de proteção à família e a cursos de orientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de receberem advertência. A criança que sofrer a agressão deverá ser encaminhada a tratamento especializado.

Pelo texto do projeto, crianças e adolescentes “têm o direito de serem educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar, tratar, educar ou proteger”.

[leia] Estudo do IBGE revela crescimento de Apodi na atividade agropecuária do RN

O município de Apodi se destaca em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre o Produto Interno Bruto do Rio Grande do Norte, no campo da produção agrícola e pecuária do território potiguar, figurando na lista das cinco cidades que mais se destacaram nessas atividades.

De acordo com estudo, o Rio Grande do Norte apresentou aumento no campo da agropecuária de 18,6% no volume em 2009, com participação de 5,2% no valor adicionado estadual, contra 4,6% em 2008.

Na lista dos municípios pesquisados pelo IBGE, Apodi ficou na terceira colocação, perdendo apenas para Mossoró (melão); Touros (abacaxi) e vencendo Ceará - Mirim (cana-de-açúcar, mandioca e mamão) e São José de Mipibu (cana-de-açúcar e mamão). Apodi  mostrou força na produção de Arroz e criação de caprinos e ovinos.

No Vale e Chapada do Apodi, esta concentrada um das mais fortes e organizadas cadeia produtiva do território potiguar.  Destacando-se a produção de arroz, frutas, hortaliças, mel de abelha, castanha de caju, criação de caprinos, ovinos e bovinos, projetos de piscicultura, criação de galinhas e varias outras atividades. Todos recebem o apoio e incentivo da Prefeitura do Apodi que tem trabalhado para fortalecer a agricultura familiar.

Contato do blog: opirataapodi@gmail.com

[leia] CBF corrige ranking de clubes e Palmeiras é o novo líder

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) corrigiu nesta quarta-feira o seu ranking nacional de clubes, colocando o Palmeiras na primeira colocação. Na terça, a CBF havia feito a atualização anual do ranking com o Santos como líder, mas só depois percebeu que não contabilizou toda a edição de 1967 do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, vencido pelo Palmeiras. O Internacional, vice-campeão daquela competição, também ganhou uma posição no ranking, trocando de lugar com o Cruzeiro.

Na atualização da terça, a CBF levou em conta pela primeira vez os títulos reconhecidos, no final do ano passado, como conquistas nacionais obtidas pelos times entre 1959 e 1970, que antecederam a era do Campeonato Brasileiro, realizado desde 1971.

Com isso, o Palmeiras passou a contabilizar oito títulos brasileiros e aparece agora com 2.366 pontos, oito a mais que o Santos, que segue com 2.358 pontos. Em dezembro de 2010, a CBF reconheceu os títulos da Taça Brasil, da Taça de Prata e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como conquistas nacionais.

O ranking atualizado pela CBF:
1.º Palmeiras, 2.366
2.º Santos, 2.358 pontos
3.º Vasco, 2.234
4.º Grêmio, 2.208
5.º Flamengo, 2.207
6.º Corinthians, 2.197
7.º Internacional, 2.111
8.º Cruzeiro, 2.114
9.º São Paulo, 2.109
10.º Atlético-MG, 2.080
11.º Botafogo, 1.846
12.º Fluminense, 1.841
13.º Coritiba, 1.588
14.º Bahia, 1.586
15.º Goiás, 1.556
16.º Guarani, 1.547
17.º Sport, 1.539
18.º Portuguesa, 1.446
19.º Atlético-PR, 1.428
20.º Vitória, 1.392

(Com Agência Estado)

[leia] Comissão de Combate às Drogas entrega relatório ao presidente da Câmara

Depois de cerca de sete meses de discussões sobre políticas públicas de combate às drogas em todo o país, a Comissão Especial (Cedroga) finaliza relatório que faz um diagnóstico das ações desenvolvidas nos estados e propõe medidas que possam conter o avanço do uso de crack e outras drogas no Brasil. O relatório foi entregue nesta quarta-feira (14) pelo presidente da Comissão, Reginaldo Lopes (PT/MG), à presidência da Câmara dos Deputados, com a presença do deputado Fábio Faria (PSD-RN) e outros parlamentares.

“Promovemos um debate amplo em praticamente todos os estados, uma conversa franca com autoridades e representantes da sociedade organizada, envolvidos com a problemática das drogas na comunidade brasileira. Este relatório não encerra o assunto, que será contínuo através da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, mas leva ao governo federal informações relevantes sobre a grave situação que enfrentamos hoje”, avalia o deputado Fábio Faria, que presidente a Frente de Combate ao Crack.

O relatório final elaborado pelo deputado Givaldo Carimbão (PSD/AL), contendo mais de mil páginas, inclui resultado do Seminário Estadual de Combate às Drogas, realizado em Natal, coordenado pelo deputado Fábio Faria. Além das informações dos palestrantes, o parlamentar coletou dados de outras entidades que atuam ou pesquisam sobre o avanço do crack e outras drogas no Rio Grande do Norte.

“Com base nas poucas ações e escassa infraestrutura apresentadas pelos palestrantes, identificamos uma grande carência de equipamentos, profissionais, mas especialmente de uma política efetiva de combate ao avanço do uso de drogas na comunidade potiguar. Em todas as esferas do poder público, há deficiência desde as ações educativas até a repressão ao tráfico de drogas”, relata Fábio Faria.

[leia] Comunicado para o SUB-14 da UNIVAP!



Atenção atletas do SUB-14 da UNIVAP, um comunicado muito importante, o treino desta quinta, 15/12/2011 será às 18H00.

Professor Roberto Hellinks

[leia] Sinte diz que Rosalba faz governo do “tudo para o artificial”

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (SINTE) veicula nota aberta à população, em que critica duramente o Governo Rosalba Ciarlini (DEM), além de prevê mais dificuldades para os servidores do Estado em 2012.

Veja a nota na íntegra: Governo Rosalba diz “não” para o social

Se comparássemos o Governo Rosalba com o Papai Noel, teríamos um mau velhinho. Daqueles que, em vez de dar os presentes, tira-os. Não satisfeito em negar qualquer benefício a mais para os servidores neste Natal, o Governo deixa de conceder direitos já conquistados em Lei, como é o caso dos Planos de Carreira de diversas categorias.

Na última segunda-feira (12), o Governo recebeu mais uma vez os sindicalistas para tratar do tema. Abriu as portas do gabinete, mas fechou a do cofre.

O dinheiro que deveria ser usado para cumprir a Lei do pagamento dos Planos continua cuidadosamente trancafiado. Rosalba já disse a que veio. Os recordes de arrecadação estufam os cofres públicos de dinheiro.

No entanto, o Governo faz caixa, única e exclusivamente, para fabricar um Estado feito de concreto armado e, para tanto, se utiliza do dinheiro que deveria ser usado para valorizar o serviço público e seus profissionais.

O modelo Rosalba de governar traz em si a máxima do atraso: “Tudo para o artificial, nada para o social”.

O que importa se há prejuízo e luto no serviço público quando há festa de lucro nas empreiteiras? Importa muito! Enquanto um pequeno grupo de privilegiados festeja, os servidores e a população usuária do serviço público pagam pela visão atrasada do Governo.

Educação, saúde, assistência social e rural, trânsito e segurança vão de mal a pior. Não é à toa que a governadora foi vaiada no lançamento das obras do aeroporto São Gonçalo do Amarante. Não é à toa que a população do Estado rejeita seu Governo em todas as pesquisas.

A atitude do Governo não deixa outra saída aos servidores: a luta por seus direitos e pela valorização do serviço público.

O movimento de funcionários públicos insatisfeitos que em 2011 deu ao Estado a alcunha de “Rio Greve do Norte”, tem tudo para se repetir com ainda mais força em 2012. A luta que se desenha não será apenas a defesa do cumprimento de uma Lei que beneficia servidores.

Ela traz na sua essência a defesa do crescimento do Rio Grande do Norte a partir do seu povo e não apenas de prédios e máquinas. Deverá ser a atitude popular para impedir que o Estado continue trilhando o mesmo caminho que levou Natal ao abismo em que se encontra.

Trata-se, portanto, de uma luta de toda a sociedade norteriograndense.

Fonte: Carlos Santos

[veja] Jantar de Natal da Nova Geração de Apodi


[veja] Mensagem de Natal do líder do PMDB

[leia] Educar é ir além dos muros da Escola

A nossa educação pública, de uma forma geral, não vem atingindo os resultados esperados em provas como ENEM. As universidades não formam cidadãos preparados para o mercado de trabalho e muitos alunos de licenciatura perderam o desejo de atuar em sala de aula após receberem o canudo da graduação. Esses acontecimentos são fatos. Mas o que surgiu há anos foi o questionamento em relação aos mesmos: por que o sistema educacional brasileiro não prospera?

Se observarmos a maneira como se constrói educação em outros países, perceberemos que no Brasil a coisa é feita de forma alheia, sem objetivos claros e sem critérios como a realidade social servindo de suporte para o sistema educacional. Nesse país, muitos pregam que “a educação é a solução para os problemas”. Mera fantasia. Essa visão é muito simplista e carrega para a lama muitos anos de pesquisas e estudos de intelectuais que vieram antes mesmo de muitos de nós começarmos a dá os primeiros passos e juntar as primeiras sílabas.

Talvez um dos grandes problemas seja a incompetência que o estado tem em administrar. Isso mesmo, o estado brasileiro não mostra competência nesse setor. Falar em educação pública já implica dizer que a qualidade é bastante questionável. E quem está dizendo isso não é o autor desse texto, pelo menos, não sozinho. Se nos basearmos nas evidências, e temos que fazer isso, perceberemos que educação não passa de um mero instrumento dos discursos políticos. Daqueles famosos discursos divorciados da prática.

Criamos tantos mitos ao longo da história, que muitos até associam a educação pública a uma forma de educação gratuita. Uma tremenda inverdade. “Como o estado pode manter uma educação de qualidade, se o mesmo não tem dinheiro?” Esse é o discurso de sempre. Pois, se “eles” não sabem, a educação é paga com o dinheiro dos impostos recolhidos do povo.

Mas se o estado coleta dinheiro público e não fornece ensino de qualidade, podemos concluir que ele, o estado, é incapaz. Claro que a lógica não é tão simplista assim.  O sistema responsável pela educação pública, assim como diversos outros setores também públicos, é guiado por pressões políticas e não importa o tamanho dos fracassos causados pelo mesmo, quando pelo menos fracassam, sempre haverá mais recursos disponíveis. Mais coletas de impostos. Não se tem dinheiro para educação, mas para criar mais cargos públicos como vereadores, por exemplo, existe recurso.

Melhorar a educação pública nesse país parece ser um convite para sair dos muros da escola e adentrar em questões relativas à cidadania. Não se pode querer resolver o problema de um setor, sem envolver os outros. Não podemos dizer que apenas o sistema de ensino público está sucumbindo, mas a saúde, segurança e outros setores também. O público não funciona nesse país.

O problema na educação brasileira está relacionado a questões sociais. Qual criança, que não tendo um prato de comida à mesa e que precise trabalhar para ajudar a família, vai encontrar sentido ou motivação em passar horas nas salas de aula estudando coisas que nem os professores sabem quando serão colocadas em prática?

Apenas fornecer educação não resolve nenhum problema. Veja o exemplo de Cuba, país onde o analfabetismo praticamente não existe mais. Naquela ilha, tanto um médico quanto um garçom recebem igualmente. Salários iguais para responsabilidades diferentes. Não desmerecendo a segunda profissão, mas destacando que em medicina se estuda bem mais, acredito ser injusto.

Eu diria que não resolve problema algum ter muitos médicos formados e bem instruídos, se eles não irão usar seus conhecimentos no mercado de trabalho, que muitas vezes, em Cuba, se encontra sem vagas. Pensem comigo, esse não foi um exemplo de “investir em educação”? Claro que sim, mas faltou pensar no pós-estudo. Depois de terminar os estudos, os aprendizes, agora recém-formados, terão lugar no mercado? Será que o Brasil pensa nisso quando aponta seus números mentirosos de avanço nesse setor?

Como vimos ao longo da história desse país, não é tão simples resolver qualquer problema na educação, mas a abertura para a discussão entre governo e sociedade parece ser o caminho mais coerente e viável. Romper com a visão de que educação somente é feita na escola e pensar a sociedade como educadora são pré-requisitos para uma escola pública de boa qualidade. Temos que parar de imitar o modelo errado e seguirmos os exemplos de países como Finlândia (desse país eu falo mais tarde).


Por Bruno Coriolano de Almeida Costa.

[leia] Rosalba deverá iniciar 2012 enfrentando greves dos servidores

Ainda faltam 16 dias para a chegada de 2012, porém a expectativa não é das melhores no âmbito do serviço público para o ano que se avizinha. Pelos menos três sindicatos apontam a possibilidade de realizarem greve no inicio do ano visto que os planos de cargos, carreiras e salários aprovados pelo Governo do Estado, em 2010, não estão sendo cumpridos pela atual gestão e que nenhuma proposta foi apresentada nas reuniões dos últimos três meses.

 Dessa forma, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta (Sinai) e Sindicato dos Técnicos da Tributação (Sintern) podem paralisar suas atividades no início do próximo ano. Apesar dessa possibilidade, a palavra de ordem ainda é negociar.

Na avaliação de Santino Arruda, presidente do Sinai, é provável que o governo do estado enfrente uma profunda crise no serviço público em 2012. “O governo tenta de forma macia nos enrolar, mas estamos atentos e unidos para lutar pelas nossas reivindicações”, disse. Até o dia 13 de novembro deste ano o RN havia contabilizado 244 dias de paralisação de algum serviço público.

[leia] Delegados dão prazo de até o final de janeiro para Rosalba convocar concursados

Diante da ameaça dos 10 delegados regionais do estado de entregarem as unidades policiais das quais são responsáveis, o chefe da policia judiciária, Fábio Rogério, se reunirá com eles hoje para chegar a um entendimento quanto à questão. A delegada Ana Cláudia Gomes, presidente da Associação dos Delegados do RN (Adepol/RN), diz que entregará na reunião um documento oficializando o Governo do Estado de que os chefes das regionais entregarão seus cargos em 30 de janeiro do próximo ano, caso os aprovados no concurso da Polícia Civil não sejam nomeados.

Para Fábio Rogério, é preciso chegar ao entendimento sobre a questão dos concursados. “Até o ano passado, fui delegado regional em João Câmara por cinco anos, então senti na pele o que eles estão enfrentando. Mas não dá para tomar uma medida extrema dessas. Na minha gestão, tudo o que eu conseguir de efetivo e estrutura vou mandar para o interior”. Em relação aos 10 delegados concursados que devem ser nomeados na próxima quinta-feira, o delegado-geral Fábio Rogério afirma que “nenhum vai ficar na capital. Quando eu receber esses convocados, nomearei para delegacias no interior”.

[humor] Que triste...