sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

[leia] Pedro Júnior: "Agostinho está querendo dar o troco"

Andei meio 'alheio' a toda movimentação política de Apodi nesses últimos dias, acompanhando tudo do lado de fora, e fiquei surpreso com as 'leituras' que estão fazendo do cenário atual.

Conversando com amigos eu teria comentado sobre as estratégias adotadas por Dr. Pinheiro nesses últimos tempos, dizendo que considerava que o mesmo andava meio perdido, atirando para todo lado, querendo ser candidato a todo custo, não importava de que lado.

Eis que Pedro Júnior, presidente do PDT, me conta uma história, que a princípio parecia absurda, mas que 'no-fundo-no-fundo' parece ter um pouco de lógica. E nessa sua história o protagonista é Agostinho Pinto.

Segundo Pedro Júnior, desde que Agostinho e Klinger se desentenderam, evento que rendeu uma mesa quebrada à prefeitura, o primo não pensa em outra coisa, senão dar o troco no marido da prefeita.

A estratégia seria encontrar alguém que fosse capaz de derrotar Goreti Silveira nas urnas em 2012 e o escolhido para encabeçar a disputa foi o ex-prefeito Pinheiro.

A princípio Agostinho idealizou a candidatura de Dr. Pinheiro do lado vermelho da força, e para tanto reuniu lideranças importantes, entre vereadores, ex-prefeitos, e articuladores. Mas não esperava encontrar tamanha resistência quanto a oferecida por Flaviano Monteiro e a sua Nova Geração. Até aqui Pedro Júnior não me contou nenhuma novidade, até o cachorro da minha tia Loreta sabia dessas jogadas.

Como Dr. Pinheiro não conseguiria sair candidato a prefeito de um lado, a ideia agora é lançá-lo do outro. E é aqui onde entra a improbabilidade. Como Goreti iria permitir essa candidatura? Como Agostinho e Pinheiro iriam viabilizar essa candidatura?

Pedro Júnior argumenta que todos os passos dados pelo grupo deles foi friamente calculado, a começar pela visita de Dr. Pinheiro à convenção do PMDB.

"Agostinho sabia que a presença de Dr. Pinheiro iria reanimar o bacurau. Era uma espécie de recado: 'Estou voltando!'. E o efeito foi o esperado, talvez até melhor do que pensavam, pois a partir dali os bacuraus passaram a sonhar com a união entre eles."

E foi a partir dessa visita que o grupo passou a intensificar as visitas e conversas individuais. Agostinho já conseguiu a reaproximação entre Pinheiro e Vandinho, que ainda é vice-prefeito de Goreti, agora luta pelo aval do Democratas, um dos partidos que dá sustentação à Goreti.

E por falar em Democratas, Agostinho sabe muito bem que José Agripino não engoliu o escanteio recebido por Klinger e Goreti nas eleições passadas, que preferiram apoiar Vilma, e só quando perceberam que sairiam derrotados nas urnas voltaram atrás e anunciaram 'de última hora' apoio a Jajá. Em contrapartida, Dr. Pinheiro foi a primeira liderança da cidade a anunciar apoio a José Agripino, se bem que foi por falta de opções, mas ainda assim foi o primeiro.

Convencendo Agripino, eles acreditam que poderão convencer a Rosalba.

Aos poucos o grupo vai minando o ninho bacurau. Como diria na gíria: “Vai comendo pelas beiradas”.

E a estratégia ficou ainda mais evidente com as últimas visitas feitas por Agostinho e Pinheiro à zona rural, eles procuram os eleitores de Goreti na tentativa de convencê-los a mudar de candidato, sem mudar de lado, já que todos ali sempre foram peças importantes no lado verde da força.

Contudo, a viabilização da candidatura de Pinheiro não significa desistência de Goreti, mas a ideia é deixá-la sozinha, e sem saída...

Pedro Jr. relembrou a última disputa interna entre Pinheiro e Vandinho para saber qual deles seria o candidato, que culminou com a volta do Velhinho Bom à prefeitura e a saída de Vandinho do bacurau.

"Eles acham que se Pinheiro conseguir a simpatia de volta do seu povo, poderá reconquistar seu posto de líder" - finalizou.

Essa história me parecia absurda no início, porém com um pouco mais de lógica no final.

Se é verdadeira ou falsa... Só o tempo nos dirá.

Fonte: ApodiBaixo doPano

9 comentários:

Anônimo disse...

ESSE PEDRO JR. EH PHODA!! MATOU A PAU!!!

Anônimo disse...

Faz sentido...

Anônimo disse...

Cada vez mais o DEM deixa clara a sua nostalgia da Ditadura, na qual Agripino e Carlos Augusto começaram a vida pública. Mais de duas décadas depois do fim do regime, Rosalba Ciarilini institui o AI-5 potiguar.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Agora klinger aceite essa jogada, Agostinho vai se da mal dessa vez.

Anônimo disse...

Vai comprar demais e não vai sobrar nada para dar o trôco.

Anônimo disse...

è os pintinhos brigando por milho.....

Anônimo disse...

Pode fazer o que tiverem vontade, vai dá gogo de novo!!

Anônimo disse...

grande liderança esse homem.kkkkk