quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

[leia] Agricultura Familiar faz Apodi ficar em 3º Lugar na produção Agrícola do RN

Plantadores de Arroz
O município de Apodi se destaca em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte, no campo da produção agrícola e pecuária do território potiguar, figurando na lista das cinco cidades que mais se destacaram nessas atividades. De acordo com estudo, o Rio Grande do Norte apresentou aumento no campo da agropecuária de 18,6% no volume em 2009, com participação de 5,2% no valor adicionado estadual, contra 4,6% em 2008.

Na lista dos municípios pesquisados pelo IBGE, Apodi ficou na terceira colocação, perdendo apenas para Mossoró (melão); Touros (abacaxi) e vencendo Ceará-Mirim (cana-de-açúcar, mandioca e mamão) e São José de Mipibu (cana-de-açúcar e mamão). Apodi mostrou força na produção de arroz e criação de caprinos e ovinos.

No Vale e Chapada do Apodi, está concentrada uma das mais fortes e organizadas cadeia produtiva do território potiguar. Destacando-se a produção de arroz, frutas, hortaliças, mel de abelha, castanha de caju, criação de caprinos, ovinos e bovinos, projetos de piscicultura, criação de galinhas e várias outras atividades.

Fonte: Jornal de Fato 

NOTA DO BLOG: Apesar das dificuldades encontradas pelos agricultores(as) do município de Apodi, os dados do último censo do IBGE mostram a fortaleza e a capacidade de produção desse setor, onde é desenvolvida atividades agrícolas totalmente sustentáveis respeitando o meio ambiente e promovendo desenvolvimento tanto social, ambiental e econômico.

Aos que defendem cegamente o projeto de Irrigação da Chapada do Apodi (inclusive o Sec. Municipal de Agricultura de Apodi outro dia em uma reunião na Casa de Cultura afirmou ser deficiente a produção dos Agricultores familiares) fica a resposta através destes dados. O que falta na verdade é apoio/incentivo aos Agricultores Familiares de Apodi (Chapada/Vale) que luta e constroem uma vida melhor através de sua força e coragem.

FICA A REFLEXÃO: Se perímetro Irrigado trouxesse o tão sonhado "Desenvolvimento" Baraúnas e Assú estariam liderando esta pesquisa, ou não?

Por: Agnaldo Fernandes

6 comentários:

Anônimo disse...

País com 74% da população adulta composta por analfabetos funcionais com uma classe política quase totalmente tomada pela corrupção.

Anônimo disse...

Opção A) Brusil; B) Brosil; C) Brisil; D) Bresil; ou E) Brasil. Resposta somente na próxima semana.

Anônimo disse...

PERGUNTINHA BÁSICA: que país é esse?

Anônimo disse...

É o Brasil que nega aos seus Filhos para aplicar dinheiro público aos interesses privados.
VALEU AGNALDO desmetificando ou "desmacarando" a intenção de vários politicos do Brasil. (Federação, Estado e Município).

Anônimo disse...

O pior analfabeto é aquele que enxerga e não quer ver - Já dizia o Bertold, acabem com essa visãozinha que agricultores não sabem de nada, podemos não ter passado pelos bancos da escola, fomos vítimados por uma classe política que até hoje domina este país, mais isso não quer dizer que somos alienados... Há muitos que passaram pela Academia e não tem visão crítica dos fatos.
Publicar por favor...
No aguardo.

Anônimo disse...

ainda vão dizer que isso é mais uma obra da prefeita de apodi gorete pinto.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.